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O poder do storytelling na construção de uma marca forte

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Publicado em 14/04/2023

O storytelling é algo de grande poder na sociedade, mesmo que não saibam exatamente sobre o que se trata, sendo de certa maneira a forma em que uma história é contada. Uma prática que está associada até mesmo ao avanço da sociedade dentro das eras.

Antes mesmo da invenção da escrita, o conhecimento era passado de uma geração à outra através da contação de histórias, sendo esse um momento onde as pessoas podiam aprender sobre seus antepassados, mas também coisas úteis, como caçar e outras ações.

O poder do storytelling na construção de uma marca forte: equipe discutindo estratégias.

Muito a sociedade evoluiu desde ali, mas a importância do hábito de contar histórias continua presente como uma característica da humanidade, sendo uma forma de passar conceitos, culturas e diferentes informações para quem escuta por essas narrativas.

Até em situações do dia a dia podemos ver esse hábito de contação de histórias como algo comum, como uma criança que pede por um conto de fadas antes de dormir ou uma cliente que conta a jornada do seu negócio para conseguir emprestimo para empresa.

Ao focar no público infantil podemos ver uma importância ainda maior sobre esse hábito, sendo possível usar desse hábito para repassar os mais diversos tipos de conceitos, indo desde a maneira certa de escovar os dentes até a compreender um conflito de guerra.

Junto a isso, ainda precisamos destacar toda a indústria do audiovisual, onde o cinema e a TV permitem que esse hábito de contar histórias receba todo um auxílio diferencial, facilitando ao público compreender por tudo o que ocorre dentro dessas narrativas.

É justamente por causa desse maior impacto que até mesmo as empresas vêm trabalhando junto ao conceito de storytelling, sendo possível para uma empresa de limpeza terceirizada conseguir anunciar melhor os seus serviços ao público através de tais ações.

Mas para que uma companhia possa usar desse tipo de estratégia junto às suas atividades comerciais, primeiro é necessário compreender como funciona esse tipo de prática, assim como as oportunidades que ela pode trazer para um negócio atualmente.

Como funciona o storytelling?

A palavra storytelling é uma combinação dos termos em inglês "story" e “telling”, respectivamente “história” e “contando”, fazendo então com que esse tipo de prática possa ser resumida simplesmente como o ato de contação de histórias.

Tal ação se mostra importante pela atenção que o público é capaz de dar a uma narrativa não só pela sua qualidade, mas sim pela forma em que ela é passada ao público, sendo essa a razão pelo cinema adaptar diversas vezes alguns contos conhecidos da audiência.

Por meio de um bom storytelling é possível trabalhar diferentes conceitos junto a um público, indo desde um ensinamento educativo até algum tipo de auxílio dentro de um treinamento de trabalho, facilitando assim a absorção de certas ideias.

Diante disso pode ser interessante trabalhar então com esse tipo de prática ao administrar um curso nr10 dentro das empresas, auxiliando os funcionários da empresa a compreenderem melhor as práticas de segurança que são passadas nesse treinamento.

Além de todos esses cenários descritos, o storytelling vem realmente ganhando destaque nos últimos dentro do setor comercial, ajudando uma companhia a melhor se conectar com o seu público, criando histórias que ajudem a fortalecer essa relação a ser criada.

Caso você esteja interessado em garantir com que sua empresa tenha acesso a essas oportunidades, com tal conexão podendo levar até mesmo a um crescimento no seu número de vendas, é importante saber como o storytelling pode ser usado nesse sentido.

O diferencial do brand storytelling

Esse modelo específico de storytelling trabalha com a criação de uma narrativa que pode ser de algum valor para uma empresa, ajudando ela a melhor se conectar com o seu público, elevando assim suas vendas entre outras metas existentes no mercado.

Ao trabalhar com esse tipo de estratégia um escritório contabilidade, por exemplo, pode ter acesso a uma série de benefícios em sua gestão, o que pode envolver:

  • Humanização da marca;
  • Maior envolvimento com o seu público;
  • Melhor conexão emocional;
  • Atratividade maior para a companhia.

Tudo isso pode ser alcançado a partir do momento que uma empresa passa a oferecer não apenas um produto ou serviço, mas também uma experiência diferencial. Muito dessa sensação especial pode partir do tipo de narrativa ao qual uma marca está associada.

A criação e contação de uma boa história por trás de uma empresa pode fazer com que o público consiga associá-la a diferentes ideais, como o conceito de segurança por quem procura por um serviço de locação de guindaste, aumentando o valor da empresa.

O poder do storytelling na construção de uma marca forte: equipe motivada posando para um foto.

Agora, para que tudo isso seja possível de ser conquistado por um negócio em particular, independente de qual seja o seu segmento, é importante que uma narrativa de qualidade esteja associada à história de tal empresa, alguém que deve então ser trabalhado.

Criando um storytelling de qualidade à minha marca

Para deixar sua marca mais forte, trazendo assim uma maior atenção à ela diante de todos os concorrentes que podem existir dentro de um mercado, é indicado saber como construir uma boa narrativa à ela, algo que passa pelo storytelling a ser desenvolvido.

Para que tal processo seja o melhor possível ao seu negócio, trazendo um valor diferencial para um restaurante de bairro ou até mesmo um fornecedor de relógio de ponto biométrico, é indicado olhar com atenção para as seguintes etapas:

Propósito da marca

Antes de desenvolver uma história para sua empresa é preciso saber a fundo o que se pretende alcançar com esse projeto, de modo até mesmo a criar uma maior abertura com o seu público, deixando claro quais são as intenções por trás do seu negócio.

Após destacar quais são os valores a serem compartilhados entre uma empresa e sua audiência é possível trabalhar melhor com esses conceitos, criando uma narrativa que dê foco à segurança, qualidade ou qualquer outro item que seja prioridade do seu projeto.

Criação da história

Tendo essa base estabelecida é importante saber como dar continuidade ao seu storytelling, criando uma narrativa que dê foco a pontos específicos, como o histórico familiar de uma marca que busca se destacar justamente pela sua jornada.

Envolvimento geral

Após a criação dessa narrativa é importante que ela seja desenvolvida e aplicada por todos que façam parte da empresa, indo do setor de consultoria de rh até a área de vendas, que lidará diretamente com os clientes, garantindo assim a manutenção do storytelling criado.

Dentro desse sistema é importante que o seu storytelling seja aplicado junto das mais diferentes conexões que uma empresa possa vir a ter, entre elas:

  • Clientes;
  • Funcionários;
  • Parceiros comerciais;
  • Fornecedores.

Todos a contribuírem para a narrativa criada por uma empresa, com essa história tendo de ser mantida viva, tal como o futuro da companhia como um todo.

Personagens da história

Tal como uma história comum, é importante que o storytelling de uma marca conte com bons personagens, sendo eles figuras responsáveis pela criação de uma conexão com o público, facilitando assim a relação a se conquistar com a marca em si.

Nesse ponto é possível criar um personagem, tal como um mascote, ou até mesmo usar de figuras reais, como o fundador da companhia, usando de sua história inspiradora como algo que possa vir a conquistar a atenção do público, dando um maior valor à tal empresa.

Melhores canais

Com todos os pontos do seu storytelling estabelecidos é importante agora saber exatamente onde que essa história será contada. Nesse momento é indicado recorrer aos canais que mais recebem a atenção da sua audiência a ser conquistada.

A pluralidade de plataformas é bastante útil nesse sentido, sendo possível dar continuidade a história presente em um site em muitos outros canais, como é o caso das suas redes sociais, serviços de e-mail ou até mesmo os anúncios a serem veiculados na TV.

O importante é criar uma estratégia que consiga se expandir por todos os canais escolhidos, permitindo assim que o seu público seja atingido da melhor maneira, dando assim uma maior relevância para tal empresa, assim como sua história.

Abordagem de vendas

Após trabalhar tão bem o seu storytelling é possível até mesmo direcioná-lo a fins específicos, como a realização de uma venda, trazendo assim melhores resultados para uma companhia.

Nesse sentido podemos olhar para uma pizzaria que dá destaque ao aspecto moderno do seu negócio, trabalhando junto de um sistema para restaurante para agilizar o processo de realização de pedidos e pagamentos, oferecendo uma experiência única ao público.

Baseado nessa história é possível destacar um negócio comercialmente, posicionando-se ele como a melhor opção dentro do mercado, ampliando assim as suas possibilidades de venda.

Todo esse cenário positivo pode partir da relação criada entre uma empresa e o seu público com a contação de uma boa história, sendo o objetivo do storytelling, atuando na conquista de atenção e interesse comercial por parte dessa audiência, indicando o valor da ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.