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Dicas para conseguir leads qualificados em e-commerce

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Publicado em 24/08/2022

Não é segredo para ninguém que um dos maiores objetivos de uma empresa é atrair cada vez mais clientes e ter uma eficácia na execução de suas estratégias. Diante disso, considerar os leads qualificados em seu e-commerce é um passo totalmente importante.

Os leads representam uma nova oportunidade de negócio para a sua empresa, sendo caracterizado como as pessoas que demonstram interesse em adquirir os produtos ou serviços da sua empresa, mesmo que esse interesse seja algo básico.

Dicas para conseguir leads qualificados em e-commerce: jovem fazendo compras pelo notebook.

Por exemplo, ao ter uma empresa de elaboração de projeto de terraplenagem e contar com o interesse do público através de um preenchimento de formulário online, já se tem esse cliente em potencial.

Por isso, entender a sua jornada de compra e o avanço desses leads dentre o funil de vendas é um passo totalmente necessário e o que proporciona um sucesso diante das estratégias de marketing digital para a empresa.

Afinal, desde a atração dos interessados até o momento da finalização da compra, os leads passam por muitas etapas, sendo necessário uma qualificação e o máximo de eficácia em cada momento.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre esse termo, evidenciando sua significação e principalmente algumas dicas para conseguir leads qualificados em seu e-commerce. Confira!

O que é um lead?

O lead é caracterizado como um consumidor que de alguma forma demonstrou interesse pela sua empresa, sendo visto como uma boa oportunidade de negócio.

Por exemplo, ao pensar em uma empresa de licenciamento ambiental simplificado, os leads podem ser pessoas que baixaram as matérias do site, pediram um orçamento ou até mesmo alguém que experimentou os serviços da empresa em algum momento.

Assim, através desse contato estabelecido a empresa tem essa oportunidade de se aproximar, estreitando o relacionamento e fazendo com que se crie um ambiente propício para que essa pessoa se torne um cliente da empresa.

Com isso, de uma forma básica os leads no mercado são vistos como clientes que estão ao alcance da empresa, só precisando de um empurrãozinho para que a venda possa ser realizada.

Entretanto, por mais que essas pessoas tenham de certa forma demonstrado um interesse pelos serviços da sua empresa, boa parte ainda não está pronta para comprar ou sequer tem o perfil da marca.

Por isso é essencial que nesse processo se realize um amadurecimento dos leads, fazendo com que eles estejam prontos para consumir e ter uma relação e contato com a empresa.

Esse processo acontece dentro do funil de vendas, acompanhado pela jornada de compras, realizando uma espécie de filtro identificando quem representa uma oportunidade real de venda.

Nesse momento, as equipes de marketing têm um papel extremamente decisivo mantendo o contato com os leads, enviando conteúdos frequentes e fazendo com que esses clientes estejam prontos para comprar.

Dessa forma, para que se tenha êxito na venda de tubos e perfis de alumínio a materiais esportivos, conduzir os leads pelo funil de vendas é um processo necessário e que possibilita com que os leads se tornem qualificados e resultem em muito mais vendas.

O que são os leads qualificados?

Como foi citado no parágrafo anterior, nem todas as pessoas que se aproximam e demonstram esse mínimo interesse pelos produtos e serviços da empresa estão prontos para consumir ou realizar a compra.

Por exemplo, uma pessoa ao buscar um cesto de lixo inox preço, pode sim estar interessada, mas por fatores relacionados à falta de recursos essa venda não acontece ou precisa de tempo para ser realizada.

Assim, alguns fatores podem acabar impedindo os leads de prosseguirem no funil de vendas, sendo eles:

  • Falta de interesse do público;
  • Amadurecer e ter tempo para realizar a compra;
  • Falta de poder aquisitivo;
  • Incerteza através do contato com a empresa.

Dessa forma, esses fatores podem acabar sendo um empecilho para que o lead evolua, demonstrando que esse possível cliente não está pronto para o processo de inbound marketing.

Diante disso, os leads qualificados são caracterizados por pessoas que já passaram por esse processo, demonstrando um maior interesse e estando muito mais próximos do momento de compra.

Dicas para conseguir leads qualificados em e-commerce: imagem pessoas acessando sites na Internet.

Com isso, os leads qualificados geralmente são o foco das empresas, gerando essa eficácia e fazendo com que se tenha esse cliente muito mais próximo, criando um ambiente perfeito para a realização da compra.

Por isso, para que um e-commerce que vende, por exemplo, dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos tenha uma eficácia, contar com leads qualificados é um passo extremamente necessário.

Como atrair leads qualificados para o e-commerce?

Os comércios eletrônicos são um dos passos essenciais ao se pensar no futuro, rompendo ligações geográficas, assim permitindo com que os produtos e serviços sejam comercializados para qual for o meio ou local.

Diante disso, fica claro que para ter uma relevância online e manter sua empresa com um bom alcance está estabelecido nos e-commerces é um passo necessário e que garante um crescimento para a empresa.

Entretanto, um dos maiores desafios em ter esse comércio eletrônico é atrair visitantes, conseguir conquistá-los e os guiá-los de uma forma eficaz para a realização da compra.

Com isso, para ter sucesso diante da atração e contato com os visitantes, é essencial que seu site não atraia somente pessoas, mas atraia consumidores que possuem interesse no produto.

Pensando nisso, confira algumas dicas para atrair leads qualificados e conseguir fazer com que seu e-commerce tenha cada vez mais relevância nesse mundo digital. Vamos lá!

1 – Foque na experiência dos usuários

É importante que o lead, ao ter contato com o seu site, encontre um ambiente de fácil acesso, assim as ações vão sendo realizadas de uma forma natural conduzindo esse possível cliente a compra.

Por exemplo, um lead ao ter um interesse em comprar uma capa coladinha para sofá, é essencial que esse possível cliente se depare com fotos que ilustram bem o produto e um site impecável.

Assim, ao se deparar com esse ambiente propício ao consumo, a qualificação desse lead ocorre de uma forma quase natural, atraindo e sendo eficaz diante do contato estabelecido.

Por isso é importantíssimo que o primeiro passo da empresa seja otimizar ao máximo o seu site, se importando com as fotos, fontes e tudo que o compõem, gerando esse ambiente ideal para a compra.

2 – Mantenha o leitor no site

Em diversos casos a empresa só tem uma única chance para estabelecer um contato e se aproximar do seu lead, por isso é essencial que esse possível cliente se mantenha em seu site o máximo de tempo possível.

Dessa forma, é primordial que as empresas pensem em formas de deixar esse lead entretido através do contato, estabelecendo por exemplo um formulário completo para a inscrição ou conteúdos que despertem a atenção do público.

Vamos imaginar uma empresa que venda porta paletes convencional, ao criar um conteúdo que exemplifica a utilização desse produto, atrai o lead e gera esse cenário muito mais propício à venda e ao consumo dos conteúdos.

Por isso, fuja do tradicional estilo onde somente as vendas importam e estabeleça esse cenário propício à interação e a uma troca entre público e empresa.

3 – Foque na personalização para os clientes

Os clientes têm diferentes gostos e pontos de interesse, algumas pessoas por exemplo ao buscar por absorvedor de energia para trabalho em altura consideram mais o atendimento, já outras pessoas consideram mais as ofertas.

Por isso, não trate os clientes como se fossem iguais, estabelecendo as mesmas estratégias e formas de abordagem, busque se diferenciar ao máximo e mostrar para cada um a sua relevância para a empresa.

Assim, ao estabelecer esse marketing personalizado, seus anúncios e ofertas se tornam mais relevantes, indo ao encontro de pontos que chamam a atenção e despertando ao máximo o desejo e interesse dos leads.

4 – Ofereça descontos para novos visitantes

Incentive os seus visitantes a disponibilizar os dados e informações para a empresa, assim ofereça ofertas como um voucher de 10% após realizar o preenchimento de um formulário ou até mesmo compartilhar o conteúdo da empresa em sua rede social.

Dessa forma, a empresa tem o contato desses visitantes, conseguindo manter essa interação e fazendo com que o marketing da empresa realize um trabalho eficaz conduzindo essas pessoas a comprarem.

Além disso, ao buscar ter ainda mais incentivo para a realização das compras, ofereça também frete grátis, fazendo com que esse cliente se sinta totalmente motivado ao consumo e interação com a marca.

5 – Aumente a presença nas mídias sociais

O comércio eletrônico está cada vez mais inserido dentre as redes sociais, sendo um dos locais onde o público passa mais tempo e está aberto a novas ideias e o consumo de produtos.

Por isso, invista em anúncios nessas plataformas, trabalhando com conteúdos que despertem a atenção do público, utilizando até mesmo de links direcionados ao seu site, fazendo com que cada vez os leads se tornem mais qualificados.

Dessa forma, ao ter esses pontos e dicas à disposição, chegou o momento de aplicar cada ensinamento e fazer com que cada vez mais seus leads se tornem qualificados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.