HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

Dicas para fazer a criação de seu site

Home  >   Blog  >   Dicas para fazer a criação de seu site
Publicado em 12/11/2021

Ter seu próprio site já não é considerado mais um privilégio de grandes empresas, e qualquer um pode criar o seu.

No início da internet, criar uma página própria era algo complicado, que dependia de conhecimentos avançados de programação. Hoje qualquer pessoa com um pouco de conhecimento de informática é capaz de criar o seu.

Por isso, falaremos aqui da importância de uma página de excelência para garantir o sucesso da sua empreitada nas redes.

De acordo com o Núcleo Técnico responsável pelo gerenciamento de registros no Brasil (nic.br), já contamos com mais de 4,8 milhões de domínios registrados no país, só tendendo a crescer cada vez mais.

Dicas para fazer a criação de seu site: mãos digitando no teclado de um notebook.

Existem tipos e formatos diferentes que atendem a diferentes necessidades, como, por exemplo:

  • Sites institucionais;
  • Sites dinâmicos;
  • E-commerce;
  • Sites One Page;
  • Blogs;
  • Landing Pages;
  • Hot sites;
  • Redes sociais.

Cada um conta com suas funcionalidades e aplicabilidades. Para este artigo, focamos nos sites institucionais, mas as dicas que apresentaremos vale para todos os tipos.

Neste artigo, você vai conferir 9 dicas para criação da sua página na internet, com exemplos práticos voltados para os negócios, embora sua aplicação possa ser expandida para os mais diversos campos, como blogs pessoais, por exemplo.

Leia até o fim e descubra como colocar um site de alta qualidade no ar, e quais são os principais detalhes para se atentar no momento da criação.

1. Tenha um planejamento estratégico

Antes de começar a criar seu site, estruture suas ideias, crie uma lógica sobre a imagem que deseja passar, afinal, se trata do seu espaço na web.

Pense categoricamente sobre o tipo de site que você gostaria de ter para o seu negócio. Procure por referências, cases de sucesso e pesquise a concorrência.

Considere se haverá um modelo pré-definido, quais as características obrigatórias, seu tema, layout e claro, nos demais detalhes relevantes para o seu segmento.

2. Preze pela qualidade do seu site

Um bom site precisa contar com alguns pontos e informações obrigatórias, como um domínio próprio e uma URL amigável para o usuário, além de informações acessíveis e integração com outras páginas.

Para ser reconhecido e se tornar uma autoridade, é necessário prezar também por conteúdo de qualidade e alta relevância para sua persona, ou seja, uma projeção do seu cliente ideal.

A personalização e o design também são pontos-chave para atrair o olhar de quem navega pela internet.

Uma empresa especializada em tratamento de efluentes deve contar com um layout que faça alusão ao seu segmento, e ainda que existam templates ou moldes prontos para sites, é fundamental dar a cara do seu negócio para a sua página.

Outro ponto importante é estar sempre atento às técnicas de SEO (Search Engine Optimization), as estratégias de otimização de páginas para mecanismos de busca, como o Google, o principal de todos eles.

É um SEO bem feito que garante que sua empresa será a resposta quando um usuário pesquisar por “serviços eletricos industriais”, caso esse seja seu ramo de atuação.

Invista seu tempo e dinheiro em um site bem estruturado e bem desenhado e, sem dúvidas, não se arrependerá do investimento. Aposte em um projeto de qualidade para evitar arrependimentos e a necessidade de um novo projeto.

Aconselhamos buscar por profissionais competentes e reconhecidos no mercado, como uma boa empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação).

3. Considere a experiência do usuário

Esta é uma dica simples, mas tão essencial que não podíamos deixar de fora de nossa lista. Pense e foque em quem vai utilizar, buscar e navegar por sua página.

Dicas para fazer a criação de seu site: mulher feliz acessando site pelo notebook.

Preocupe-se sempre em tornar essa experiência o mais agradável e intuitiva possível, e verá como seus resultados se potencializam.

4. Crie um site responsivo

O uso de dispositivos móveis, como tablets e celulares, se popularizou de tal forma que já superaram há um bom tempo os desktops.

Por isso, é essencial que sua página seja responsiva a qualquer dispositivo, adaptando-se naturalmente a qualquer tela utilizada pelo usuário.

Contar com um site configurado para diferentes tipos de dispositivos não só traz vantagens quanto à própria experiência do usuário quanto é também uma estratégia de SEO, auxiliando para você conseguir um melhor posicionamento nos buscadores.

5. Considere a usabilidade e o design

Não apenas com a cara de sua empresa, um site precisa contar com um design simples e atual, sempre agradável a quem navega por ele.

Então anote a fórmula: visual agradável e facilidade na navegação, empresas de engenharia civil em SP, que focam seus serviços a regiões específicas precisam contar com informações sobre sua atuação, afinal, um site deve ser informativo.

Preocupe-se também com a escaneabilidade de sua página, ou seja, a facilidade de encontrar informações úteis e relevantes. Seja a resposta certa para as dúvidas de seu público.

6. Invista no marketing digital

Saiba que o site é o canal mais importante do marketing digital, por isso nos atentamos tanto a sua qualidade e relevância.

A integração entre seus diferentes canais na internet é fundamental. Use suas páginas como formas de fomentar os acessos e a curiosidade sobre sua página.

Divulgue novidades, novas e antigas postagens, sempre prezando pela atualização dos conteúdos.

Crie links internos e externos às suas páginas. Parcerias com influencers e empresas relacionadas ao seu negócio podem ser muito produtivas.

Pesquise sobre o Funil de Vendas, um conceito do marketing digital que reflete a jornada do cliente. As estratégias do Inbound Marketing, ou seja, do marketing de atração também são uma lição de casa para todos aqueles que buscam atrair a atenção para seu conteúdo.

7. Ofereça um bom conteúdo

A criação de conteúdo é tão fundamental ao tratarmos de um site, que resolvemos dar uma atenção especial a este ponto.

Afinal, basicamente, o propósito de ter uma página é oferecer conteúdo aos usuários, ainda que sejam dados básicos como informações de contato ou horário de atendimento.

Manter seu conteúdo sempre atualizado é básico para conseguir bons resultados e lembre-se: estamos falando principalmente de qualidade, não de quantidade.

Colocar textos, imagens, vídeos e anúncios que não sejam relevantes para seu público terá um efeito muito negativo para o seu negócio.

Imagine acessar a página de uma empresa de porta de aço e encontrar produtos de supermercado sendo anunciados. Certamente, o usuário não permanecerá na página e buscará outra que realmente atenda a sua necessidade.

E mais uma vez, a criação de conteúdo também é uma questão de SEO, afinal, é por meio do conteúdo textual que os algoritmos dos buscadores escaneiam e vasculham a melhor resposta para cada busca.

8. Abra espaço para comentários e feedbacks

Certamente você pesquisa sobre produtos ou empresas na internet, e essa é uma de suas principais funcionalidades frente ao perfil do consumidor atual.

Opiniões e avaliações de clientes, além de dúvidas esclarecidas, trazem credibilidade para uma página, então não deixe de disponibilizar este espaço para seus usuários e para quem pesquisa sobre seu negócio.

9. Atente-se às questões técnicas

Por fim, mas não menos importante, trouxemos aqui as questões técnicas cruciais para um bom site. Confira:

O domínio

O domínio é o endereço de sua empresa de cobertura metalica na internet. Ele deve ser simples e objetivo, sendo que domínios muito extensos podem causar dúvidas quanto a sua segurança.

Eles são adquiridos de empresas especializadas e são normalmente pagos anualmente, havendo diferentes planos disponíveis. Vale a pesquisa e a comparação entre as ofertas, ainda que seja um investimento muito acessível.

A hospedagem do site

Além do domínio, todo site conta com um servidor, ou seja, um local onde fica hospedado. Isso significa que a estrutura do seu site estará lá.

Existem também diversas empresas que oferecem esse serviço de hospedagem de sites, normalmente com pagamentos mensais, e preços relativamente baixos.

Profissionais desenvolvedores e manutenção

Não só quanto ao desenvolvimento como já citamos, mas a uma manutenção adequada, se faz essencial pesquisar e prezar por bons profissionais.

Um site bem configurado e estruturado é o que irá diferenciar o seu negócio de venda de climatizadores de todas as outras páginas da internet.

Considerações Finais

Neste artigo, você aprendeu diversas dicas de como criar um bom site para seu negócio e melhorar as estratégias de captação da sua empresa. Por isso, lembre-se sempre de considerar os diferenciais do seu negócio para mostrar seu melhor nas redes.

As empresas de terraplanagem e pavimentação, além de qualquer outro segmento, podem ainda se beneficiar muito de contar com bons redatores e revisores para suas publicações.

Contar com profissionais que dominam técnicas narrativas e a compilação das informações voltadas para o processo de vendas, o famoso copywriting, certamente trará diferenciais para a sua página.

Portanto, com trabalho, estratégia e planejamento certamente você superará as expectativas de seus usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.