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O que é possível mensurar no marketing digital

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Publicado em 28/10/2021

O marketing digital ganhou força nos últimos anos por ajudar muitos e-commerces e sites a alavancarem suas vendas. Uma das principais características do marketing digital é a possibilidade de mensurar o desempenho e permitir reavaliação das estratégias.

Tal mensuração é realizada por meio da análise de marketing ou Marketing Analytics. Essa ferramenta é uma forma de análise que consiste em processos que medem, gerenciam, otimizam e analisam o desempenho das ações de marketing.

Seu objetivo é melhorar a eficácia das estratégias de Marketing de uma organização e ao mesmo tempo gerar mais lucro para a organização, otimizando o ROI (Retorno sobre Investimento). através de um software de inteligência artificial.

O que é possível mensurar no marketing digital: analista verificando dados de marketing digital.

As técnicas usadas no Marketing Analytics ajudam os profissionais de marketing não somente a monitorar sites para medir o desempenho de suas campanhas, mas também a medir seus esforços de marketing para poder otimizar as ações.

Além disso, ajuda as organizações a priorizar novamente seu tempo e recursos nas atividades de marketing. Dessa forma, as empresas podem tomar melhores decisões e decidir se investem em um recurso ou não, proporcionando uma visão holística de suas operações.

Importância da análise das métricas

Agora que você entendeu o que é a análise de marketing e uso das métricas, esta seção o ajudará a compreender a importância que ele desempenha para qualquer organização.

Os principais benefícios envolvem:

  • Acompanhamento de tendências;
  • Controle de recursos;
  • Inteligência de produto;
  • Suporte ao cliente.

Abaixo abordaremos tais benefícios em maiores detalhes.

Acompanhamento de tendências

Uma análise de longo prazo das metas de marketing ajuda a equipe a se preparar para qualquer situação possível. As organizações devem medir seus ganhos e perdas de forma que a longo prazo combatam qualquer tipo de risco que possa surgir.

A análise pode ajudar a fornecer uma visão detalhada de seus clientes. Isso inclui informações úteis, como quais produtos eles estão comprando, quais estão sendo amplamente pesquisados e quais anúncios estão levando a conversões.

Se o seu cliente pesquisa por “locação de multifuncional preço”, ele pode estar buscando por um melhor custo-benefício na região em que mora. Mas a certeza disso só é dada por meio das métricas.

Controle de recursos

A Análise de Marketing ajuda a prever onde gastar tempo e recursos, pois valoriza os esforços e investimentos durante um período temporário de sucesso de um canal específico.

Ao tratar todos os canais igualmente, a equipe de marketing poderá decidir quando e onde usar cada canal. Isso ajuda a priorizar os investimentos do próximo trimestre com mais precisão.

Se o seu público-alvo pesquisa por “melhores escolas de comissário de bordo SP” nos buscadores ao invés das redes sociais, você sabe que deve destinar os recursos, em sua maior parte para lá, otimizando os resultados.

Inteligência de Produto

Essas atividades se concentram nas tendências atuais das atividades de marketing da organização. Por isso, é importante focar em diferentes fontes de entrada para medir o desempenho para a equipe de marketing ter uma visão ampla dos processos e campanhas.

O que é possível mensurar no marketing digital: análise de engajamento.

Ao usar métricas mais precisas, como conversão, comentários e compartilhamentos, os relatórios são projetados de forma a comunicar toda a equipe e não apenas um ou dois indivíduos.

Suporte ao cliente

A análise também pode desempenhar um papel na descoberta de áreas na jornada do comprador que podem ser melhoradas ou simplificadas. Um software de analise estrutural pode ser uma ótima opção para as análises.

Aspectos importantes como onde seus clientes estão se esforçando e maneiras intuitivas de simplificar o produto ou o processo de check-out podem ajudá-lo a melhorar seu funil para aumentar a eficiência e aumentar sua taxa de conversão de leads.

Principais métricas do marketing digital

As métricas, conhecidas pela sigla KPI (Key Performance Indicator), ou Indicador Chave de Desempenho, são parâmetros que permitem medir os resultados de suas campanhas de marketing digital e afins.

Agora que você sabe como as métricas são usadas para a análise de marketing, entenda quais são as mensurações feitas nessas análises e porque são importantes.

1) Receita de vendas

A receita de vendas é definida como a receita que uma empresa gera por meio de seus produtos ou serviços. O preço de porta de aço de loja, por exemplo, deve ser suficiente para cobrir a matéria-prima, mão de obra e marketing do produto.

É um dos KPIs mais importantes e as empresas devem monitorá-lo regularmente para garantir que suas vendas excedam as despesas ocorridas por meio de suas campanhas de marketing.

2) CPC (Custo Por Clique)

Sempre que um cliente potencial decide mostrar interesse em um produto ou serviço oferecido por uma empresa, esse cliente torna-se um “lead”. O CPC é a relação entre o valor do custo incorrido pela organização para converter um cliente em um cliente potencial.

Matematicamente, o CPC é calculado dividindo o valor total gasto pela organização para executar uma campanha de marketing pelo número total de vezes que um clique ocorreu.

3) ROI de marketing online

O ROI depende da relação entre relatórios e análises. É a medida do lucro ou prejuízo que uma empresa gera em função de suas campanhas de marketing, referente ao dinheiro.

Isso ajuda os profissionais de marketing a entender se seus investimentos valem a pena com as campanhas de marketing.

Diante disso, a capacidade de analisar o tráfego do site e convertê-lo em relatórios valiosos, é importante para determinar o sucesso da empresa.

4) Taxas de conversão de formulários

As taxas de conversão de formulários são as taxas nas quais o conteúdo produzido pela equipe de marketing de uma empresa direciona o tráfego para o site desta empresa. Isso também é conhecido como Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é algo que sempre precisa ser otimizado regularmente. Depois que as empresas pegarem o jeito das tendências das taxas de conversão, poderão tomar decisões eficazes.

Se o cliente pesquisa pelo termo “estrutura metalica galpão preço” e clica no seu conteúdo sobre materiais metálicos, pode haver um preenchimento de formulário. Para que seu conteúdo apareça na busca. Contudo, é necessário muito estudo das métricas.

5) Alcance de mídia social

Alcance de mídia social é o KPI que mede o número de leads que uma empresa pode obter por meio de suas páginas de mídia social.

Se a equipe de marketing souber como funciona cada rede de mídia social, ela poderá analisar qual plataforma funciona para seus negócios. Com isso, eles podem aprimorar as técnicas de marketing em redes sociais.

6) Custo de aquisição do cliente (COCA)

O Custo de Aquisição do Cliente é o custo envolvido em convencer um cliente a comprar o produto ou serviço da organização. Matematicamente, o COCA é calculado dividindo o investimento total em marketing pelo número de clientes adquiridos.

O COCA é um KPI importante, uma vez que é determinado, a equipe de marketing pode definir suas metas de acordo com o número de clientes que deseja adquirir e alocar o orçamento de acordo com o estipulado.

7) Tráfego do site

O tráfego do site representa o número de pessoas que visitam o site da organização. Esses clientes podem acabar sendo leads em potencial.

Conhecer esses clientes é o que compõe o tráfego do site. Pode ajudá-lo a compreender o que os clientes procuram e em que produtos ou serviços estão interessados.

8) Leads

Sempre que um cliente potencial está interessado no produto ou serviço que uma organização oferece, ele se torna um líder.

Ter mais leads aumenta suas chances de adquirir mais vendas, gerando mais receita. Em geral, existem 2 tipos de leads.

9) Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques é um KPI que mede o número de cliques que os anunciantes recebem em seus anúncios. Uma CTR alta é importante porque afeta diretamente o índice de qualidade e também reduz o custo incorrido por você quando alguém clica em seu anúncio.

Supondo que o cliente pesquise por “andaime locação preço” e sua empresa seja uma no topo dos buscadores, você só será taxado pelos cliques que receber e eles podem ser calculados para apontar qual a qualidade de seu anúncio.

10) Atribuição de receita de marketing

A atribuição de receita de marketing é o processo de combinar a receita gerada pelos clientes a uma saída de marketing específica.

Diante disso, ajuda a melhorar o ROI, otimizar o trabalho e agregar todos os dados relevantes aos destinos corretos.

11) Custo por lead (CPL)

O Custo Por Lead (CPL) é um modelo de precificação de marketing em que os anunciantes pagam um preço fixo para cada lead que obtêm. O CPL é comumente usado na indústria de comércio eletrônico por empresas que vendem produtos de alto valor.

O CPL pode ser calculado dividindo o dinheiro total gasto em anúncios pelo número de vezes que um lead foi gerado.

Se o cliente pesquisa por “aço para construção preço” e sua empresa aparece no topo, ele se tornará lead apenas se acessar seu site e começar uma interação após avaliação positiva do seu conteúdo.

No geral, ao seguir essas métricas, as organizações podem converter os clientes em leads e isso acabará impulsionando as vendas e o desempenho de seus produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.