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Como definir uma estratégia de divulgação de conteúdos?

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Publicado em 28/06/2021

A estratégia de divulgação de conteúdos é muito importante, principalmente, porque é por meio dela que seus materiais de valor vão chegar até o público-alvo correto, definido pela organização.

Ademais, o marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais importantes, mas ele não se limita apenas à criação de materiais para os canais da web, como blogs, sites e redes sociais.

É importante saber como os conteúdos serão distribuídos, visto que é dessa forma que uma marca aumenta sua audiência. Também é importante mensurar os resultados dessa estratégia, para assim ter certeza de que está atingindo os resultados esperados.

Como definir uma estratégia de divulgação de conteúdos: pessoa escrevendo um artigo para um blog.

Só que tudo isso também depende de um bom começo de estratégia, mas muita gente não sabe por onde começar. Isso é normal, principalmente se o negócio é pequeno e ainda não pode arcar com os custos de um bom profissional exclusivo para isso.

Mas com informação, é possível seguir um passo a passo simples e chegar ao que se pretende. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do marketing de conteúdo, quais são as principais estratégias e as métricas que devem ser apuradas.

Então, se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia este artigo até o final e saia preparado para fazer um bom trabalho.

A importância do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se tornou uma das estratégias mais importantes do marketing digital, uma vez que estamos inseridos na era da informação, depois que a internet se tornou o principal meio de comunicação.

O consumidor moderno está ávido por informações, portanto, criar materiais ricos e relevantes, voltados aos assuntos de interesse do seu público-alvo, é uma maneira de melhorar o relacionamento com os clientes.

Então, se, por exemplo, uma pessoa tem dúvidas sobre soluções administração condominial, dpoderá esclarecê-las rapidamente com os materiais que encontrar de empresas do setor.

Além disso, o consumidor moderno gosta de receber atenção e de sentir que é exclusivo para uma marca. Um conteúdo feito especialmente para responder às suas necessidades causa essa sensação.

Também é uma forma de estar presente na vida das pessoas, muito além das vendas. Por exemplo, um escritório de arquitetura pode ter um blog que dá dicas de cuidados com a casa.

Apesar de não estar falando sobre seus projetos, ele está dando dicas para quem está montando a casa e ainda tem dúvidas sobre como cuidar dela. A organização se torna parte importante do dia a dia das pessoas e mostra que se preocupa com elas.

O ranqueamento no Google também é beneficiado, visto que quanto mais materiais relevantes um escritório de abertura de empresa contabilidade publicar, mais terá destaque nas páginas de resultados do Google.

Fazer conteúdos de baixa qualidade ou simplesmente não fazer, prejudica a visibilidade do negócio na web, além de abrir espaço para a concorrência.

Ademais, o leitor do blog de uma companhia acaba se tornando um defensor da marca. Se o vídeo ou texto, ou até mesmo um áudio for de boa qualidade, ele será compartilhado pelas pessoas, aumentando seu alcance.

Mesmo que um usuário apenas compartilhe e não compre, ele fará com que outros conheçam a marca, o que dá a ela uma imagem de autoridade. Por fim, é possível aumentar as vendas, mesmo que elas não sejam o foco dessa estratégia de marketing.

Isso acontece porque quando uma empresa de consultoria ambiental oferece um material que aborda com riqueza de detalhes determinada pauta, mostra ser de confiança. E dentre os conteúdos mais recomendados, temos:

  • Manual de como usar o produto;
  • Dicas;
  • Informações técnicas;
  • Vídeos explicativos;
  • Depoimentos de outros clientes.

Ou seja, o planejamento dessa estratégia é importante para o sucesso dela. Então, no próximo tópico, vamos mostrar quais são as práticas mais importantes em marketing de conteúdo.

Estratégias de marketing de conteúdo que devem ser trabalhadas

Para fazer um bom trabalho com marketing de conteúdo, é essencial investir em algumas estratégias importantes. Entre elas, podemos citar as seguintes:

Planejamento

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro qual é o objetivo dos conteúdos e como é possível alcançá-lo. Estabeleça um cronograma das ações, quando serão executadas e se existem períodos sazonais, como datas especiais.

Para isso, crie um calendário de postagens e quem será responsável em cada tarefa. Você pode usar ferramentas de gestão de projetos nesse momento, que possam ser acessadas por pessoas diferentes.

Criação da persona

A persona é o perfil de cliente ideal que compraria, por exemplo, de uma empresa de topografia. Trata-se de um personagem com características específicas e uma história.

Dentre as características estão nome, idade, profissão, grau de escolaridade, necessidades, desejos, planos e assim por diante. Por meio dela, os conteúdos serão personalizados, fazendo com que alcancem as pessoas certas.

Criação de conteúdo

Aqui vamos começar a criar os materiais que sejam relevantes para o público, em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens, infográficos, e-books, áudios e assim por diante.

As postagens em blogs são ótimas para atrair novos consumidores para o funil de vendas, ademais, elas posicionam sua marca nos mecanismos de busca, como o Google.

Como definir uma estratégia de divulgação de conteúdos: homem tomando café e lendo artigos na Internet.

Mas para isso é necessário que sejam interessantes, relevantes e tenham um design atrativo. Empregue as palavras-chave adequadas e faça uma boa revisão ortográfica, além de jamais copiar outros materiais da internet.

Os materiais enviados por e-mail também são ótimas formas de promovê-los e estabelecer um bom relacionamento com os clientes. Deixe a mensagem com tom pessoal, chame o destinatário pelo nome e evite práticas negativas, como compra de listas de e-mails.

Não se esqueça de trabalhar com conteúdos em vídeo, pois eles chamam a atenção das pessoas e geram muito mais engajamento. Inclusive, esse tipo de conteúdo precisa ser dinâmico, de boa qualidade e ter uma boa produção.

Distribuição de conteúdos

Assim como produz, uma empresa de terceirização de limpeza precisa distribuir seus conteúdos, de modo a alcançar seu público-alvo.

Veja quais são os canais e ferramentas que serão usados, mas, para isso, é necessário ter a persona bem definida, visto que é dessa forma que a marca vai estar onde o cliente ideal busca informações.

Considere os tipos de conteúdos produzidos e a sua disponibilidade para manter todos os canais atualizados. Escolha os que engajam a sua audiência e mantenha-os sempre em dia.

Mensurar os resultados

Por fim, é importante avaliar os resultados para saber se as estratégias adotadas e os conteúdos criados estão dando resultados.

É com base nas respostas obtidas com esse trabalho que uma empresa de impermeabilização, por exemplo, sabe o que funciona ou não. E vamos mostrar quais são as principais métricas a seguir.

Métricas que devem ser apuradas

Pois bem, algumas métricas são imprescindíveis quando o assunto é mensuração de resultados. Pensando nisso, separamos aquelas mais importantes e necessárias, então, dentre as mais importantes estão:

Tráfego do site

Veja como está o número de acesso do blog ou site, principalmente os links que são publicados junto com os conteúdos das redes sociais. Quanto mais pessoas acessam o site de uma marca, mais relevante ela está se tornando para seu público-alvo.

Geração de leads

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é gerar leads, visto que são pessoas que estão mais próximas de realizarem uma compra e serem convertidas em clientes.

Para gerar leads, colete informações em troca de uma recompensa, como um e-book, por exemplo. Se você está recebendo uma boa dose de cadastros, isso significa que seus conteúdos estão tendo um bom desempenho.

Interações sociais

Ademais, uma empresa de automação residencial pode saber como está o engajamento do público nas redes sociais. Então, dentre os aspectos que precisam ser analisados estão as curtidas, comentários e compartilhamentos.

Por meio dessas ações realizadas pelo público de seguidores, é possível ter um parâmetro em relação à relevância e à qualidade do que é publicado nessas plataformas.

Networking digital

Outra boa estratégia é se envolver com parceiros e conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo. Uma das estratégias mais usadas nesse sentido é escrever como convidado em canais de outras empresas e fazer ações em conjunto com elas.

Dessa forma, uma organização especializada em montagem de painel consegue divulgar o seu trabalho para outros públicos, fortalecer sua imagem na internet e melhorar seu posicionamento no Google.

Conclusão

Produzir e saber trabalhar bem os conteúdos de valor é o melhor caminho para quem deseja construir uma imagem forte no mercado.

O consumidor moderno precisa conhecer mais sobre as soluções e confiar nas empresas antes de fechar negócio com elas. Uma das melhores formas de fazer isso é investindo em materiais ricos para diversos canais.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e quais são as principais estratégias do marketing de conteúdo, uma das práticas mais importantes do marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.