HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

Marketing one to one: o que é e como aplicar

Home  >   Blog  >   Marketing one to one: o que é e como aplicar
Publicado em 28/01/2022

Entre as funções do marketing, é possível criar as estratégias de ação para otimizar as atividades comerciais de um empreendimento, de modo com que o público se sinta motivado a concluir uma transação específica, como no marketing one to one.

E por mais que isto seja sinalizado como um dos objetivos gerais do marketing, cada uma das estratégias específicas ligadas a esse sistema trabalha com modelos e ferramentas diferentes para se alcançar um propósito particular junto a tal objetivo comercial.

Algo que está associado à variedade do próprio mercado em si, ao levar em conta a diversidade de atividades comerciais que podem ser encontradas dentro desse ambiente de transações financeiras, como o setor de alimentos, roupas, móveis, entre outros.

Marketing one to one: o que é e como aplicar: vendedora conversando com uma cliente.

Pois tanto uma companhia responsável pela produção de grãos de café para a indústria, assim como uma empresa que trabalha com o conserto de máquina de café podem ter objetivos e estratégias similares e contrastantes, dentro de mercados associados.

Cada um desses negócios, mesmo podendo atuar com o mesmo tipo de público, como uma cafeteria renomada no mercado, podem ter suas atividades comerciais otimizadas a partir das estratégias de marketing que serão adotadas na gestão desses diferentes negócios.

Dessa forma, é possível focar na relação com o cliente, na produção do seu produto ou serviço, ou até mesmo na presença de cada um desses negócios no cenário digital, ligado a forma como tais empresas podem ser reconhecidas pelos seus respectivos públicos.

Além de algumas ferramentas que podem ser compartilhadas por diversas companhias, simplesmente por estarem presentes em um cenário comercial, como um programa para controle financeiro empresarial, com benefícios para todo tipo de mercado.

Uma variedade de aplicações que acompanha a diversidade presentes na própria confecção das chamadas estratégias de marketing, sendo maneiras que o mercado encontra para se conectar ao seu público e gerir suas atividades.

Dentro dessas possibilidades, chega ao inicialmente citado marketing one to one, a lidar diretamente com a forma com que uma empresa é vista por parte dos consumidores, de acordo com a relação direta de comércio a ser feita entre uma empresa e seus clientes.

O que é o marketing one to one?

Essa estratégia de marketing está associada à relação presente entre um vendedor e o seu cliente em potencial, por meio de uma abordagem clara, de forma a apresentar os benefícios de se consumir qualquer que seja o produto ou serviço oferecido pela empresa.

Algo contido no próprio nome dessa estratégia, que pode ser traduzido como algo similar a “marketing de 1 para 1”, ou seja, uma relação comercial direta, por meio de uma negociação ser feita entre um indivíduo interessado em vender e outro interessado em comprar.

É fácil pensar nisso quando nos referimos a certas trocas comerciais de menor porte, passando por um vendedor de mate na praia e chegando até alguém responsável por cuidar das vendas de uma loja de roupas, com novas linhas a chegarem ao mercado.

Por mais que esse tipo de atividade normalmente estejam associados ao serviços de contabilidade para pequenas empresas, a estratégia de marketing one to one busca expandir esse tipo de relação para todo tipo de mercado, inclusive os de grande porte.

Muito se fala hoje sobre a importância das empresas adotarem uma abordagem mais humanizada, em busca de simbolizar aos seus clientes que não se trata apenas de uma corporação, mas sim de uma entidade comercial que se preocupa com seus clientes.

Por isso, é preciso se portar exatamente como o vendedor de um pequeno negócio. Aquele que conhece o perfil de compra dos seus clientes fidelizados, a ponto de adotar estratégias diferentes de acordo com o tipo de visitante que entra em seu estabelecimento.

Seja com o estilo de diálogo a ser adotado com esse cliente ou até mesmo o tipo de produto a ser oferecido para esse visitante, é preciso ter conhecimento sobre o modelo de peças normalmente consumida por um cliente frequente em uma loja de sapatos.

O marketing one to one trabalha para que esse mesmo tipo de relação de confiança entre o vendedor e o cliente possa ser replicado para todo tipo de negócio que opta por adotar esse tipo de estratégia, em busca de se relacionar melhor com sua audiência de clientes.

Por meio de técnicas que podem ser favoráveis até mesmo para negócios vistos com mais segmentos e técnicos, como nos serviços de desenvolvimento de software, que como qualquer negócio depende da sua relação com possíveis clientes a adquirir essa oferta.

Uma prática que pode ser vista em diversos profissionais do mercado, como o gerente de um banco, que normalmente conhece de forma íntima os seus clientes, principalmente quando se trata de uma agência premium, voltada a clientes de maior poder aquisitivo.

Um tratamento diferenciado pode ser responsável pela relação positiva existente entre esses clientes e tal instituição bancária, a ponto do indivíduo confiar nessa entidade para aplicar seus investimentos, para os benefícios de ambos os lados envolvidos.

E para o mercado esse tipo de estratégia de marketing pode garantir uma série de vantagens comerciais, destacando-se a possibilidade de segmentação do seu público, a partir de um conhecimento mais aprofundado sobre a sua audiência.

Diante disso, é possível adotar diferentes pontes de diálogo, além de ações que podem chamar a atenção de uma parcela específica do seu público, de acordo com os objetivos a longo prazo dessa companhia em associação à sua relação com seus clientes.

Porém, para que uma empresa de fomento mercantil, por exemplo, tenha acesso a benefícios relacionados a uma conexão maior com seus clientes, é preciso que a mesma saiba como implementar o marketing one to one de maneira correta em seu negócio.

Adotando essa estratégia aos seus negócios

Como em qualquer estratégia de marketing, é preciso que o negócio que busque aplicar tal prática em suas administração conheça a fundo as aplicações de tal técnica, assim como todos os ativos que serão afetados pela mesma, começando por sua audiência.

O que nos leva diretamente ao primeiro passo para se trabalhar com a implementação desse tipo de estratégia.

Conhecer o seu público

É preciso conhecer a fundo a sua audiência, para que seja possível apresentar a mesma produtos e serviços que sejam alinhados aos interesses dessa audiência, tornando possível contar com esse público como clientes convertidos do seu negócio.

Marketing one to one: o que é e como aplicar: amigas analisando produtos em um site.

No caso do marketing one to one existem etapas que se tornam ainda mais importantes, por estarem associadas a uma prática que almeja uma relação mais direta entre uma empresa e os seus clientes, entre elas:

  • Adotar uma comunicação personalizada;
  • Atendimento diferenciado;
  • Incorporação de tendências;
  • Estudo das ações.

Diante disso, é necessário conhecer esse público para oferecer algo atrativo para o mesmo.

Adote uma comunicação personalizada

Após identificar qual é o perfil do seu consumidor, é importante escolher o tipo de comunicação que converse diretamente com os interesses dessa audiência, portando-se assim como um vendedor que conhece o cliente assim que o mesmo entra em sua loja.

Algo válido até mesmo para companhias de grande tamanho, como uma agência de contabilidade especializada em TI, que por meio da internet pode se relacionar com seus clientes a partir de uma contato personalizado em seus canais digitais de atendimento.

Atendimento diferenciado

Quando se fala nos serviços de atendimento oferecidos por uma companhia, o estudo dos dados referentes aos seus clientes tornam-se ainda mais importantes de serem revisitados, para que seja possível optar pelo diálogo ideal, além de ações personalizadas.

Fora que a partir de um atendimento de qualidade é possível ter acesso a outras informações relevantes acerca dos seus clientes, permitindo a um escritório de consultoria ambiental para empresas, por exemplo, adotar melhores práticas no futuro.

Incorporação de tendências do mercado

E quando se fala em oferecer a melhor oportunidades para os seus clientes, é preciso criar também a importância de estar atento a todo tipo de novidade que possa estar presente em sua linha de atuação. Seja com novos produtos ou ferramentas de gestão.

Pois seguir a s tendências do mercado pode fazer com que o seu negócio seja visto com olhos positivos por parte da sua audiência de clientes, facilitando não só a possibilidade de compra, como também a relação de confiança entre esse cliente e o seu empreendimento.

Estude suas ações

Muitas das práticas citadas, que podem auxiliar na implementação de uma estratégia de marketing one to one ao seu negócio, estão associadas ao estudo do seu público, contudo, é essencial também que um negócio abra seus olhos para que aconteça consigo mesmo.

Ao examinar os seus resultados, assim como as práticas adotadas na administração do seu negócio, como o sistema de entrega adotado, torna-se possível analisar melhor as ações que devem ser otimizadas em seus negócios, ou até mesmo o que pode ser melhorado.

Portanto, após analisar cada um dos tópicos citados, torna-se possível aplicar o marketing one to one aos seus negócios, visando não apenas uma melhora direta dos seus índices de vendas ou alcance de clientes, mas também a manutenção do seu negócio a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.