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SEO para Instagram funciona?

Home  >   Blog  >   SEO para Instagram
Publicado em 21/09/2020

Lendo essa pergunta aí de cima você pode estar tentando entender como funciona a otimização de mecanismos de busca em uma rede social de fotos. Bom, em primeiro lugar, o Instagram ganhou tantas funcionalidades nos últimos anos que deixou de ser apenas uma rede social de fotos (mas isso é assunto para outra hora). Em segundo lugar, SEO para Instagram não apenas existe, como investir nele pode ser o diferencial do seu negócio.

Quando você clica naquela lupinha no canto superior direito, o Instagram analisa cada perfil e os classifica em uma determinada ordem nos resultados de pesquisa. Diferentemente do que acontece no Google, por exemplo, os resultados no Instagram levam em conta outras variáveis, como suas conexões, interações, o que você curte e o que você posta na rede.

O que está em jogo de fato é o comportamento do usuário e a rede irá prever o que é provável que interesse a ele a partir do cruzamento dessas informações.

SEO para Instagram: fluxo demonstrando o processo de SEO.

Assim, o SEO para Instagram ganha outros contornos com suas particularidades, como usar as hashtags certas, saber o momento de postar e ainda gerenciar os vários formatos de conteúdo. Vamos mostrar alguns fatores a serem levados em conta:

1. Palavra-chave

Aqui, as boas práticas de SEO para Instagram são semelhantes às tradicionais: definir palavras-chave que vão revelar seu conteúdo para o público que sua marca deseja alcançar. Elas devem aparecer em legendas de fotos, comentários de posts, stories, na descrição do perfil e, claro, nas hashtags.

Vamos supor que a sua empresa é especializada em aromaterapia e comercializa óleo essencial de lavanda, quanto mais suas publicações utilizarem estas palavras-chave nos textos, mais chances elas terão de aparecer para quem busca por estes produtos. O que nos leva para o ponto seguinte.

2. Hashtag

Depois do # não vale tudo! Na verdade, até vale, mas para que as hashtags surtam efeito é preciso pesquisa: descubra as mais usadas no seu nicho e aquelas usadas pela concorrência. Você gostaria de ter seu perfil associado a imagens atualmente exibidas com essas hashtags?

Selecione aquelas que são relevantes para as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo e as utilize em suas postagens. Tudo isso ajuda não apenas na visibilidade da sua marca, como na qualificação dos seus seguidores.

Além disso, as hashtags precisam ser coerentes e usadas com equilíbrio: o recomendado é usar entre seis e dez. O importante é usá-las, pois são essenciais para promover a descoberta de um perfil. Durante uma pesquisa por hashtag será possível visualizar os posts mais populares ou mais recentes, como o story correspondente.

3. Localização

Assim como as hashtags, a localização também vai ajudar o usuário a encontrar seu perfil mais facilmente. Quando alguém clica na localização, suas fotos podem aparecer nas publicações mais recentes e assim sua marca vai ganhando espaço.

É por esse motivo que é tão essencial identificar o local em todos os posts e stories. Se o seu negócio tem um endereço físico, pode valer a pena criar sua própria localização profissional no Instagram.

4. Vídeos do IGTV

O IGTV, a TV do Instagram, vem ganhando cada vez mais popularidade e se você ainda não se arriscou por ela, está mais do que na hora de pensar em estratégias de vídeo nesse canal.

SEO para Instagram: usuário acessando o aplicativo.

O mecanismo de busca evolui com o tempo e o Instagram vem fazendo constantes melhorias na forma como os vídeos são exibidos e como os usuários descobrem novos conteúdos, mas, independentemente das mudanças, os títulos e descrições dos vídeos serão sempre importantes para o algoritmo.

No caso de uma loja de blusas femininas da moda é importante que esses termos também apareçam nas publicações para que o algoritmo faça a relação. Otimize tudo o que você posta.

5. Links

Adicione links para suas postagens no Instagram em seu site e outros canais de promoção, como e-mail marketing e outras páginas de redes sociais, por exemplo. Além de aumentarem a visibilidade do seu site ainda promovem suas postagens no Instagram em mecanismos de busca.

6. Descrição de imagem

As descrições alternativas foram recentemente incorporadas no Instagram e são fundamentais para promoção de acessibilidade na plataforma. Pessoas que fazem uso de leitores de tela, ao invés de verem a imagem, terão acesso à descrição dela.

Assim, você pode usar esse espaço para descrever o que está presente na sua imagem e fortalecer as informações textuais da sua conta.

SEO para Instagram: conteúdos que fazem a diferença

Espontaneidade e humanização são valores que ganham muitos pontos no Instagram, por isso, nada de fazer da rede um catálogo dos seus produtos, existem outros canais para isso. Busque sempre um algo a mais, mostre personalidade, revele bastidores, publique depoimentos de clientes, ou seja, tudo aquilo que conecte o usuário com seu mundo.

Lembre-se, ainda, que poucas contas investem em SEO para Instagram e essa é uma oportunidade para sua empresa se destacar. A concorrência na rede é grande, então explore e invista em tudo aquilo que puder te colocar na frente. O importante é não deixar nenhum canal de lado. Confira também como otimizar sites para captar leads.