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Métricas de redes sociais importantes

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Publicado em 13/05/2022

Há diferentes tipos de análise de mídia social que as empresas podem usar para avaliar diferentes dados e melhorar vários aspectos de seu conteúdo. As métricas de redes sociais, nesse sentido, têm uma função importante.

As métricas avaliam o desempenho de uma campanha de marketing de mídia social e, assim, podem medir interações do usuário, taxas de cliques para links postados, número de seguidores e permite que os profissionais acompanhem se esses números aumentam consistentemente.

As organizações geralmente têm equipes dedicadas a executar campanhas de marketing de mídia social, que usam métricas para determinar o sucesso de seus esforços.

Se você estiver envolvido nas mídias sociais ou no marketing geral de uma empresa de gerenciamento de frota agrícola, pode ser útil entender quais são essas métricas e como elas podem ajudar sua equipe.

Métricas de redes sociais importantes: tela de notebook com gráficos.

O que são análises de mídia social?

Os Social Media Analytics (SMA) são ferramentas que uma organização pode usar para coletar e analisar dados relacionados ao envolvimento dos clientes com o conteúdo em várias plataformas de redes sociais.

Esses dados podem incluir uma variedade de informações, como feedback de clientes sobre um novo produto ou o número de vezes que os indivíduos se envolvem com uma postagem promocional.

As empresas geralmente analisam essas informações para obter informações críticas sobre os interesses e hábitos dos consumidores que usam as plataformas de mídia social com frequência.

Isso pode ajudar uma empresa a aprender mais sobre seu público-alvo e alterar seu conteúdo promocional de acordo.

O que são métricas de mídia social?

Métricas de mídia social referem-se a dados que medem o desempenho de campanhas de mídia social, que são atividades de marketing coordenadas executadas por meio de plataformas de mídia social.

Essas campanhas têm objetivos, como expandir o alcance de uma marca de descartaveis cirúrgicos, por exemplo, gerar leads e vendas, aumentar o tráfego na web ou melhorar o engajamento do cliente.

As métricas de mídia social podem revelar até que ponto uma organização atingiu ou não seus objetivos de mídia social.

Quais são as vantagens de acompanhar as métricas?

São várias as vantagens que as métricas de mídia social podem oferecer, como:

  • Melhor compreensão do seu público;
  • Insights sobre os concorrentes;
  • Melhor estratégia de marketing.

As métricas de mídia social podem revelar fatores como o tipo de conteúdo para o qual seu público é atraído, com o que eles estão mais propensos a se envolver e quando estão online.

Uma empresa de locação de vans para turismo pode usar essas informações para produzir conteúdo de melhor qualidade e no melhor momento.

Insights sobre os concorrentes

Existem recursos disponíveis para revelar alguns dados sobre o desempenho de seus concorrentes nas redes sociais.

O rastreamento dessas métricas pode mostrar quais tipos de conteúdo são bem-sucedidos ou malsucedidos para eles.

Uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, pode aprender com seus concorrentes para evitar erros e encontrar maneiras de atrair outros públicos.

Melhor estratégia de marketing

Como as métricas de mídia social podem revelar se você está atingindo suas metas de marketing, você pode usá-las para ajustar sua estratégia.

Se as métricas mostrarem que você não está atingindo suas metas, isso pode sugerir a necessidade de experimentar técnicas diferentes ou produzir diferentes tipos de conteúdo.

Esse ajuste fino pode ajudar sua empresa de defesa ambiental a estabelecer uma estratégia de marketing consistentemente eficaz.

Tipos de métricas de mídia social

Existem várias categorias de métricas de mídia social, incluindo taxas de:

  • Engajamento;
  • Consciência;
  • Consumidor;
  • Conversão.

O engajamento refere-se à interação do seu público com o seu conteúdo, como curtidas e compartilhamentos. Já a consciência se refere até onde sua marca chega.

Métricas de redes sociais importantes: homem segurando um cartaz com ar de supresa.

As métricas do consumidor, por sua vez, estão relacionadas às percepções das pessoas sobre sua marca, que podem levar a conversões. Estas mostram quantas pessoas agem por causa do seu conteúdo.

Por fim, as métricas de atividade medem o desempenho de sua equipe de mídia social.

Para obter uma compreensão completa da eficácia da sua campanha, é importante analisar as métricas de cada categoria. Algumas das métricas mais importantes a serem consideradas são:

1. Taxa de amplificação

A taxa de amplificação é uma métrica de engajamento que mede a frequência com que seus seguidores compartilham seu conteúdo. É representado como uma porcentagem que mostra quantas pessoas voluntariamente se associam e promovem sua marca.

Uma taxa de amplificação mais alta pode medir não apenas a extensão da fidelidade de seus consumidores, mas também o alcance potencial de sua marca.

2. Taxa de aplausos

A taxa de aplausos é outra métrica de engajamento. Refere-se ao número de curtidas, favoritos ou outras ações de aprovação que seu conteúdo de desconto de títulos factoring, por exemplo, recebe.

Quando um indivíduo realiza uma ação de aprovação, isso mostra que ele gostou do conteúdo. Se um conteúdo gerar uma alta taxa de aplausos, isso sugere que produzir conteúdo semelhante pode ser benéfico para sua campanha.

3. Atenção

A atenção, também conhecida como reconhecimento da marca, é uma métrica de reconhecimento que mede quantas pessoas seu conteúdo alcançou. Essa métrica considera a atividade de todos os seus canais de mídia social, não apenas de um.

Você pode medi-lo em termos de número de compartilhamentos, visitantes únicos e menções que seu conteúdo possui.

4. Taxa média de engajamento

A taxa média é outra métrica de engajamento. Ela mede o número de ações de engajamento (atividades como comentários, compartilhamentos e ações de aprovação) em relação ao número de seguidores que você tem.

Quanto maior a taxa de engajamento, mais o conteúdo impactou ou atraiu seu público. Isso também pode ser útil para orientar os tipos de conteúdo que você cria.

5. Menções à marca

Uma menção à marca é qualquer instância de um usuário que menciona sua marca em uma plataforma de mídia social. Como métrica, pode revelar alguns detalhes importantes.

Primeiro, é um indicador de relevância, pois um número maior de menções pode sugerir que os consumidores estão discutindo ativamente sua marca com outras pessoas.

Em segundo lugar, pode ser útil para a pesquisa qualitativa.

A equipe de mídia social de sua empresa de instalação de película antivandalismo pode estudar uma amostra de menções para ver o que as pessoas estão dizendo e como se sentem em relação à sua marca.

6. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mede a proporção de visitantes que entram na sua página de mídia social, mas saem logo depois, sem concluir nenhuma ação desejada, como clicar em hiperlinks e visualizar mais conteúdo.

O objetivo é minimizar a taxa de rejeição, o que maximizaria o número de visitantes que interagem com sua página. Uma baixa taxa de rejeição é um sinal de alta relevância e interesse para o seu público.

7. Taxa de cliques

A taxa de cliques (CTR) está relacionada a anúncios, links ou calls to action, que são atividades recomendadas aos usuários no conteúdo que você publica.

Por exemplo, se sua empresa de admissão temporária de máquinas usadas incluir um link em uma postagem de mídia social, cada instância de um usuário que clica no link aumenta a CTR.

Uma CTR alta sugere que seu conteúdo e seus anúncios são relevantes, úteis ou atraentes.

8. Taxa de conteúdo

A taxa de conteúdo é uma métrica de atividade que se refere à quantidade de conteúdo que sua equipe de mídia social publica durante um período de tempo.

Nas mídias sociais, os principais tipos de conteúdo são postagens, vídeos e imagens.

Uma taxa de conteúdo baixa normalmente está relacionada a um alcance baixo, enquanto uma taxa de conteúdo muito alta pode resultar em saturação excessiva de uma marca.

9. Taxa de conversão

No marketing de mídia social, uma conversão é sempre que um usuário conclui uma ação desejada, como se inscrever em sua página, visitar um link de afiliado ou se inscrever em um boletim informativo da empresa.

A taxa de conversão é uma métrica de conversão que mede e compara o número total de visitantes da sua página de mídia social e quantos deles realizam uma ação que você deseja.

Uma alta taxa de conversão pode sugerir que seu conteúdo é interessante ou convincente o suficiente para influenciar um compromisso relacionado com um usuário.

10. Índice de satisfação do cliente

A pontuação de satisfação do cliente, também conhecida como taxa de satisfação do cliente, é uma porcentagem que representa o grau de satisfação dos clientes com os produtos ou serviços de uma marca.

Os dados para essa métrica vêm por pesquisa, especificamente perguntando aos clientes como eles classificariam sua satisfação com um produto ou encontro com sua organização.

Embora não seja estritamente uma métrica de mídia social, a pontuação de satisfação do cliente pode ser alcançada por meio da mídia social.

11. Seguidores

A métrica de seguidores refere-se ao número total de usuários que assinam seu conteúdo em uma determinada plataforma de mídia social.

Essa métrica é um indicador tanto do alcance da sua marca quanto do alcance potencial. Cada seguidor pode levar a uma conversão e também representa a possibilidade de divulgação da marca por meio do compartilhamento.

12. Alcance da página

Ele mede quantas pessoas viram seu conteúdo durante um período específico. Essa métrica é uma indicação da sua visibilidade nas mídias sociais.

Um alcance de página maior sugere que você está postando conteúdo nos horários ideais, coincidindo com os momentos em que seu público está online.

Isso pode ajudar a gerar mais engajamento com seus seguidores, o que pode levar a um aumento de tráfego para sua página no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.