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Marketing digital para psicólogos

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Publicado em 13/08/2019

Quando o profissional escolhe a psicologia clínica, ele passa a ter uma preocupação que vai além da prestação do melhor serviço: é preciso garantir a saúde financeira do seu negócio. Como o marketing digital para psicólogos pode ajudar a tornar o consultório conhecido, atrair mais pacientes e manter os já existentes?

O marketing digital nesses casos não é muito diferente daqueles que se aplicam em outros segmentos, mas tem suas especificidades. Um psicólogo lida, muitas vezes, com pessoas que estão fragilizadas emocionalmente, então deve-se ter como premissa básica manter a empatia, a ética e o profissionalismo.

E, claro, atentar-se às normas do Conselho Federal de Psicologia. Os psicólogos podem sim usar o meio digital para divulgarem seus serviços, desde que observem algumas restrições já previstas em seu código de ética, como informar sempre nome completo, o CRP e o número de registro, não utilizar preço do serviço como forma de propaganda e nem fazer autopromoção em detrimento de outros profissionais.

Marketing digital para psicólogos: psicóloga sentada em sua cadeira conversando com o paciente.

As estratégias mais eficazes no marketing digital para psicólogos

Você abre sua clínica, manda fazer alguns cartões, cria páginas nas mídias sociais e acha que isso basta para que os pacientes comecem a bater à sua porta? Talvez seja preciso rever suas ações.

Fazer marketing exige planejamento, posicionamento da sua marca (seja ela pessoal ou empresarial) e comunicação certeira sobre aquilo que você faz. Assim, sempre atento ao código de ética, algumas ferramentas de divulgação podem ser personalizadas para um eficiente trabalho de marketing digital para psicólogos. Veja por onde começar.

Blog para psicólogos

O termo inbound marketing ou marketing de atração é hoje a ferramenta mais poderosa entre os profissionais liberais e uma excelente estratégia para psicólogos. Isso porque ela nada tem a ver com a publicidade tradicional que conhecemos, uma vez que seu objetivo é atrair a clientela não por meio de ofertas, mas por meio de conteúdo.

Você pode criar um site, manter um canal no youtube, utilizar as redes sociais ou até e-mail marketing para isso. A criação de blogs, no entanto, é uma das estratégias mais recomendadas para a produção de conteúdo exclusivo, educativo e de alta qualidade em uma área específica de atuação.

Pense no seu público-alvo e escreva textos sobre o universo da psicologia. Lembre-se que seu objetivo é que potenciais pacientes leiam seu conteúdo, não é um artigo científico voltado para profissionais da área. Assim, atente-se à linguagem, correção gramatical e escolha de assuntos interessantes.

Marketing digital para psicólogos: visitante aguardando o carregamento do site.

Você pode, por exemplo, falar sobre os benefícios da terapia ou sobre alguns transtornos, como ansiedade ou depressão. Não esqueça: o objetivo é falar das dores do seu potencial cliente para que ele se sinta curioso e interessado a ler e aprender com aquele assunto.

Aproveite esse espaço e todo o potencial do meio digital para também educar as pessoas e o mercado sobre o papel do psicólogo, quebrar mitos e tabus, pois muitas vezes as pessoas deixam de buscar esse profissional por causa do medo ou desconhecimento.

Em tempos de fake news, compartilhar informação verdadeira e de qualidade é o melhor a fazer pelos seus atuais e potenciais pacientes.

Agora você pode estar se perguntando: por que essa ferramenta é tão eficaz? Porque ao produzir conteúdo de qualidade, o profissional se transforma em referência de autoridade naquela área de conhecimento, o que aumenta a sua audiência e, consequentemente, a sua clientela, impulsionando o seu negócio junto ao seu público-alvo.

As vantagens são o baixo custo envolvido na estratégia, o seu ótimo custo-benefício e o aumento da audiência no blog ou site.

Redes sociais

Podemos não saber exatamente quem é o público do seu consultório, mas uma coisa podemos garantir, mesmo sem conhecê-lo: o seu público está nas redes sociais. Sim, todo mundo está presente nesse mundo e investir nas redes sociais é uma estratégia que não pode ser ignorada.

Facebook, Instagram, canais do Youtube, Linkedin. Ok, você não precisa estar em todas, mas é essencial ter uma presença eficaz naquelas que você identificar como mais interessantes para o negócio, além de considerar as especificidades de cada uma: se o Instagram é ótimo para quem deseja postar seu dia a dia no consultório, o Youtube é válido para quem gosta de gravar vídeos e falar mais sobre sua especialidade.

Quando falamos em presença eficaz, estamos falando sobre manter as redes atualizadas, publicar periodicamente e investir em uma identidade visual que tenha a ver com sua marca e seu público.

Facebook Ads

Uma forma de anúncio, mas por meio do Facebook: você programa uma publicação e segmenta para quem ela será exibida. Dentre os critérios: idade, sexo, localidade, interesses e comportamento na rede social. Os investimentos são definidos por você, assim como também a segmentação da postagem a ser promovida.

Google Adwords

A ferramenta é uma forma de compra de mídia eficaz que aumenta as chances do seu site aparecer nos resultados do Google para um potencial paciente. Você sabe como funciona? Ele utiliza palavras-chave da sua área e assim, você consegue aparecer na primeira página de busca com uma ou mais palavras-chaves específicas.

Marketing digital para psicólogos: mulher com a mão na cabeça e olhando para o notebook.

Por exemplo, se alguém digitar psicólogo em Guarulhos e essa for uma palavra-chave utilizada por você, você aparecerá na primeira página de busca, que é a que rende a maioria dos cliques. Quando você busca algo no Google, aposto que não vai muito além da segunda página, não é mesmo?

Claro que ficar de olho em todo esse meio digital exige dedicação e profissionalismo, mas é válido, pois tem um potencial para impulsionar sua clínica e gerar bons resultados. Além disso, também melhora o relacionamento entre profissional e seu paciente, fundamental para fidelizar antigos clientes e gerar novas recomendações, alavancando os negócios.

Por isso, o melhor a ser feito é contratar uma agência de marketing digital que poderá construir a melhor estratégia de marketing digital para psicólogos. E você poderá se concentrar apenas em clinicar com competência e responsabilidade!

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