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O que é e como fazer Web Analytics

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Publicado em 15/09/2022

O conceito de Web Analytics é essencial para empresas que se adaptaram ao universo digital ou nasceram dentro deste âmbito, que mudou por completo o mercado empresarial e a maneira como as marcas se posicionam dentro de seus segmentos.

Não é novidade para ninguém que o boom da internet e das redes sociais mudou por completo o mundo em que vivemos, fazendo com que empresas tivessem resultados ainda maiores e melhores dentro deste espaço.

O que é e como fazer Web Analytics: notebook com gráficos abertos.

Isso porque o universo online fez com que a acessibilidade e o alcance das marcas fosse ainda maior, possibilitando que ela captasse clientes de diversos lugares do mundo e a qualquer momento do dia.

Por outro lado, o universo digital também trouxe um boom de dados, produzindo informações a todo instante, informações essas que precisam ser tratadas e organizadas de maneira assertiva e eficaz.

Além de contar com um bom sistema de emissão de nota fiscal para documentar os serviços prestados ou produtos vendidos, uma empresa precisa estar atenta ao tratamento de dados de sua marca, que é algo extremamente importante.

Há quem diga que vivemos na era da informação, onde a todo momento novidades chegam e dados surgem para que possamos lidar com a avalanche de novas coisas que aparecem para todos através da internet e das redes sociais.

Todos que costumam usar as redes sociais com frequência sabem bem que novidades surgem a todo momento e que é preciso muito cuidado e atenção para lidar com tudo de novo que aparece.

E quando trazemos isso para o cenário empresarial, o cuidado com dados se torna ainda mais importante, pois as marcas que estão dentro do ambiente online e realizam vendas pelos seus sites lidam com informações importantes de seus clientes.

Uma marca que se preze, além de contar com uma boa assessoria contábil para empresas que garante a organização de suas finanças, também precisa contar com bons meios para cuidar dos dados produzidos dentro do negócio.

Pensando nisso, diversas ferramentas e conceitos foram criados justamente com o objetivo de ajudar as empresas a cuidarem com mais assertividade de seus dados, e uma delas foi o Web Analytics.

Hoje iremos conhecer a fundo esse conceito que tem mudado por completo a relação das empresas com os dados e feito com que elas os analisem e tratem de maneira assertiva para a melhoria de seus resultados.

Entenda o que é Web Analytics e a sua importância

O Web Analytics pode ser entendido como um conceito focado na organização, análise e tratamento de dados obtidos dentro de um espaço 100% digital, ou seja, os dados fornecidos e captados apenas dentro da internet.

Através da internet, das redes sociais e das diversas plataformas que surgiram com o passar do tempo, as pessoas começaram a comprar o que desejavam pela internet, assim como realizavam uma consultoria contábil para abertura de empresa a distância.

Tudo começou a ser feito através da tela de um computador ou celular, o que trouxe ótimos benefícios para ambos os lados. Mas como mencionamos, uma empresa que vende seus produtos ou serviços através da internet precisa lidar com diversos dados de clientes, como:

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Endereço;
  • Dados bancários;
  • Data de nascimento;
  • CPF ou CNPJ.

Todos esses dados são pessoais e precisam de muito cuidado por parte da empresa, mas tratar esses dados vai além de apenas garantir a segurança deles dentro do seu site, mas também é entender sobre o comportamento do seu consumidor.

O Web Analytics entra dentro deste meio como aquele que estuda os dados gerados pelos próprios usuários dentro do seu site de vendas para que você saiba o que fazer para fidelizá-lo à sua marca ou levá-lo à ação de compra.

Tudo o que a pessoa faz dentro do site gera um dado. Por exemplo, se uma pessoa entra no site de uma empresa de administração de condomínios comerciais e clica em um serviço para entender mais sobre, essa ação gera um dado que fica registrado no site.

O que é e como fazer Web Analytics: usuário acessando um site.

Esses dados ficam salvos e registrados para que você consiga ter um maior e melhor controle sobre o comportamento do usuário e em como a sua marca pode agir para mudar possíveis cenários e oferecer o melhor para seus potenciais clientes.

Esse conceito se tornou extremamente importante nos últimos tempos, principalmente para quem possui um negócio digital, pois ajuda na organização de toda a organização do negócio, seja qual for o segmento ou tamanho dele.

Sendo assim, entendemos que o Web Analytics é muito mais do que apenas mais um conceito no mercado, mas uma inovação que promete mudar por completo a realidade de muitas empresas dentro do mercado digital através do tratamento e organização de dados.

Benefícios de usar o Web Analytics

O Web Analytics traz diversos benefícios para qualquer empresa, assim como uma consultoria em gestão de vendas, que muda por completo o processo dentro de uma empresa. Sendo assim, confira abaixo alguns dos benefícios de se usar o Web Analytics:

Melhor tomada de decisões

Os dados são essenciais para se basear no momento de tomar alguma decisão, pois eles evitam escolhas erradas e que podem colocar a empresa em risco. E nada melhor do que ter bons dados para se basear antes de qualquer decisão, não é mesmo?

Pois bem, o Web Analytics é essencial para isso e através deles é possível entender os dados sobre determinada área ou estratégia, o que influencia diretamente na melhor tomada de decisão, que gere bons resultados para a marca.

Entendimento do comportamento do usuário

O comportamento do usuário é algo que pode se tornar padrão dependendo da estratégia aplicada pela marca, por isso muitos empreendedores se preocupam em entendê-la bem, pois isso auxilia na escolha de estratégia para se obter mais resultados.

Com o Web Analytics é possível entender o comportamento do usuário tanto dentro do site de uma empresa de declaração de importação quanto dentro do site de uma prestadora de serviços de instalação, auxiliando no melhor relacionamento entre marca e consumidor.

Estratégias assertivas e personalizadas

Além de tudo isso, o conceito dele também auxilia na escolha de estratégias mais assertivas e personalizadas, ou seja, que sejam destinadas ao público-alvo da marca e que realmente tragam os resultados esperados.

Com os dados tratados e analisados pelo Web Analytics é possível entender sobre o comportamento do usuário e, com base nisso, definir estratégias que respeitem as características dele e que sejam certeiras para que ele se apaixone pelo seu negócio.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do Web Analytics para todo e qualquer segmento de negócio que entende não só a importância, mas a necessidade de contar com algo do tipo dentro da sua empresa.

Dicas para implementar o Web Analytics

Assim como implementar uma boa gestão de serviços TI dentro da sua empresa é essencial para garantir um melhor desempenho e usabilidade do seu site, implementar o Web Analytics é fundamental para otimizar o processo de gestão.

Sendo assim, confira abaixo algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença no processo de implementação desse conceito dentro do seu negócio:

Use ferramentas específicas

A primeira dica é contar com ferramentas que auxiliem nesse processo. No mercado existem algumas que podem auxiliar nos mais diferentes tipos de análises de dados e que farão toda a diferença em seus processos.

Você conta com ferramentas que analisam desde o comportamento do usuário até mesmo as ações dentro de um site, por isso contar com as melhores já é o primeiro passo para garantir um bom acompanhamento de informações do seu negócio.

Conte com bons profissionais

Nenhuma empresa de sucesso se forma sozinha, para isso é necessário contar não só com boas pessoas, mas também com profissionais qualificados para te ajudar na análise e tratamento de dados.

Assim como um sistema de gerenciamento bares e restaurantes chegou onde chegou por ter recebido o suporte dos melhores profissionais da área, procure por especialistas em análise de dados para te ajudar a realizar esse processo da melhor maneira possível.

Acompanhe as principais métricas

Por fim, mas longe de ser menos importante, acompanhe as principais métricas que são as que fazem total diferença dentro de uma empresa, como:

  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Retorno Sobre Investimento (ROI)
  • Lifetime Value (LTV).

Entender sobre as principais métricas e analisá-las a fundo traz um novo olhar para o seu negócio e auxilia diretamente na tomada de decisões e na escolha das melhores estratégias para te ajudar a ter mais resultados.

Dicas simples como essas já fazem toda a diferença no momento de colocar um conceito tão importante como o Web Analytics em prática na empresa, oferecendo o melhor suporte à equipe interna da marca.

Considerações finais

Por mais difícil que possa parecer o desafio de lidar com milhares de dados todos os dias, hoje contamos com ótimos conceitos e ferramentas que tornam esse processo ainda mais simples e otimizado, como é o caso do Web Analytics.

Dessa maneira, usando este tipo de conceito e contando com ótimas ferramentas disponíveis no mercado, você consegue não só tratar e analisar os seus dados, mas construir uma marca baseada em informações válidas e relevantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.