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Dicas para construir autoridade para seu site

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Publicado em 22/04/2021

Seja o seu negócio novo ou tradicional, se você pretende ter sucesso no caminho do empreendedorismo é preciso se estabelecer virtualmente com contundência nos meios digitais, principalmente ao construir autoridade para o seu site.

Mas como assim autoridade? Isso significa que o endereço eletrônico da sua marca precisa estar à altura das expectativas de quem o acessa, dispor de várias questões necessárias para achar de forma fácil tudo o que for preciso e garantir uma boa experiência do usuário.

Basicamente, a autoridade de página funciona para deixar tinindo o seu site de, por exemplo, escritorio de contabilidade SP, além de outras práticas, de acordo com as métricas do Google.

Lembre-se, tudo isso é feito para o site aparecer nas primeiras posições de busca online de palavras-chave referentes ao que você faz ou sua área de atuação.

Dicas para construir autoridade para seu site: pessoa acessando um site pelo celular.

O que é autoridade de página?

A autoridade de página, também conhecida como Page Authority, é um tipo de métrica virtual que tem a intenção de medir a relevância de qualquer página com endereço na internet.

Como já citamos, o resultado dessa métrica impacta automaticamente na classificação nos principais motores de busca da internet, como o Google, o principal deles.

Mas como ele funciona? Há uma pontuação de 0 a 100, que mostra como a sua página relacionada a escolas de cursos profissionalizantes SP, por exemplo, está classificada na SERP (Search Engine Results Page), que é a interface de busca do Google.

Um algoritmo identifica os detalhes de cada página do seu site ou de sua página e, baseado no que ele foi programado para encontrar, a pontuação sai.

O que você pode extrair dessa informação é o quão o seu site ou sua página estão de acordo com as práticas de SEO do Google, o quanto demora para carregar, como é a experiência do usuário ao ler o conteúdo, entre várias outras análises.

Agora que sabemos o que é autoridade de página, você pode encontrar dois termos por aí que são bastante parecidos, mas que merecem ser diferenciados aqui: autoridade de página e autoridade de domínio.

A autoridade de página faz referência a como uma página específica do seu site de, por exemplo, fábrica de camisetas personalizadas, está classificada conforme a pontuação determinada pelo algoritmo.

Enquanto isso, a autoridade de domínio mede o potencial classificatório de todo o site e não apenas de uma página.

Dicas para construir autoridade para o seu site

Já discutimos o suficiente sobre a autoridade da página, sua introdução e os fatores que devem ser levados em consideração para medir a autoridade de uma página.

Agora, vamos ao cerne da questão deste conteúdo: como aumentar a autoridade da página do seu site? Existem algumas maneiras populares e usuais de aumentar o page authority e iremos discuti-las a seguir:

Conheça sua área e seus concorrentes

O que os buscadores classificam como uma página de boa autoridade em sua área de atuação e em relação aos seus concorrentes diretos? Essa pergunta é fundamental para entender como construir páginas e sites com autoridade relevante.

Esteja por dentro disso para ter um referencial básico do que você precisa fazer, seguir ou mudar. A seguir, veja um exemplo que pode mostrar bem o que são grandes esforços em relação ao seu contexto para conseguir mais autoridade.

Por exemplo, vamos considerar uma empresa especializada em construção civil. Setor em alta no mercado atual, você precisa se perguntar o que as pessoas que têm interesse nessa área procuram.

Isso é importante para determinar quais e que tipos de conteúdos você fará para atrair cada vez mais pessoas.

Afinal, a autoridade de uma página ou de um site depende muito do tráfego que você consegue atrair para o seu site ao utilizar bem as práticas recomendadas de SEO. Portanto, ao publicar algo no site, pense na experiência do usuário e se você responde às principais dúvidas.

Refletir sobre o que você tem feito para quem acessa o seu site pode parecer algo óbvio, mas é assim mesmo. É necessário fazer isso para entender se está tendo o foco em SEO que precisa para se construir um site ou uma página com boa autoridade.

Voltando ao exemplo que demos há pouco, um outro termo ou uma palavra-chave que poderia ser explorada seria a empresa terceirização de serviços de portaria, que acaba tendo pesquisa cruzada por construtoras que estão subindo um prédio, por exemplo.

Consiga referências para o seu site

Já é sabido no meio do marketing que referências externas que fazem links para o seu site são extremamente benéficas para a construção de autoridade do seu site.

Ao ser referenciado em outras páginas pela internet, o domínio vai ganhando autoridade automaticamente porque o Google classifica isso como um bom indício para a experiência dos usuários.

Lembre-se: os sites que o referenciam precisam ou estar interligados com o seu negócio, em relação a temas e áreas de atuação, ou precisam ser muito relevantes na internet. Isso ajuda muito, pode ter certeza!

Mas como fazer isso? Você pode criar parcerias de guest post, por exemplo. Funciona assim: você realiza contato com um site que você considera referência em sua área e que já tenha boa autoridade no Google.

Em seguida, você faz uma oferta de escrever gratuitamente um conteúdo para este site como convidado, no caso você é o guest post, em que sua empresa exalta a área de atuação relacionada também ao seu parceiro, além de falar de outras coisas relevantes.

Dicas para construir autoridade para seu site: um notebook, um table e um celular em cima de uma mesa organizada.

Ao escrever, o combinado é que você faça isso de graça em troca de um simples link neste texto que será publicado no site de maior autoridade.

Mas que link? Escolha uma página sua de, por exemplo, soluções financeiras para empresas, que tenha a ver com o conteúdo que você mandou para o site parceiro.

Dessa forma, boa parte do tráfego de um site mais consolidado e com boa autoridade poderá ir diretamente para o seu site, trazendo mais leads para o seu negócio e, também, mais autoridade para o seu site.

Produza bastante conteúdo com qualidade e relevância

Um site com boa autoridade provavelmente tem uma pontuação alta na recorrência de bons conteúdos, com qualidade atestada pelos usuários. Isso é muito importante para quem acessa e, por isso, os buscadores definirão o seu site como referência.

Além da quantidade, quanto melhor for o seu conteúdo, mais provável que seja compartilhado e referenciado na mídia, nas redes sociais e em outros sites, que podem vincular seu conteúdo e trazer autoridade à sua página, como falamos no tópico anterior.

Veja algumas dicas em relação à produção de conteúdos e como ela pode alavancar as suas posições nas classificações do Google e dar mais autoridade para o seu site:

  • Crie conteúdos interessantes e instigantes que causem curiosidade;
  • Todo dia, publique algo novo;
  • Reflita se o conteúdo produzido é útil para os usuários;
  • Deixe a leitura o mais fluida e fácil possível.

Nesse sentido, de acordo com a lista, há sites que publicam conteúdos apenas por publicar e para dar maior quantidade. Mas isso não é uma boa prática e pode não ser bom para o seu objetivo de dar mais autoridade ao seu site.

Sempre se certifique de que o seu conteúdo sobre, por exemplo, serviços de consultoria contábil será lido e elogiado pela maioria dos leitores por ter grande relevância. Nunca pense em um conteúdo apenas por sua palavra-chave.

Na verdade, pense o contrário: como você pode inserir palavras-chave que as pessoas estão procurando a partir de um tema muito importante para quem acessa o seu site.

Acredite: esse mindset pode virar uma autoridade ruim para boa em questão de pouco tempo se for uma estratégia bem implementada.

Considerações finais

Não importa qual seja o teor do seu negócio: é necessário conferir o seu site uma boa experiência para o usuário e o seu público-alvo. Assim, conseguirá uma boa autoridade para o seu site.

Mantenha-se sempre atualizado com as práticas de SEO, de acordo com as atualizações do Google, pois você será bem recompensado no seu negócio ao adotar as melhores recomendações em seus conteúdos divulgados no site.

E tente se antecipar à concorrência para não ficar para trás. As empresas de folha de pagamento estão, por exemplo, cada vez mais ligadas em marketing e em como melhorar as suas estratégias internas de divulgação e de construção de autoridade.

Então, não se acomode se, por exemplo, você tiver uma boa autoridade de página hoje. No dia seguinte pode perder relevância se você não continuar construindo isso de forma consistente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.