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Dicas para fazer marketing no TikTok

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Publicado em 06/10/2022

Quer saber como fazer marketing no TikTok? Sem dúvida, o TikTok é uma das redes sociais que mais influenciam as pessoas.

Dicas para fazer marketing no TikTok: jovens gravando um vídeo para o TikTok.

Ela cria tendências, manias, e não é de se surpreender que se tornou uma das redes sociais voltadas para entretenimento, trabalho e comunicação, atingindo grandes públicos.

Começando com um público-alvo jovem, o TikTok explodiu recentemente e começou a aumentar a conscientização em todos os setores. As pessoas começaram a se interessar por ele quando viram os vídeos rápidos que foram fortemente compartilhados nas mídias sociais.

Direta ou indiretamente, todos estão começando a conhecer essa nova rede social, e as empresas não são exceções.

Porque começaram a entender como a plataforma funciona, e como ela é importante para construir um marketing para as empresas, seja empresa de portaria terceirizada, ou loja de roupas femininas, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a entender como fazer marketing pelo TikTok, e como atrair mais pessoas para aumentar a lucratividade da sua empresa. Confira.

Qual é o impacto do TikTok?

Primeiro, é bom saber como o TikTok funciona e como o seu público-alvo pode ser alcançado através de um bom marketing realizado através desse aplicativo. Só assim você irá perceber o grande impacto que essa rede social pode promover para seu negócio.

Basicamente, o TikTok é uma rede social de vídeos rápidos e curtos, geralmente com músicas e conteúdo de entretenimento, a maioria voltado para o os jovens, afinal, eles são de fato o maior público da plataforma.

É por isso que é preciso ter muita criatividade e referências às tendências jovens da atualidade para criar conteúdos por lá.

Claro que existe um nicho para cada tipo de público que os usuários podem encontrar e começar a seguir, e há vários vídeos postados, se tornando fácil encontrar conteúdos sobre temas mais específicos como guias de instalação de um sistema erp contas a receber, por exemplo.

Então, é preciso dizer que por mais que a rede social tenha um maior público jovem, ela se expandiu para todos os tipos de públicos, pois além de conteúdos interativos, também começou a fornecer conteúdos explicativos e informativos.

A plataforma disponibiliza vídeos para consumo contínuo, ou seja, os próprios usuários criam conteúdo para outros usuários, e outros usuários se inspiram em algo para criar mais conteúdo, o que se torna um grande avanço na produção de conteúdos de vídeos.

O sucesso do app foi tão grande que outras grandes redes sociais, como o próprio Instagram, investiram nessa curta mas eficaz vídeo-instrução, e criaram o Reels, que tem a mesma ideia.

Como funciona o TikTok Business

Lançado para atrair empresas que desejam expandir suas marcas no aplicativo, o TikTok Business cresceu em popularidade ao longo do tempo e é útil para empresas de todos os setores e tamanhos.

Tendo em vista esse fato, mesmo em uma empresa distribuidora de carnes para restaurantes sp, deve tentar investir na plataforma, pois essa plataforma pode trazer muitos resultados.

Mesmo que a empresa crie conteúdos mais sérios e pessoas mais velhas estejam ingressando em novas redes sociais, lembre-se de que cerca de 2/3 do público do TikTok tem menos de 30 anos e seu conteúdo é principalmente leve e alegre.

Também não significa que sua empresa não possa aproveitar essa oportunidade e atrair novos públicos. Em vez disso, é muito interessante pensar nas maneiras criativas pelas quais as empresas podem aproveitar essa nova onda para se tornarem relevantes.

No entanto, o principal objetivo do TikTok Business é trazer outras marcas para o app, seja relacionado à venda de camisetas, acessórios ou até mesmo uma fabrica de macarrão, pois todos podem criar bons conteúdos.

Existe uma versão chamada TikTok Pro, que é principalmente para empresas ou indivíduos que pretendem ser criadores de conteúdo para medir e usar outros recursos do aplicativo que não estão disponíveis para usuários comuns. Entre algumas dessas funções podemos encontrar:

  • Guias adicionais para análise de desempenho;
  • Guias de métricas de desempenho;
  • Possibilidade de criação de anúncios dentro da plataforma;
  • Possibilidade de criar CTAs totalmente direcionados.

É importante destacar que é preciso entender todos os processos de criação de anúncios na plataforma antes de começar a fazer, a fim de obter resultados visíveis e tornar a ferramenta ainda mais interessante para seu negócio.

Tipos de anúncios no TikTok

Inicialmente, você precisa saber que existem diferentes tipos de anúncios na plataforma, e nem todas as opções estão disponíveis em todos os países. Abaixo listamos os principais formatos que são críticos para o entendimento.

Anúncios de feed

Esse tipo de anúncio é desenvolvido diretamente pelo gerenciador de anúncios do aplicativo.

Um dos modelos que existem nesta categoria é um anúncio gráfico, que é executado no feed de notícias de uma empresa, incluindo uma imagem ou nome de marca junto com o texto do anúncio.

Anúncios em vídeos

Esse modelo, por sua vez, pode ser considerado o mais utilizado, e refere-se a anúncios de conteúdo normal na plataforma. Os formatos de vídeo variam de 5 segundos a 1 minuto e são reproduzidos em tela cheia na seção "Para você".

Dicas para fazer marketing no TikTok: jovem gravando um vídeo no celular.

Nesta seção é possível que as empresas criem conteúdo interativos, até mesmo falando sobre sistema de gerenciamento bares e restaurantes, e quaisquer outros temas relevantes para a pesquisa da empresa.

Cada um desses anúncios inclui um vídeo, uma imagem de exibição do anúncio, a marca ou o nome do aplicativo e o texto.

Anúncios Spark- TikTok Ads

Entre os tipos de anúncios estão os Spark Ads, que permitem promover conteúdo orgânico de uma conta para outros usuários. Automaticamente, quando uma empresa de cameras de monitoramento investe nesse tipo de publicidade, ganha uma base de seguidores mais sólida.

De acordo com pesquisas feitas pela própria rede social, os anúncios aumentaram as conversões e o engajamento em 24% e 142% em relação aos anúncios de feed regulares.

Outros anúncios são exibidos na Audience Network do TikTok (semelhante à solução Display Network do Google), bem como anúncios em carrossel no aplicativo de notícias do TikTok.

O que é preciso para iniciar o TikTok da empresa?

Agora que você já entendeu como a plataforma funciona para o mundo business, e os tipos de anúncios, saiba como começar a usar o app para sua empresa.

É importante entender que é interessante trabalhar inicialmente alguns aspectos para poder se destacar nas redes sociais, esses aspectos são:

Conteúdo criativo

Lembre-se, este é um lugar jovem moderno e descolado, não crie conteúdo apenas para falar sobre seu produto ou serviço. É importante que sua marca gere interesse, valor e engajamento, então seja criativo, dinâmico e original.

Marketing de influenciadores

Essa estratégia cresceu muito em todas as redes sociais, e o TikTok não é exceção. As pessoas anseiam pelo que esses influenciadores estão usando, querem estar perto deles de alguma forma e, ao usar esses produtos, podem se sentir parte de si mesmas.

Sem contar que os usuários seguem pessoas com as quais se identificam, resultando em gostos compartilhados e maiores chances de serem influenciados por eles. Portanto, fazer parceria com influenciadores pode ser um movimento muito benéfico para o seu negócio.

Trends

Invista em todas as tendências emergentes, afinal elas proporcionam um grande engajamento e conscientizam as pessoas sobre sua marca. Use os áudios e temas mais comentados do app.

Criar challenges divertidos

Assim como as trends, os challenges, ou seja, os desafios, fazem muito sucesso na plataforma, mas precisam ser simples e divertidos. Lembre-se, o TikTok é uma rede social leve onde as pessoas se divertem.

Existem muitas possibilidades para criar esses desafios, pode ser dança, áudio, dublagem, enfim, as possibilidades são infinitas.

O melhor dos challenges é que, além da oportunidade de aumentar seus seguidores, o conteúdo relacionado ao seu negócio pode se tornar viral e muitas pessoas podem copiar e seguir o perfil da sua empresa.

Como criar uma campanha no TikTok Ads?

Como já foi mencionado neste artigo, existem diferentes tipos de anúncios no TikTok, e para começar a criar uma campanha por lá, é preciso definir e escolher e precisa escolher um desses tipos de anúncios.

Contratar uma equipe de terceirização de TI pode ser muito indicado para as empresas que podem investir, pois as campanhas podem se tornar bem mais assertivas e evitar erros de suporte.

É importante investir em campanhas nesse aplicativo tanto pelo reconhecimento, pois você pode exibir seu anúncio para o maior número de pessoas possível.

Como também pela consideração que se aplica ao tráfego, visualizações de vídeo e geração de leads.

Então você precisa seguir alguns dos passos que o próprio aplicativo te ajuda na escolha. Durante este processo, os seguintes fatores devem ser observados:

  • Nome da campanha;
  • Definição de um orçamento;
  • Otimização automática de criativos;
  • Segmentação de público;
  • Escolha da estratégia de anúncio e otimização;
  • Criação do seu anúncio.

Quando seu anúncio é criado, ele passa por um processo final de revisão e aprovação antes mesmo de começar a ser veiculado no aplicativo e no ERP software de gestão.

Mas de fato, é um processo que vale a pena, pois é uma das maiores plataformas para gerar receitas para as empresas hoje em dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.