Assim, o SEO para Instagram ganha outros contornos com suas particularidades, como usar as hashtags certas, saber o momento de postar e ainda gerenciar os vários formatos de conteúdo. Vamos mostrar alguns fatores a serem levados em conta:
1. Palavra-chave
Aqui, as boas práticas de SEO para Instagram são semelhantes às tradicionais: definir palavras-chave que vão revelar seu conteúdo para o público que sua marca deseja alcançar. Elas devem aparecer em legendas de fotos, comentários de posts, stories, na descrição do perfil e, claro, nas hashtags.
Vamos supor que a sua empresa é especializada em aromaterapia e comercializa óleo essencial de lavanda,
quanto mais suas publicações utilizarem estas palavras-chave nos textos, mais chances elas terão de aparecer para quem busca por estes produtos. O que nos leva para o ponto seguinte.
2. Hashtag
Depois do # não vale tudo! Na verdade, até vale, mas para que as hashtags surtam efeito é preciso pesquisa: descubra as mais usadas no seu nicho e aquelas usadas pela concorrência. Você gostaria de ter seu perfil associado a imagens atualmente exibidas com essas hashtags?
Selecione aquelas que são relevantes para as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo e as utilize em suas postagens. Tudo isso ajuda não apenas na visibilidade da sua marca, como na qualificação dos seus seguidores.
Além disso, as hashtags precisam ser coerentes e usadas com equilíbrio: o recomendado é usar entre seis e dez. O importante é usá-las, pois são essenciais para promover a descoberta de um perfil. Durante uma pesquisa por hashtag será possível visualizar os posts mais populares ou mais recentes, como o story correspondente.
3. Localização
Assim como as hashtags, a localização também vai ajudar o usuário a encontrar seu perfil mais facilmente. Quando alguém clica na localização, suas fotos podem aparecer nas publicações mais recentes e assim sua marca vai ganhando espaço.
É por esse motivo que é tão essencial identificar o local em todos os posts e stories. Se o seu negócio tem um endereço físico, pode valer a pena criar sua própria localização profissional no Instagram.
4. Vídeos do IGTV
O IGTV, a TV do Instagram, vem ganhando cada vez mais popularidade e se você ainda não se arriscou por ela, está mais do que na hora de pensar em estratégias de vídeo nesse canal.
O mecanismo de busca evolui com o tempo e o Instagram vem fazendo constantes melhorias na forma como os vídeos são exibidos e como os usuários descobrem novos conteúdos, mas, independentemente das mudanças, os títulos e descrições dos vídeos serão sempre importantes para o algoritmo.
No caso de uma loja de blusas femininas da moda
é importante que esses termos também apareçam nas publicações para que o algoritmo faça a relação. Otimize tudo o que você posta.
5. Links
Adicione links para suas postagens no Instagram em seu site e outros canais de promoção, como e-mail marketing e outras páginas de redes sociais, por exemplo. Além de aumentarem a visibilidade do seu site ainda promovem suas postagens no Instagram em mecanismos de busca.
6. Descrição de imagem
As descrições alternativas foram recentemente incorporadas no Instagram e são fundamentais para promoção de acessibilidade na plataforma. Pessoas que fazem uso de leitores de tela, ao invés de verem a imagem, terão acesso à descrição dela.
Assim, você pode usar esse espaço para descrever o que está presente na sua imagem e fortalecer as informações textuais da sua conta.
SEO para Instagram: conteúdos que fazem a diferença
Espontaneidade e humanização são valores que ganham muitos pontos no Instagram, por isso, nada de fazer da rede um catálogo dos seus produtos, existem outros canais para isso. Busque sempre um algo a mais, mostre personalidade, revele bastidores, publique depoimentos de clientes, ou seja, tudo aquilo que conecte o usuário com seu mundo.
Lembre-se, ainda, que poucas contas investem em SEO para Instagram e essa é uma oportunidade para sua empresa se destacar. A concorrência na rede é grande, então explore e invista em tudo aquilo que puder te colocar na frente. O importante é não deixar nenhum canal de lado. Confira também como otimizar sites para captar leads.