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Entenda sobre o marketing digital para afiliados

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Publicado em 19/11/2019

O marketing digital proporciona diversas facilidades para que uma empresa possa alcançar cada vez mais clientes por meio da internet.

O marketing de afiliados é um exemplo disso, já que ele possibilita ampliar a divulgação de um determinado material para um número cada vez maior de pessoas, de modo a beneficiar o produtor do conteúdo e o afiliado.

Para entender melhor o conceito, é preciso conhecer a estrutura desse formato.

O afiliado é o responsável por promover um conteúdo criado por uma empresa, fazendo com que ele seja visto por um grande número de pessoas e, assim, ganhar uma comissão por cada venda que ele conseguir realizar.

Ou seja, o afiliado vai divulgar um determinado conteúdo na internet, seja por meio das redes sociais, blogs ou outros canais de comunicação. Para isso, ele vai receber uma remuneração de acordo com o resultado alcançado.

Entenda sobre o marketing digital para afiliados: mulher acessando notebook.

Sendo assim, o marketing para afiliados é uma estratégia interessante para que mais pessoas possam trabalhar em parceria e serem beneficiadas por isso.

A estrutura do marketing de afiliados

É possível dizer que o marketing de afiliados possui três estruturas principais: o produtor, o afiliado e os clientes.

O produtor é o responsável por criar um determinado conteúdo, tal como um curso online sobre polimento de mármores e granitos.

Assim, com o material já pronto para ser adquirido, ele entra em contato com pessoas interessadas em divulgar o seu curso.

Com isso, os afiliados conhecem melhor o produto que será divulgado por eles, de modo a apresentá-lo para o seu público, mostrando a qualidade e a importância daquele conteúdo.

Os clientes, interessados no produto que está sendo oferecido realizam a compra para ter acesso àquele item.

Essa rede de pessoas constitui o que chamamos de marketing de afiliados, que vem ganhando grande importância no cenário econômico, sendo resultado de uma parceria bem-feita.

Há ainda outros formatos de marketing de afiliados, que serão abordados adiante.

Quais os benefícios do marketing de afiliados?

Os benefícios do marketing para afiliados podem ser colhidos pelos produtores, afiliados e clientes.

Entenda sobre o marketing digital para afiliados: garota jovem acessando notebook.

Isso porque o sistema interno desse tipo de marketing é capaz de fornecer vantagens para todos os envolvidos, gerando um maior número de vendas e ofertando ao cliente um produto de qualidade.

Vantagens para o produtor

O produtor é o primeiro responsável por fazer com que o marketing de afiliados seja capaz de render bons resultados.

Isso porque ele deve elaborar ou fornecer um bom produto, para que tanto os seus lucros quanto a venda do item sejam financeiramente vantajosos para ambas as partes.

Uma empresa de instalação de sprinklers que deseja investir na divulgação dos seus produtos para sistemas de incêndio pode encontrar um bom parceiro para que alcance um grande número de compradores.

Ou mesmo, se ela desejar conquistar um maior espaço na internet, se fazendo mais conhecida no mundo virtual, essa pode ser uma forma bastante para alcançar o seu objetivo.

Por isso, essa estratégia se torna uma grande vantagem para o produtor, que certamente não alcançaria o mesmo número de pessoas sem o auxílio de um parceiro de vendas.

Vantagens para o afiliado

O afiliado toma para si a responsabilidade por divulgar o material de um produtor e colher resultados financeiros por isso.

Essa é a principal vantagem de um afiliado, que utilizará algumas ferramentas de marketing digital para alcançar um bom número de vendas, tornando o seu trabalho melhor remunerado.

Como um afiliado não precisa criar o objeto da venda, esse formato se tornou uma forma muito interessante de ganhar dinheiro com um serviço de divulgação online.

Por isso, ele precisa desenvolver boas estratégias para alcançar um grande número de compradores e alcançar um resultado satisfatório para si e para o produtor.

Vantagens para o cliente

O cliente também precisa ser beneficiado com o que está adquirindo, pois isso pode ser determinante para que ele indique o mesmo produto para outra pessoa e também para que se torne um consumidor fiel.

Então, se o afiliado promove a venda de um gerador a diesel pequeno e o cliente aprova o produto, assim como o processo de compra e a entrega, recebendo o item de acordo com o que ele esperava, ele pode ser responsável por trazer mais indicados para novas compras.

Com isso, o marketing de afiliados torna-se uma rede benéfica para todos, desde a geração de lucros até o oferecimento de produtos de qualidade.

Marketing de afiliados e os tipos de divulgação

Apesar de o formato de vendas ser o mais conhecido dentro do marketing de afiliados, existem quatro tipos principais de divulgação, que são:

  • Custo por clique (CPC);
  • Custo por mil impressões (CPM);
  • Custo por ação (CPA);
  • Custo por venda (CPV).

O CPC é uma das modalidades mais simples do marketing de afiliados, pois a estratégia envolvida é a de bons anúncios que levem os clientes até o site/blog de uma empresa. Isso possibilita que eles conheçam os seus serviços.

O CPM é um formato indicado para afiliados que possuem uma grande quantidade de leitores em seu blog, por exemplo, e que são remunerados a cada ciclo de mil visitantes que clicam no link divulgado.

O CPA envolve uma ação por parte do cliente. Nesse caso, quando o visitante entra no site do produtor pelo link disponibilizado pelo afiliado, ele deve realizar algum tipo de atividade na página, tal como preencher um cadastro, postar um comentário ou finalizar uma compra.

O CPC, como mencionado, é um dos formatos mais conhecidos, em que a remuneração do afiliado é feita após a conclusão de uma venda.

Apesar de ser o mais conhecido, certamente é o que exige mais empenho, já que é necessário que o cliente se sinta atraído por aquele produto o suficiente para realizar a compra.

Nesse caso, se o afiliado posta em seu blog um artigo falando sobre diferentes itens de iluminação para piscina de alvenaria e leva o cliente ao site do produtor para efetuar a compra, o afiliado receberá uma comissão por causa dessa aquisição.

Como o marketing de afiliados pode ser realizado por uma parceria, independentemente do segmento de atuação da empresa, o formato indicado é aquele que mais beneficia ambos os lados.

Isso vai depender da estratégia interna da empresa produtora, que pode querer aumentar as suas vendas, ou promover o seu negócio, ou ainda captar um grande número de leads para futuras ações de marketing.

Por isso, é preciso estabelecer qual o melhor formato de divulgação para que o marketing de afiliados possa ser realizado de maneira adequada para o negócio.

Como um afiliado pode oferecer os produtos/serviços?

Para promover os produtos, um afiliado pode utilizar os mais diferentes tipos de ferramentas do marketing digital.

Entre eles, podemos elencar:

  • Redes sociais;
  • Blog;
  • WhatsApp;
  • E-mail marketing.

Um afiliado pode utilizar os seus perfis nas redes sociais para promover a venda de um produto, tal como um e-book sobre manutenção de piscinas residenciais para os seus amigos e seguidores.

Para isso, ele pode apostar em uma breve apresentação e disponibilizar um link específico para que a compra seja identificada pelo produtor, como sendo por meio da indicação do seu afiliado.

Desse modo, é possível rastrear a origem da venda para que o afiliado receba a sua comissão pela indicação realizada.

Em um blog pessoal, o mesmo procedimento pode ser feito. O afiliado pode desenvolver um banner promocional sobre os serviços de demolição silenciosa oferecida pelo seu produtor e levar os clientes para conhecer a empresa por meio do seu link personalizado.

Quando o afiliado possui um bom site ou blog em que realiza postagens relevantes para o seu público, ele pode ser responsável por promover uma boa quantidade de vendas, pois os seus leitores levam em consideração as indicações realizadas por ele.

O WhatsApp também é uma ferramenta eficiente dentro do marketing para afiliados. Ele permite que você envie um link para seus contatos de maneira simples e rápida.

Por esse endereço virtual, você pode garantir que um determinado cliente entre no site do seu parceiro produtor e conheça um curso online sobre os processos envolvidos na terraplanagem de terreno, oferecendo um desconto especial para compra naquele dia. Além disso, um afiliado ainda pode apostar no uso do e-mail marketing como estratégia para promover o produto que ele está divulgando.

Assim, é possível criar listas de leads de acordo com o interesse dos seus contatos, para que a estratégia ofereça mais resultados.

Isso porque, oferecer um link com uma promoção especial de brita para construção vai atrair muito mais a atenção dos profissionais da área ou de pessoas que estejam realizando uma reforma em sua residência do que os seus contatos voltados outros segmentos.

Utilizando essas ferramentas de marketing digital, o afiliado pode conseguir um bom número de vendas, trazendo bons resultados por um trabalho bem-feito, além de ser responsável por potencializar o efeito desejado pela empresa produtora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.