HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

Como encontrar as melhores plataformas de cursos online

Home  >   Blog  >   Como encontrar as melhores plataformas de cursos online
Publicado em 11/11/2021

Cursos EAD realmente estão em alta, isto é algo inevitável. Principalmente porque eles se mostraram como verdadeiros fatores de motivação e impulso do ensino.

Além disso, os cursos online possuem uma capacidade incrível de democratização do ensino, porque desde suas bases eles promovem valores incríveis com uma flexibilidade inquestionável.

Realmente, aprender através da internet onde você quer e na hora que você quer é a principal tendência do mercado hoje. Entretanto, é justo dizer que no longo prazo alguns problemas podem aparecer.

Primeiramente é importante que você encontre um bom curso, já que muitos vão oferecer opções fajutas e ruins para ganhar aquele dinheiro fácil. Enquanto isso, outros vão entregar cursos completamente comuns por preços realmente exorbitantes.

Como encontrar as melhores plataformas de cursos online: aluno assistindo aula pelo notebook.

Se você não souber como encontrar o curso certo terá reais dificuldades em aprender algo. Mas é justo dizer que grande parte do seu trabalho de busca estará diretamente relacionado à qualidade da plataforma de cursos online que você vai encontrar.

Encontrar uma plataforma de cursos online com qualidade com certeza é a melhor opção para quem deseja realmente encontrar bons resultados.

Sendo assim, hoje gostaria de trazer uma série de ações para que você finalmente entenda como encontrar as melhores plataformas de cursos online.

Vamos conferir?

Como encontrar as melhores plataformas de cursos online?

Confira agora as principais dicas:

1 - Confira o catálogo

O primeiro desafio é descobrir quantos cursos estão sendo oferecidos. Uma plataforma totalmente focada em um assunto normalmente não passa de algumas centenas, afinal de contas, mais do que isso é difícil de manter com uma curadoria própria.

Quando você conta com esta preocupação dos editores de uma maneira geral, você também ganha o apoio para filtrar a maioria dos conteúdos de baixa qualidade.

Entretanto, é difícil dizer só através deste ponto, afinal a própria plataforma pode ter uma curadoria ruim.

Mas de qualquer forma, se o site tenta promover uma curadoria própria com dezenas de milhares de cursos, provavelmente ele está tentando pregar algum tipo de peça.

2 - Verifique se os usuários podem fazer avaliações

Outro ponto muito importante é implementado pela maioria dos marketplaces virtuais de curso. Este ponto é a divulgação de notas vindo diretamente dos usuários da plataforma que fizeram aquele curso.

Assim você conta análises interessantes de outros que já fizeram a opção por algum daqueles cursos. Embora muitos possam fazer avaliações incorretas, tanto para um lado quanto para o outro, o normal é que a média costume trazer uma visão mais justa das coisas.

Desta forma, quanto mais avaliações você tiver sobre um curso, maiores serão as chances de que a avaliação que os envolve seja precisa.

3 - Verifique o tempo de existência

Qualquer site de qualidade na internet hoje provavelmente vai ter alguma página de apresentação, normalmente chamada de “sobre nós” ou “quem somos”.

Neste local é possível encontrar informações relevantes da instituição assim como vários pontos de sua história. Então, vale a pena verificar os dados encontrados lá exatamente para decidir se a plataforma já tem alguns anos de existência.

Não que este seja um fator crucial de qualidade, mas pode apresentar a possibilidade de ter encontrado e resolvido vários erros. Assim como a capacidade de escolher melhores cursos para divulgar e de maneira mais elaborada.

Quem realmente deseja ter resultados precisa pesquisar as fontes de onde os cursos vêm.

4 - Veja quem é o instrutor

Cursos de qualidade precisam mostrar quem é o instrutor por trás deles. Não basta apenas listar uma série de fontes e simplesmente jogar informações da internet de forma ordenada.

Quem ministra um curso deve ser realmente bom a ponto de entregar a maior quantidade de conhecimento possível.

Não tente simplesmente receber instruções de alguém que não trabalha em uma área sem realmente ter uma qualidade de ensino e investimento em tempo que grandes profissionais na vida acabam lutando para adquirir.

5 - Há espaço para dúvidas?

Realmente é difícil sanar dúvidas de todos os alunos de um curso online, afinal de contas elas podem chegar à casa dos milhões.

Como encontrar as melhores plataformas de cursos online: mulher com fone de ouvido estudando.

Neste caso, a melhor coisa a ser feita é realmente ter algum canal de comunicação, nem que seja um grupo de Telegram, Discord ou Whatsapp.

Se você consegue manter uma estrutura de contato com o professor, haverá um real empenho de te manter como um aluno por mais tempo e descobrir melhores respostas para problemas que podem surgir no início da jornada.

6 - Tempo de duração

Algo que você pode notar é que muitos cursos têm uma duração realmente curta. Há opções em que você vai encontrar cursos que duram menos de 1 hora, o que é realmente difícil para entregar uma grande quantidade de informação estruturada.

Por isso, o ideal é que você tenha em mente a capacidade de agir de maneira lógica e recusar opções simples demais.

7 - A plataforma emite certificado?

Para concluir é importante falar da necessidade da impressão de algum tipo de certificado. Afinal de contas, quem aí não gostaria de ter uma maneira de comprovar fisicamente para os outros de que você conseguiu concluir um curso?

Desta forma, é importante dizer que a emissão de certificados é parte central de todo o processo de ensino.

Considerações finais

Como você pode ver, é realmente difícil encontrar um catálogo perfeito de plataformas de cursos online ideais. Entretanto, se você se esforçar e procurar da maneira correta, com certeza vai ter ótimas opções para investir.

Os traços de uma boa plataforma de estudos são visíveis e você pode notar que existem sim vantagens reais ao se esforçar neste assunto. Entretanto, é justo dizer também que a maioria das pessoas irão encontrar resultados somente quando estiverem dispostas a buscar de verdade.

Seja você um eletricista atrás de um treinamento NR 10, ou mesmo alguém curioso que quer apostar em artesanatos, a decisão está nas suas mãos.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis para você. Mas se você ainda está com alguma dificuldade, não entendeu algum ponto ou mesmo tem alguma dúvida, então basta entrar em contato através dos comentários, ok?

Até a nossa próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.