Neste artigo, pontuamos quais os principais tipos de investimento que você pode atrair para sua empresa, assim como dicas para se destacar. Continue lendo e confira.
O que é a captação de investidores?
Para iniciarmos é importante entender o que é a captação de investidores e porque isso é tão importante para sua empresa de divisórias navais,
sendo algo válido para os mais diversos setores e segmentos.
Este é um recurso fundamental para que seu negócio se torne sustentável, pensando desde a existência de um bom capital de giro e nas possíveis expansões do seu negócio.
Vivemos em um sistema político e econômico que depende dessa expansão constante das empresas e de seu capital. Por isso, esse é um ponto-chave fundamental para que seu negócio sobreviva ao longo dos anos.
Captar investidores significa atrair recursos para o seu empreendimento, buscando elevar seu potencial ao nível máximo.
Este é o primeiro passo para que se busque atingir metas e objetivos mais ousados, visando sempre a expansão no mercado.
É preciso pesar seus interesses e os dos investidores, uma vez que se trata de uma via de mão-dupla, onde ambos querem ganhar.
Para que ocorra a atração de bons investimentos, é importante saber posicionar sua fabrica de porta de aço de enrolar como uma boa escolha para quem possui fundos que podem potencializar seus resultados.
Dessa forma, tem-se uma grande responsabilidade no desenvolvimento de uma gestão eficaz. É preciso estar disposto a dividir planos, informações e tarefas de modo a garantir os melhores resultados para a sua companhia e para quem investe nela.
Existem modalidades de investimentos nas quais ocorre o auxílio da gestão dos negócios, e outras que só envolvem a injeção de capital, sendo preciso ter objetivos bem claros para fazer a melhor escolha, seja para uma grande indústria ou para uma
marmoraria SP.
Tipos de captação de investidores
Como você pode notar, a captação de investidores é um passo importante para seu negócio, por isso é importante entender quais os tipos existem, aliando as suas metas.
Pontuamos a seguir os principais tipos de captação de investidores, para você conhecer melhor suas opções.
Incubadoras
As incubadoras são um modelo mais tradicional de investimento, visando desde a criação até o desenvolvimento de micro ou pequenas empresas.
O processo é voltado para as primeiras etapas da vida de um empreendimento, como uma empresa de locação de andaimes que precisa de ajuda na modelagem de seu negócio, aprimorar as técnicas de apresentação e o acesso a recursos.
Aceleradoras
As aceleradoras são parecidas com as incubadoras de negócios, mas com uma metodologia mais moderna e complexa.
Geralmente também voltadas para novos empreendimentos, inclui consultorias, participações em eventos e orientação, em troca de uma participação acionária.
Investidor-Anjo
Os investidores-anjo são empresários de sucesso, pessoas físicas que buscam boas oportunidades em negócios que se encontram em sua fase inicial.
O objetivo é encontrar empresas com potencial nas soluções oferecidas, mas que ainda precisam viabilizar suas operações comerciais.
Algumas vezes se tratam de redes de investidores-anjos, que são grupos de empresários que se unem com o objetivo de canalizar seus esforços.
Geralmente o investidor-anjo apenas investe seu dinheiro, não passando a fazer parte da empresa.
Capital semente
O investimento, por meio de capital semente, é voltado para a viabilização de novos produtos ou serviços, com valores próximos de R$500 mil.
Neste caso, se busca empresas que já contam com uma carteira de clientes mais bem definida, não estando em um momento tão inicial como no caso dos investidores-anjo.
É uma boa opção para uma
empresa especializada em tratamento de efluentes que tenha ideias de novas formas de implementar seu negócio, mas conta com a necessidade de capital para isso.
Venture capital
O venture capital é um modelo mais complexo de investimento, com fundos regulados pela Comissão de Valores Imobiliários.
Neste caso, essa comissão reúne o dinheiro de vários investidores diferentes para realizar sua aplicação em empresas com alto potencial de desenvolvimento.
Aqui, a busca por empreendimentos que já contam com um bom faturamento e que tenham um potencial de desenvolvimento rápido. Os valores injetados são de até cerca de R$10 milhões, com a participação dos investidores na empresa.
Após o período em que foi estabelecido o investimento, a participação é vendida novamente para a empresa ou para outros fundos.
Private equity
As empresas de caldeiraria em SP
podem optar por investimentos do tipo private equity, caso tenham um faturamento superior a R$100 milhões ao ano.
Diante disso, o foco são os negócios que se encontram em processo de consolidação no mercado, visando fusões, aquisições ou mesmo abrir o capital na bolsa de valores.
Sociedade
No caso da sociedade, você encontra um parceiro para o gerenciamento do seu negócio, podendo ser um familiar ou um amigo, mas é importante que exista uma relação de confiança.
O objetivo aqui é encontrar alguém que tenha capital e acredite no seu negócio, injetando fundos e auxiliando em seu desenvolvimento.
É diferente de um credor, que fornece o empréstimo e apenas o cobra no fim do período acordado, não participando do dia a dia do negócio.
Empréstimo bancário
Os empréstimos bancários são opções mais tradicionais para o investimento, mas envolvem juros altos e talvez não seja a melhor opção.
Existem diversas instituições financeiras que oferecem linhas de crédito para pequenas e médias empresas, assim como bancos de fomento, como é o caso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES.
Dicas para captar investidores
Agora que você já conhece as opções de captação de investidores disponíveis é importante saber como fazer isso.
Para convencer os investidores a acreditarem no seu negócio é importante mostrar-se como uma boa escolha, com potencial para o desenvolvimento e boa estruturação.
Lembre-se sempre que a captação de recursos deve representar ganhos para ambos os lados, e você deve encontrar as melhores formas de apresentar isso.
Pensando nisso, separamos a seguir 4 dicas para apresentar suas ideias e atrair bons investimentos. Confira a seguir.
1. Tenha um bom plano de negócios
O primeiro passo para sua empresa de porta de aço
é contar com um bom plano de negócios, bem escrito, estruturado e planejado.
Ele deve contar com bons dados e informações precisas sobre o empreendimento, visando sua apresentação e estrutura.
Este documento conta com informações completas, tanto sobre a situação atual, quanto metas, planos e objetivos, a curto, médio e longo prazo.
A ideia de um plano de negócios é mostrar como é a realidade do seu negócio, a gerência de recursos e quais os caminhos e crescimento esperados.
Entre suas informações, devem estar:
- Um sumário executivo apresentando a empresa;
- O contexto externo, avaliando o mercado;
- A descrição das suas atividades;
- Um plano financeiro;
- Um plano de marketing;
- A projeção financeira.
Um plano de negócio deve ser um documento altamente detalhado, mas por se tratar de um planejamento extenso, não é a melhor opção para ser apresentado em um primeiro contato.
O ideal é criar uma apresentação resumida, chamada de Lean Canvas, que resume seu plano de negócios em uma página, e a partir disso desenvolver suas ideias.
Isso garante que você apresente sua empresa de forma completa, mas evitando a possibilidade de se tornar prolixo ou descarregar muitas informações de uma só vez sobre os investidores, pois muitos não se interessam por um documento muito extenso.
2. Tenha um pitch
Um pitch de sua empresa de
venda de cameras de segurança Sao Paulo é um pequeno discurso que resume os pontos fortes de seu negócio.
Ele auxilia para que você tenha na ponta da língua os detalhes mais importantes que devem ser apresentados, de forma a convencer as pessoas sobre sua relevância.
3. Destaque sua ideia
Para se colocar como uma boa opção para os investidores é importante saber destacar bem suas ideias, se colocando como a melhor escolha.
Saiba apresentar números, gráficos e ideias, de forma clara e concisa, mostrando a qualificação de sua equipe, seu potencial como profissional e como seus serviços ou produtos são promissores.
4. Frequente eventos
Após ter os passos anteriores estruturados é importante começar a fazer networking com outros profissionais da sua área.
Busque por eventos presenciais e online para que você se mantenha em atividade e possa expandir sua rede de contatos.
Geralmente, nestes eventos existem muitas pessoas dispostas e interessadas em investir em seu segmento.
Considerações Finais
Neste artigo, você pôde conferir os tipos de investidores, além de dicas valiosas para apresentar seu negócio da forma mais assertiva.
Portanto, pontue bem as suas ideias e estruture seus objetivos de forma clara e segura, criando um cenário propício para captar novos investidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento,
onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.