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Marketing de rede: entenda o que é e como fazer?

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Publicado em 29/07/2021

Marketing de rede, também conhecido como Marketing Multinível, é um empreendimento diferente, mas com chances de lucros reais. É ideal para quem deseja ter o seu próprio negócio, pois com pouco recurso e dedicação, é possível construir uma rede ampla.

É importante ressaltar que esse modelo de negócio surgiu nos Estados Unidos, com a ideia de distribuir bens ou serviços, em que você lucra com a venda de produtos e recrutamento de novos vendedores.

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas as estatísticas do marketing de rede provam que ele é real. Ademais, a estratégia também oferece uma proposta diferente dos empregos comuns.

Marketing de rede: entenda o que é e como fazer: imagem com o símbolo de compartilhamento.

O intuito do marketing de rede é oferecer lucro aos parceiros ao invés de salários. Mas você precisa se atentar àquelas pessoas que só querem lucrar e não se preocupam com os clientes.

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing de rede, seus benefícios e como trabalhar com ele. Se você tem interesse, acompanhe o texto.

O que é Marketing de Rede?

Marketing de rede nada mais é do que um modelo de vendas diretas para o cliente final, sem intermediação de lojas. Em outras palavras, você vende o produto direto da fábrica e recebe por isso.

Para entender melhor como funciona, vamos fazer uma comparação entre ele e o marketing tradicional. No marketing tradicional, o fabricante vende para uma distribuidora, depois o produto é vendido por uma loja, para aí sim chegar às mãos do cliente.

As lojas dependem de empresas de contabilidade, publicidade e outras frentes variadas, e têm custos com funcionários, aluguel, infraestrutura, logística, entre outros.

No marketing de rede, o fabricante vende diretamente para um distribuidor, que faz a venda do produto para o consumidor final. É uma forma de baratear o produto, ampliar os negócios e minimizar os custos com as vendas.

Ele também possui 4 pilares que servem de base para que cada nível de seu sistema consiga atingir seus objetivos. São eles:

  • Empresa;
  • Rede ou sistema;
  • Produto;
  • Liderança.

Quando queremos investir dinheiro, o primeiro passo é conhecer os pontos de possibilidade, por meio de uma pesquisa de mercado.

Existem muitas empresas no marketing de rede, e algumas não são muito confiáveis, competentes ou profissionais. Por isso, na hora de investir, confira se ela possui um bom histórico, se é relevante em seu mercado e qual seu plano de marketing.

Quanto à rede, ela pode ser extensa ou limitada, além de poder haver uma grande variação nas comissões estipuladas e de que maneira serão repassadas para os afiliados.

Para não ter problemas, o ideal é escolher uma empresa que tenha um formato de rede bem delimitado. Esse cuidado é tão importante quanto na hora de escolher a empresa de motoboy que vai entregar os produtos.

É importante escolher bem o produto com o qual você vai trabalhar. É impossível manter uma empresa gerando lucro em longo prazo se o produto não for bom, não trouxer valor ou não for atrativo.

Para saber se a solução que você pretende vender é boa, avalie sua utilidade e qualidade, quanto ela vai custar para os clientes e se existe uma gama de produtos.

Vantagens do marketing de rede

O marketing de rede tem crescido muito justamente porque ele traz muitos benefícios para quem escolhe esse modelo de negócio. Inclusive, essas vantagens podem ser usadas para atrair novos vendedores. E dentre elas podemos destacar:

Ter controle sobre o horário de trabalho

Esse trabalho permite que as pessoas escolham o seu próprio horário, de modo a conciliar suas obrigações profissionais e pessoais.

Se você tiver uma rede consolidada, também pode trabalhar em qualquer lugar do mundo. É necessário apenas definir seus meios de comunicação, de acordo com a realidade da rede do participante.

Possibilidade de progressão de renda

Independentemente de você trabalhar com fornecedores de produtos para pet shop ou qualquer outro ramo de atuação, pode ter uma progressão de renda.

Dentro do marketing de rede, a renda pode ser residual ou alavancada. A residual é uma criação de renda que não exige muito dinheiro ou contratação de pessoas. Você receberá mês a mês por algo que fará apenas uma vez.

Marketing de rede: entenda o que é e como fazer: o que é e como fazer: analista verificando relatórios.

O objetivo é alavancar a renda residual, pois mesmo que não tenha sido vendido nenhum produto, a rede teve resultados e vai receber por isso.

Melhor qualidade de vida

Se você pode escolher seus horários de trabalho, de modo a conciliá-los com seus afazeres pessoais e ainda continuar lucrando, a qualidade de vida também melhora.

Não há o fardo de ter que cumprir horários, acordar muito cedo ou ter que trabalhar em um horário que não lhe permite resolver seus próprios problemas.

Isso te dá mais liberdade para cuidar de si e de seus interesses, fazendo parcerias com negócios confiáveis, como uma empresa de automação industrial.

Baixo investimento

Tanto para iniciar quanto para se manter no negócio é necessário um investimento baixo. Este é outro argumento que ajuda a atrair pessoas que ainda não confiam nessa modalidade de trabalho.

Com relação aos custos, as empresas de marketing multinível não possuem uma cota como acontece com as empresas que não atuam nesse formato. Ou seja, é possível investir pouco para se manter ativo e mesmo assim ter retornos positivos.

Agora que você já conhece as vantagens desse modelo de trabalho, no próximo tópico, vamos falar sobre como colocá-lo em prática. Continue a leitura.

Como fazer marketing de rede?

Como falamos, o marketing multinível é um negócio simples e de baixo investimento, mas, para alcançar seus objetivos, é necessário ter foco em alguns pontos. Entre os principais elementos estão:

Ter um bom planejamento inicial

Não importa se você quer trabalhar com uma empresa de montagem industrial ou uma confecção de roupas, tudo requer planejamento.

Por isso, o ideal é começar apenas com uma empresa séria e confiável, e que venda produtos com os quais você se identifique. Também é importante averiguar se as pessoas que fazem parte do seu círculo social se identificam com ele.

Ademais, é importante construir um relacionamento antes das vendas, fazer o planejamento de vendas por tipo de produto, estudar o modelo de negócio e o mercado, bem como fazer uma lista de tarefas diárias.

Estabeleça metas de grandes ganhos em longo prazo, visto que esse modelo de negócio demanda esforço para construir a rede. Em longo prazo, os ganhos podem superar o salário e você também pode obter lucros passivos.

Definir boas empresas para fazer a divulgação

Escolha com cuidado as empresas que quer divulgar. Independentemente de ser um fabricante de produtos eletrônicos ou um laboratório de metrologia, a escolha deve estar de acordo com seu público-alvo, objetivos, preferências e círculo de amigos.

Escolha uma empresa que se encaixe com você e trabalhe com um segmento que realmente goste. Também é importante conhecer o histórico e os responsáveis pela empresa, ver se ela possui uma cartilha e os comentários sobre ela na rede.

Escolher boas parcerias

As parcerias são o segredo do sucesso porque, com elas, é possível ampliar a quantidade de clientes e lucros, bem como tornar o negócio mais conhecido. E quando você tem sua própria rede de distribuidores, passa a ter ganhos passivos.

Por exemplo, se você trabalha com venda de grupo geradores, com a renda passiva, vai receber pelos negócios efetuados por meio de seus vendedores.

Divulgar em diversos canais

Na internet, toda empresa possui um alto poder de divulgação, principalmente em plataformas como as redes sociais. Você deve construir e fortalecer o relacionamento com as pessoas nesses sites, pois eles ajudam a conquistar mais clientes.

Trabalhar o networking

Ter um bom networking é indispensável para quem pretende trabalhar com marketing de rede, uma vez que você precisa ouvir as pessoas para saber como funciona o mercado.

As conexões também permitem que tanto você quanto uma administradora predial criem um planejamento estratégico, compreendam o que as pessoas estão fazendo e do que o público sente falta.

Sair do óbvio e buscar algo de valor

Se você pesquisar o mercado ou o nicho que escolheu, pode encontrar algumas possibilidades que outros ainda não enxergaram. É assim que você vai criar conteúdos que fogem do óbvio.

É importante que você crie e dê conteúdos de grande valor agregado, pois isso fará com que o cliente veja a relevância do seu negócio e confie mais nele.

Conclusão

O marketing de rede é real e uma excelente oportunidade para as pessoas ganharem dinheiro, além de permitir que você trabalhe com o que gosta. Trata-se de uma forma de empreender que, se você fizer do jeito certo, pode trazer muitos lucros e benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.