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Marketing financeiro: entenda o que é e qual a importância

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Publicado em 25/11/2021

O Marketing financeiro é um processo que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Parte da evolução do marketing como um todo, é comum que novos setores estejam se integrando a este conceito para conquistar mais clientes.

As instituições financeiras estão cada vez mais inspiradas em agir para a conquista de novos clientes, principalmente depois do surgimento das fintechs, que aproveitaram o espaço no mercado para se fortalecerem e se tornarem players relevantes no mercado.

Além disso, com o processo de transformação digital que o mundo tem passado, inúmeras possibilidades são aplicadas, o que ajuda a aproveitar os avanços tecnológicos provenientes dessas alterações para novas interações com as empresas.

Marketing financeiro: entenda o que é e qual a importância: analista fazendo cálculos.

Esse tipo de recurso deu abertura para a criação do marketing financeiro, que nada mais é do que ações voltadas especificamente para esse tipo de mercado de consultoria fiscal e tributária.

Cada vez mais, novas soluções financeiras têm surgido, o que fez com que as empresas começassem a pensar melhor em sua comunicação e no diálogo com os consumidores.

Isso não significa, entretanto, que estas empresas não trabalhavam com marketing anteriormente.

Tanto bancos quanto outras instituições financeiras já são conhecidas de métodos de comunicação com o público, embora sobre a fama de que o foco era sempre no lucro, o que muitas vezes gerava resultados não tão positivos.

Por isso, junto do marketing financeiro, veio o processo de humanização destas companhias, ajudando a mostrar um lado mais próximo dos consumidores e de cuidado com as pessoas, não se focando tanto em questões de valores com uma assessoria contábil SP.

A maioria das empresas consolidadas no mercado estão investindo nesse processo de marketing financeiro, o que ajuda muito a popularizar esse tipo de conteúdo.

Por isso, é muito importante entender o conceito desse formato de ação e como criar sua própria estratégia.

Dentro do marketing financeiro, uma série de instituições podem criar conteúdo relevante e direcionado para seus objetivos, sendo as principais companhias no mercado:

  • Bancos;
  • Empresas de investimento;
  • Escritórios de contabilidade;
  • Assessorias financeiras.

Além disso, as fintechs também têm ganhado muito espaço nesse mercado, uma vez que se trata de startups modernas e inovadoras, que muitas vezes atraem o interesse do consumidor cliente de uma empresa de tratamento de esgoto.

Qualquer companhia que deseja expandir seus negócios já consegue compreender a importância do marketing digital como estratégia de engajamento com o público, e no caso das instituições financeiras, é possível contar com um atendimento ainda mais especializado.

A digitalização de serviços também gerou uma forte mudança no comportamento destas instituições. A forma de trabalhar precisou passar por adaptações, uma vez que cada vez mais empresas oferecem seus serviços de forma completamente online.

A retirada da necessidade de entrar em uma agência para fazer uma operação foi uma importante forma de desburocratizar os serviços financeiros, e esse foi um passo importante para mostrar às marcas o real interesse de seus consumidores em uma empresa de piso vinilico.

Por conta disso, as estratégias de relacionamento começaram a sentir fortes mudanças, uma estrutura que até pouco tempo atrás parecia inalterável. Com isso, diversos formatos de marketing começaram a ser aplicados com mais efetividade.

Importância do marketing financeiro no mercado

Uma das principais mudanças no mercado, que tornou cada vez mais necessário o marketing financeiro, foi a ascensão dos bancos digitais. Depois de um período inicial de desconfiança, o mercado começou a aceitar e até mesmo a preferir este novo formato.

Marketing financeiro: entenda o que é e qual a importância: mulher feliz acessando site pelo notebook.

Isso porque os bancos digitais oferecem serviços com menores taxas e com muito menos burocracia, o que acaba sendo uma fonte importante de trabalho.

Dessa forma, a demanda por apresentar suas soluções para o público de uma empresa de instalação de antena coletiva aumentou consideravelmente.

As empresas tradicionais, notando essa movimentação, acabaram percebendo que se não se atualizassem, ficariam para trás. Com isso, a comunicação e a estrutura de marketing começaram a se modificar profundamente.

Até mesmo questões como a linguagem da publicidade financeira se adaptou para o mundo digital, com cada vez mais campanhas sendo realizadas inteiramente na internet. O marketing financeiro entende as necessidades de seus consumidores por novas experiências, podendo oferecer soluções como um sistema para controle financeiro para facilitar as transações do dia a dia.

Por isso, estratégias vinculadas ao marketing digital como um todo, como a produção de conteúdo, campanhas por e-mail e redes sociais e outras ferramentas acabaram se tornando mais comuns e populares, otimizando assim os resultados apresentados com esse tipo de ação com uma consultoria tributaria contábil.

Principais tendências do marketing financeiro

Agora que você consegue compreender melhor o que é o marketing financeiro e sua importância, é hora de entender como você pode se adaptar para conseguir resultados mais expressivos em ações desse formato.

Além disso, é importante ter em mente que nenhuma empresa é igual a outra. Assim, ainda que você esteja no mesmo segmento de atuação que seus concorrentes, nem sempre as ações terão o mesmo resultado.

Ao adaptar estas tendências para sua realidade, você consegue utilizar com mais atenção e qualidade esse tipo de recurso, adaptando-se às principais mudanças no mercado e atingir o consumidor de forma mais efetiva.

Vale lembrar também que o mercado financeiro em geral têm uma tendência de ser um pouco mais lento em questão de mudanças e evoluções, por isso, é preciso saber o momento certo de agir para tomar a dianteira do mercado.

Dessa forma, você consegue estratégias focadas em aquisição de consumidores, melhorando seu relacionamento com clientes anteriores e fidelizando novos, tornando-se uma referência em questão de modernidade com um software de sistema industrial.

Big data

O conceito de big data é uma ferramenta importante de trabalho, que tem um grande potencial de exploração e coleta de dados. Essa utilização de informações não é novidade no mundo do marketing, uma vez que é realizado em diversos setores.

Entretanto, ainda há uma grande dificuldade em tornar estes elementos uma utilização prática, tornando a vida do consumidor muito mais fácil quando ele precisa de alguma informação relevante.

O Big data nada mais é do que uma inteligência artificial capaz de coletar grandes quantidades de dados, e transformá-los em relatórios relevantes com informações em apenas alguns instantes.

Trata-se de um trabalho que manualmente levaria dias, e que pode ser realizado em alguns segundos, conseguindo oferecer respostas muito mais precisas e atualizadas para qualquer necessidade que o usuário tenha durante a utilização de sua ferramenta.

Humanização nas conexões

Uma das principais reclamações do segmento financeiro até pouco tempo atrás era o quão impessoal e automatizado eram os atendimentos.

Ainda que você fosse a uma instituição, a burocracia constantemente gerava uma série de problemas incômodos para os consumidores.

Por isso, o marketing financeiro busca a contramão desse tipo de ação, agindo de forma efetiva e transparente para conseguir um fator mais determinante para conquistar novos clientes.

Diante disso, você consegue apresentar um conteúdo mais confiável, aproximando o consumidor de suas possibilidades e criando uma conexão mais duradoura, que acaba sendo muito importante para trabalhar com mais efetividade.

Mesmo com a utilização de tecnologia constantemente, e em alguns casos todas as operações da empresa financeira serem digitais, você ainda consegue passar um conteúdo mais humano. A facilitação não é uma exclusividade da tecnologia.

Além disso, as pessoas não têm interesse em serem atendidas o tempo todo por robôs, e por isso é fundamental que você consiga utilizar sua equipe de atendimento de forma efetiva e potencializada para gerar mais negócios.

Quanto mais humano for o contato entre o consumidor e a marca, maiores são as chances de ele permanecer fiel a esta empresa e não procurar alternativas no mercado que estejam mais condizentes com suas necessidades.

Automação de processos

Enquanto o atendimento humano é focado na humanização, nos processos internos a automação deve ser o foco. A tecnologia permite uma otimização de diversas operações manuais, que muitas vezes geram resultados mais satisfatórios.

Quanto mais você consegue automatizar processos repetitivos e mecânicos, mais tempo seus colaboradores poderão se especializar e conquistar um espaço adequado no mercado, apresentando resultados muito mais expressivos em suas ações.

Dessa maneira, você consegue surpreender positivamente seus consumidores, oferecendo uma experiência do cliente acima da média e garantindo uma estrutura adequada para que eles possam aproveitar estes elementos.

Considerações finais

O marketing financeiro é um dos principais meios de conquistar clientes na atualidade para o setor, e conta com um grande aliado no conceito da transformação digital. Por conta disso, é fundamental que você consiga aplicar estes conceitos de forma efetiva.

Encontrar um equilíbrio entre a automação e a humanização pode parecer um trabalho complexo, mas os resultados que provêm desse tipo de ação acabam sendo muito importantes para manter sua empresa em atividade no mercado.

Portanto, companhias que desejam a liderança no mercado financeiro já estão se adaptando mais a cada dia para conquistar esse tipo de resultado com mais eficiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.