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Passo a passo para criação de persona

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Publicado em 14/01/2022

A criação de persona é uma das etapas mais importantes na estratégia de marketing digital da sua empresa, sendo um dos passos principais para que a sua empresa tenha um direcionamento correto para investir seus esforços..

Atendendo as mais diversas empresas e negócios, como empresas de portão eletrônico ou até empresas de produtos de limpeza ou cosméticos.

A persona é um representante fictício de seu cliente ideal. Ela deve ser baseada em dados reais sobre o comportamento e demografia do cliente. Além disso, ela também mostra a criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Trazendo de fato todas as informações que são necessárias, e que façam com que seu público se identifique com alguma característica, história e tenha uma empatia e uma correlação com a sua persona.

Passo a passo para criação de persona: analistas definindo uma persona.

Por isso, é preciso conhecer os mais diversos gostos de quem consome os produtos ou serviços do seu negócio, por exemplo, o interesse de um dos clientes em marmoraria SP, indo a fundo nos gostos pessoais de cada pessoa.

Uma boa definição de papel é o contato com o público-alvo. Portanto, por meio de uma análise rápida, é possível determinar as características comuns de potenciais compradores.

Se você tem uma base de clientes, esta será a fonte perfeita para iniciar uma investigação. Mesmo que você tenha descrições diferentes das pessoas ou empresas que usaram seu produto, algumas delas tendem a refletir sua personalidade.

Mas não necessariamente por sexo, idade ou região, mas por seus hábitos de consumo e preferências pessoais.

Esses dados vão além de uma busca digital. Conhecendo, por exemplo, o gosto de um dos clientes em pesquisar por empresas fabricantes de racks metálicos ou por empresas que fabricam lenços de seda.

Através disso, é possível fazer com que a abrangência em que se busca seja alcançada, trazendo as mais diversas informações à tona, fazendo com que seu público-alvo seja estudado e representado através da criação da sua persona.

Dessa forma, é preciso conhecer os interesses, gostos e hábitos diversos. Como o interesse de um dos seus clientes que consomem seu negócio em serviço de limpeza para condominio, se esse for o seu ramo.

Uma dica importante é focar nos clientes satisfeitos e insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente entenderá como se sente em relação ao seu produto e os desafios que seus clientes enfrentam.

Conseguindo de fato mostrar todos os lados de quem consome seu produto, não só filtrando os clientes satisfeitos, mas também fazendo com que os clientes sejam representados da melhor forma possível.

Qual a diferença entre persona e público-alvo

Alguma confusão sobre esses conceitos podem ser comuns, então é preciso deixar claro: personas e público-alvo não são sinônimos.

Como exemplo, podemos definir o público-alvo como: homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, formados em arquitetura, com renda média mensal. Pretendem melhorar as suas qualificações profissionais e gostam de viajar e de administração de condomínios.

O público-alvo trás consigo uma representação da sociedade, e uma parcela das pessoas que costumam consumir seu produto, mas tendo em base alguns clientes.

Já a definição da persona é mais detalhada, como: Pedro Paulo é um arquiteto autônomo de 26 anos que acabou de se formar. Ele gosta de viajar, é solteiro e sempre teve vontade de fazer intercâmbio, quer se desenvolver estudando para um mestrado no exterior.

A persona trás uma visão do seu cliente de forma mais humanizada, mais real, fazendo com que as pessoas se identifiquem com alguma característica citada, e tenham uma ótima relação com a persona criada.

De um modo geral, seu público-alvo é o amplo grupo social para o qual você vende seu produto ou serviço. Como mencionado no tópico acima, as personas tratam de representar seu cliente ideal de uma forma mais humana e pessoal.

Pode até soar muito parecido no começo. No entanto, considerar uma estratégia de marketing direcionada a persona em vez de para um público-alvo amplo é bem diferente.

Além disso, você não precisa se limitar a uma única função se sentir que está segmentando muito profundamente, pois é muito comum que uma empresa tenha várias funções definidas e distintas.

Portanto, é melhor não exagerar. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.

Por isso, é sempre bom ter muita atenção, e conseguir de fato buscar aquilo que trará um reconhecimento e crescimento para a sua empresa, não exagerando nos mais diversos recursos sem ter um foco em mente para trabalhar.

Importância da criação da persona

Criar personas é um passo essencial em uma estratégia de marketing digital, pois as personas são criadas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas para obter uma maior chance de sucesso.

Passo a passo para criação de persona: analista escrevendo em um quadro branco.

Atendendo diversos públicos, com os gostos e interesses diversos, como pessoas que consomem o conteúdo de empresas que limpam caixa d água, por exemplo.

Sem um papel claro, em alguns casos sua estratégia pode se perder e você acabar falando português para alguém que só sabe grego.

Ou promova cortes de carne para vegetarianos. Ou forneça produtos Classe A para Classe C. Há muitos exemplos que podem ser explorados.

Por isso, temos alguns motivos que justificam a importância da criação de personas para o seu negócio:

  • Determinar o tipo de conteúdo necessário para atingir o objetivo;
  • Defina o tom e o estilo do conteúdo;
  • Ajude a desenhar sua estratégia de marketing para segmentar seu público;
  • Defina o tópico sobre o qual você deve escrever;
  • Descubra onde os clientes em potencial estão procurando informações.

Alinhando todas essas estratégias, é possível alcançar um caminho assertivo rumo ao caminho do sucesso para o seu negócio.

Determinar o tipo de conteúdo necessário para atingir o objetivo

Trazer o conteúdo certo para que o seu público se identifique, e para que haja uma relação de troca entre o cliente e o produto, fazendo com que realmente seu negócio e produto caminhe de encontro com seu público.

Defina o tom e o estilo do conteúdo

Tendo foco, o tom e o estilo do conteúdo definidos, é possível saber como o público se sente representado e mais a vontade para consumir seu produto, e tudo o que está sendo divulgado.

Diante disso, ajude a desenhar sua estratégia de marketing mostrando para o público que você deve segmentar

Desenhando a estratégia de marketing se tem ideia de onde chegará com a sua persona, conseguindo alcançar diversos públicos, se identificando com diversos meios.

Defina o tópico sobre o qual você deve escrever

Escrever sobre o tópico certo faz total diferença para que se tenha um aprofundamento certo, naquilo que está sendo divulgado, fazendo com o aprofundamento certo seja alcançado.

Diante disso, descubra onde os clientes em potencial estão procurando suas informações e como querem usá-las, conhecendo onde o seu público busca informação como em empresa que instala tela de proteção imaginando os mais diversos meios possíveis.

Conhecer seu público é essencial, mas também é essencial se ter ideia do mercado em que está sendo inserido, conhecendo os clientes em potencial e tendo ideias e inovações para que esses clientes sejam alcançados.

Etapas de criação da Persona

O próximo passo importante é ser detalhista quando criar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Tendo um conhecimento através do que está sendo apresentado para o cliente, é possível ter uma chance maior de sucesso através desta estratégia.

Com isso, você poderá unificar informações e desenvolver funções na documentação para estar disponível para todos na empresa que possam se beneficiar das pesquisas que você faz, como por exemplo:

  • Hábitos de quem está consumindo seu site e produto;
  • Frustrações de quem está consumindo o seu negócio;
  • Desafios do dia a dia dos seus clientes;
  • Crença das pessoas que estão sendo alcançadas;
  • Passatempo que costumam realizar no tempo livre delas;
  • Estilo de vida que possuem;
  • Hábitos de compras, lojas e sites preferidos;
  • Qual meio prefere para consumir conteúdos;
  • Quais são as suas influências;
  • Onde procuram por informações;
  • Critérios de decisão no momento da compra.
  • Em que momento o cliente está em sua jornada de compra.

O ideal é criar um nome para as suas personas, pois isso ajuda no debate interno, visando personagens reais, além de fazer com que a identificação seja trabalhada de forma automática.

Outra possibilidade de ir mais longe nesse processo é utilizar algum modelo gráfico para representar a persona. Tendo um controle sobre a persona e o que está sendo apresentado e conduzido.

Lembre-se também de considerar que a persona pode ser um visitante que acabou de chegar para conhecer sua construtora de galpão comercial, e que não sabia que precisava da sua empresa, podendo ser assim uma solução para um problema que ela tinha.

Mostrando pontos a serem pensados e que através disso foram mostrados, conseguindo se ter um controle e uma melhora referente a esses pontos que vieram à tona.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.