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Conteúdo evergreen: o que é e por que sua empresa deve focar neles para sua estratégia de marketing

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Publicado em 13/08/2021

Encontrar formas de se destacar no mercado em que uma empresa está inserida é um ponto essencial para o seu desenvolvimento, porém difícil devido à alta concorrência. Assim, o conteúdo evergreen surge de forma a garantir essa relevância.

Primeiramente, deve-se compreender o que é um conteúdo evergreen. Ele se refere às publicações que tratam sobre assuntos persistentes ao tempo e não passageiros, ou seja, atemporais, que não serão esquecidos.

Por esse motivo, essa acaba sendo uma estratégia muito eficaz para o SEO, Search Engine Optimization, traduzido como Otimização para Sites de Busca. Isso é, está relacionado ao uso de técnicas destinadas a melhorar o rankeamento de um site dentro dos buscadores.

Conteúdo evergreen: mesa de um profissional trabalhando.

Basicamente, ele se refere a um conteúdo que não possui uma validade de curto período, pois ele é relevante em qualquer época de busca, é duradouro, sem perder o seu valor.

Um exemplo desse conteúdo é uma organização postar sobre “perguntas sobre a contratação de empresas de consultoria ambiental”, isso é um tema que vai continuar relevante e sem muitas alterações, mesmo com a passagem do tempo.

Tipos de conteúdos evergreen

Existe uma grande variedade de formatos de conteúdo evergreen que podem ser utilizados. Pensando nisso, alguns desses tipos serão listados a seguir:

  • 1. Conceituais;
  • 2. Comparativos;
  • 3. Listas;
  • 4. Curiosidades;
  • 5. Guias;
  • 6. Perguntas;
  • 7. Mitos;
  • 8. Glossário;
  • 9. Fatos históricos;
  • 10. Recomendações de conteúdos;
  • 11. Checklist.

Esses são alguns dos principais e mais usados modelos de conteúdo do tipo evergreen, pois não tratam de assuntos pontuais, mas, sim, de informações que não serão alteradas ou esquecidas com o passar do tempo.

Na prática, um exemplo desse conteúdo é uma publicação sobre “Mitos sobre o trabalho das empresas de segurança patrimonial”, pois não é algo passageiro, é um assunto que pode ter interessados sempre.

Conheça alguns pontos positivos desse conteúdo

Adicionar o conteúdo evergreen ao site de uma empresa pode ser algo muito benéfico, uma vez que reúne uma gama de pontos positivos. Para compreensão completa dessa informação, serão analisados os pontos de relevância que ele proporciona. Confira:

Aumenta a vantagem nos buscadores

O marketing de conteúdo tem um mecanismo que exalta a criação de materiais que serão efetivos para que o site seja encontrado facilmente nas plataformas de busca, tendo um rankeamento de qualidade, aparecendo entre os primeiros resultados.

Para isso, surge o evergreen, porque ele é capaz de manter um tráfego de qualidade e ainda aumentá-lo ao longo do tempo. Dessa forma, aparecendo como algo recorrente para um público amplo.

Aumenta o alcance

Pelo fato de uma página conseguir ficar entre os primeiros resultados em uma pesquisa nos buscadores, o número de pessoas que podem acessar o site aumenta consideravelmente, fazendo crescer, consequentemente, o lucro da empresa.

Por exemplo, uma empresa de consultoria contábil consegue ficar melhor posicionada dentro dos buscadores, permitindo que as pessoas que pesquisarem por esse tópico tenham mais chances de entrar no site.

Além disso, essa situação garante que uma quantidade de pessoas passe a acessá-lo devido a essa relevância, pessoas que, normalmente, não encontrariam a página, pois ele aumenta o alcance.

Isso acontece porque, ao postar sobre conteúdos diversos e diferentes, mas de utilidade geral, consegue atrair qualquer tipo de usuário.

Não precisa atualizar com frequência

Como o conteúdo postado é atemporal e não perde o sentido rapidamente, a página não precisa publicar com tanta frequência.

Conteúdo evergreen: pessoa postando no Instagram.

Por exemplo, se uma empresa de montagem industrial postar conteúdos evergreen, que não sofrem atualização constante, ela não precisará mudar o assunto ou correr o risco de perder o interesse de grande parte dos consumidores.

Isso é muito importante na rotina de criação de publicações, pois economiza tempo e permite criar um foco em postagens de qualidade e ricas, que proporcionarão resultados garantidos para a empresa.

Reafirma a autoridade da empresa

Não é novidade que quando há conhecimento, é gerada autoridade sobre o assunto tratado. Com isso, ao entregar conteúdos relevantes e de qualidade, uma empresa começa a passar uma confiança maior para seu público.

Um exemplo: se uma empresa posta sobre soluções administração condominial, os leitores entenderão que ela sabe do que está publicando, aumentando a autoridade da marca e o número de pessoas que a seguem.

Portanto, esse tipo de conteúdo consegue dar credibilidade a uma marca e reafirmar a sua autoridade, uma vez que ela fornece informações atemporais e úteis, aumentando a possibilidade de conquistar o leitor, fazendo-o acompanhá-la.

Maior segmentação de potenciais clientes

O conteúdo evergreen postado tem grandes chances de atrair um público já interessado no assunto, uma vez que o tópico tratado pode ser pesquisado pelo visitante.

Dessa forma, pelo fato de ele ter encontrado um local com diversas informações de seu interesse, há um aumento das chances de ele se tornar um potencial cliente. Assim, passa a ser mais fácil identificar os gostos dessas pessoas.

Aumento dos links

Esse tipo de publicação pode aumentar a quantidade e a qualidade de links externos inseridos na página. Isso acontece uma vez que o conteúdo é interessante para um grupo extenso de pessoas e por um bom tempo.

Dessa forma, outras empresas e páginas que desejam produzir conteúdo para o público em comum com o site irão referenciar e usar links que levam para o conteúdo evergreen nas páginas desejadas.

Gerando, assim, mais links que têm como destino a sua página e o seu conteúdo, aumentando as vantagens na visão dos mecanismos de busca, melhorando a localização do site durante uma pesquisa relacionada.

Por exemplo, uma empresa de carros deseja citar um novo serviço no mercado, a troca de pastilha de freio, ela pode inserir o link de um conteúdo de outro site, passando credibilidade a ela e aumentando as visitas a outra página.

Dicas para produzir conteúdo evergreen

Como visto, o conteúdo evergreen pode ser muito benéfico para uma empresa, gerando resultados favoráveis ao seu desenvolvimento, contudo é importante saber como usufruir dele da melhor forma. Por isso, separamos algumas dicas para a sua produção.

Use títulos estratégicos

O título é o primeiro contato que o usuário tem com a publicação e com o seu conteúdo, então, ele deve ser estratégico e transparente, dizendo claramente do que se trata, como ao usar “perguntas sobre” ou “saiba tudo sobre” ou até “como fazer algo”.

Esses tipos de títulos são bem explicativos e conseguem atrair a atenção do seu público. Após, é possível analisar o tipo que mais se destacou e investir nele, para melhorar os resultados.

Desenvolva-o de acordo com o funil

É importante direcionar o conteúdo produzido para o topo do funil. Isso porque o público está começando a jornada de compra, então, ainda está entendendo o assunto. Assim, é muito favorável entregar a ele algo completo e que explique os dados principais.

Dessa forma, a marca consegue levá-lo pelo funil, auxiliando-o a entender seus problemas e identificar soluções. Além do mais que o conteúdo evergreen é uma forma de um usuário passar a conhecer a marca dentro das plataformas de busca.

Pesquise palavras-chave

É importante que, antes de publicar e criar um conteúdo, uma empresa entenda a forma que seus alvos pesquisam pelo que será postado.

Por esse motivo, ela deve fazer uma pesquisa sobre as palavras-chave e os termos relacionados que são mais usados. Assim, há uma facilidade de encontrar o conteúdo, aumentando o número de acessos.

Por exemplo, uma empresa de transporte executivo que fizer esse passo entenderá as palavras que seu público mais usa, investindo em relacioná-las ao seu conteúdo, aumentando os clientes qualificados.

Crie linkagem externa

Como visto anteriormente, há a possibilidade de outras páginas divulgarem determinado link para o seu conteúdo. Essa é uma estratégia que deve ser investida, pois garante o aumento do alcance. Então, converse com outras empresas e sites e garanta uma troca de links.

Usufrua dos CTAs

Os CTAs, ou Call-To-Action são os termos que chamam o leitor para realizar uma ação. Isso é muito utilizado com publicidades ou ações que uma empresa precisa da participação dos seus clientes. É vital utilizá-lo ao final do conteúdo, como uma chance de torná-lo cliente.

Por exemplo, as empresas de transporte de carga podem adicionar uma promoção no final do conteúdo, com a frase: “Entenda como o transporte de carga funciona”, convidando o seu leitor a participar do site, aumentando os resultados.

Mantenha-o atual

Mesmo que o assunto não tenha validade, é necessário fazer uma revisão periódica sobre as informações postadas, e editar possíveis pontos que podem ter se tornado desatualizados.

Conclusão

O conteúdo evergreen é muito importante para uma empresa e, quando realizado da maneira correta, pode beneficiá-la consideravelmente, só é necessário entender como aplicar e usufruir dele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.