Quais as vantagens do e-mail marketing?
O e-mail marketing, como apresentamos acima, é uma potente ferramenta de contato com clientes, podendo ter uma proximidade certeira para aquelas pessoas que decidem mudanças e investimentos dentro de uma empresa terceirização de folha de pagamento.
Para começar, podemos entender que sempre que um e-mail chega até uma pessoa ele está dentro de uma caixa pessoal ou profissional, onde a atenção deve ser redobrada.
Essa também é uma forma potente de comunicação, por apresentar mecanismos de conversas que muitas vezes prendem quem está lendo, levantando a importância da urgência em uma resolução de problemas ou a escassez de um serviço contratado.
Além disso, a taxa de abertura de e-mails que são otimizados com estratégias é significativa, fazendo com que seja mais interessante do que uma postagem em rede social.
O retorno financeiro diante de um investimento, então, é muito mais vantajoso, pois mostra uma ótima troca e resultados cada vez mais concretos, fazendo com que essa ferramentas seja uma das mais utilizadas por empresas como
administradora de condomínios SP.
Qual o trabalho da automação no e-mail marketing?
Até aqui, entendemos que o e-mail marketing é uma forma potente de comunicação empresarial, principalmente quando o foco são vendas para outras empresas.
Logo, quando falamos em automatizar essa ferramenta, podemos ver que todo esse processo tende a ser cada vez mais prático, rápido e dedicado à procura de resultados mais seguros e cada vez mais potentes, além de auxiliar drasticamente na produtividade.
Isso acontece porque, na concepção e no disparo de um e-mail marketing, é preciso que a empresa de segurança eletrônica, por exemplo, trabalhe a fonte desses contatos.
Ou seja, é preciso que haja uma forma de receber informações sobre clientes e pessoas interessadas, para que possam receber as comunicações de e-mail marketing. Para isso, essa retenção precisa ser bem estratégica, e nada melhor do que uma automação.
A automação, no caso, é um sistema ou uma ferramenta online, capaz de identificar pessoas que querem informações da empresa, por meio de formulários, e colocar todos os contatos em listas, geralmente divididas por nichos que a companhia deseja.
Por exemplo, é possível, por meio da automação, organizar leads em grupos por:
- Idade;
- Faixa etária;
- Profissão;
- Produto e serviço interessado.
Dessa forma, a segmentação apresenta não apenas um caminho para a concepção de comunicações cada vez mais próprias para cada grupo, mas também a possibilidade de identificar melhor cada um dos processos da jornada do cliente na empresa.
Dicas para implementar essa automação
A seguir vamos entender algumas dicas de automação para que você possa melhorar ainda mais o trabalho de suas equipes, tendo como foco atingir seu público-alvo:
1. Entender as características a serem consideradas
Entender as características do seu público-alvo é essencial para iniciar o processo de automação de e-mail marketing, pois é dentro desse entendimento que você começará a agregar informações sobre onde eles estão e como podem ser captados.
Entenda primeiro os lugares onde eles estão, como redes sociais, sites que mais visitam e saiba o momento em que você pode fortalecer anúncios para o seu formulário.
Essa fase é importante, ainda, para saber quais as melhores formas de comunicação com essas pessoas, pensando em toda a estrutura visual, de linguagem e também da forma como eles desejam ser abordados pela sua empresa de
loja de produtos de limpeza.
2. Estruturar os formulários de captura
Para fazer a automação da captura desses leads, é importante ter em mente as informações que você terá que solicitar deles, fazendo então essa organização.
Por exemplo, defina no formulário o nome, idade, profissão, cidade e outras informações que podem ser interessantes para a sua comunicação e conversa com o cliente, para que seja possível entender se aquela é sua persona ou não, e o que destoa dela.
É importante saber também em que local do seu site ou de que maneira você vai apresentar esse formulário para preenchimento, entendendo as variadas formas de fazer isso.
3. Planejar e criar conteúdos ricos
O formulário que vai servir de guia e obtenção dos dados na automação do e-mail marketing só poderá ser acessado e desejado pelo seu público se aquilo que ele oferece também for interessante, que é o caso dos conteúdos que você vai disponibilizar.
Evite trabalhar assuntos ou divulgar conteúdos que já tenham uma ampla quantidade na internet, e foque na concepção de dados que possam ser ricos para seus clientes.
Por exemplo, se você trabalha com comprar chapa de alumínio, é interessante mostrar para seu público as vantagens de vender esse material ou até mesmo curiosidades sobre o armazenamento em casa desse item, agregando relevância para quem está lendo.
4. Planejar o acompanhamento do cliente
A partir da obtenção das informações do seu cliente, você terá acesso a como ele começa uma interação com você, sabendo de que forma o contato vai acontecer dali em diante.
O bom da automação é a forma como ela pode acompanhar seu público e direcionar os atendimentos das equipes de trabalho, criando uma noção de como o trabalho está sendo conduzido dentro da empresa de, por exemplo,
serviços de mecanica.
É possível que você tenha um painel de controle dentro da ferramenta de automação, capaz de saber quais os clientes que abriram ou não o e-mail, os que mostraram algum interesse ou aqueles que não desejam mais informações sobre seu produto.
5. Analisar o desempenho das campanhas
É importante fazer uma análise constante de seus resultados, de modo que as atividades e estratégias sejam sempre melhoradas e novas ideias surjam para suprir as necessidades do seu público, de modo a alcançar o máximo de resultados para a sua empresa.
Dessa forma você terá um controle maior sobre as mudanças que deve fazer, clientes que você deve ter mais atenção dentro dos atendimentos, e também se o seu investimento nessa ferramenta tem gerado o lucro desejado para a sua empresa de caçamba.
Tipos de e-mail marketing que podem ser automatizados
Você deve ter atenção com os tipos de e-mail que pode utilizar dentro da automação, entendendo de que maneira eles podem ser diferenciados de uma forma tradicional de contato por esse canal, e entendendo como eles podem ser úteis para o seu negócio:
Newsletters
As newsletters são materiais informativos que fazem uma atualização sobre algum tipo de assunto, agregando desde notícias e informações novas sobre as empresas, até colunas sobre pessoas que são autoridade em algum assunto, apontando para um site.
O interessante é que você pode utilizar essa ferramenta para colocar informações sobre postagens novas no seu blog, dentre outras questões que deseja.
Emails promocionais
Os e-mails promocionais são uma febre dentro do uso da automação de e-mails, utilizados quase sempre para evidenciar alguma oportunidade interessante para o seu cliente.
É interessante colocar dentro desse envio, além de novidades, vantagens excepcionais, como uma grande promoção de tubos de aço,
que deve ser imperdível para seu cliente.
Pesquisas
As pesquisas com clientes, bem como formulários de captação de feedbacks são importantes para o entendimento de como aquele cliente tem estado satisfeito com a empresa, agregando oportunidades de melhoria dentro da sua companhia.
Enviar esses materiais para clientes específicos também pode ser uma boa ideia, de modo a incorporar a opinião deles na conceção de seus produtos e serviços.
Considerações finais
O e-mail marketing é uma potente ferramenta de comunicação empresarial , podendo ser mais do que necessário para vendas e para o estabelecimento de uma proximidade entre empresa e consumidor, o que promove uma alta fidelização.
Ainda assim, essa possibilidade pode ficar melhor com o uso de ferramentas de automação, capazes de conduzir e criar uma fonte de dados essencial para o entendimento e a comunicação com seu cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.