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Inbound ou Outbound: qual estratégia de marketing utilizar para o seu negócio

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Publicado em 24/01/2020

O marketing digital se tornou uma das principais estratégias para que as marcas se estabeleçam no mercado e conquistem clientes.

Antigamente, era muito comum que os consumidores adquirissem produtos e serviços por meio de propagandas na TV, anúncios em jornais, ao ver um outdoor, dentre outras estratégias.

Com o advento da Internet, o comportamento do consumidor mudou muito, o que faz com que as empresas invistam cada vez mais em marketing digital. Hoje, a Internet é o principal meio de comunicação e uma verdadeira influenciadora.

As pessoas recorrem a ela para realizar uma busca e encontrar informações sobre os produtos e serviços que precisam.

Na Internet é possível encontrar informações sobre as características do que se pretende comprar, reputação das empresas que vendem, opinião de outros consumidores e qualquer outro tipo de informação.

Em vista de tamanha influência, uma empresa que não esteja presente na Internet ou que não saiba usar o marketing digital, é passada para trás.

Neste artigo, vamos abordar o que é o marketing digital, o que é Inbound e Outbound, as principais diferenças entre eles e dar dicas para aplicar cada um. Confira.

Inbound ou Outbound: qual estratégia de marketing utilizar - equipe discutindo.

O que é marketing digital?

De maneira bem resumida, o marketing digital é um agrupamento de estratégias on-line, utilizado pelas empresas para atingir um número maior de vendas, prospectar clientes, estabelecer um relacionamento com estes e estabelecer a identidade da marca.

Por meio do marketing digital é possível promover produtos e serviços fazendo uso das mídias digitais.

Visando se comunicar com o público de maneira direta, no lugar e no momento certo, as marcas utilizam o marketing digital.

Para empregar esse tipo de marketing, existem diversas técnicas que o englobam, como o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

É importante que as empresas conheçam as estratégias que envolvam o marketing digital, como no caso do Inbound Marketing.

Esta estratégia, que faz parte do marketing digital, é focada em atrair, converter e encantar clientes.

Também conhecida como marketing de atração, faz uso de pilares como Marketing de Conteúdo, Redes Sociais e SEO.

Imagine que uma empresa que forneça laudo fotográfico ecv tenha o desejo de divulgar os seus serviços para o público certo.

Antes de aplicar o Inbound, é importante que essa empresa conheça bem o perfil do seu cliente. Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da criação de uma persona.

O laudo ecv é emitido para conferir se alguns dados e características presentes em um veículo são iguais aos que constam no documento. Deste modo, a persona ideal tem como característica o desejo de adquirir um carro.

Podemos imaginar que as especificações da persona ideal seriam: Pedro, 25 anos, trabalha com tecnologia da informação, classe B, que está à procura de liberdade na compra de seu primeiro veículo.

O conteúdo Inbound marketing tem como objetivo atrair a atenção dessa persona para um conteúdo relevante e educativo.

Um texto que explique a importância da emissão do laudo, as garantias e benefícios que ele traz, dentre outras questões.

Deste modo, permite-se que a empresa se comunique com seu perfil de consumidor de maneira direta, criando um relacionamento duradouro.

Isso acontece porque, ao invés de interromper o consumidor com propagandas, a empresa o atrai por meio de conteúdo relevante que ele mesmo buscou.

Ao atrair o público-alvo, este passa a se sentir mais confiante e um relacionamento entre empresa e consumidor é estabelecido, podendo durar a vida toda.

O que é Outbound Marketing?

O marketing digital oferece diversos caminhos, e um deles é o oposto do Inbound Marketing, conhecido como Outbound Marketing.

Se o Inbound se dedica a trabalhar como um imã, atraindo o consumidor, o outbound trabalha como uma rede que as empresas jogam no mar de consumidores, mas não de maneira indiscriminada.

Vamos imaginar que uma oficina mecânica queira atrair, de maneira ativa, clientes interessados em troca de óleo automotivo para carros hyundai.

Por meio do outbound, essa empresa consegue identificar quem tem potencial para ser seu cliente, e aplica uma abordagem.

Por se tratar de uma prospecção ativa de clientes, muita gente já se lembra do call center e não gosta da ideia. Mas o outbound também pode ser feito de outras maneiras, como:

  • Outdoors;
  • Propagandas na TV;
  • Propagandas no rádio;
  • Folders.

Ao ler essas opções, é natural pensar que o outbound seja uma estratégia de marketing off-line, mas ele também pode ser aplicado na internet, por meio de banners em sites e até vídeos no youtube.

As propagandas que aparecem no youtube são um excelente exemplo de outbound pela internet, que até nos faz lembrar dos comerciais de TV.

Antes de optar por uma ou outra, é importante entender as principais diferenças entre elas e quando usá-las.

Inbound ou Outbound: qual estratégia de marketing utilizar: profissional analisando dados da busca orgânica.

Principais diferenças entre Inbound e Outbound

Existem diversas diferenças entre o Inbound e o Outbound.

Em relação ao Inbound Marketing, podemos citar:

  • Comunicação indireta;
  • Mais diálogo e interação;
  • Maior engajamento;
  • Valores flexíveis;
  • Melhor mensuração de resultados.

Já em relação ao Outbound Marketing, podemos destacar:

  • Comunicação direta;
  • Comunicação em massa;
  • Retorno mais alto;
  • Resultados mais rápidos.

Imagine que uma loja de autopeças que venda diversos produtos como disco de freio iveco daily 35s14, precise aumentar as vendas rapidamente.

Ela pode usar o inbound, mas num caso de urgência, o outbound é mais recomendável.

Também é recomendável o uso dessas duas estratégias ao mesmo tempo, porque essa união consegue agir em dois focos muito importantes.

Com o inbound, são criados conteúdos que trabalham o relacionamento com o consumidor, não com qualquer consumidor, mas aqueles que estão de acordo com o público-alvo ou persona da empresa.

Aplicando o outbound ao mesmo tempo, os resultados aparecem rapidamente, já que o foco é gerar resultados ágeis e também permitir que estes sejam mensurados com agilidade.

É importante lembrar que é preciso planejamento, pesquisa de mercado, saber qual o público-alvo e analisar a concorrência.

Somente por meio desse planejamento é que se poderá saber qual estratégia aplicar ou aplicá-las em conjunto.

Principais estratégias para Inbound

Sendo os principais focos do Inbound atrair, converter, vender e encantar, uma das estratégias mais usadas para atingir esse objetivo é o marketing de conteúdo. .

Pode-se citar como exemplo a alta procura por energia solar fotovoltaica para indústria. As empresas que oferecem esse serviço podem criar um conteúdo informativo que conte detalhes.

Esse conteúdo pode abordar vantagens de utilizar a energia solar, como ela funciona, como é feita a instalação dos equipamentos dentre outras informações. Isso vai atrair a atenção do público, que será educado para consumir.

Aliás, é importante saber que a informação é hoje muito valorizada pelos consumidores. Ele quer saber tudo sobre o que pretende comprar e encontra nos melhores conteúdos a confiança que necessita.

Se uma pessoa procura, por exemplo, por manutenção de geradores de energia, ela quer saber como a empresa faz essa manutenção, quanto tempo leva dentre outras questões.

O Inbound não só atrai consumidores, como também, por meio de uma de suas estratégias como o marketing de conteúdo, agrada os sites de busca que melhoram a posição de rankeamento dos sites da empresas.

Para a conversão, as empresas podem usar formulários de contato, para que possam dar continuidade ao relacionamento que está sendo estabelecido.

Os comandos “CTA” (call to action) também são frequentemente usados, pois levam os leads a realizarem alguma ação importante para a empresa.

Para vender, o e-mail marketing tem sido muito utilizado, e, na fase do encantamento, nada melhor do que trabalhar bem o pós-venda.

É ele que vai fazer com que o cliente fale bem da empresa. O envio de newsletter ajuda a estabelecer um relacionamento ativo e que não permite que o cliente se esqueça da marca.

Principais estratégias para Outbound

Conforme já falamos, o outbound é uma estratégia ativa, que tanto pode ser usada de maneira on-line e off-line.

Fora da Internet, as estratégias mais comuns são rádio, TV, outdoors, call center, etc. Mas na internet, o outbound é muito usado como propagandas no youtube, banners em sites e os links patrocinados.

Isso é válido e possível para qualquer tipo de empresa, desde uma escola de inglês até empresas que fazem conserto de empilhadeira.

O fato é que, com a Internet ou sem ela, fazendo uso dessa estratégia, as empresas conseguem atingir os objetivos, ao mesmo tempo em que os consumidores encontram o que procuram.

É uma relação de troca muito importante e moderna, que não valoriza apenas os lucros de uma marca, mas também a satisfação de todos os seus consumidores.

Com os links patrocinados, as empresas têm em mãos uma opção que pode ser veiculada de maneiras diferentes. Uma das mais comuns é nos sites de busca.

Ao optar pelos links patrocinados, uma empresa de retífica de motor aparecerá no topo ou com destaque entre os resultados em um site de busca.

Essa é a opção mais comum de links patrocinados, mas ele também pode ser veiculado com pequenos banners em sites e até pelas redes sociais.

O youtube é uma excelente ferramenta de outbound, porque todo tipo de persona acessa essa plataforma.

Por exemplo, uma loja que venda produtos como calibrador de rosca, com certeza encontrará o seu público-alvo no youtube.

O que se pode concluir é que tanto o inbound quanto o outbound são excelentes ferramentas para trabalhar o marketing digital. Se uma empresa deseja resultados imediatos, pode trabalhar com o outbound.

Se deseja cultivar um relacionamento duradouro e de forma orgânica ou paga, pode escolher o inbound. Fazer uso das duas estratégias também é válido, com resultados ainda mais satisfatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




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