HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Metaverso e suas aplicações no marketing

Home  >   Blog  >   Metaverso e suas aplicações no marketing
Publicado em 06/09/2022

A evolução do mercado de tecnologia tem sido a principal responsável pelas mudanças gerais no mundo dos negócios. O que vem mudando é que esse processo tem se tornado cada vez mais dinâmico, por exemplo, o metaverso no marketing digital.

Essa é de fato uma mudança inovadora e impactante para as empresas de diversos segmentos do mercado.

Metaverso e suas aplicações no marketing: garoto com óculos 3D acessando o metaverso.

Essa realidade só se torna possível com mudanças tanto no ambiente tecnológico quanto no comportamento do público, que já abraçou o cenário digital como parte essencial de suas vidas em múltiplas áreas.

Essa expansão do cenário digital de fato abrange todo o mercado de trabalho, impactando desde uma empresa de consultoria recrutamento e seleção, até mesmo na vida e nos relacionamentos de uma pessoa.

Ou seja, esse desenvolvimento tecnológico fez com que conseguíssemos reduzir barreiras relacionadas à distância. Uma pessoa é capaz de se comunicar com outra mesmo que estejam do outro lado do mundo, sendo necessário apenas um celular e uma boa internet.

E no lado empresarial podemos ver que esse avanço impactou positivamente diversos setores, até mesmo empresas que prestam serviços de call center, mudando as estratégias da empresa e a maneira que os consumidores compram seus produtos ou serviços.

Além de algumas novas atividades que podem ser realizadas com o auxílio das ferramentas técnicas desenvolvidas.

A questão é que o próprio ambiente digital também está mudando, principalmente em termos de métodos de acesso, que começaram com computadores e agora podem ser conectados por meio de dispositivos móveis.

Portanto, à medida que o universo digital cresce a atuação de empresa de criação de softwares se torna cada vez mais importante no mercado, pois estar no meio digital se tornou uma exigência para as empresas que buscam otimizar seus processos.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o metaverso e suas aplicações no marketing e não se preocupe se você conhece pouco sobre esse termo, iremos trazer exemplos e tudo o que você precisa saber. Confira!

Metaverso e o futuro da Internet

De fato, o metaverso é a inovação mais avançada e que está impactando positivamente os mais diversos setores de negócios, algo inimaginável há alguns anos.

Com isso, já é uma realidade que engloba os mais diversos tipos de projetos, impactando desde ONGs a empresas que realizam teste de impairment.

Podemos destacar com isso que o crescimento das plataformas digitais relacionadas ao acesso dos usuários está intimamente relacionado ao surgimento das redes sociais.

Ou seja, sites criados diretamente para apresentar uma forma de conexão entre usuários, seja física ou jurídica.

Além disso, as empresas do setor financeiro, por exemplo, podem divulgar seus serviços de assessoria contábil para empresas, assim como os produtores de conteúdo também podem usar a plataforma para compartilhar seus trabalhos e interagir com seus seguidores.

O Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, é um dos sites mais interativos entre os usuários. O resultado é uma das maiores empresas de comunicação e tecnologia do mercado atualmente.

Mas a questão é que o Facebook só conseguiu se adaptar às novas ferramentas que surgiram no mercado, incluindo a aquisição de concorrentes promissores como Instagram e WhatsApp devido a essa demanda que as pessoas criaram ao se relacionarem com o digital.

Com isso, podemos destacar que o processo de adaptação é a forma como o mundo acessa e usa essas ferramentas digitais. E por isso se torna essencial pensar nisso, e olhar para as novas tecnologias que estão surgindo, levando à ideia do metaverso.

Já existem, por exemplo, diversas plataformas interativas totalmente digitais que funcionam mergulhando os usuários em realidade virtual que simula o mundo real.

Esse conceito, no entanto, não surpreende aqueles que acompanham histórias de ficção científica, que trabalharam dentro desse ideal.

O maior diferencial é a aplicação prática de tais programas, permitindo que os usuários visitem cenários fantásticos, participem de reuniões, ou até mesmo criem uma página para a sua empresa de sistema de emissão de nota fiscal, tudo com a mais alta tecnologia.

Comprar online e receber os produtos diretamente em casa, obviamente é algo que afetou positivamente o setor comercial, afinal, agora a mais pequena loja pode vender seus produtos na internet e não se limitar ao espaço físico.

Mas até então esse é um cenário que começa a ser testado em outras atividades, principalmente no meio de entretenimento digitalmente crescente.

Como exemplo disso, pode-se citar o mundo dos games, que de fato está cada vez mais inovador, permitindo a experiência interativa entre os usuários presentes.

Isso graças à tecnologia de realidade virtual, que permite que os usuários se sintam imersos e utilizem dispositivos que permitem o acesso a essa realidade digital simulada.

Metaverso e suas aplicações no marketing: mulher jogando um game com óculos 3D.

Mesmo em empresas, como assessoria contábil empresarial, estão sendo impactados pelo metaverso que é esse novo mundo altamente tecnológico e digital.

E essa situação exige que qualquer pessoa que trabalhe em marketing digital entenda completamente a tecnologia e como a Metaverso pode abranger as mais diversas atividades de negócios nos próximos anos.

O impacto do metaverso no marketing digital

O metaverso surge como uma plataforma que não só fornece novas ferramentas para quem acessa esse mundo digital, mas também amplifica algumas das práticas que já existem em cenários que hoje podem ser considerados tradicionais.

Como as interações entre os usuários, as atividades comerciais realizadas e outras atividades existentes na plataforma, podendo ser indexadas através do já mencionado Metaverso. O metaverso pode ser de grande valor por conta desses seguintes fatores:

Maior experiência imersiva

O maior destaque do Metaverso é justamente a sensação de imersão do usuário. Isso pode ser usado pelo marketing digital para garantir uma maior interação entre os potenciais clientes e o produto ou serviço a ser consumido através da simulação ali.

Como uma empresa de adesivos, ela pode usar o Metaverso para simular adesivos impressos que podem ser encomendados por clientes interessados.

Experiência diferenciada

No que diz respeito ao usuário, o recurso mais atraente do Metaverso é exatamente o tipo de experiência prometida neste ambiente. Diferentes cenários podem ser navegados através de simulações virtuais.

No caso das empresas, isso pode ser usado para as mais variadas experiências, como agências de viagens oferecendo a seus potenciais clientes uma trilha simulada ou exploração em outro país antes de oferecer um pacote de viagem.

Produção de conteúdo

O nível de produção de conteúdo na internet cresceu exponencialmente nas plataformas atuais e, espera-se que se torne ainda maior no metaverso. Uma cena que pode ser desenvolvida com base no nível de conteúdo ali apresentado.

O marketing digital se aplica não apenas ao seu trabalho, mas também ao tipo de conteúdo que os usuários querem obter de seu negócio. Por isso é essencial estruturar bem uma colaboração no metaverso para a empresa e seus seguidores.

Foco na jornada do cliente

A partir desse relacionamento mais próximo com o cliente, pode-se fazer uma análise mais profunda do comportamento da audiência nesse cenário virtual.

Dessa forma, a jornada do cliente pode ser acompanhada de perto com as seguintes etapas:

  • Atração e encanto;
  • Consideração e reconhecimento;
  • Conversão;
  • Lealdade.

E através deste filtro é possível definir e estruturar qual tipo de ação é mais benéfica para o negócio. Seja em uma loja física ou realizando alguma ação digital de ERP para controle de estoque, por exemplo.

Prevenção de erros e falhas

Outro aspecto positivo da pesquisa é que com essa oportunidade de se aproximar do seu público digital, o comportamento dele pode ser melhor estudado. Isso permite um melhor processo de tomada de decisão de negócios a longo prazo.

Com base nas atividades realizadas no metaverso, implemente ações que levem a melhores resultados. Um ambiente que contém as mais diversas experiências, por isso acaba coletando muitos dados para pesquisa.

Com base nessas possibilidades, pode-se dizer que o Metaverso é de fato uma inovação poderosa para execução de ações relacionadas ao marketing digital. Com base em pesquisas sobre esse cenário, mostrando ao público diferentes ações.

Porque assim como os restaurantes começaram a usar aplicativos de delivery para aumentar suas vendas alcançando públicos distantes, usando o Metaverso, o processo pode ficar ainda maior.

Devido ao crescente interesse do público pelo cenário digital, o Metaverso apresenta-se como uma aposta potente no ambiente tecnológico e empresarial, portanto, uma plataforma para quem pode acompanhar de perto as audiências judiciais.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender o que é o metaverso e como por meio dele se torna possível fazer ações de marketing que antes eram consideradas impossíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.