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Estratégias para fazer a retenção de clientes

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Publicado em 26/07/2022

A retenção de clientes é um dos principais elementos de qualquer estratégia de negócios, uma vez que esse tipo de ação permite que você trabalhe por muito mais tempo com esse consumidor, gerando um relacionamento mais próximo entre cliente e empresa.

Qualquer empresa que deseja se manter lucrativa no mercado precisa entender a importância de trabalhar a retenção de clientes. Isso garante vendas recorrentes, além de criar uma base de consumidores com muito mais estabilidade.

Estratégias para fazer a retenção de clientes: equipe analisando resultados.

Mas o potencial da retenção vai muito além disso, criando verdadeiros promotores e defensores de sua marca, que ativamente apresentarão seu material para outras pessoas e defenderão a qualidade de seus produtos ou serviços.

Ainda que a maioria das pessoas saiba dessa importância, a verdade é que muitas empresas não dedicam tanto de seu tempo e atenção para lidar com as questões de retenção, priorizando sempre a atração de novos consumidores.

Existe um ditado comum no meio corporativo que diz que reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos. Isso acontece porque um cliente fidelizado em sua consultoria segurança contra incêndio significa não precisar gastar com todo o processo de conquista.

Para observar isso com qualidade, entretanto, é preciso que você entenda algumas métricas importantes para avaliar o resultado de suas ações, sobretudo com relação a aquisição e manutenção de clientes.

Toda vez que você busca um novo consumidor para sua empresa, isso gera um custo. Esse custo é representado pela métrica conhecida como CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente. Nesse valor está representado todo o gasto necessário para o consumidor fechar um negócio.

O valor que ele paga por um determinado produto ou serviço, por sua vez, é conhecido como ROI, ou Retorno Sobre Investimento. Esse valor representa a quantia financeira que a empresa recebeu pelo trabalho realizado com esse consumidor em particular.

O ROI deve ser sempre maior do que o CAC para gerar lucro para a empresa. Quanto maior for a diferença, melhor, pois significa que você está gastando menos e ganhando mais com cada negociação em seu fornecedor de piso de borracha.

Caso o CAC supere o ROI, você deve parar e reavaliar suas estratégias, uma vez que seu faturamento pode estar profundamente prejudicado por conta desse tipo de ação. Quanto mais você proteger seus resultados, maior é o impacto que a empresa gera a longo prazo.

O cliente retido tem um CAC muito menor do que o novo, uma vez que ele já conhece e gosta do serviço da sua empresa de levantamento topográfico. Cabe então apenas continuar o relacionamento e estreitar laços para que o consumidor se sinta mais valorizado.

Quanto mais você consegue fazer esse tipo de ação, menor será o CAC e em muitos casos o próprio consumidor se inteira de novidades e lançamentos da empresa e consome-os, sem que haja a necessidade de comunicação ou de investimento.

A gestão de relacionamento com clientes é um dos elementos mais importantes, pois permite uma visão ampla do que a empresa pode conquistar quando está focada em fazer negócios em um distribuidor de equipamentos de proteção individual com qualidade.

Isso impacta diretamente a maneira como você trabalha suas vendas e como garantir resultados mais positivos para a marca como um todo, aumentando consideravelmente suas oportunidades de negócios.

Estratégias para retenção dos clientes

Agora que você entende um pouco mais sobre a retenção dos clientes e sua importância para qualquer estratégia de vendas, é muito importante que você procure maneiras de otimizar esse processo, garantindo resultados mais satisfatórios.

Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e por conta disso, esse tipo de processo acaba ficando diferente para cada empresa que opta por fidelizar seus consumidores, ainda que trabalhem em um mesmo segmento de atuação.

Quanto mais você se atentar a esses elementos e possibilitar um engajamento maior com o público, mais adaptadas a sua realidade estarão as estratégias de retenção, permitindo que você trabalhe com mais qualidade em um armazem logístico SP, por exemplo.

Excelência de atendimento

A prioridade para qualquer negociação atualmente é a experiência do usuário. Esse tipo de preocupação está diretamente relacionado a retenção do consumidor e o quanto ele pode desejar retornar para novos contatos com a empresa.

Estratégias para fazer a retenção de clientes: pessoa sendo recepcionada em um hotel.

Hoje o mercado está repleto de opções de produtos de qualidade, que atendem as necessidades do consumidor. Por isso, destacar-se em um cenário competitivo como este demanda uma atenção especial à maneira como as pessoas são atendidas.

Isso envolve tanto o atendimento inicial quanto a equipe de vendas e até mesmo o suporte técnico. Normalmente as empresas utilizam uma estrutura conhecida como funil de vendas para avaliar a jornada de compra do consumidor.

As etapas iniciais desse processo são 4, que envolvem:

  • Atração;
  • Apresentação;
  • Engajamento;
  • Venda.

O pós-venda, entretanto, é um ponto muito importante para garantir bons resultados, e apresenta um material que fará seus consumidores desejarem voltar mais vezes para consumir o que você tem a oferecer em sua empresa de instalação elétrica industrial.

Quanto mais refinado for seu processo de atendimento, maiores são as oportunidades de negócio geradas por ele.

Resultados concretos

O atendimento é um ponto fundamental na estrutura de vendas e retenção, mas mais do que isso, é preciso que você apresente resultados. Quanto mais rápido e concreto for o resultado de um problema ou atendimento, melhor.

Mostrar o valor de seus produtos ou serviços é um passo muito importante para garantir novas estruturas de vendas e garantir a retenção de seus consumidores. Caso eles tenham problemas que demoram para ser resolvidos, podem acabar deixando a empresa.

Por isso, é importante que você tenha uma ferramenta de monitoramento para esse tipo de ação. Hoje, com o potencial gerado pelo processo de transformação digital, esse processo pode ser completamente automatizado.

Esse recurso permite que os resultados sejam muito mais rápidos e precisos, permitindo que seu trabalho seja muito melhor aproveitado e suas chances de retenção continuem em constante crescimento dentro de uma empresa de elevadores de carga, por exemplo.

Vale lembrar que a manutenção de um profissional é muito importante dentro do seu atendimento, uma vez que existem problemas que são complexos demais para um sistema automatizado resolver sozinho.

Este profissional será capaz de lidar com a tarefa de forma rápida e efetiva, garantindo bons resultados para sua empresa.

Entenda as demandas do consumidor

Quando o cliente possui alguma dificuldade ou problema, ele deseja ser ouvido. E dar a resposta que ele quer ouvir é uma parte fundamental do processo de retenção, uma vez que isso dá mais segurança e confiança para o consumidor.

Entretanto, quando você fala o que o cliente quer ouvir, deve ter em mente que isso não significa enganá-lo para que ele se sinta satisfeito, e sim entender quais são as demandas que o consumidor possui e como você pode trabalhar com elas.

O feedback é uma das maneiras mais efetivas de entender o que seus consumidores querem e como você pode modificar seus resultados para acessar esse tipo de informação. Quanto mais é feito em cima desse processo, mais adaptada sua empresa estará.

Mostrar os resultados da interação com o consumidor também é muito importante para que ele se sinta valorizado e entenda que sua opinião tem peso nas decisões da empresa de projeto de ar condicionado. Isso faz com que ele compreenda a importância que você oferece para ele.

Em muitos casos, simplesmente ouvir o consumidor é o suficiente para você entender melhor suas necessidades e como atendê-las, por isso é importante que se mantenha sempre um canal aberto de comunicação com eles.

Valorização de marca

A atenção à marca é uma ação que ajuda muito a adquirir novos clientes, mas também é um processo fundamental para retê-los. Quanto mais atenção você oferece para a marca e como está executando suas tarefas, maior é o impacto nos clientes como um todo.

Algumas empresas conseguem estruturar um conceito conhecido como lovemark, onde a empresa gera um engajamento tão próximo com seus clientes que nem mesmo é necessário gastar com ações de marketing convencional.

Um cliente de uma lovemark se considera parte da marca, um aliado importante no processo de criação e desenvolvimento. Por isso, esse tipo de ação é fundamental em quem deseja reter mais consumidores.

Considerações finais

Conseguir estruturar sua empresa para reter mais clientes é uma importante estratégia para se estabelecer no mercado, e conseguir oportunidades de aumentar seu retorno sobre investimento com qualidade e efetividade.

Quanto mais ações você conseguir usar para reter os consumidores, maior será sua base de público, que estará ansiosa para receber novidades e interações diferenciadas a longo prazo.

Esse tipo de atitude é fundamental para garantir resultados mais efetivos em suas ações, tornando-o uma verdadeira liderança dentro de seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.