HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Dicas de segurança no desenvolvimento de sites

Home  >   Blog  >   Dicas de segurança no desenvolvimento de sites
Publicado em 22/12/2023

Hoje vamos falar sobre algo super importante, mas que às vezes fica em segundo plano: a segurança do seu site. Sim, eu sei, parece um bicho de sete cabeças, mas relaxa. Vou te mostrar que com algumas dicas simples, você pode blindar seu blog e ainda manter tudo otimizado para o SEO. Vamos nessa?

Atualizações são suas melhores amigas

Primeiro de tudo: mantenha tudo atualizado. Seja o CMS (como WordPress, Joomla, etc.), plugins ou temas, as atualizações geralmente incluem correções de segurança. Deixar de atualizar é como deixar a porta da frente destrancada enquanto você sai de férias. Não dá, né?

Dicas de segurança no desenvolvimento de sites: webdesigner criando um novo site.

Fique de olho nas notificações de atualizações. A maioria dos CMS tem um sistema que te avisa quando uma atualização está disponível. E o melhor, muitas vezes, é só clicar em um botão para atualizar. Fácil assim.

Mas cuidado: faça sempre um backup antes de atualizar. Às vezes, novas versões podem causar incompatibilidades com outros plugins ou com o seu tema. Melhor prevenir do que remediar.

Senhas fortes

Vamos falar de senhas? Uma boa senha é como um bom cadeado. Não adianta ter uma porta blindada se o cadeado é fraco. Portanto, escolha senhas fortes e únicas para o seu site e para todas as contas associadas (como hospedagem e email).

Uma dica de ouro é usar um gerenciador de senhas. Eles criam e armazenam senhas complexas para você. Assim, você não precisa decorar uma sequência maluca de caracteres.

Ah, e nunca, jamais, em hipótese alguma, use "123456" ou "senha" como senha. Sério, isso é pedir para ter problemas.

HTTPS é essencial

HTTPS não é mais luxo, é necessidade. Além de ser um fator de ranking para o Google, ele criptografa os dados entre o usuário e o site, aumentando a segurança. E o melhor, você pode conseguir um certificado SSL gratuitamente com o Let’s Encrypt, por exemplo.

Dicas de segurança no desenvolvimento de sites: usuário pesquisando na Internet.

Principalmente sites de e-commerce, onde são inseridos dados de pagamento pelos usuários, imagine a insegurança que uma compradora pode ter em uma loja que venda blusas sociais e que não tenha esse certificado instalado. Muito perigoso para a sua cliente.

A instalação do certificado SSL pode variar um pouco dependendo da sua hospedagem, mas geralmente é um processo simples. E uma vez que você migra para HTTPS, não esqueça de atualizar todas as suas URLs.

E não se preocupe, migrar para HTTPS não vai prejudicar o seu SEO. Pelo contrário, o Google adora sites seguros.

Cuidado com os plugins e temas

Plugins e temas são ótimos, mas podem ser a porta de entrada para problemas de segurança. Sempre escolha plugins e temas de fontes confiáveis e mantenha-os atualizados (já falei sobre a importância das atualizações, lembra?).

Antes de instalar um novo plugin ou tema, faça uma pequena pesquisa. Veja as avaliações e comentários de outros usuários. E lembre-se: menos é mais. Não sobrecarregue seu site com plugins desnecessários.

E aqui vai um bônus: plugins de segurança. Existem ótimas opções no mercado que ajudam a monitorar e proteger seu site contra ataques. Vale a pena dar uma olhada.

Com essas dicas, seu blog não só vai estar mais seguro, como também vai continuar arrasando no SEO. Lembre-se: a segurança do seu site é tão importante quanto o conteúdo que você posta. Então, não descuide!

Mantenha tudo atualizado, escolha senhas fortes, use HTTPS e seja criterioso com plugins e temas. Agora é só continuar criando conteúdo incrível e ver seu blog decolar. Até a próxima!