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Dicas para desenvolver um plano de inbound marketing

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Publicado em 11/08/2022

Um plano de inbound marketing sólido é o primeiro passo para bons resultados em qualquer empresa, independentemente do segmento. Essa estratégia de marketing é essencial para atrair clientes e mudar a forma de se conectar com o público.

Mas de fato colocar a ação em prática é algo que deve ser pensado de forma estratégica, principalmente devido à grande concorrência que existe hoje em todas as áreas de negócios.

Dicas para desenvolver um plano de inbound marketing: equipe discutindo estratégias de inbound marketing.

Neste artigo, destacamos 7 etapas importantes para ajudá-lo a organizar suas metas, objetivos e plano de ação para sua estratégia de marketing em sua empresa.

Até mesmo empresas de serviços de usinagem podem utilizar essas estratégias e obterem resultados concretos. Ou seja, são passos rápidos e fáceis para te ajudar a criar um plano de inbound marketing de sucesso para sua empresa!

7 passos para um plano de inbound marketing

O objetivo de um método de inbound marketing é converter usuários visitantes do site em potenciais clientes e promotores de uma marca. Diversas estratégias de inbound marketing podem ser combinadas para atingir esse objetivo.

Embora alguns componentes possam ser inicialmente difíceis de incorporar em uma empresa de serviço de soldagem, essas estratégias a seguir são altamente funcionais para ajudar as empresas a atingir suas metas de marketing.

Confiram as estratégias que vamos abordar detalhadamente:

  • Defina o público-alvo (persona);
  • Invista em SEO;
  • Crie um funil de vendas;
  • Crie uma estratégia de conteúdo;
  • Crie um plano de geração de leads;
  • Estabeleça seus objetivos;
  • Defina as métricas apropriadas.

São simples atitudes que te ajudam a definir o caminho que você quer tomar para levar a sua empresa para um patamar elevado.

Defina o público-alvo (persona)

Ter um público-alvo claro é parte fundamental do inbound marketing, e isso pode ser feito através da criação de uma persona, que é um personagem fictício do cliente ideal.

É fundamental definir uma persona como público-alvo, pois quanto mais personalizada for sua estratégia, melhores serão seus resultados.

Isso porque quando criamos persona, não nos concentramos apenas em idade, gênero e educação. Isto é, uma persona faz com que qualquer empresa entenda para quem está realmente criando produtos e serviços.

Por exemplo, uma pequena empresa de macarrão artesanal venderá muito mais se definir sua persona e público-alvo e poderá focar em estratégias e campanhas que curam as “dores” dessa persona.

Ou seja, com os dados da persona definidos, será possível identificar quais são os interesses, comportamentos, problemas e desejos de seus clientes.

Sendo assim, é de fato uma forma de saber quem de fato comprará a solução da empresa, e funciona como uma forma de orientar a produção de conteúdo e seu plano de ação.

Afinal, definir com quem você vai falar também significa escolher sua ação e como você quer que eles vejam sua empresa. Até mesmo empresas de sistema fotovoltaico rural podem utilizar estratégias de marketing.

Invista em SEO

Investir em otimização de SEO não significa apenas obter as primeiras posições nos principais mecanismos de busca, significa que seu conteúdo é mais fácil de encontrar.

Esta é a principal premissa do inbound marketing: construir tráfego orgânico para de fato atrair os clientes.

Portanto, saiba como os visitantes chegam ao seu site, quais tópicos geram mais visitas e quais palavras-chave você pode usar para alcançar mais pessoas em pesquisas importantes na web.

Primeiro crie uma estratégia de palavras-chave relevante para o seu negócio. Por exemplo, se você possui uma empresa fabricante de manômetro, palavras-chave como “preço de nanômetro”, “onde comprar manômetro” e “fábrica de nanômetro sp” podem funcionar.

Tudo isso, claro, em conjunto com conteúdos que realmente agregam valor. Depois disso você poderá desenvolver sua estratégia de conteúdo com mais propriedade e alcançar quem realmente está procurando por essa informação.

Essas palavras-chave podem ser encontradas no planejador de palavras-chave do Google ou em outras ferramentas de SEO.

Faça um funil de vendas

Um programa de inbound marketing eficaz é projetado para alcançar usuários em todas as etapas do funil de vendas.

A ideia principal é descobrir uma forma de guiar seu público por todo o funil, mesmo em um negócio B2B, como um distribuidor fonte chaveada, por exemplo, é essencial estruturar um funil de vendas. Assim, estruturar sua estratégia digital fica mais simples.

Como você definiu as personas da sua marca, ao trabalhar com um funil de vendas você poderá organizar os argumentos, táticas e ferramentas que funcionam melhor para cada etapa do processo de compra que seus usuários passam.

Dessa forma, você sabe com quem está falando, desde clientes que percebem suas necessidades até compras de fidelidade.

Crie uma estratégia de conteúdo

Uma estratégia de inbound sem marketing de conteúdo é basicamente inútil e disfuncional, ou seja, não traz resultados. É por isso que postar em conteúdo rico e relevante é fundamental para que os resultados apareçam. E isso em qualquer empresa e negócio.

Dicas para desenvolver um plano de inbound marketing: analista organizando conteúdo.

De forma bem simples, os passos para guiar essa estratégia são:

Formato do conteúdo

Como será apresentado o conteúdo planejado? Na forma de artigos, e-books, vídeos, e-mails ou anúncios? Ou uma mistura de todos os formatos? É preciso definir essa questão com antecedência, a fim de ter o tempo de produção, ajustes e aprovação.

Frequência de publicação

Com que frequência você entregará conteúdo ao seu público? Consistência e assiduidade são um grande diferencial na construção de relacionamentos com seu público, portanto programe-se e faça um planejamento para que os conteúdos sejam postados com frequência.

Canal

Onde será transmitido? Em blogs, YouTube, redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn)? É preciso de fato definir em quais canais seu conteúdo será estruturado.

Temas e tópicos

Sobre qual assunto você vai falar? É isso que seu público quer e precisa saber? Nessa questão, o mais importante a considerar é qual melhor conteúdo para ser produzido em relação ao público-alvo.

É por isso que, como mencionado anteriormente, estruturar uma persona é indispensável para qualquer negócio, até mesmo para uma fabricante de autotransformadores que quer aumentar visibilidade e lucros.

Quem vai?

Avalie se você mesmo desenvolverá esses materiais ou contratará um serviço terceirizado com um profissional de marketing de conteúdo. É muito importante garantir que a entrega de conteúdo seja de alta qualidade e adequada a diferentes formatos e necessidades.

Quando?

Crie um calendário de conteúdo com base em suas metas, prazos e custos. Quanto mais consistente for este cronograma, melhor o fluxo do seu material.

Crie um plano de geração de leads

Não há necessidade de perder tempo criando conteúdo sem pensar em estratégias para levar conteúdo a públicos em potencial. Você precisa criar ações para gerar leads. Tendo isso em mente, separamos 5 ações principais para te ajudar nessa jornada. Confira:

  • Formulário de assinatura de boletim informativo;
  • Inscrição para uma versão de teste (serviço ou produto gratuito);
  • Formulários de atividades em landing pages para acesso a materiais;
  • Formulário de contato para participação em promoções e eventos;
  • Botão CTA (pop-up).

Lembre-se: não basta apenas gerar esses leads, é preciso cultivá-los e instigá-los a continuarem interagindo com seu conteúdo. Por isso é importante trabalhar na construção de relacionamentos e alcance de conversão e lealdade.

Defina seus objetivos

Ao longo do processo, você precisa pensar em todos os objetivos que deseja alcançar com suas ações. Saiba exatamente o que você está procurando e você pode trabalhar melhor para seus resultados.

Quer aumentar o tráfego do seu site? Aumentar seu número de seguidores nas redes sociais? Clientes mais fiéis? Crie uma lista com metas realistas e mensuráveis ​​e você saberá por onde começar.

Então você precisa ter certeza de que todos os seus esforços de marketing de conteúdo de entrada estão realmente fazendo a diferença. O ponto aqui é obter resultados financeiros expressivos, e para isso você precisará de objetivos claros.

Seus objetivos devem ser baseados em quatro perguntas:

  • Quanto é necessário investir em canais online/digitais?
  • Quantos clientes você precisa para gerar essa receita?
  • Quantos leads você precisa para gerar esse número?
  • Quanto tempo para obter esses resultados?

Essas matérias de fato ajudam seu negócio, seja uma empresa de montagem mecânica industrial ou um e-commerce de acessórios femininos, a definir claramente como o marketing de conteúdo afetará seus negócios.

Ao definir seus objetivos finais de negócios você poderá articular o propósito exato do seu inbound marketing. Além disso, você saberá como formular sua estratégia de mensagens e distribuição de acordo.

Defina as métricas apropriadas

As estratégias de marketing orientadas por dados não são mais um jogo de adivinhação. Dessa forma, torna-se efetivamente um plano de negócios. Então aposte nas seguintes métricas:

  • Taxa de rejeição;
  • Tempo na página;
  • Conversão;
  • Classificação do site.

Portanto, escolha aqueles que melhor atendem aos seus objetivos e mantenha uma estratégia de medição frequente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.