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Marketing sensorial: o que é e como aplicar

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Publicado em 11/03/2022

Existem diversas formas de fazer com que a sua empresa fique mais conhecida e que aumente o seu alcance e, uma das formas que mais vem sendo comentada ao longo dos últimos anos é o marketing sensorial e como ele tem sido bem utilizado.

Ele é uma forma mais imersiva e bastante única de conseguir atrair leads e clientes, agregando valor ao processo de compra e fazendo com que seja utilizado estímulos que levam o comprador até o produto e, de fato, leve-o para casa.

Pensando nisso, o texto de hoje abordará o que é o marketing sensorial e como ele pode ser usado em suas estratégias de negócios, mostrando suas vantagens e benefícios, assim como seu conceito e formas de ser aplicado na prática.

A utilização do marketing como um todo

Desde um fabricante de esquadrias de alumínio até uma grande empresa logística, todas as empresas precisam utilizar o marketing em algum nível para se vender e conseguir novos clientes e leads, além de gerar novos leads e agregar valor ao produto ou serviço.

Marketing sensorial: o que é e como aplicar: mulher olhando na tela do celular.

São diversas as maneiras de fazer isso e, independentemente da estratégia de marketing utilizada ao longo dos anos da empresa, é extremamente normal que algumas fiquem ultrapassadas e precisem ser renovadas ou completamente mudadas.

Alguns as utilizam para promover seu desinfetante para banheiro junto de outros produtos de limpeza, outros já preferem utilizar o marketing para inovar e mostrar seus produtos e serviços tecnológicos e, para ambos, o marketing sensorial pode ser uma boa solução.

Diferentemente de antigamente, não basta apenas ter um produto de qualidade. É preciso também mostrar sua presença na internet, mostrar que se preocupa em trazer um diferencial no mercado e que também é um forte concorrente em seu segmento.

Se a empresa apenas coloca seus produtos nas prateleiras e espera que eles se vendem sozinhos, saiba que isso é um tremendo erro, seja no mercado de serviços de climatização de ambientes ou canecas personalizadas.

Com isso em mente, os tópicos a seguir abordarão o conceito de marketing sensorial, seus benefícios e vantagens, assim como dicas essenciais para a sua aplicação, sendo de grande auxílio para a sua marca. Sem mais delongas, confira.

Entenda o conceito de marketing sensorial

De forma simples e bastante direta, o marketing sensorial é aquele que trabalha de forma a estimular os sentidos dos seus leads e clientes. Através disso, ele consegue chamar a atenção não apenas pelo produto, mas por causa de toda a atmosfera criada em volta dele.

Pensemos, por exemplo, em uma empresa de recepção, certamente existem muitas outras iguais. E se todas focassem na mesma estratégia de marketing? Com toda certeza, a única que tentasse fazer algo diferente, se destacaria no mercado e esse é um dos pensamentos que você deve ter em mente.

Dessa forma, cria-se uma atmosfera que trabalha muito com objetividade e personalização, utilizando o que tiver mais relação com o perfil do cliente e, mais importante do que tudo, fazendo com que ele tenha uma experiência única e marcante.

Pode ser utilizado por qualquer organização, até mesmo por uma fabrica de lustres, e pode utilizar de todos os cinco sentidos: tato, olfato, audição, paladar e visão. Basta apenas que a sua empresa se adapte e use o que for melhor para ela.

Porém, é preciso ter cuidado no momento de escolher qual que melhor define a estratégia da sua empresa, afinal, cada um dos sentidos funciona de maneira diferente e reflete diferentes sensações nos consumidores e leads do seu negócio.

Uma empresa de jardinagem pode preferir trabalhar com a visão, por causa da beleza do jardim e das plantas e flores, assim como com o olfato, incentivando as pessoas a sentir o seu delicioso e delicado aroma, gerando uma sensação única com o marketing.

Assim como uma empresa de perfumes trabalha muito melhor apenas com o olfato, afinal, nesse caso em específico, esse sentido é o que mais fará a real diferença.

Quando pensamos em todo esse contexto, o marketing sensorial pode ser muito bem aproveitado, fazendo com que a organização que invista nesse modelo adquira alguns benefícios e vantagens, como:

  • Relacionamento mais forte e consolidado com os clientes;
  • Estimula o desejo de compra dos leads;
  • Aumenta a probabilidade de fidelização dos clientes;
  • Grandes oportunidades de personalização;
  • Cria uma identidade única para a empresa;
  • Aumenta o alcance e a autoridade da marca.

Em outras palavras, é uma excelente maneira de conseguir fazer com que a sua empresa de limpeza, por exemplo, consiga se destacar em meio a tantas do mesmo ramo no mercado de trabalho, criando um grande diferencial.

E acredite, os clientes detestam ficar sempre na mesma, principalmente com o dinamismo e novas experiências que a internet e o meio digital proporcionam, portanto, não tenha medo de investir em algo diferente.

Aplicando o marketing sensorial

Assim como todas as formas de marketing, existem modos de aplicação que podem ser melhores usados do que outros. A aplicação em uma empresa de pintura de fachada é diferente de uma grande e logística, embora seus objetivos sejam os mesmos.

Marketing sensorial: o que é e como aplicar: mulher segurando cafés e um pacote com comida.

Abaixo foram reunidas algumas informações em tópicos que exemplificam os modos de aplicação e possibilidades de utilização. Confira e utilize aquilo que melhor refletir os objetivos e vontades da sua empresa.

01 - Entenda o seu público-alvo

Todas as estratégias de negócios são voltadas para algum tipo de público-alvo, afinal, tentar abraçar o mundo além de dar muito errado vai fazer com que a sua marca tente atingir a todos e não consiga atingir ninguém.

Portanto, para que o marketing sensorial seja efetivo, é preciso que ele seja direcionado a um público e que a empresa conheça o máximo possível dele. Através disso, será muito mais fácil decidir qual sentido será explorado e quais que mais podem refletir as vontades do cliente.

Uma excelente alternativa é utilizar de personas, que são as representações do seu cliente ideal, com gostos, jeitos, rotinas e linhas de pensamentos, facilitando com que a empresa consiga prever os próximos passos dos leads.

02 - Defina qual sentido irá explorar

A partir do momento em que se conhece o seu cliente, fica muito mais simples de prever seus próximos movimentos, porém, a partir dessas informações, é necessário decidir qual sentido será explorado para que todo o trabalho seja voltado a isso.

É muito interessante trabalhar com os cinco sentidos de uma única vez e, caso consiga, com toda certeza criará uma grande experiência para o seu cliente, mas é uma tarefa extremamente difícil e não são todas as empresas que exploram ela a esse nível.

Muitas preferem seguir na utilização de até dois sentidos e investir tudo que for possível neles, principalmente porque é necessário levar em consideração o ramo da empresa. Não tem porque um negócio de perfume investir no paladar a não ser que deixe alguns petiscos como degustação.

Portanto, decida o que melhor reflita as tendências, produtos e estratégias da sua empresa e foque nisso.

03 - Utilize as redes sociais

Sabemos que o marketing sensorial é algo bastante diferente e único e que poucas empresas se atrevem a fazer, ao menos não com frequência. Portanto, é preciso saber se vender nas redes sociais e mostrar aos leads a experiência que estão perdendo.

Na grande maioria das vezes, esse tipo de marketing é utilizado em stands ou em campanhas da marca em lugares específicos, para realmente criar toda uma ambientação e experiência bastante diferente.

Sendo assim, depender apenas do boca a boca dos leads e clientes, embora seja algo muito bom, pode não ser o suficiente. Grave a reação do público, os depoimentos e como isso mudou a vida de muitos e utilize a seu favor.

É extremamente importante que não seja mostrado muito a que não foi ainda as exposições, no caso das empresas que utilizam dessa forma, mas que seja entregue aos leads provas de que realmente está sendo feito algo de maneira diferente.

Portanto, procure sempre utilizar as redes sociais para aumentar o alcance da marca e ajudar a trazer mais pessoas para essa sua estratégia de marketing.

Considerações finais

O texto de hoje abordou como o marketing sensorial pode ser bastante único e eficaz, nutrindo os leads com informações e experiências únicas e aumentando em muito a taxa de conversão de clientes, mostrando que não existe apenas uma forma de sua empresa ser atrativa.

Se destacar no mercado é necessário para que a empresa ganhe cada vez mais espaço no seu segmento de mercado e, através do marketing sensorial, é possível que se consiga atingir esse objetivo, principalmente quando bem estruturado e tratado com cuidado.

Estude o máximo que for possível e invista cada vez mais nesse método de negócios que ganha cada vez mais espaço e se mostra muito promissor a cada ano que passa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.