HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Diferença entre branding e marketing

Home  >   Blog  >   Diferença entre branding e marketing
Publicado em 06/05/2022

Ao construir um negócio, existem tantos aplicativos e recursos que às vezes pode ser difícil entender corretamente o que é o branding e marketing, tendo diversos métodos e dúvidas nessa implantação e em como esses recursos estão sendo utilizados em sua empresa.

Com isso, buscar entender esses conceitos e aplicá-los de forma correta e com uma eficácia em suas estratégias são movimentos mais que necessários e que fazem a diferença no dia a dia e no andamento da empresa.

Essa eficácia é algo fundamental desde uma empresa terceirizada de limpeza de escritório até as mais diversas que compõem o mercado, atribuindo essas características e buscando esses conceitos para a rotina da sua empresa.

Na verdade, marketing e branding são dois conceitos muito diferentes, mas devem trabalhar juntos para que você possa levar seu negócio para o próximo nível.

Diferença entre branding e marketing: cenário com os dizeres Branding.

Quando essas ferramentas são trabalhadas em conjunto, as empresas conseguem se favorecer em diversos sentidos, se beneficiando e destacando características únicas e que proporcionam um destaque diante de um mercado de ampla concorrência.

Para entender a diferença entre marketing e branding, primeiro é necessário entender a definição de cada um.

Por isso, acompanhe a seguir o conceito de cada um desses recursos, entendendo tudo sobre essas ferramentas e o quanto sua utilização pode ser extremamente fundamental e mudar o nível da sua empresa.

O que é o marketing?

Marketing é um conjunto de estratégias, ferramentas e processos que as empresas usam para criar valor e construir relacionamentos com os clientes para capturar seu valor.

Em seu conceito o marketing traz justamente essa significância e esses valores através da sua utilização e dos recursos disponibilizados, sendo um dos fatores primordiais nas estratégias e no dia a dia da empresa.

Esse recurso tem sido importantíssimo e tem ganhado cada vez mais proporção através da sua utilização e das facilitações com que essa ferramenta proporciona, sendo um elemento essencial, por exemplo, em uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho, entre outras.

Por isso o seu entendimento e aplicação é algo necessário e um dos fatores fundamentais para o andamento e funcionamento da empresa, sendo responsável por grande parte das estratégias e por essa aproximação com o público.

O que é o branding?

Branding é uma série de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo é evocar sentimentos e criar conexões conscientes e inconscientes, o que é crucial para que os clientes escolham sua marca quando decidem comprar um produto.

O branding é responsável por essa autenticidade e por promover esse conhecimento e diferenciação no mercado, conseguindo impactar e demonstrar o valor da empresa diante do seu público.

Com isso demonstrando o valor e a importância desde uma fabrica de tinta para plastico até uma empresa de brindes corporativos, alinhando as ações e os passos de diversas empresas no mercado.

Através do branding as empresas despertam sensações únicas em seu público, proporcionando esse fator determinante e essa marca extremamente positiva diante de um mercado de ampla concorrência.

Dessa forma, se atentar aos recursos disponibilizados e na importância do branding para a sua empresa é algo essencial, conseguindo justamente estimular essas sensações e ter essa conexão com o seu público.

Assim, ao estar por dentro do conceito do marketing e do branding e o quanto esses recursos são fundamentais e cada vez mais essenciais, acompanhe a seguir as diferenças entre elas.

Diferenças entre o branding e o marketing

O foco de ambas as ferramentas é extremamente diferente. Enquanto o marketing promove os produtos e serviços, construindo campanhas e um cenário positivo através desses passos, o branding é usado constantemente para moldar e deixar a marca o mais preparada possível diante do mercado.

Diferença entre branding e marketing: homem segurando um cartaz com ar de supresa.

Por mais que ambas tenham diversas diferenças entre si, é importantíssimo que se tenha uma estratégia na aplicação e no uso dessas ferramentas, conseguindo reter o máximo de eficácia e extrair as vantagens em sua empresa.

Por exemplo, uma assessoria contábil para abertura de empresa, ao entender essa aplicação e a importância desse uso e monitoramento frequente das ferramentas, consegue reter benefícios através de cada ação utilizada. Algumas delas são:

  • Atenção;
  • Vantagens;
  • Estratégias;
  • Utilização.

Dessa forma, acompanhe algumas das principais diferenças entre o branding e o marketing.

Atenção

Enquanto o marketing chama a atenção dos clientes em suas ações e no seu uso estratégico em sua empresa, o branding mantém essa atenção e cria possibilidades e cenários através dessa atenção conquistada.

Vantagens

O marketing é capaz de gerar vendas e possibilitar recursos inimagináveis com uma eficácia em sua aplicação, já o branding gera reconhecimento e reputação no mercado, conseguindo de fato essa confiança do público.

Estratégias

Enquanto no marketing as estratégias costumam passar com frequência e novas possibilidades são criadas todos os dias, no branding a importância é cada vez mais agregar valor à marca.

Utilização

O uso no marketing é para promover os produtos e serviços da empresa, conseguindo de fato propagar os serviços disponibilizados, enquanto no branding se tem uma espécie de molde em torno da imagem e do andamento da marca.

Assim, por exemplo, ao utilizar o marketing em um serviço de portaria de condomínio, a propagação desse serviço se torna algo constante no mercado; já no branding, a preocupação é com a imagem e com o conhecimento do meio sobre esse serviço prestado.

Ao realmente entender e acompanhar essas diferenças e o quanto essas ferramentas se completam entre si, veja a seguir a importância dessas duas áreas diante do mercado.

Importância do branding e do marketing

Entender a importância de ambas as ferramentas é um ponto chave diante da sua utilização e da sua aplicação diariamente, tendo essa consciência sobre as possibilidades e sobre o uso em suas estratégias.

Ao levar em consideração a importância e a eficiência de ambos, a sua implantação e o seu conhecimento se tornam um dos recursos extremamente favoráveis para a empresa, sendo algo positivo desde um distribuidor de fingerboard em suas vendas até uma loja de roupas esportivas em seu impacto no mercado.

Acompanhe a importância de ambas as ferramentas e a sua utilização no dia a dia.

Branding

Dentre a importância e os aspectos que devem ser levados em consideração no branding, é justamente essa personalidade, valorização e impacto único diante do mercado.

Essa relação e conexão estabelecida com o seu consumidor faz com que sua marca se torne única no mercado, ganhando a confiança e fidelizando esse cliente da melhor forma possível para ambos os lados.

Por isso, esse diferencial competitivo garante com que sua marca tenha uma identidade única e estabeleça de forma constante na mente e no dia a dia dos seus consumidores.

Marketing

O marketing é o grande responsável pelo relacionamento e por atrair os seus clientes, demonstrando a sua importância justamente nesses fatores, garantindo mais lucratividade e um cenário vantajoso para as empresas.

O marketing se aplica como um fator determinante diante do seu público, criando essa conexão e possibilitando a identificação e consumo de forma única e de uma forma natural e prática.

Com isso, despertando em seu público constantemente esse desejo e cada vez mais contato, inserindo de fato o cliente em seu negócio e proporcionando benefícios únicos através dessa troca de experiências.

Assim, proporcionando cenários como o cliente comprar esquadrias de alumínio, através justamente dessa boa estratégia de marketing e uma campanha que atrai esse cliente para o seu negócio.

Por fim, acompanhe como trabalhar essas duas ferramentas em conjunto, conseguindo extrair o melhor através dessa junção e fazendo com que a empresa alcance níveis cada vez maiores.

Como trabalhar com o branding e o marketing em conjunto?

O marketing aumenta as vendas, mas o branding constrói a fidelidade do cliente a longo prazo, sendo assim ferramentas que necessitam uma da outra e, quando trabalhado juntas, fazem a diferença e impactam o mercado.

Quando o entendimento da estratégia de negócios se limita às táticas de marketing aleatórias, não se tem uma conexão e troca entre elas, o que é ruim porque você deve ao seu público uma imagem coesa, uma identidade que fará você se destacar no mercado.

Então, resumindo, o branding é essencial para você ser lembrado, se destacar da concorrência, se conectar com seu público e o fidelizar. O marketing, por outro lado, é a sua ferramenta para fazer exatamente tudo.

Saber lidar com ambas as dimensões é muito importante, garantindo vantagens desde uma fabrica de placas de sinalização de trânsito aos meios e ramos mais diversos.

Esta não é uma tarefa fácil. No entanto, quando essas ferramentas são utilizadas em conjunto, os resultados e possibilidades se tornam benéficos, únicos e melhoram todo o andamento e o impacto da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.