HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Marketing de autoridade: o que é e como aplicar

Home  >   Blog  >   Marketing de autoridade: o que é e como aplicar
Publicado em 02/09/2021

O conceito de marketing, embora seja bem definido nos dias de hoje, engloba diversas estratégias de mercado, buscando sempre atrair mais clientes com novas formas de negócio. Uma forma que tem sido bastante utilizada é o marketing de autoridade.

O texto de hoje abordará sobre o marketing de autoridade, o que ele é, como aplicá-lo em sua empresa, os impactos que essa estratégia de negócios pode causar, além dos benefícios e dicas de como investir nesse estilo de marketing.

A internet e a tecnologia tem andado lado a lado, e juntos, têm trazido diversos benefícios para a sociedade como um todo, auxiliando diversas pessoas e empresas ao redor do mundo inteiro e em todos os segmentos possíveis.

Marketing de autoridade: o que é e como aplicar: mulher com um megafone nas mãos.

Até mesmo uma empresa de manutenção de geradores SP pode usufruir dessa junção, fazendo com que a internet e as ferramentas que ela disponibiliza sejam essenciais para o desenvolvimento e o crescimento das empresas.

Porém, com tantos negócios e tantos segmentos ganhando mais popularidade e relevância, se tornou comum que todos se tornassem padrões aos olhos dos consumidores, forçando as empresas a desenvolver estratégias que mudassem a visão das pessoas.

Não apenas isso, mas também toda a forma como as negociações, produtos e empreendedorismo são realizados, desde grandes empresas logísticas até mesmo empresas terceirizadas de limpeza e conservação.

Com isso, é possível destacar diversos estilos de marketing e como cada negócio utiliza aquele que melhor se adapta ao seu tipo de trabalho, produto, serviços e até mesmo momento, podendo alterar conforme o necessário.

Um desses destaques é o marketing de autoridade, que ainda é muito utilizado nos dias de hoje, além de ser bastante efetivo, podendo ser aplicado até mesmo em uma agência de eventos SP.

Para entender melhor sobre o assunto e ficar por dentro sobre o que é o marketing de autoridade, como aplicá-lo e quais as suas vantagens, confira o tópico a seguir.

O conceito de marketing de autoridade

Antes de mais nada, é importante entender o que é marketing de autoridade e o que ele engloba.

Sendo assim, é conhecido como marketing de autoridade as estratégias realizadas por uma empresa para que a mesma crie autoridade no segmento na qual se dispõe, se tornando relevante e a principal marca que realiza determinado serviço.

Ou seja, uma empresa fabricante de etiquetas adesivas pode desenvolver estratégias de marketing de autoridade para se tornar expert em seu segmento e, futuramente, moldar a marca e utilizar isso de forma competitiva e vantajosa sobre as demais empresas.

Tais estratégias são feitas a partir do momento em que a sua empresa produz e alimenta os clientes com informações e produtos de qualidade daquele segmento, fazendo com que seu público aprove o seu comércio quando comparado a outros do mesmo ramo.

Por exemplo, uma empresa fabricante de filme stretch. Independentemente se a qualidade do seu produto está na quantidade ofertada, na resistência do produto ou no atendimento, todos esses itens juntos têm o poder de moldar a autoridade do segmento.

Com isso, caso o consumidor compre o produto em outra empresa, pode acontecer do mesmo não gostar da qualidade.

Dessa forma, ao colocar tudo em uma balança, talvez conclua que vale mais a pena pagar um pouco mais caro pelo seu produto que tem a autoridade em mostrar que é o melhor do mercado.

Com isso, alguns benefícios e vantagens podem ser extraídos dessa estratégia para que você as aplique em sua empresa de segurança eletrônica ou de qualquer outro ramo, como:

  • Aumenta o número de parcerias;
  • Relevância no mercado;
  • Aumenta a confiança da empresa;
  • Aumenta o lucro;
  • Gera mais engajamento;

Claro que é possível extrair alguns outros benefícios, mas a sua grande maioria se encaixa nessas subcategorias destacadas acima.

Quanto maior for a sua relevância dentro do mercado de trabalho, mais pessoas conhecerão a sua empresa de automação industrial e maior a probabilidade de encontrar parcerias no mercado de atuação.

Isso porque sempre é bom ter empresas que colaboram para melhorar o seu trabalho, seja um fornecedor muito bom ou uma equipe que te ajude a criar todo o design do seu negócio. Tudo isso apenas impulsiona o seu negócio a continuar criando autoridade com a marca.

Marketing de autoridade: o que é e como aplicar: equipe de designers trabalhando.

Consequentemente, quanto mais parcerias e relevantes a sua empresa for, maior o seu alcance e mais pessoas serão atingidas pelo seu trabalho e esforço. Aliada a outras estratégias de marketing, sua empresa só tem a crescer.

Independente se o seu negócio é uma empresa de impermeabilização ou uma gigante no segmento de venda de carros, é normal que o lucro aumente ao aplicar o marketing de autoridade de maneira funcional e correta.

Ou seja, é uma matemática bastante simples. Quanto mais pessoas conhecem o seu trabalho, maior será o número de interessados e melhor será a nutrição e confiança dos leads, fazendo com que eles possam ser convertidos em clientes com mais facilidade.

Junto de um trabalho forte com a tecnologia e a internet, além das redes sociais, a probabilidade de um maior engajamento é grande e natural. Tudo está correlacionado.

Como aplicar o marketing de autoridade

Assim como qualquer estratégia de marketing, alguns elementos devem ser explorados e estudados para que a sua empresa consiga aplicar de forma correta e usufruir todos os benefícios e vantagens que a prática pode oferecer.

Seguindo essa linha de raciocínio, confira como aplicar o marketing de autoridade na sua empresa nos tópicos a seguir.

01 - Conheça muito bem o seu público-alvo

Conhecer o seu público e entregar a eles o que tanto querem e precisam é parte essencial para que a sua estratégia funcione e para que seu negócio continue avançando rumo ao seus objetivos e metas, principalmente com um mercado de trabalho competitivo.

Portanto, atirar para todos os lados e agradar todo mundo pode não ser o ideal para o negócio que decida investir em marketing de autoridade, afinal, se você faz de tudo, com toda certeza em algum aspecto sua empresa deixará a desejar.

E, como esse não é o objetivo do marketing de conteúdo, busque sempre entender o seu público alvo e voltar às suas práticas, serviços, produtos e estratégias com o intuito de atingi-los em cheio.

Neste caso, é sempre muito importante criar uma persona, ou seja, uma pessoa que represente o seu cliente ideal, com vontades, desejos, rotina, hábitos de compra, defeitos, entre diversas outras possibilidades.

Dessa forma, será muito mais fácil prever o que o seu cliente ou lead irá fazer, possibilitando que a sua empresa sempre esteja um passo à frente e saiba exatamente o que deve ser feito para chamar a atenção do seu público-alvo e agradá-los.

02 - Explore as ferramentas de SEO

O termo SEO é original do inglês e significa Search Engine Optimization e, em uma tradução literal para a nossa língua, é algo como Otimização dos Mecanismos de Busca.

De forma curta e bastante objetiva, o SEO nada mais é do que a maneira que o Google ranqueia o seu site para as pessoas e o aproxima da primeira página durante as pesquisas.

Em outras palavras, o que sua empresa busca é ser a primeira página a ser indicada pelo algoritmo do Google para as pessoas que buscam pela marca ou pelo produto comercializado por ela, potencializando e muito as vendas.

Portanto, um forte trabalho de marketing de conteúdo, relevante e gratuito, pode ser o que você e seu negócio precisam para aumentar a relevância e a autoridade, além da confiança das pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho.

03 - Utilize as redes sociais

As redes sociais são o epicentro onde a grande maioria das coisas acontecem. Isso porque existem pessoas comentando sobre todos os assuntos nelas, muitas em mensagens particulares, outras em comentários em postagens ou até mesmo em grupos.

Elas deixaram de ser apenas uma fonte de entretenimento e passaram a ser uma ferramenta de negócios muito poderosa. A partir delas, é possível criar maior engajamento e alcance de sua marca.

Portanto, utilize-as e faça postagens sobre assuntos interessantes que tenham relação com o seu negócio com certa periodicidade, sempre linkando com seu site e lugares onde os leads e seguidores podem colher mais informações.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o marketing de autoridade, o que ele é, como aplicá-lo, qual o seu impacto nos dias de hoje, quais seus benefícios e vantagens, além de dicas de como construí-lo de maneira efetiva.

Claro que tudo isso dependerá da sua empresa, da sua meta, onde pretende chegar, seus objetivos, ramo de atuação ou maneira de fazer negócios. Independente disso, busque sempre explorar os pontos fortes da sua marca.

Agora que entende um pouco melhor sobre esse universo do marketing de autoridade, estude a melhor maneira de aplicá-lo à realidade do seu negócio e comece o mais rápido possível a encantar mais clientes, para se tornar uma verdadeira autoridade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.