As estratégias mais eficazes no marketing digital para psicólogos
Você abre sua clínica, manda fazer alguns cartões, cria páginas nas mídias sociais e acha que isso basta para que os pacientes comecem a bater à sua porta? Talvez seja preciso rever suas ações.
Fazer marketing exige planejamento, posicionamento da sua marca (seja ela pessoal ou empresarial) e comunicação certeira sobre aquilo que você faz. Assim, sempre atento ao código de ética, algumas ferramentas de divulgação podem ser personalizadas para um eficiente trabalho de marketing digital para psicólogos. Veja por onde começar.
Blog para psicólogos
O termo inbound marketing ou marketing de atração é hoje a ferramenta mais poderosa entre os profissionais liberais e uma excelente estratégia para psicólogos. Isso porque ela nada tem a ver com a publicidade tradicional que conhecemos, uma vez que seu objetivo é atrair a clientela não por meio de ofertas, mas por meio de conteúdo.
Você pode
criar um site, manter um canal no youtube, utilizar as redes sociais ou até e-mail marketing para isso. A criação de blogs, no entanto, é uma das estratégias mais recomendadas para a produção de conteúdo exclusivo, educativo e de alta qualidade em uma área específica de atuação.
Pense no seu público-alvo e escreva textos sobre o universo da psicologia. Lembre-se que seu objetivo é que potenciais pacientes leiam seu conteúdo, não é um artigo científico voltado para profissionais da área. Assim, atente-se à linguagem, correção gramatical e escolha de assuntos interessantes.
Você pode, por exemplo, falar sobre os benefícios da terapia ou sobre alguns transtornos, como ansiedade ou depressão. Não esqueça: o objetivo é falar das dores do seu potencial cliente para que ele se sinta curioso e interessado a ler e aprender com aquele assunto.
Aproveite esse espaço e todo o potencial do meio digital para também educar as pessoas e o mercado sobre o papel do psicólogo, quebrar mitos e tabus, pois muitas vezes as pessoas deixam de buscar esse profissional por causa do medo ou desconhecimento.
Em tempos de fake news, compartilhar informação verdadeira e de qualidade é o melhor a fazer pelos seus atuais e potenciais pacientes.
Agora você pode estar se perguntando: por que essa ferramenta é tão eficaz? Porque ao produzir conteúdo de qualidade, o profissional se transforma em referência de autoridade naquela área de conhecimento, o que aumenta a sua audiência e, consequentemente, a sua clientela, impulsionando o seu negócio junto ao seu público-alvo.
As vantagens são o baixo custo envolvido na estratégia, o seu ótimo custo-benefício e o aumento da audiência no blog ou site.
Redes sociais
Podemos não saber exatamente quem é o público do seu consultório, mas uma coisa podemos garantir, mesmo sem conhecê-lo: o seu público está nas redes sociais. Sim, todo mundo está presente nesse mundo e investir nas redes sociais é uma estratégia que não pode ser ignorada.
Facebook, Instagram, canais do Youtube, Linkedin. Ok, você não precisa estar em todas, mas é essencial ter uma presença eficaz naquelas que você identificar como mais interessantes para o negócio, além de considerar as especificidades de cada uma: se o Instagram é ótimo para quem deseja postar seu dia a dia no consultório, o Youtube é válido para quem gosta de gravar vídeos e falar mais sobre sua especialidade.
Quando falamos em presença eficaz, estamos falando sobre manter as redes atualizadas, publicar periodicamente e investir em uma identidade visual que tenha a ver com sua marca e seu público.