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Dicas para ter uma página de contato mais eficiente

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Publicado em 27/01/2022

A página de contato é um dos elementos mais importantes na estrutura de seu site, uma vez que é o local onde seus consumidores procurarão os dados para se comunicar com você. Por isso, criar uma página de qualidade para sua assessoria contábil, por exemplo, pode ser muito importante.

Este está entre os recursos que na maioria dos casos são deixados de lado, mas eles podem converter muitos consumidores e transformar seus visitantes em clientes a longo prazo, principalmente se for utilizada corretamente.

Entenda o que é uma página de contato

Uma página de contato funciona como um cartão de visitas. Ela deve ser focada em informações úteis para qualquer um entrar em contato direto com você ou com sua empresa. Trata-se de um dos primeiros pontos de seu site que será visitado por clientes.

Dicas para ter uma página de contato mais eficiente: profissional analisando dados.

Por conta disso, alguns outros elementos comuns em sites e blogs acabam sendo incluídos dentro da página de contato. É o caso de páginas institucionais que contam um pouco da história da empresa de credito empresarial, por exemplo, seus objetivos e metas.

Esse tipo de informação é interessante por dar um panorama geral sobre a empresa, o que pode tirar dúvidas imediatas de pessoas que entraram na página de contato para justamente conhecer mais sobre a empresa.

Além disso, as páginas de ajuda podem ser encaixadas dentro do contato. Páginas de ajuda normalmente apresentam as principais dúvidas com relação à companhia, ou a produtos e serviços específicos.

Com as principais respostas disponíveis, o consumidor pode ter seu questionamento sanado automaticamente, sem a necessidade de entrar em contato para tirar uma dúvida em particular.

Em alguns casos, é possível colocar também uma área para o envio de currículos. As empresas estão constantemente procurando talentos, e encontrar ferramentas que auxiliem este trabalho de recrutamento é muito importante.

Deixar as oportunidades disponíveis na área de contato permite que profissionais interessados enviem suas qualificações diretamente para os canais de contato disponíveis, otimizando ainda mais o uso desse tipo de página.

Cada companhia tem seus próprios detalhes e preferências quanto a esse tipo de página, mas um elemento comum é a atratividade. É importante ter em mente que a maioria das páginas de contato são as mais requisitadas por consumidores.

Por isso, é um excelente canal para conseguir alguma proposta de valor, como um formulário para geração de leads ou outras ferramentas que auxiliem o processo de vendas da empresa de consultoria melhoria de processos como um todo.

Sua marca deve estar presente a todo momento. É importante que a página de contato tenha relação com sua identidade visual, para assim criar uma aproximação com o consumidor, fazendo-o se acostumar com seus recursos visuais.

Essa ferramenta é necessária para qualquer companhia, independentemente do nicho de atuação em que está inserida. Ter uma página de contato vai além de simplesmente oferecer meios de comunicação, trata-se de um sinal de respeito e confiança com o público.

Isso porque a qualquer momento que o consumidor desejar, ele pode entrar em contato por uma série de canais que você colocou à disposição. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis em consumir material de sites com esse tipo de plataforma.

Ademais, o mercado digital evoluiu muito nos últimos anos, principalmente em questões de segurança. Ainda assim, existem clientes de uma empresa de topografia, por exemplo, que preferem um contato mais tradicional, como o telefônico.

Uma empresa que quer se destacar no mercado precisa ter em mente que a confiança de seus consumidores é um dos pilares desse tipo de trabalho. Seja transparente e garanta qualidade em seu atendimento para aumentar suas oportunidades de negócio.

Criando uma boa página de contato

Uma página de contato de qualidade possui alguns elementos-chave, que serão fundamentais para uma estrutura adequada de atendimento. Colocar estes itens em sua página é uma questão básica, e qualquer empresa pode se beneficiar com esse recurso.

Aproveitar estes recursos tornará sua página de contato muito mais completa e efetiva, com informações importantes para os consumidores de serviços de TI para empresas identificarem suas necessidades e conseguirem se comunicar adequadamente com você.

Identificação da empresa

Esta é uma etapa básica, mas é importante frisar. É preciso que fique muito claro de que esta página de contato pertence a sua companhia.

Por isso, deixe a identificação bem clara, com todas as informações relevantes desde o nome completo até o logo e outros itens de identidade visual. Estes elementos ajudarão o consumidor a se lembrar de sua marca posteriormente.

Dicas para ter uma página de contato mais eficiente: pessoa informando dados em um site.

Endereços também são muito importantes para empresas que possuem locais físicos para atendimento. Caso você possua apenas um endereço, é interessante colocá-lo completo, com referências e outros elementos.

Isso acaba sendo um pouco mais difícil para empresas com vários endereços, mas é possível criar uma listagem e ferramentas de segmentação para que o consumidor consiga encontrar exatamente o que precisa dentro de suas possibilidades.

Lembre-se de destacar o endereço da sede da empresa de serviços de contabilidade em geral - ou qualquer outra -, bem como identificar de que unidade cada endereço adicionado está lidando para evitar qualquer tipo de confusão.

Uso de mapas

Um dos maiores benefícios da atualidade é a possibilidade de usar a geolocalização como referência em sites e aplicativos. O serviço de GPS (Global Positioning System) se popularizou muito com o avanço dos smartphones.

Por isso, é interessante colocar um mapa interativo em sua página de contato, possibilitando que com um simples clique o usuário consiga configurar seu GPS e possa identificar distância e rotas para chegar até seu estabelecimento.

Esse tipo de recurso é relativamente simples de se aplicar em sua página, mas pode render muitas conversões, uma vez que as pessoas buscam atualmente o máximo de facilidade possível para suas experiências de compra como um todo.

Informações de contato

O objetivo final de uma página de contato é ser um cartão de visitas, e como tal deve ter o máximo de canais de comunicação possíveis que a empresa de software gestão de ativos de TI, por exemplo, utiliza, tais como:

  • Número de telefone;
  • E-mail;
  • Mensagens instantâneas;
  • Links para redes sociais.

Além de tudo isso, é interessante aplicar um formulário de contato nessa página. Com esse formulário, o consumidor pode enviar uma mensagem diretamente da página e obter a resposta depois de um curto período de tempo.

Esse formulário é muito interessante por fazer parte do processo de marketing digital. Isso porque quando o consumidor oferece seus dados de contato, ele se torna um lead, passando para o próximo estágio dentro do potencial de comunicação disponível para ele.

Quanto mais você consegue se engajar com o consumidor, melhor. Lembrando que é importante estar presente em diversos canais e saber se comunicar em cada um deles. Por conta disso, muitas empresas estão optando pelo conceito de omnichannel.

Trata-se de um modelo de comunicação integrado, onde o atendimento pode passar por vários canais e continuar o mesmo. Isso significa que um cliente pode iniciar um atendimento online, passar para o telefone e terminar nas redes sociais sem perder o fio de sua necessidade.

Para conseguir aplicar esse tipo de ferramenta, muitas empresas estão aproveitando os avanços tecnológicos, principalmente com relação a inteligências artificiais, para criar sistemas complexos de atendimento, que registram as interações com cada consumidor.

Por isso, deixar disponível todos os seus contatos é muito importante para dar mais liberdade de escolha ao consumidor dentro da sua empresa de serviços de tradução técnica ou de qualquer outro ramo.

Links relevantes

Além de todas as informações referentes ao contato que você pode adicionar nesta página, é importante pensar em outras perguntas comuns que podem vir à mente de seus consumidores, criando um ambiente adequado para auxiliá-los.

A utilização de links é muito importante para ajudar a direcionar seus consumidores para o lugar certo, com destaques para páginas de ajuda, pesquisas comuns e até mesmo páginas com vagas de emprego dentro da companhia.

Esse tipo de atividade, além de tornar mais fácil entender sua página e como você pode trabalhar com seu site como um todo, ajuda a aumentar sua autoridade junto aos motores de busca.

Isso porque quanto mais tempo um usuário passar navegando em seu site, menor será a taxa de rejeição que ele possui, o que acaba colocando-o em um patamar melhor junto aos sites de pesquisa em geral.

Considerações finais

Criar uma página de contato é um ponto muito importante para você ser mais comunicativo com seus consumidores, ampliando o espaço de diálogo e apresentando um material de qualidade em seu site.

É importante que essa página seja simples e direta, deixando conteúdos mais extensos para outros locais de sua estrutura. O atendimento deve ser claro e auxiliar o consumidor em uma série de outros elementos.

Assim, você garante uma abertura maior para dialogar com os consumidores, em um ambiente onde o foco é a transparência e a segurança de quem deseja se tornar um cliente de sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.