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Database marketing: o que é e como funciona?

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Publicado em 07/06/2021

Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, o meio digital se tornou cada vez mais importante em nosso dia a dia, bem como ajudou a mudar a vida de pessoas e empresas. Hoje, entenderemos o que é o database marketing e como ele funciona.

Atualmente, as empresas estão buscando sempre novas maneiras de se tornar mais atrativas para os seus clientes, além de buscar novos públicos para conhecer os seus produtos e serviços, aumentando o alcance de sua marca.

Não é à toa que a grande maioria dessas estratégias são muito bem utilizadas e aplicadas nas empresas, principalmente as que utilizam o meio digital para se promover, independentemente se é uma empresa de máquina de suco de laranja ou vendedora de cosméticos.

Database marketing: o que é e como funciona: o que é e como fazer: planilha com dados sumarizados.

Algumas das mais conhecidas que podem ser citadas são o inbound marketing, o marketing de conteúdo, o gerenciamento correto das SEO e também o marketing de guerrilha, que é bem mais impactante e menos utilizado.

Porém, o que vamos abordar hoje é o database marketing, entendendo passo a passo de como aplicá-lo, qual o seu objetivo e algumas formas de atingir o potencial máximo da estratégia, seja ela utilizada em uma fábrica de camisetas personalizadas ou em uma loja de roupas.

O que é o database marketing?

De forma resumida, o database marketing, também conhecido como marketing de banco de dados, é uma estratégia que tem como principal função identificar, tratar, agrupar e transformar os dados de seus clientes em informações relevantes para a empresa.

A ideia é gerar informações e insights sobre os seus clientes que você possa usar a favor da empresa para campanhas, melhoria nas estratégias de vendas, e até mesmo em algum momento que seja mais oportuno de acordo com as demandas do negócio.

Ou seja, independentemente se a sua empresa oferece serviços de call center ou de metalurgia, é uma forma de evitar desperdício de tempo e dinheiro em campanhas que não terão relevância ao negócio, podendo então usar ambos de forma mais adequada.

A maior vantagem de utilizar este tipo de marketing é que ele pode ser empregado em empresas de qualquer porte, desde a pequena até a multinacional, elevando o número de vendas e rentabilidade em todo o processo, sendo então, uma ótima alternativa.

Porém nada disso é possível sem que você tenha um bom relacionamento com o cliente e entenda a fundo o que ele quer, precisa e deseja, além também de surpreendê-lo e fazer com que ele queira alguns produtos que ele nem sabe que existem.

Ter uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management = Gestão de Relacionamento com o Cliente) pode fazer a diferença nessas horas, então, pesquise alguma que te dê os devido suporte e que, de fato, te ajude a acompanhar e gerenciar tudo.

Como aplicar o database marketing?

Até mesmo um fornecedor de papel toalha e higienico precisa ter um bom conhecimento de como atrair mais pessoas para o negócio e ter bons insights de seus clientes para criar e oferecer um produto com mais qualidade e que mais agrade o seu público.

Para que isso funcione da maneira mais correta possível, é necessário ter um bom conhecimento do seu público, ou seja, conhecer o perfil deles e, se possível, já ter algumas personas que representem quem eles são.

Para tal, podemos classificar em algumas categorias que melhor definem a coleta de dados para o database marketing, que são:

  • Dados demográficos;
  • Dados de transação;
  • Dados de atividade;
  • Dados de aquisição;
  • Dados tecnológicos.

Explicando de forma rápida e bastante sucinta cada um, independentemente se será usado por empresas de alimentação, vendas ou qualquer outra, essas categorias ainda sim são formas de se conseguir dados.

Database marketing: o que é e como funciona: imagem con dados globais sendo analisados.

Os dados demográficos representam informações como idade, gênero e grau de escolaridade. Já os dados de transação focam na investigação de gastos, quantidade de compras e preferências comerciais dos clientes.

Os dados de atividade medem os níveis de interação e engajamento em páginas e sites de internet, enquanto os de aquisição investigarão qual canal ou campanha levou aquela pessoa a sua empresa. Por fim, os dados tecnológicos buscam entender quais os canais e dispositivos preferidos pelo consumidor.

Com tantas informações, fica muito difícil não planejar ações efetivas e compreender exatamente o que os seus clientes ou leads buscam, mostrando como o marketing database é importante para qualquer empresa de uniformes ou de outros ramos.

É claro, os dados e imagens acima obtidos não podem ferir códigos e condutas de ética do consumidor e devem ser utilizadas de forma consciente e respeitando todas as leis que protegem o seu público, afinal, o mau uso desse marketing pode sujar a imagem de seu negócio.

Ações que ajudam no database marketing

Algumas ações podem ser tomadas para auxiliar a impulsionar suas vendas e obter mais informações de seus clientes, afinal, esta é a função do database marketing. Pense que essa prática tem como principal objetivo melhorar os processos que já existem na sua empresa.

Ou seja, todas as decisões devem ser tomadas após uma segmentação eficaz de categoria e público, procurando sempre promover melhor desempenho de seus processos, parte a parte, passo a passo. Portanto, confira algumas ações que podem te ajudar.

01 - Invista em tecnologia

Seja utilizado em empresas de contabilidade ou em qualquer outro ramo industrial, a tecnologia está aí para facilitar a vida das pessoas, trazendo um maior dinamismo, velocidade e algumas praticidades que antes não era possível.

Não investir em uma boa tecnologia, nesse caso, estamos falando de softwares que ajudem você a desempenhar melhor a função de gestão de dados e outras demandas, é a mesma coisa que assinar a sentença de falência da empresa.

A internet é um outro agente que é de extrema importância nesse meio, portanto, invista uma parte do seu capital em aprimorar os equipamentos, formas de conseguir informação e maneira como guarda esses dados.

02 - Promoções de época

Com promoções de época, estamos nos referindo a períodos mais sazonais, como natal, dia das mães, dia das crianças e outras datas festivas e comemoradas. Normalmente, esses são momentos onde as pessoas mais compram produtos.

Logicamente que, para isso acontecer, deve haver um vasto conhecimento e entendimento sobre o seu público para que ele continue comprando seus produtos e, é nessas datas que você poderá verificar se todo o seu estudo com o database funcionou ou não.

Ou seja, mesmo em serviços terceirizados de limpeza, é possível coletar mais dados sobre o cliente e implementar essa estratégia, criando assim uma maior facilidade nas próximas campanhas e descontos que você e seu negócio possam vir a oferecer.

03 - Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma das maiores fontes de coleta de informações na atualidade, independentemente se é o Facebook, Instagram, TikTok ou Twitter. As pessoas a todo momento dão dicas do que as atrai e o que desperta o seu interesse.

Seja sobre algum novo filme que está prestes a ser lançado, alguma opinião sobre um determinado cenário político ou o horário onde o seu público-alvo é mais ativo. Mesmo que não percebam, todos estão oferecendo informações sobre si mesmos a todo momento.

Utilizar publicações para entender qual conteúdo eles mais se interessam é uma alternativa bastante válida e que pode ser a diferença entre um marketing de database eficiente ou não, afinal, você deve falar a mesma língua dos seus clientes e leads.

Crie a persona ideal para utilizar em seus dados e, caso opte por fazer lives para ser mais íntimo do seu público, pergunte o que eles gostam de ver e faça com que se sintam parte daquilo, que se sintam importantes.

Considerações finais

Com o texto de hoje, pudemos compreender bem melhor o que é o database marketing, qual a sua diferença diante de outras estratégias, como ele funciona, como pode ser aplicado em seu negócio e algumas dicas que você deve se atentar.

É interessante que, quando pensamos em estratégias voltadas para o marketing, todas elas sozinhas são bastante eficazes, porém, quando juntas em prol de um único objetivo, que nesse caso é expandir a empresa, são bastante eficazes e podem ditar o fluxo de trabalho do negócio.

Não é à toa que todos os dias novas formas de negócio e estratégias são apresentadas, algumas inovadoras, outras nem tanto, e muitas com alguma modificação para funcionar melhor conforme a necessidade da organização.

Ninguém conhece o seu negócio melhor do que você, portanto, utilize as dicas e orientações disponibilizadas para adaptar o que for melhor para a realidade do seu negócio, podendo então tirar um maior proveito da aplicação dessas estratégias.

Então, comece agora mesmo a investir no marketing de database e, caso ainda tenha dúvidas do seu real potencial, tente utilizá-lo por um período de tempo e compare o lucro e os benefícios adquiridos no início e fim do investimento. Os resultados podem te surpreender.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.