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Linkedin para B2B: veja como utilizar

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Publicado em 23/04/2021

As redes sociais são uma das melhores soluções de marketing por terem um fluxo de bilhões de pessoas e por muitas vezes disponibilizarem ferramentas gratuitas. Para atrair clientes de empresas, usar o Linkedin para B2B é primordial.

Diversos estudos mostram que cerca de 80% dos leads provenientes de negócios B2B são captados por meio do Linkedin. Impressionante, não é mesmo? Mas por que isso acontece e como fazer sua marca utilizar bem os recursos desta rede social para atrair novos leads?

Neste conteúdo especial que produzimos para você, exploraremos o poder do Linkedin como uma ferramenta de marketing para gerar leads de B2B, de forma gratuita e de forma paga, algo que no Linkedin é altamente recomendável. Saiba o motivo agora!

Linkedin para B2B: veja como utilizar: celular sobre um notebook em cima da mesa.

Por que o Linkedin é poderoso em termos de marketing?

O LinkedIn é uma rede social muito conhecida por seu viés B2B e por ser exclusivamente voltada ao trabalho, networking e debate de insights de negócio.

Sò por isso, já há uma segmentação crucial para companhias que trabalham com o B2B, o que é muito valioso para utilizar como estratégia de marketing.

Ou seja, há o poder de conectar a sua marca B2B com clientes por meio da personalização, com base em critérios como localização, setor de atuação, cargo e interesses de negócio.

E o Linkedin permite que você faça isso sem precisar abordar esses perfis, o que dá um certo respiro para estudar melhor os clientes e quem você quer impactar.

Com centenas de milhões de usuários pelo mundo, o LinkedIn é importantíssimo para uma estratégia de marketing B2B pelo alto potencial que é possível conseguir na questão principal que os profissionais procuram hoje em dia: leads qualificados.

Isso significa que quanto melhor é um lead, mais chance você tem de converter em venda o interesse dele na sua marca. E o LinkedIn, claramente, oferece isso aos especialistas em marketing B2B, conseguindo parceiros estratégicos e que agreguem ao seu negócio.

Consiga o objetivo de negociar fora da plataforma

Nos últimos anos, os negócios de forma geral mudaram de pensamento e de estratégias. Por esse motivo, essa é a hora ideal de você se apresentar a clientes B2B que você acredita que estão em período de mudança. Mas por quê?

Porque provavelmente a solução que você oferece ao mercado pode ser considerada por outras empresas de alimentação, por exemplo, não só por ser valiosa, mas também porque as companhias estão mais abertas a ouvir novos players, a rever seus orçamentos e a mudar um pouco a operação.

Tudo isso favorece o ambiente de negócios, que fica mais dinâmico. E essas condições têm tudo a ver com as redes sociais, principalmente o LinkedIn, propício para isso.

Veja rapidamente algumas vantagens específicas do Linkedin antes de continuar e o assunto se aprofundar muito. Alguns dos benefícios mostram que esta rede social pode ser perfeita para o seu marketing B2B.

  • Ambiente de negócios e networking propício para captação de leads;
  • Públicos segmentados podem ser o foco de suas campanhas;
  • Construção de relacionamentos profissionais e comerciais de forma natural;
  • Versão paga que vale a pena.

Com essas vantagens que o Linkedin oferece em mente, lembre-se de que é importante que você realmente navegue e use bastante o LinkedIn antes de se conectar aleatoriamente com potenciais clientes.

Quando você posta pelo menos uma vez por semana, interage com outras pessoas dentro da rede e conversa com suas conexões, a propensão dos algoritmos do LinkedIn e da sua terceirização de serviços de impressão é puxar para cima e fornecer mais visibilidade.

Além disso, garanta que o seu perfil esteja completo de acordo com as métricas que o LinkedIn aponta sobre o seu currículo. Essa etapa também é muito importante para a rede social classificar o seu perfil como bom e, assim, impulsioná-lo em troca disso.

Ao fazer essas coisas, você têm mais chances de se tornar visível, bem como a sua marca. E isso pode lhe garantir algumas mensagens privadas para conhecer mais sua empresa de limpeza piso, por exemplo. É nessa hora que você precisa levar a conversa para fora da rede social.

Se há compatibilidade para lá na frente fechar um negócio que será bom para ambos, sugira um café, uma reunião, uma videoconferência, uma visita à companhia ou qualquer outro compromisso que leve a relação comercial para outro patamar.

Lembre-se que chegar a esse ponto pode não ser tão fácil, então sempre maneje suas expectativas e vá construindo relacionamentos até que este passo seja possível.

Como abordar potenciais clientes no LinkedIn?

Se você tem um negócio e acabou de abrir uma conta no LinkedIn, siga os passos a seguir para começar a se conectar na rede e, posteriormente, conseguir novos clientes B2B.

Primeiramente, ache as suas conexões preferidas e as conexões que você já tem um relacionamento consolidado.

É necessário para os especialistas e profissionais de marketing, que procuram ampliar sua frente B2B, criar uma conexão com os clientes existentes e leads para ouvi-los e ter ideia do que eles podem acrescentar ao seu negócio de sugestões e melhorias.

Depois, você pode já começar a busca no Linkedin para prospectar clientes B2B que podem se interessar em seu negócio. Na rede social, há um filtro que funciona muito bem e pode destrinchar melhor o que você procura.

Linkedin para B2B: veja como utilizar: homem sentado em uma praça acessando o notebook.

Além dos perfis que você olhar, procure também as empresas de contabilidade em que eles trabalham ou são donos. Dessa forma, você tem uma visão mais completa dos detalhes para decidir quem você vai abordar.

Em seguida, envie uma solicitação para se conectar com aqueles que você julgou um contato pertinente e que pode virar clientes B2B futuramente.

Há um recurso que fica mais fácil de usar na versão paga e que pode ser ótimo para conseguir bons leads no Linkedin: olhar quem está bisbilhotando o seu perfil. Mas por que você, com sua empresa de paisagismo, iria querer fazer isso?

Uma das vantagens que outras redes sociais não oferecem, quando você vê as pessoas que visitaram o seu perfil e as identifica, você já tem uma vaga ideia de que houve um certo interesse em seu perfil e no que você faz.

Nem sempre se transformará em lead, às vezes a pessoa pode ter clicado na página errada ou houve qualquer outro engano. Mas geralmente, essa estratégia funciona muito bem e as pessoas de fato estão interessadas em seu negócio, em maior ou menor grau.

Como já falamos, a versão paga da rede social, conhecida como Linkedin Premium, pode ser uma ótima opção para dar mais atenção e fluidez a esse tipo de estratégia, assim como funciona com a terceirização de folha de pagamento.

A ferramenta de mensagens da versão paga do Linkedin, conhecida como InMail, também é muito importante para abordar os potenciais clientes.

É uma forma muito vantajosa de chegar de forma certeira a uma pessoa ou algum lead que você ache que pode se interessar e investir no seu negócio, independentemente de qual seja o ramo de atuação.

Considerações finais

Agora com todo esse panorama sobre o poder do Linkedin em relação ao marketing B2B, deu para perceber que o canal perfeito para isso é esta rede social focada no mundo corporativo e no mercado de trabalho.

Apesar de ainda ser jogado para escanteio por muitos profissionais, há um enorme potencial a ser explorado no Linkedin, sobretudo quando falamos de personalização e segmentação do seu público-alvo.

Há tanto na versão gratuita quanto na versão paga ferramentas ideais para aproveitar ao máximo as oportunidades e vantagens oferecidas.

Para as empresas que buscam outros clientes B2B para alavancar seus negócios de contabilidade para empresas, por exemplo, há imensas chances, primeiramente, de conseguir leads de altíssima qualidade.

Inclusive, depois, em um segundo momento, é possível que as empresas levem as pessoas para fora da rede, com o objetivo, de fato, de negociar.

O alcance não é o mesmo do que de outras plataformas como Instagram e Facebook, mas a assertividade, se houver boas estratégias, tende a ser até maior.

É preciso deixar bastante claro também que, embora o LinkedIn seja uma ótima ferramenta para geração de leads, como exemplificamos ao longo do texto, este é apenas o primeiro passo para um plano de marketing holístico e que olha todas as frentes possíveis.

Dito isso, implemente estas dicas para o seu marketing B2B e comece a desfrutar as diversas opções para a sua empresa de terceirização de RH no universo do Linkedin, construindo e respeitando as etapas do funil de vendas e da jornada de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.