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Como utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing?

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Publicado em 24/08/2021

Com o avanço da tecnologia da informação, as formas de se conectar com o seu público são cada vez maiores e melhores. Com esse contínuo progresso da tecnologia, hoje o uso do Whatsapp como ferramenta de marketing é possível.

Esse aplicativo de mensagens conquistou um grande espaço na vida do cidadão moderno, e assim como na comunicação, o Whatsapp passou a ter um grande impacto nas relações de comércio.

A sua facilidade de uso, sendo necessário apenas um aparelho eletrônico de comunicação e um número de celular registrado, tornou esse meio em uma das mais importantes ferramentas de comunicação.

O aplicativo de mensagens permite uma comunicação rápida e simples por entre seus usuários, sendo adotado assim para conversas pessoais, coletivas (por meio de grupos, que se reúnem para discutir um tema específico), mas também para relações profissionais.

Como utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing: mãos de homem segurando celular com whatsapp na tela.

Ao invés de dar um parecer presencial para cada um dos seus colaboradores, empresas de organização de eventos, ou qualquer organização de larga escala, pode hoje passar essas informações por meio de um grupo exclusivo no Whatsapp.

Muitas empresas, porém, são receosas em adotar esse canal de comunicação, justamente por sua facilidade e o uso em grande proporção, podendo indicar um ambiente menos profissional.

Como resposta a essa insegurança do mercado profissional, a empresa desenvolveu uma nova modalidade para o aplicativo. Uma versão chamada Whatsapp Business, focada justamente nesse público que enxergou as possibilidades comerciais da plataforma.

Lançado oficialmente em janeiro de 2018 para aparelhos Android (com sua versão para o sistema iOS chegando ao mercado um ano depois), a versão Business se destaca por um conjunto de funcionalidades únicas em relação ao Whatsapp comum.

Do seu lançamento aos dias de hoje, o serviço teve um aumento significativo entre seus usuários. De acordo com o estudo realizado pela agência We On, no ano de 2021 o uso do Whatsapp como uma ferramenta de negócio cresceu cerca de 251%.

Muito disso se dá pela praticidade do aplicativo, assim como o espaço que ele conquistou na sociedade.

Vários setores de negócio, como aqueles da área industrial (fábrica de acrílico), de saúde (planos de saúde) ou de serviços (academias físicas) podem usar a ferramenta como um instrumento profissional.

Entre algumas ferramentas do Whatsapp Business se destacam:

  • A criação de um perfil empresarial;
  • Gerenciamento da comunicação via desktop, além do aparelho mobile;
  • Tags de administração (agendamento, pagamento, novos clientes);
  • Métricas de performance;
  • Mensagens automáticas.

Todas essas funcionalidades destacam o Whatsapp como uma importante ferramenta na sua estratégia de marketing, já sendo adotado pelos usuários como uma plataforma comercial, diante da facilidade de se conectar com os seus clientes.

Como uma administradora predial, que usa do serviço de mensagens como um meio de comunicação com os moradores, trazendo informações importantes do prédio, ou recebendo sugestões e reclamações específicas.

E se o público já utiliza a ferramenta com esse intuito, optar por não utilizá-la com o mesmo sentido, pode significar a perda da atenção dos seus clientes em um ambiente regularmente frequentado por eles.

Os benefícios de implementar o Whatsapp ao seu negócio

As ferramentas específicas do Whatsapp, com destaque para o Whatsapp Business, podem trazer novos benefícios para os serviços de comunicação da sua empresa, assim como intensificar as táticas já adotadas por meio de diversas vantagens.

Agilidade nos serviços de comunicação

Diferente de outros meios de contato, via e-mail ou ligação telefônica, por exemplo, a chance de que suas mensagens sejam recebidas pelos seus clientes é muito maior pelo Whatsapp.

Isso acontece por causa da praticidade do aplicativo e sua forma simples e garantida de se entregar alguma mensagem. O uso constante dos usuários é outro fator positivo nesse sentido, pois aumenta as chances de que o mesmo tenha acesso ao seu contato.

Essa rapidez é essencial para empresas que pratiquem algum tipo de comunicação urgente, como uma loja de material de construção anunciando piso vinílico em promoção, no qual tais mensagens possuem uma validade de execução.

Familiaridade com o aplicativo

Como destacado anteriormente, o grande número de acessos fazem do Whatsapp um ambiente com maiores possibilidades de acesso, diante do desejo de seus usuários de se conectarem com seus amigos e familiares.

A amplitude de públicos (jovens, adultos, homens e mulheres) a utilizar essa ferramenta destaca também o grande vínculo com o aplicativo.

Como utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing: equipe reunida discutindo estratégias com Whatsapp.

Conveniência do público

Diferente de outras formas de contato, o Whatsapp permite que o usuário configure o aplicativo para o seu melhor uso, escolhendo o momento de visualizar e responder as mensagens recebidas.

Essa possibilidade de menor imediatismo, permite também que o consumidor possa pensar melhor sobre o ato de compra, quando usado nesse sentido.

Fazendo o pedido de bolsas promocionais por meio do próprio aplicativo, após se informar sobre a qualidade da marca.

Em uma ligação por telefone, a chance da compra ser negada pode ser maior, diante da decisão rápida que o consumidor tem que tomar, sem ter tempo de conhecer os serviços daquela empresa específica.

Facilidade em exibir o seu catálogo de produtos

Por ser uma ferramenta de fácil acesso, a exibição dos seus produtos também é facilitada pelo aplicativo, podendo transformar o celular do seu cliente em uma espécie de vitrine de fácil acesso.

Dessa forma, uma loja de roupas masculina pode destacar a variedade de peças com a qual trabalha, como calças, camisa polo uniforme, bermudas, ternos e coletes.

Como utilizar o Whatsapp como uma ferramenta de marketing

Diante do conjunto de vantagens citadas, é mais do que recomendável um negócio pensar sobre a possibilidade de adotar o Whatsapp como forma de comunicação. Principalmente pela maneira em que ele pode aprimorar as suas estratégias comerciais.

Melhorando a relação com o cliente

Se conectar com o cliente é uma das formas de garantir sua adesão aos produtos ou serviços oferecidos. Por meio de uma plataforma mais íntima como o Whatsapp, o seu negócio tem a possibilidade de estreitar os laços com seus consumidores.

Por meio dele, é possível trabalhar diversas estratégias de marketing, como a citada fidelização dos clientes, colocando-se à disposição para ajudar na resolução de qualquer problema, ou tirar uma dúvida relacionada aos seus serviços.

Fornecendo suporte ao cliente

É importante lembrar que, o Whatsapp é antes de tudo um serviço de comunicação, logo, ele oferece as melhores ferramentas nesse sentido. Por meio do aplicativo, é possível dar um suporte mais específico aos seus clientes.

Uma fábrica de etiquetas personalizadas pode fornecer informações sobre o pedido de um cliente, informando o recebimento do pagamento, assim como a previsão de entrega da mercadoria adquirida.

Tais serviços costumam ser ofertados por meio de plataformas como e-mails ou uma parte específica do site, mas ao serem disponibilizados pelo Whatsapp, é oferecido um diferencial de praticidade.

Fidelizando seus clientes

Por meio de um contato frequente com o seu público, uma empresa pode trabalhar melhor estratégias que mantenham esse cliente conectado ao seu negócio, apresentando novos serviços ou oferecendo uma comunicação segmentada.

Só é preciso ter cuidado com o volume de informações encaminhadas, pois um número excessivo de contatos pode criar uma relação negativa com a marca, ainda mais por se tratar de uma ferramenta de cunho pessoal, como o celular dos seus clientes.

Divulgando novos produtos e serviços

Outra possibilidade que o aplicativo de mensagem traz em termos de marketing é a apresentação de novidades em seu catálogo de produtos, contando com o retorno de um consumidor frequente.

Um revendedor de esculturas e peças artísticas pode mandar para esses contatos fidelizados informações sobre novos exemplares que chegaram ao seu acervo, chamando a atenção dos mesmos de forma rápida e eficiente.

Fortalecendo estratégias multicanais

Por mais avançadas que sejam as aplicações do Whatsapp, a comunicação da sua empresa não deve ser o único meio adotado, exercendo um papel auxiliar. Por meio do aplicativo, é possível dar continuidade a um anúncio no Facebook, por exemplo.

O aplicativo também pode acelerar o processo de coleta de informações, para que depois um consumidor em busca dos serviços de uma empresa terceirizada de limpeza seja direcionado a um atendimento via telefone, para concluir o contrato.

O Whatsapp teve início com um simples canal de troca de mensagens, mas hoje realiza um papel importante nas relações profissionais e comerciais que ocorrem na sociedade.

E assim como a tecnologia em si, o aplicativo pode trazer aplicações ainda mais diversificadas, de acordo com as necessidades do público.

Portanto, é importante estar atento às novidades que surgem no mercado, já que elas podem significar um novo meio de se conectar com os seus consumidores, melhorando assim a relação comercial com eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.