HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Habilidades necessárias para uma carreira em marketing

Home  >   Blog  >   Habilidades necessárias para uma carreira em marketing
Publicado em 30/01/2023

A carreira em marketing vem se consolidando a cada ano que passa, afinal, com o avanço da tecnologia as pessoas estão cada vez mais buscando esses profissionais.

Por isso é muito importante que quem segue a carreira de marketing saiba as habilidades buscadas pelas empresas para que consiga se destacar no mercado, afinal devido a procura, aumenta também a concorrência.

Habilidades necessárias para uma carreira em marketing: mulher sorrindo com um celular e relatório em mãos.

O marketing possibilita um universo repleto de possibilidades para a sua carreira você pode trabalhar em uma empresa de comunicação visual em São Paulo ou ser seu próprio chefe e com isso conciliar sua rotina.

Independentemente do segmento e empresa que você deseja trabalhar, saiba que a demanda vem crescendo muito em busca de profissionais qualificados e capazes de suprir as demandas das empresas e agências.

Mas para trabalhar com marketing e se destacar no mercado, são exigidas algumas habilidades em comum, e neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre, mas é importante destacar que todas essas habilidades podem ser desenvolvidas.

Portanto, se você já trabalha com marketing ou é funcionário de uma empreiteira de obras e quer mudar de profissão, acompanhe este texto para entender melhor o que é esperado de um profissional da área.

O que é um profissional de marketing?

Primeiro vamos entender melhor o que se espera de um profissional de marketing, ele é responsável por criar estratégias que tornem os produtos e serviços de uma empresa mais atrativos para os seus clientes.

Sabe quando você deseja comprar equipamentos de iluminação para galpão industrial e o produto de uma marca é mais atrativo que o outro? Seja pelo seu slogan ou as cores da campanha, é justamente nisso que o marketing trabalha.

Graças a esses profissionais as empresas conseguem tornar seus produtos mais desejados e com isso criar um fluxo de vendas maior para o seu negócio, um fator importante para o crescimento desses empreendimentos.

É competência do profissional de marketing zelar e agregar valor à marca, para que isso seja possível essa pessoa precisa ter um perfil que contenha algumas competências como:

  • Criatividade;
  • Ser inovador;
  • Estar atento às tendências do mercado;
  • Ser dedicado e estar sempre estudando sobre a área.

Sendo assim, esse profissional trabalha antecipando as tendências do mercado, além de, claro, satisfazer os desejos do consumidor e dos potenciais clientes de uma empresa.

Um profissional de marketing contratado por uma fábrica de tecidos, por exemplo, será encarregado de propagar a marca e seus produtos através de estratégias que ajudem a empresa crescer no mercado.

Habilidades desejadas para o marketing

Vejas quais são as habilidades que todo profissional de marketing deve ter, caso você não se identifique com elas, não se preocupe, pois elas podem ser adquiridas com o passar do tempo, através de estudos e experiência.

Para trabalhar com o marketing você só precisa ter foco e dedicação, afinal essa é uma área que exige muito dos profissionais, pois está em constante evolução, e tendo essa habilidades, você consegue correr atrás das outras.

Capacidade analitica pensamento e crítico

A primeira habilidade com certeza é a capacidade analítica, além de ter pensamento crítico para conseguir estabelecer as estratégias necessárias a serem tomadas.

Vivemos em um mundo em constante evolução, onde a cada dia somos bombardeados com uma avalanche de informações, e para se destacar no mercado, o profissional de marketing deve ter a capacidade de tomar a decisão certa em todos os cenários.

Além disso, é esperado que eles desenvolvam a capacidade de análise e o pensamento crítico, essas habilidades permitem que os problemas sejam detectados e com isso crie possibilidades para o crescimento da marca.

Sempre com um olhar voltado para novas perspectivas e alternativas, esse profissional precisa pensar rápido em momentos de crise e transformações.

Criatividade

Sem dúvidas a criatividade é uma das principais habilidades desejadas em um profissional de marketing, pois ele precisa pensar em soluções inovadoras para fazer com que a marca se destaque no mercado em meio a sua concorrência.

Habilidades necessárias para uma carreira em marketing: homem segurando uma lâmpada acesa em frente ao notebook.

A criatividade é a capacidade de olhar sobre uma nova perspectiva para aquilo que já existe, criando assim novas narrativas e soluções, contribuindo para um bom planejamento e marketing.

É a criatividade que nos diferencia de uma inteligência artificial. Por exemplo, por mais que a tecnologia siga em constante evolução, elas ainda não são capazes de exercerem a criatividade e com isso criar soluções para as marcas.

Por isso é fundamental que, se você deseja trabalhar nesse mercado, seja uma pessoa criativa, com isso irá conseguir desenvolver um bom trabalho em todas as situações, para uma marca de água ou uma empresa de etiquetas para balança.

Quando você tem uma visão ampla e pensa fora da curva, conseguindo enxergar o que os outros não pensaram, a marca pela qual você presta seu serviço consegue se renovar, com isso você ainda consegue se tornar uma referência no ramo.

Domínio de estratégias de pesquisa

É fundamental que você tenha o conhecimento da estratégia de pesquisa de marketing, isso é essencial para exercer uma boa gestão de negócios, pois é através dessa pesquisa que a empresa consegue se beneficiar com:

  • Mais conhecimento sobre o mercado em que atua;
  • Identificar oportunidades;
  • Pontos que devem ser melhorados.

Por isso o profissional deve conhecer todos os formatos e procedimentos de pesquisa e com isso trabalhar com todos os dados que forem obtidos, isso ajuda nas tomadas de decisão da empresa referente às campanhas dos seus produtos e serviços.

Possuir facilidade com números e ter uma visão crítica são fundamentais para que essa tarefa seja desenvolvida da melhor forma, caso você não tenha essa habilidade de forma natural, saiba que é possível adquirir através de estudos sobre.

Ao dominar essas estratégias, você consegue estar pronto para concentrar todos os esforços na melhoria dos processos e com isso garantir competitividade a sua marca.

Habilidade com mídias digitais

O marketing tem se transformado com os anos. Se antes as pessoas precisavam sair de casa para comprar uma fita cross, por exemplo, hoje elas conseguem fazer tudo pela tela do celular, em qualquer lugar que estiver.

E tudo acontece de forma digital, desde o momento da busca, passando pela fase de conhecer a empresa, até a finalização da compra.

Por isso é muito importante que o profissional de marketing tenha um bom domínio das redes sociais, pois é exatamente por ela que é feita a captação dos clientes, além de, claro, divulgar os produtos e serviços da marca.

Sendo assim, as estratégias de marketing digital já são uma realidade nas empresas, pois isso ajuda com que elas estabeleçam um relacionamento com os clientes, além de conhecer melhor seus desejos e necessidades.

Devido a isso, é crucial que o profissional de marketing entenda como funciona as redes sociais, além de como se comunicar com esse público. Entre as atividades desenvolvidas pelo profissional de marketing digital estão:

  • Gestão de redes sociais;
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • E-mail marketing;
  • Links patrocinados;
  • Análise de métricas.

Essas funções são exercidas de acordo com as necessidades e estratégias desenvolvidas para a organização em que você presta serviço.

Gestão de pessoas

Um bom profissional de marketing sabe trabalhar em equipe, afinal todas as ideias e estratégias não partem de uma única pessoa. Para que as soluções sejam encontradas, é necessário a ajuda de todos.

Sendo assim, é preciso que você saiba que para atingir bons resultados, é necessário um bom trabalho em equipe, onde todos saibam o que precisa ser feito, além de reconhecerem suas habilidades.

Cabe ao profissional de marketing engajar e motivar a sua equipe pensando no objetivo final que é o desenvolvimento da marca.

Adaptabilidade e sede de conhecimento

Como você pode ter percebido, o mundo do marketing está em constante evolução, por isso é fundamental que os profissionais dessa área saibam se adaptar às transformações exigidas pelo mercado.

Por exemplo, se você trabalha para uma empresa de bandeira personalizada, precisa estar atenta às novas ferramentas de pesquisa, hábitos de consumo, oportunidades de vendas, entre outros aspectos.

Por isso, se você tiver sede de conhecimento e com isso se atualizar constantemente, isso permite com que você evolua como profissional e não acabe ficando para trás com uma visão ultrapassada do marketing.

É importante ressaltar que essa sede de conhecimento não deve estar relacionada apenas às ferramentas e tendências do mercado, é importante que você desenvolva inteligência emocional e esteja preparado para gerir as emoções das pessoas da sua equipe.

Um profissional de marketing precisa ser hábil com as ferramentas, ter uma boa criatividade, mas acima de tudo ser humano para conseguir lidar com sua equipe e todos os desafios que vêm junto com a profissão.

Trabalhe você numa empresa de nobreak ou de tecnologia, essas habilidades são fundamentais para o profissional de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.