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Medo da perda: como utilizar esse gatilho

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Publicado em 24/02/2023

A mente humana é formada por uma série de conexões, tratando-se de um campo que acaba sendo para muitos até mesmo um mistério. Ao entender essa complexidade, é possível até mesmo trabalhar com itens específicos, tal como um gatilho a ser despertado.

Medo da perda: como utilizar esse gatilho: mulher segurando várias sacolas e um cartão de crédito.

É comum que essa palavra seja vista com uma visão mais negativa, tratando-se de algo que possa acordar algum trauma ou levantar problemas pessoais que façam parte da vida de um indivíduo, com tudo isso sendo incentivado por algum tipo de memória, por exemplo.

No entanto, ao olhar com um pouco mais de atenção para esse tema, é possível compreender que a função de um gatilho pode ser também positiva na vida de um indivíduo, tal como uma fragrância pode despertar a lembrança de alguém querido.

Estamos falando do mesmo tipo de sentimento que alguém pode sentir ao entrar na cozinha da casa dos seus avós, onde o cheiro vindo do fogão ou a organização dos lugares na mesa é capaz de acordar memórias que foram criadas durante a sua infância nesse local.

É justamente ao tipo de sensação narrada acima que podemos associar à função de um gatilho, sendo algo capaz de despertar algum tipo de sentimento ou até mesmo uma ação, como o ato de ligar uma bomba submersa de forma remota por meio de um controle.

Logo, ao pensar um pouco melhor no assunto é que podemos dizer que um gatilho não necessariamente é algo ruim, com tudo isso dependendo apenas do tipo de ação ou sensação que algum tipo de objeto ou até mesmo atividade pode então estar associada.

E é com essa relação em mente que o meio comercial passou a olhar com um pouco mais de atenção a esse tema, sendo possível dessa forma criar uma maior relação junto de uma marca ao seu público, conquistando o interesse da audiência para seus produtos e serviços.

Tal ação é válida então para qualquer tipo de empreendimento, podendo tanto ser o caso de uma distribuidora de produtos de limpeza como também de quem vende doces na rua, sendo preciso trabalhar com certos gatilhos para conquistar a atenção de um público.

O importante nesse sentido é estar atento então à variedade de gatilhos que podem ser encontrados no mercado, podendo existir um modelo específico a ser trabalhado por uma marca, de acordo com os seus interesses e o tipo de público que está em busca de agradar.

Dentro dessa variedade de gatilhos existe um em especial que é importante de ser trabalhado por parte do mercado atualmente, tratando-se do gatilho de perda, algo capaz até mesmo de criar uma melhor relação com os seus clientes a serem conquistados.

O que o gatilho de perda tem de diferente?

Quando falamos sobre medos comuns a serem encontrados na sociedade, é fácil pensar no pavor causado pelo escuro, pela altura, até mesmo palhaços no caso de algumas pessoas. Agora, quando falamos de um pânico comum, mas pouco tratado, é o de perda.

Esse tipo de medo está associado à sensação de perder algo em sua vida, com isso podendo estar associado à uma criança que vive muito agarrada ao seu ursinho de pelúcia ou até mesmo um filho que teme a morte dos seus pais com o passar da velhice deles.

Junto a esse medo de perder algo, podemos olhar para a situação com um olhar um pouco menos drástico, tratando-se também daquela sensação ruim de não fazer parte de algo, ficando então de fora de algum tipo de situação ou cenário, com gatilhos despertando isso.

Um exemplo prático para entender isso está na forma em que uma promoção pode ser encontrada quando um usuário estiver em busca na internet por aluguel de caçamba preço, com tal desconto sendo algo imperdível no qual os clientes não podem deixar passar.

Junto a isso é possível citar também a sua participação em uma festa exclusiva ou até mesmo o seu medo de ficar de fora de algum tipo de lançamento, sendo esse o motivo pelo qual as pessoas vão ao cinema no lançamento para não ficar fora do grupo de conversa.

Essa sensação específica até mesmo recebe um nome próprio, chamado então de FOMO, sigla para fear of missing out, ou seja, o medo de ficar de fora. Esse conceito foi definido em 2000 pelo profissional de marketing Dan Herman como uma ideia de certo interesse.

É justamente para trabalhar com esse tipo de conceito que uma empresa que trabalha com serviços de limpeza pode então se aprofundar mais no cenário do neuromarketing em busca de entender a mente humana e então trabalhar ela de maneira comercial.

Tudo isso faz então com que seja importante por parte do mercado saber como trabalhar com esse gatilho específico por parte de uma empresa, garantindo assim uma maior proximidade com uma audiência, a ponto de conquistar um número grande de clientes.

Agora, para que isso venha a ser uma realidade frente a um negócio, é necessário então saber como trabalhar com esse tipo de estratégia, existindo uma série de ações que podem ser úteis para aumentar o interesse em algum produto ou serviço a ser oferecido.

Como trabalhar com o gatilho de perda?

Da mesma forma em que uma estação de tratamento de efluentes precisa destacar a sua qualidade para se mostrar como a melhor opção para um grupo de clientes, outras companhias podem optar por trabalhar com outras frente, tal como o gatilho de perda.

Para quem busca garantir que esse tipo de estratégia seja aplicada da melhor forma possível, podendo assim elevar o valor comercial de um produto junto ao seu público, é importante então trabalhar com algumas frentes, entre elas:

Destacar a escassez de uma mercadoria

A presença de algum tipo de chamada, tal como “últimas unidades” ou “por tempo limitado”, é algo que naturalmente desperta uma atenção maior por parte de um cliente por aplicar uma sensação de escassez a tal produto, lembrando que ele deve sumir em breve.

Medo da perda: como utilizar esse gatilho: seta apontando falta de estoque.

Trabalhar com essa sensação é algo que pode ser bastante positivo para um produto específico, despertando um rápido interesse por parte do público, que irá optar por fazer essa compra da maneira mais ágil possível, de forma a evitar ficar sem nenhuma unidade.

Contudo, é importante fazer tal associação apenas a produtos que de fato possam durar pouco tempo no mercado, de forma a não enganar o público, garantindo assim uma atenção diferente a um modelo exclusivo de rejunte para piscina, por exemplo.

Lidar com a variação de preços

A presença de uma oferta exclusiva ou que dure por tempo limitado se trata de algo que também pode despertar um maior interesse por parte de um cliente, sabendo que, ao perder esse período promocional, ele pode acabar contratando algo por um preço maior.

Nesse caso o que deve ser trabalhado não é a escassez do produto ou serviço em si, mas sim ao valor mais atrativo que pode estar associado a essa oferta, tal como um desconto limitado ao dia do médico para quem procura por uma caixa de instrumental cirúrgico.

Destacar a exclusividade de um item

O medo de perder algo não pode estar associado sempre à falta de um produto no mercado, até porque nenhuma empresa gostaria de ter bons resultados de vendas e então se ver na necessidade de abandonar o mercado por ter vendido todos os seus estoques.

Diante disso é importante que esse gatilho de perda seja aplicado a ofertas específicas, tal como o lançamento de um design específico de uma garrafa de refrigerante, com decorações personalizadas que acabam por torná-lo único, aumentando o seu interesse.

Mostre ao público tudo o que ele está perdendo

O principal foco do gatilho de perda deve estar associado à sensação de FOMO que foi apresentada anteriormente, indicando assim tudo aquilo que um público pode perder ao ficar de fora de algum tipo de assunto, consumindo algo que esteja em alta no mercado.

Trata-se de algo comum de ser visto nos cinemas, através de anúncios que apontam para o alto número de espectadores, destacando então como alguém pode estar fora dessa grande audiência.

Ofereça itens de interesse

Por último, uma forma de se trabalhar o gatilho de perda pode ser através da oferta de brindes específicos em relação a compra dos primeiros itens, sendo possível levar junto de tal compra brindes como:

  • Canetas;
  • Sacolas;
  • Chaveiros;
  • Bolsas.

Tudo isso a ser trabalhado junto também a descontos por parte de uma loja container, trazendo assim uma maior atenção tanto às suas vendas como ao estabelecimento em si, criando uma relação de maior proximidade com os seus possíveis clientes.

Esse destaque no mercado pode ser possível justamente ao se trabalhar com o gatilho de perda, o que faz dessa estratégia ser tão importante para quem busca crescer no mercado, mostrando ao público tudo o que ele vai perder ao não fazer negócios com você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.