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Estratégias de marketing de conteúdo

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Publicado em 27/10/2020

Se você está querendo saber como criar estratégias de marketing de conteúdo para sua empresa, estamos aqui para ajudar.

Este artigo te mostrará etapas simples para desenvolver e executar estratégias de marketing de conteúdo que o ajudarão a expandir seu negócio sem perder tempo e dinheiro.

Defina sua missão

Um bom ponto de partida para seu plano de conteúdo é estabelecer uma missão de marketing de conteúdo.

Esta é uma breve declaração que torna mais fácil se concentrar no que é importante - e no que não é - na criação de seu conteúdo, para que sua estratégia de marketing permaneça no caminho certo.

Estratégias de marketing de conteúdo: fluxo de processos.

Uma missão do seu marketing de conteúdo deve conter:

  • Seu público-alvo;
  • O conteúdo que você usará para alcançá-lo;
  • O benefício que ele obterá com o que você tem a oferecer.

Depois de conhecer sua missão, é hora de passar para a próxima etapa.

Estabeleça seus KPIs

Os KPIs (do inglês Key Performance Indicator ou, em tradução livre, “indicador de desempenho”) o ajudarão a saber quando você atingiu seus objetivos, fornecendo metas que você pode ir conferindo.

Por exemplo, se o foco de uma empresa de produtos para a saúde e bem-estar for gerar mais tráfego para o seu conteúdo que explica como o lota higienizador nasal pode trazer benefícios para quem tem problemas respiratórios, então criar um indicador de desempenho para acompanhar o posicionamento da página no Google será muito valioso.

Os KPIs incluirão o que você planeja alcançar em termos de receita, vendas, tráfego, SEO e diferentes aspectos do marketing digital, como e-mail marketing e métricas de mídia social. Normalmente, os KPI terão números específicos anexados a eles. Por exemplo, você pode querer:

  • Atingir uma determinada meta de receita no mês, trimestre ou ano;
  • Obter mais inscrições para o seu ímã de leads como um sinal de que você está conseguindo mais leads de alta qualidade;
  • Obter um certo número de novos assinantes de e-mail;
  • Ver um aumento no tráfego do site e no envolvimento com seu conteúdo;
  • Melhorar a classificação de pesquisa de algumas de suas páginas principais para ajudar a impulsionar o tráfego;
  • Obter um certo número de menções, compartilhamentos e comentários no seu conteúdo principal;
  • Ser convidado a participar de alguns eventos importantes do setor.

Crie o conteúdo

Como você viu, há muito trabalho de preparação em suas estratégias de marketing de conteúdo antes de você realmente criar um conteúdo. Mas agora é hora de fazer exatamente isso.

Estratégias de marketing de conteúdo: jornalista criando conteúdo com imagem de uma coroa.

Com a pesquisa que já foi feita, você terá uma ideia de que tipo de postagem de blog criar. Agora é hora de criar uma agenda de conteúdo e começar a trabalhar nela.

No mercado de moda feminina, por exemplo, a concorrência é arrasadora, então uma loja online para poder vender blusas femininas sociais e ter um retorno positivo, precisa se diferenciar dos seus concorrentes, também neste caso, a criação de conteúdo voltado para o público-alvo da loja pode ser um grande diferencial.

Pesquise o seu conteúdo

Quando estiver pronto para escrever, você precisará descobrir:

  • O que já está lá fora;
  • Como seu novo conteúdo pode agregar valor para seu público.

Isso significa fazer uma pesquisa no Google, verificar o conteúdo principal sobre seu tópico e ver como você pode melhorá-lo.

Faça também uma pesquisa de palavras-chave para melhorar o seu SEO e, consequentemente, a sua classificação de pesquisa.

Divulgue e comercialize

A próxima parte importante de sua estratégia de conteúdo é a divulgação e o marketing. Isso é necessário porque você não obterá os resultados desejados a menos que trate essa etapa corretamente. Por exemplo, você provavelmente irá:

  • Definir uma programação para compartilhar seu conteúdo nas redes sociais;
  • Usar o email marketing para distribuir seu conteúdo aos assinantes;
  • Notificar quaisquer influenciadores mencionados em seu conteúdo para divulgar ainda mais.

Para um Pet Center que tenha como objetivo divulgar o seu hotel para cachorro no final do ano, é uma boa estratégia criar o conteúdo antecipadamente e seguir as etapas de divulgação mencionadas acima para ter um melhor resultado.

Meça seus resultados

Finalmente, é hora de avaliar o sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo. Para fazer isso, você retornará aos KPIs que definiu no início do plano de estratégia de conteúdo e verá o que mudou e se você está atingindo suas metas.

Estratégias de marketing de conteúdo: equipe discutindo novos projetos de conteúdo.

Para fazer isso, você pode:

  • Verificar o Google Analytics para ver o desempenho de seu conteúdo;
  • Avaliar a atividade de compartilhamento social por meio das ferramentas de análise das redes sociais;
  • Observar e analisar suas conversões para avaliar o sucesso de suas campanhas de marketing.

Depois de uma estratégia bem estruturada para divulgação de cursos de Yoga, através de conteúdo mostrando a importância do equilíbrio entre o corpo e a mente é chegado o momento de analisar os dados, para isso, ferramentas como SEMRush irão ajudá-lo a avaliar KPIs na classificação de pesquisa de seu conteúdo. E você será capaz de rastrear inscrições de e-mail por meio de análises em seu software de e-mail marketing.

Ao monitorar seu progresso, você poderá ajustar sua estratégia de marketing de conteúdo em intervalos regulares, para que esteja sempre atualizada.

Estratégias de marketing de conteúdo: torne seu conteúdo ainda mais bem-sucedido

É isso aí! Agora você sabe como criar estratégias de marketing de conteúdo de sucesso do início ao fim. Mas caso ainda te reste alguma dúvida, entre em contato com especialistas. Confira também nosso artigo sobre SEO para Instagram.