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Métricas de Inbound Marketing: conheça as principais

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Publicado em 10/02/2023

Para garantir com que o seu empreendimento obtenha o melhor resultado possível, é importante reconhecer quais são as melhores estratégias de mercado a serem adotadas, existindo um destaque em especial para o inbound marketing e o valor para um negócio.

Tal relevância parte principalmente da visibilidade que uma empresa pode conquistar, principalmente após trabalhar com o desenvolvimento de conteúdos que atraiam a atenção do seu público de interesse, algo importante diante da alta competição no mercado hoje.

Métricas de Inbound Marketing: conheça as principais: mão fazendo cálculos numa calculadora.

A internet acaba sendo reconhecida como algo que interferiu nessa relação, tanto positivamente como de forma negativa, tudo a depender da maneira em que essa ferramenta é utilizada por uma companhia, podendo conquistar um maior espaço.

Da mesma forma em que tal plataforma pode ser positiva para uma empresa terceirizada de limpeza, ajudando ela a trabalhar melhor a sua conexão com o público, existe também uma disputa por espaço na rede já que cada pesquisa pode levar a diversos resultados.

Diante desse cenário cada vez mais comum, cabe a cada tipo de empreendimento saber como melhor gerenciar os seus negócios, buscando então estratégias que possam superar qualquer tipo de complicação e assim chegar até a atenção da sua audiência.

Mesmo com todas essas mudanças, de uma forma geral, o mercado ainda funciona de uma maneira tradicional, sendo preciso oferecer o melhor tipo de experiência aos seus clientes, para então ser recompensado de forma financeira ou qualquer que seja a meta da empresa.

O que de fato mudou nos últimos anos é a maneira como essa aproximação da marca e o seu público é feita, utilizando até mesmo de novas ferramentas, tal como uma lanchonete que passa a adotar um sistema para restaurante para o bem dos clientes e da empresa.

O mesmo pode ser dito em relação ao marketing, onde existem novas estratégias de ação, mas também de análise, permitindo dessa forma com que um negócio tenha uma melhor noção das suas ações, além de táticas que poderão ser adotadas para o seu sucesso.

Dentro desse ramo de possibilidade, é importante não saber não só qual o tipo de estratégia de marketing que está sendo para o seu negócio, mas também quais são as métricas mais importantes de serem adotadas para medir os resultados que partem deste investimento.

Junto a uma amplitude cada vez maior de possibilidades, é importante dar atenção àquela que trabalha não apenas com a oferta de uma em empresa, mas também com a aproximação de uma nova parcela de público.

Qual o diferencial do inbound marketing?

Durante muito tempo o mercado agiu somente de forma unilateral, buscando então por estratégias que pudessem levar uma marca até o seu público almejado, com essa ação sendo responsável pelos números que poderiam vir a ser conquistados em vendas.

Essa tática tradicional com o tempo passou a ser conhecida como o outbound marketing, que envolve muitas das estratégias já comuns no mercado. A situação muda com a chegada de uma variação, o marketing inbound, que atua com uma nova perspectiva.

Nessa estratégia uma empresa resolve por fazer um caminho oposto, atraindo o seu público ao invés de ir ao encontro dele. Uma prática que pode ser de valor para negócios como agência de empregos temporários, onde existe uma necessidade por parte da audiência.

Por outro lado, além de apenas contar com a procura da sua audiência, uma empresa pode adotar ações que influenciam esse seu público, levando eles ao encontro dos produtos ou serviço que tal marca ofereça, sendo essa estratégia vista como o inbound marketing.

Também conhecida como marketing de atração, essa prática trabalha principalmente com a oferta de diferentes conteúdos que não necessariamente precisam tratar do foco da sua empresa, lidando apenas com temas similares que possam conectá-la à sua audiência.

Métricas de Inbound Marketing: conheça as principais: ima atraindo públlico específico.

Entre os formatos que podem ser usados nessa estratégia de conteúdo e atração é possível destacar alguns modelos, entre eles:

  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Textos;
  • Posts para redes sociais.

Uma grande variedade ao qual o formato ideal irá depender muito daquilo que está sendo ofertado, além também do perfil de público a ser alcançado, no qual a escolha do modelo ideal pode acabar aumentar a referência dessa empresa, elevando sua performance.

Tudo isso faz com que o inbound marketing seja importante hoje para um ramo variado de companhias, indo desde uma empresa de comunicação visual até um negócio que acaba de abrir suas portas e está em busca de dar início a uma audiência fiel de clientes.

Apesar das boas aplicações que o inbound marketing oferece, é importante saber como medir os rendimentos que estão sendo alcançados, seja para identificar o seu nível de sucesso ou até mesmo para fazer certas modificações caso isso se mostre necessário.

Como funcionam as métricas de inbound?

Normalmente o marketing tradicional consegue ter o seu desempenho medido de maneira mais prática, com o sucesso dessa estratégia estando associado ao número de vendas feitas, sendo assim uma visão direta, mas que ignora muitas possibilidades.

É nesse sentido que o inbound marketing se mostra um pouco mais complexo, principalmente na forma em que ele é analisado, também por se tratar de uma estratégia que lida muito com possibilidades, apontando para uma possível performance futura.

Apesar dessa tática comercial não lidar com a mesma clareza que uma auditoria contábil trabalha com os números de uma empresa, isso não significa que não existam métricas que podem ser de grande validade para uma companhia medir seus resultados.

Para então garantir o melhor uso possível dessa estratégia de inbound marketing, se recomenda conhecer e saber como aplicar algumas métricas específicas que atuam nessa área, sendo possível dar um destaque especial para algumas delas, tais como:

Número de acessos de um site

Da mesma forma que o sucesso de um evento pode ser medido através da sua quantidade de público, o mesmo pode ocorrer no cenário digital, levando em conta então o percentual de acessos que uma plataforma digital é capaz de receber.

Mesmo sendo um índice importante, é essencial que essa métrica não seja observada de forma isolada, afinal o sucesso de uma marca de embalagens cosméticos se dá não só pelo número de produtos vistos, mas sim pela sua média de vendas nas lojas.

Taxas de conversão

Esse é o número que aponta para a conclusão conquistada em relação às metas de um negócio. Tal conversão normalmente se associa às vendas finalizadas, mas pode estar alinhada também ao número de formulários respondidos, além de outras metas.

Muitas dessas metas também podem ser analisadas como uma métrica por si só, sendo o caso do tópico a seguir.

Ranking nas páginas de uma busca

O sucesso de quem fornece bandeira personalizada na internet começa primeiro pela quantidade de usuários que têm acesso aos produtos oferecidos por tal companhia, começando pelo destaque presente nos programas de busca.

Ou seja, quanto maior for a posição de uma empresa no Google ou qualquer outro site de pesquisa, maior poderá vir a ser a performance de um fornecedor, a começar por essa posição nos rankings, dando início a uma jornada que pode levar até uma venda.

Origens da busca

Ainda em relação à sua performance junto aos serviços de busca, é importante que o inbound marketing olhe também para a forma em que esse contato inicial entre uma empresa e o seu público é feito, seja de maneira orgânica ou com o uso de anúncios.

Isso aponta também para a forma em que essa estratégia de marketing pode ter um maior sucesso ao ser combinada com outras ações de mercado, com o mesmo podendo ser dito sobre as métricas a serem usadas em sua análise.

Taxas de perda de clientes

Além de todas as métricas citadas acima, é importante olhar também para as médias de análise que podem apontar para resultados negativos por parte de uma companhia, o que inclui o seu churn rate, ou seja, a taxa de clientes que deixam de negociar com uma marca.

A partir disso um serviço de portaria virtual pode até mesmo adotar uma melhor estratégias, em busca de reverter essa perda de público, tudo isso baseado em uma aplicação específica das ações de inbound marketing.

Custo por cliente e leads

Por fim, é importante destacar também qual é o custo que uma companhia pode ter para alcançar um lead, ou seja, um cliente em potencial, além desse consumidor em si, tudo isso contado com o uso dos conteúdos utilizados dentro de sua estratégia de marketing.

Ao olhar para essas métricas, é possível compreender melhor o sucesso de um negócio, usando então de uma nova estratégia de mercado para conquistar tamanho resultado, cabendo então aos gestores de um negócio estarem atentos a esse valor ao seu projeto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.