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Marketing de produto: entenda o conceito

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Publicado em 25/07/2022

Marketing de produto ou product marketing em inglês é a área em que as empresas trabalham para liderar e sustentar o desenvolvimento de seus produtos no mercado.

Os profissionais de marketing de produto são responsáveis ​​pelo posicionamento, mensagens, publicação, geração de demanda, inteligência competitiva e suporte ao processo de vendas.

Marketing de produto: entenda o conceito: pessoa pesquisando sobre marketing na Internet.

Ou seja, o marketing tradicional foca na conquista de novos clientes, seja para empresa de gerenciamento de obra residencial, ou para empresa de serviços de logística.

Nesse caso, as principais estratégias têm o foco na criação de valor para o público e no posicionamento da marca para os consumidores.

Quanto ao marketing de produto, o foco também está nesses aspectos, mas principalmente tem o foco no produto e nos clientes que consomem o produto. O objetivo também é gerar engajamento e interesse, mas o trabalho é voltado para o ciclo de vida do produto.

É por isso que empresas de todo o mundo, como empresa de montagem de painel elétrico, que desejam melhorar seu desempenho e levar seus produtos ao mercado, utilizam essa estratégia em seu marketing.

Dessa forma, eles podem competir com outras empresas, conquistar as massas e gerar soluções para os pontos de necessidades das pessoas.

Portanto, as pessoas desenvolveram um forte interesse neste campo. Se você quer saber mais sobre marketing de produto, a fim de identificar se ela é ideal para sua empresa de levantamento topográfico, ou qualquer outro segmento, continue lendo este artigo!

O que é marketing de produto?

O marketing de produto é uma área do marketing que inclui a promoção de um produto e seu posicionamento no mercado de forma a conectar o produto produzido com seus potenciais compradores.

Por produtos, entendemos qualquer solução concreta, tangível, física ou virtual oferecida pela empresa, ao invés de um conceito abstrato de serviço.

Ou seja, uma empresa fabricante de chuveiro lava olhos é um exemplo de empresa que fornece um determinado produto físico. Logo, não importa os meios de venda, o produto deve chegar nas mãos do consumidor.

Portanto, o foco está em posicionar bem esses itens na mente dos consumidores para que eles entendam que devem comprá-los.

Para fazer isso, as empresas que fornecem produtos usam essa estratégia com base em:

  • Identificar e exploram a diferenciação do produto;
  • Fomentar os valores da marca;
  • Construir uma marca forte;
  • Implementar estratégias para persuadir as pessoas a comprarem seus produtos.

Ou seja, é uma estratégia que todas as empresas que produzem produtos devem pensar em implantar para alcançar esses objetivos.

Por que o marketing de produto é importante?

O marketing de produto é importante para todas as pequenas, médias e grandes empresas que vendem determinado tipo de produto. Ou seja, é importante para um empreendedor fornecedor de estrutura metálica, como para uma grande empresa de produtos veganos.

Isso porque ajuda a esclarecer aos clientes para que serve um produto e faz com que o produto em questão tenha grandes solicitações de vendas.

Aliás, existem vários comerciais e campanhas publicitárias que fazem isso. Eles mostram uma pessoa utilizando o produto em foco para instigar os consumidores a comprarem.

Esse tipo de marketing é importante também porque se concentra em encontrar o público certo para cada produto, o que é feito antes do lançamento.

Após identificar quem são essas pessoas e desenvolver os resultados, a empresa deve distribuir o produto onde elas estiverem e fornecer as informações ideais para realmente alcançá-las.

Em geral, podemos definir o marketing de produto como uma forma de marketing que se concentra em todos os estágios do ciclo de vida do produto, incluindo a pesquisa inicial sobre o problema, o conceito em si e o lançamento.

Nessa perspectiva, envolve a fase de testes desde os detalhes do design do aplicativo até a versão inacabada. Se voltarmos à comparação com o marketing tradicional, entendemos que o escopo é outro.

No conceito geral, todas as empresas, desde empresas de serviços automotivos, até fabricantes de reservatórios metálicos, buscam os clientes certos e segmentar suas campanhas e marketing e aumentar os lucros.

Mas de fato, o marketing de produto em si busca um relacionamento próximo com o público abordando todos os aspectos que envolvem o produto, como a marca e como será vendido. E é extremamente importante para toda empresa que vende produtos.

Quais as atribuições do Marketing de Produto?

A estratégia de marketing de produto possui atribuições para ser implementada. Na verdade, são inúmeras atribuições, mas iremos citar somente as principais:

Pesquisa de mercado

O marketing de produto se preocupa em realizar pesquisas de mercado em geral. Isso se chama benchmarking.

Essa abordagem ajuda a coletar insights sobre o que está sendo vendido, como as pessoas estão reagindo aos produtos atuais e as táticas que outras empresas usam para vender.

Assim, é possível entender a demanda e determinar como apresentar a solução de uma empresa por meio da definição de estratégias de precificação e promoção.

Definição do público-alvo

Durante os estágios iniciais de planejamento, dentro do marketing de produto é importante identificar o público-alvo que a organização está direcionando.

Marketing de produto: entenda o conceito: equipe discutindo sobre público alvo.

Ou seja, é hora de investigar os perfis que vão chegar pela mensagem e definir quem vai se interessar pelo produto. Uma vez que uma marca sabe quem são essas pessoas, ela pode convencê-las e desenvolver uma estratégia de posicionamento eficaz.

Acompanhamento logístico

Em alguns casos, gerenciar o marketing também significa ter que lidar com a logística do produto.

Ou seja, é preciso gerenciar a entrega, levando em consideração a experiência do usuário e o relacionamento entre a empresa e o fornecedor. Esta situação é específica para produtos físicos.

Gerenciamento de processos

O marketing de produto também tem a responsabilidade de acompanhar o processo de criação do produto, assim como no gerenciamento de projetos. Afinal, todo produto é resultado de um projeto.

Nesse caso, os esforços de marketing alinham cada etapa com os objetivos, público-alvo e valores da empresa. Portanto, é essencial ter uma compreensão abrangente de todas as etapas do processo.

Gestão de Identidade Visual

Outra tarefa importante do marketing de produto é gerenciar a identidade visual do produto e tudo que envolve a experiência do usuário (UX). Ou seja, quando o produto é físico, cor, embalagem, construção e materiais.

Nos produtos virtuais, temos à disposição cores, textos e informações. Todos esses fatores precisam comunicar bem os valores e a marca da empresa, bem como se relacionar com as expectativas e preferências do usuário.

É uma questão a ser pensada até mesmo no caso de um fabricante de túnel de encolhimento, para que as pessoas que irão manusear a máquina possam ter uma boa experiência ao apertar botões, ao identificar onde está cada função e o que fazer em caso de manutenção.

Ou seja, toda experiência que o cliente final terá com esse produto em questão.

Benefícios do marketing de produto

Os benefícios do marketing de produto são de fato variados.

Ou seja, qualquer empresa que vende produtos, desde um distribuidor de purificador de água até empresas que vendem produtos cosméticos podem obter esses benefícios que listamos a seguir caso implementem bem essa estratégia de marketing de produto.

Confira a seguir os principais benefícios do marketing de produto!

Maior reconhecimento da marca

Uma métrica muito importante nesse sentido é o reconhecimento da marca. Envolve tornar uma marca conhecida por muitos, comunicando seus valores e diferenças.

Basicamente, uma empresa é formada para resolver um determinado problema e possui todas as características que a tornam única. Quando o público entende a mensagem corretamente, ela obtém reconhecimento.

Se a estratégia de promoção do produto for bem feita, as pessoas naturalmente entenderão a marca e prestarão atenção ao que ela tem a dizer.

Melhor segmentação

Outro impacto do marketing de produto é a melhor segmentação da estratégia geral. Esta será uma personalização eficaz de todas as comunicações de uma organização para um público específico.

Em outras palavras, é como falar a mesma língua do cliente e se preocupar com os mesmos problemas que ele. Essa personalização gera reconhecimento, que por sua vez gera vendas.

Ao pesquisar maneiras de rastrear um produto, construí-lo e anunciá-lo, as empresas naturalmente pesquisam muito o público. Então tudo o que é feito é direcionado a essas pessoas.

Fidelização de clientes

Um bom marketing de produto gera consumidores. No entanto, um ótimo marketing de produto gera verdadeiros clientes fiéis: pessoas que compram, recomendam e defendem a marca sem a empresa solicitar.

Na verdade, essas pessoas ficaram tão afetadas pela proposta que se sentiram compelidas a passá-la adiante.

Maior chance de sucesso

Uma boa estratégia de produto aumenta as chances de sucesso e o retorno do investimento em marketing. Não é como apostar sem uma vitória certa ou onde está o alvo.

Uma vez que uma empresa desenvolve um bom processo de promoção e posicionamento de produtos no mercado, a probabilidade de sucesso do cliente é maior e a lucratividade aumenta.

Afinal, esse tipo de marketing tem tudo a ver com conectar empresas e seus clientes para uma situação ganha-ganha.

Alcançar maior relevância do produto

Outra coisa sobre o marketing de produto é que ele não é imutável. Esta é uma área em constante mudança, que mantém o produto relevante e adaptável ao mercado. Afinal, para os profissionais que só focam nisso, as soluções precisam continuar sendo desenvolvidas e aprimoradas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.