Esse conceito surgiu justamente por conta do aumento do consumo das redes sociais por parte das pessoas e também do crescente consumo de produtos e serviços realizados através da tela de um celular ou computador.
Por exemplo, hoje uma pessoa não precisa mais sair procurando por uma consultoria tributaria contábil, com apenas alguns cliques ela consegue encontrar esse serviço em poucos segundos através da internet.
Essa facilidade fez com que o marketing digital ganhasse um lugar de destaque dentro das empresas e mudou por completo a maneira como as marcas investem na divulgação de seus produtos ou serviços.
Durante a pandemia de covid-19 em 2020, milhares de pessoas e empresas viram o marketing digital como a única saída para continuar obtendo resultado e, em paralelo a ele, a criação de um e-commerce.
Por isso, hoje iremos abordar sobre o conceito do e-commerce, a importância dele para o seu negócio e as melhores estratégias de marketing digital para te ajudar a obter maus resultados dentro desta plataforma.
Conheça o e-commerce e a sua importância
O conceito de e-commerce surgiu nos últimos anos, mas ganhou mais destaque em 2020, onde as pessoas tiveram que se isolar e, quando precisavam comprar algo, recorriam aos sites de compra na internet.
Um e-commerce pode ser entendido como uma plataforma de venda e informação 100% online, ou seja, ela foi criada, desenvolvida e é mantida dentro de um domínio na internet.
O e-commerce pode ser sobre qualquer segmento de negócio, tendo a possibilidade de oferecer serviços como uma
transportadora de São Paulo para Piauí ou até mesmo vender produtos como peças de roupas ou acessórios.
Mas além disso, um e-commerce também oferece uma parte de conteúdo gratuito para seus usuários, onde eles poderão conhecer mais sobre a sua marca, seus produtos ou serviços e também os seus diferenciais no mercado.
O e-commerce é uma ótima opção para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem gastar muito dinheiro, pois como ele se encontra em um ambiente online, não é preciso gastar rios de dinheiro para manter esse negócio como seria necessário em um ponto físico.
Além de trazer muitos benefícios para os clientes também, pois eles conseguem comprar o que desejam de qualquer lugar e a qualquer momento, sem precisar se deslocar a uma loja física para isso, poupando seu tempo e esforço.
Hoje, você encontra milhares de plataformas até mesmo gratuitas para abrir o seu e-commerce de maneira rápida e simples, seja uma loja de distribuidora de biscoito de polvilho
ou até mesmo uma perfumaria que venda produtos naturais.
O fato é que o e-commerce tem mudado completamente a maneira como empreendedores divulgam o seu trabalho e clientes consomem os produtos ou serviços que precisam ou desejam.
Entretanto, não é porque o e-commerce traz muita facilidade que significa que os resultados virão do dia para a noite e sem trabalho, muito pelo contrário, é necessário contar com estratégias certeiras para isso.
5 estratégias de marketing para o seu e-commerce
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que se trata um e-commerce e a importância dele para alavancar os resultados da sua marca, chegou o momento de conferir algumas estratégias para fazer isso se tornar realidade.
Hoje, uma pessoa que pesquisa por consultoria em TI preço na internet, consegue encontrar o serviço em poucos segundos, da mesma maneira funciona com o seu negócio, é possível que milhares de pessoas o encontrem na internet quando se utiliza estratégias corretas.
Por isso, selecionamos algumas das principais para que o seu e-commerce obtenha resultados surpreendentes. Confira:
1. Segmente seus clientes
Segmentar os seus clientes nada mais é do que separar em grupos, determinados usuários que se interessam por algum tipo específico de serviço ou produto que a sua marca oferece, isso com o objetivo de tratar a necessidade e desejo de cada um.
Por exemplo, se você possui um e-commerce de roupas e clientes que procuram por camisa e outros que procuram por calças, segmentá-los é justamente saber o que cada um quer para que o processo de compra seja ainda mais rápido e eficaz.
Isso evita a perda de tempo tanto sua quanto do seu possível cliente, otimizando os processos da sua empresa e ainda oferecendo uma ótima experiência de atendimento a esse usuário.
2. Aposte em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a produção de conteúdos qualitativos, ou seja, que acrescente algo novo à vida do usuário e o ajude a esclarecer alguma dúvida ou resolver algum problema.
Por exemplo, se você oferece
consultoria em gestão de empresas, pode produzir um conteúdo dando dicas de como fazer uma boa gestão utilizando ferramentas onlines e gratuitas.
Essa estratégia faz com que você seja visto como autoridade dentro do seu segmento e, como mencionamos anteriormente, o conteúdo também pode estar presente em seu e-commerce como uma página de blog ou artigos para ajudar os usuários.
3. Fidelize seus clientes
Quando falamos da fidelização de clientes, nos referimos a ação de um cliente voltar a comprar da sua marca ou até mesmo recomendá-la para algum amigo ou familiar, trazendo ainda mais resultados para você.
Por exemplo, se uma pessoa realiza uma declaração de importação
com você, é válido pensar em atitudes como um desconto ou até mesmo um brinde para que aquele cliente olhe para o seu trabalho de maneira profissional e humanizada.
Assim, as chances dele fidelizar a sua marca serão ainda maiores e você contará não apenas com mais um cliente, mas com uma pessoa que será um verdadeiro case de sucesso do seu trabalho.
4. Utilize as redes sociais
As redes sociais se tornaram muito mais do que apenas plataformas nas quais os usuários procuram diversos ou comunicação, também é um espaço que a maioria usa para encontrar produtos ou serviços.
Por isso, usar as redes sociais para divulgar o seu trabalho e em paralelo com o seu e-commerce é uma chance de atrair ainda mais clientes. Algumas das mais usadas para isso são:
- Instagram;
- Facebook;
- YouTube;
- Tik Tok;
- Whatsapp Business;
- Linkedin.
Seja o seu negócio uma empresa que realiza
ERP para controle de estoque ou até mesmo uma vendedora de software, as redes sociais são plataformas versáteis e que possibilitam o aumento dos resultados de qualquer empresa.
5. Invista em um bom visual
E por fim, não podemos deixar de citar a importância de investir em um bom visual para o seu e-commerce, afinal de contas, as pessoas estão cada vez mais antenadas a questões visuais e isso com certeza chamará a atenção de ainda mais pessoas.
Por isso, estude sobre identidade visual, defina a da sua marca e construa um espaço na internet que seja coerente com essa identidade justamente para que seus clientes se sintam bem recepcionados dentro de seu site.
Com essas estratégias, seu e-commerce será um ponto extremamente importante para os seus resultados e ajudará a sua marca a crescer cada dia mais não apenas no ambiente físico, mas também no digital.
Considerações finais
O ambiente digital pode parecer muito desafiador por conta das milhares de empresas e pessoas que estão lá, mas acredite, não há ambiente mais propício para o sucesso do que o mercado digital.
Isso porque o seu alcance é surpreendente e capaz de levar a sua marca para lugares que você nem sequer consegue imaginar, milhares de empreendedores conseguiram isso e você também é capaz de conseguir.
Basta apenas traçar as estratégias corretas e trabalhar com paciência e perseverança, o sucesso não é uma conquista fácil e muito menos rápida, mas a jornada até lá te ensinará muito sobre si mesmo e sobre o seu propósito com o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento,
onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.