HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Dicas para melhorar o tráfego orgânico de e-commerce

Home  >   Blog  >   Dicas para melhorar o tráfego orgânico de e-commerce
Publicado em 04/08/2022

Atrair e fidelizar o público é um dos principais desejos de empresas de e-commerce, conseguindo através dessa ação, ir ao encontro de resultados positivos. Por isso considerar o tráfego orgânico é um dos passos fundamentais para se estabelecer nesse meio.

Por muito tempo no meio digital, o destaque e propagação da sua empresa só era possível através do investimento em anúncios e ferramentas pagas, hoje devido ao constante avanço da tecnologia, esse cenário tem sofrido algumas alterações.

Dicas para melhorar o tráfego orgânico de e-commerce: notebook aberto em um site de e-commerce.

No cenário atual, cada vez mais tem se tornado possível se destacar e gerar visitas ao seu e-commerce sem realizar altos investimentos e modificações, e isso é possível justamente devido ao tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é um dos principais objetivos de empresas ligadas ao e-commerce, sejam elas empresas de limpeza e higienização de reservatórios de água ou de outro ramo. Pois dessa maneira é possível atrair clientes com um custo muito mais baixo que o normal.

Por isso, hoje iremos falar justamente sobre o tráfego orgânico, fazendo com que você entenda sua significação, as vantagens desse recurso e principalmente algumas dicas para melhorá-lo através do seu e-commerce.

O que é o tráfego orgânico?

Antes de entender o que é o tráfego orgânico, vamos entender o conceito de tráfego diante do mundo digital, sendo caracterizado justamente como todas as visitas que um canal digital recebe.

Com isso, essa ação é algo bem simples de ser entendida, justamente por acontecer de forma recorrente diante do mundo digital, pois hoje em dia se tornou comum navegar em sites na internet, seja de uma loja de roupas ou até mesmo de um comércio de luminárias.

Por isso, o tráfego é algo presente a todo o tempo e uma ação que realizamos constantemente. Entretanto, agora que já se tem esse conhecimento vamos ao conceito do tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é caracterizado como as visitas conquistadas em seu e-commerce de forma totalmente espontânea, sem utilizar anúncios e ferramentas pagas, tendo esse tráfego através dos mecanismos de busca como o Google e o Bing.

Além disso, por mais que se tenha um investimento através do tráfego orgânico, esses valores são baixíssimos ao se comparar com o tráfego pago, além de ser ter uma estratégia que rende vantagens tanto a curto como a longo prazo.

Com isso, fica claro que conhecer e aplicar o tráfego orgânico em seu e-commerce é algo determinante e um dos fatores-chave ao buscar uma atração, aproximação e vantagens únicas através do universo digital.

Dessa forma, o texto nos conduz justamente ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando as vantagens do tráfego orgânico e fazendo com que se tenha ainda mais motivos para realizar a sua implantação.

Vantagens do tráfego orgânico

Ao entender o quanto o tráfego orgânico proporciona um cenário positivo, impactando desde um fabricante de chuveiro lava olhos aos mais diversos meios, uma das principais dúvidas que surgem é justamente em relação às vantagens que esse recurso possibilita.

Mas fique tranquilo! Pensando nisso, para deixar claro e fazer com que se tenha ainda mais motivos para desenvolver a implantação de um tráfego orgânico eficiente, destacamos em tópicos as principais vantagens desse recurso. Confira!

  • Melhor custo-benefício;
  • Maior relevância;
  • Duração dos resultados;
  • Construção de relacionamento.

Assim, através dessas vantagens destacadas, fica claro o quanto estabelecer o tráfego orgânico através das estratégias do seu e-commerce, tende a ser um dos passos rumo a um sucesso e crescimento contínuo.

Dicas para melhorar o tráfego orgânico de e-commerce: mulher acessando sites pelo notebook.

Com isso, para que se entenda ainda mais as vantagens e de fato esses cenários fiquem em sua mente, a seguir destacamos as características de cada ponto destacado, gerando ainda mais consciência e preparo através da utilização do tráfego orgânico. Vamos lá!

Melhor custo benefício

Como foi destacado anteriormente o tráfego orgânico ao ser comparado com outras ferramentas e investimentos do marketing digital é algo totalmente exorbitante, tamanha diferença e compensação.

Por isso, através da utilização e dos recursos estabelecidos através dessa ferramenta, de fato o seu custo benefício é algo único e uma estratégia totalmente inovadora que impacta desde um distribuidor de purificador de água, a um e-commerce de camisetas personalizadas.

Maior relevância

O tráfego orgânico tende a ser mais relevante devido a gerar esse contato de forma espontânea e sem uma série de anúncios e ferramentas, assim o público considera e consome os conteúdos com mais frequência, tornando seu e-commerce totalmente relevante.

Duração dos resultados

O tráfego orgânico não possui um prazo para terminar, assim o conteúdo continua tendo esse impacto, além da divulgação e de cada vez mais se propagar devido a sua relevância e qualidade.

Diferente de ferramentas pagas, que tem um prazo de início e fim das estratégias, essa forma de divulgação possui um tempo ilimitado, demonstrando de fato o quanto sua utilização é algo totalmente vantajoso.

Por isso, um escritório de assessoria contábil, por exemplo, ao entender esses pontos e gerar esse tráfego orgânico de forma natural, seu e-commerce só tende a crescer demonstrando a força e o poder desse recurso.

Construção de relacionamento

Por não ter uma série de rebuscamentos e anúncios que atraem os clientes, essa relação entre empresa e seus consumidores acontece de uma forma natural, despertando essa confiança e uma troca positiva para ambos através desse processo.

Com isso, ao acompanhar as vantagens do tráfego orgânico se tem ainda mais motivos para realizar a sua implantação, vendo na prática o quanto esse recurso é determinante ao se tratar do crescimento e propagação do seu e-commerce.

Dessa forma, para finalizar, o texto nos direciona justamente ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando algumas dicas para melhorar o tráfego orgânico em seu e-commerce e se ver diante desse cenário de evolução e crescimento.

Dicas para melhorar o tráfego orgânico em seu e-commerce

Ficou claro e evidente que utilizar o tráfego orgânico é uma das principais formas de se diferenciar dos demais e ter um destaque diante do universo digital.

Pensando nisso, destacamos algumas dicas para melhorar o tráfego orgânico do seu e-commerce, gerando ações e estratégias mais assertivas a cada momento. Acompanhe!

1 - Crie conteúdos relevantes

Os conteúdos são um dos principais responsáveis pelo sucesso através do tráfego orgânico, com isso é primordial que sempre tenha esse padrão de qualidade, além de utilizar palavras-chave que vão fazer o conteúdo chegar até o público desejado.

Além disso, é importantíssimo realizar essa mescla entre os principais acontecimentos e o mercado em que seu e-commerce atua, assim gerando esse destaque e de uma forma natural atrair e despertar a atenção do público.

Outras ações importantes que devem ser preservadas, são gerar através de cada conteúdo esse incentivo, fazendo com que de uma forma sutil o seu público participe e se veja dentro da sua empresa.

2 - Otimize a sua plataforma

Realizar esse aperfeiçoamento através do seu e-commerce tende a gerar o máximo da capacidade do seu site, conseguindo atrair e manter o público sempre ativo através de cada momento.

Por exemplo, um fabricante de túnel de encolhimento ao buscar essa otimização, é importante que se utilize de títulos eficientes, além das metas através das publicações e o uso de links externos de forma cuidadosa e precisa.

Assim, ao reunir essas ações e também manter a plataforma sempre atualizada e com um monitoramento constante, cada vez mais se caminha rumo a uma aproximação e atração do público.

3 - Gere links externos

Associar seus conteúdos a páginas relevantes e que são referências no mercado, tende a gerar uma confiança com o público e fazer com que seus conteúdos se propaguem com mais facilidade e impacto diante do universo digital.

Por isso, utilizar dessas trocas, tende a gerar essa credibilidade, impactando até mesmo um fornecedor de estrutura metálica, fazendo com que cada vez mais os holofotes se voltem a seu e-commerce e a cada ação realizada.

4 - Tenha um e-commerce responsivo

Ter um e-commerce responsivo está totalmente associado a estar pronto para um momento de destaque, gerando esse ambiente agradável e principalmente fazendo com que o público sinta a vontade de estar diante do seu site.

Por exemplo, no site da sua empresa de paisagismo para empresa ao de fato oferecer todas as funcionalidades e sempre destacar elementos positivos, seu site tende a estar no caminho certo rumo a um amadurecimento e um destaque no meio digital.

Assim, se caminha de uma forma assertiva a cada momento, tendo essa responsabilidade e sempre despertando esses elementos únicos em seu e-commerce.

Por isso, ao ter essas dicas e informações à disposição, agora você está pronto para gerar esse cenário de extrema evolução em seu e-commerce, conseguindo de fato construir através de cada elemento um site completo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.