HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

Por que a cultura de feedbacks é importante

Home  >   Blog  >   Por que a cultura de feedbacks é importante
Publicado em 08/06/2022

Os feedbacks são ações cada vez mais constantes, sendo aplicadas e utilizadas em diversos meios, como em empresas, ao consumir em sites, entre outras ações relacionadas a esse termo.

Essa ação pode ser associada justamente a uma opinião, avaliação e comunicação ao ter contato com pessoas, empresas, setores e afins, gerando justamente esse feedback através do contato estabelecido.

Vamos imaginar uma pessoa que está navegando online e se deparar com os conteúdos sobre uma empresa de raspagem de pisos de madeira. Consumindo e conhecendo os conteúdos da empresa, se tem um feedback através dessa experiência proporcionada.

Esse é um dos fatores decisivos para que as pessoas decidam consumir os conteúdos de uma determinada empresa e de fato estabelecer melhorias através desse feedback, gerando um melhor local para navegação.

Por que a cultura de feedbacks é importante: mulher fazendo sinal de positivo e negativo com as mãos.

Por isso, hoje iremos falar sobre esses feedbacks, abordando o seu conceito, significação, utilização e tudo que você precisa saber para estabelecer essa prática em sua empresa e no dia a dia da sua equipe.

O que é o feedback?

Essa palavra tem origem inglesa e a sua significação está associada com a junção de duas palavras desse idioma, feed que em significa alimentar, e back que significa voltar. Portanto essa representação significa realimentar.

Assim, em sua utilização e conhecimento através da sua aplicação, feedback está relacionado com o ato de avaliar um serviço, tarefa ou até mesmo uma ação através da comunicação estabelecida entre as pessoas.

Logo, ao realizar essa avaliação, se compartilha os pontos observados com a pessoa ou empresa que houve o contato, fazendo com que através desse feedback se reparem os erros que estão sendo cometidos e tenha mais eficácia seja nas tarefas, serviços ou de todo o processo utilizado.

Mas o feedback nem sempre precisa ser negativo, já que clientes podem entrar em contato com uma marca para elogiar o produto ou serviço que foi oferecido.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha com um serviço de pavimentação asfáltica fez um ótimo trabalho nesse serviço e reparou algumas falhas. É bem provável que a pessoa continue o bom trabalho nesses pontos por ter um feedback sobre o seu serviço..

Com isso, o papel do feedback diante do mercado e para cada pessoa é essencial, gerando uma constante atenção nos serviços e na comunicação realizada, fazendo com que os erros sejam reparados sempre de uma forma prática.

Além disso, as empresas se favorecem com esses feedbacks justamente por ter uma aproximação com o seu público, gerando melhorias em seus sites, campanhas e redes sociais ao terem essa avaliação do público diante da experiência estabelecida.

Portanto, ter esse conceito e utilização em mente pode gerar um estado de alerta importante nas empresas, pessoas e em cada serviço do mercado, procurando sempre ter essa consciência sobre a avaliação do público.

Assim, continue acompanhando o texto e veja uma questão que está em torno dessa ação, a cultura do feedback e suas características diante do mercado de trabalho.

Cultura do feedback

Ao acompanhar e ter em mente a significação do feedback, é importante conhecer alguns termos em torno dessa prática. Um desses conceitos que merece destaque é justamente a cultura do feedback.

A cultura do feedback está associada com o ambiente em que as empresas criam para suas equipes e setores, gerando diálogos e fazendo com que se tenham esses momentos de comunicação de forma saudável, ressaltando os pontos positivos e negativos de cada estratégia.

Nesses momentos são conservadas e realizadas principalmente críticas construtivas, visando justamente uma melhoria nos setores e em cada equipe nas estratégias que as empresas estabelecem de alcance ao público e melhorias internas.

Vamos imaginar empresas de torre de resfriamento que, ao adotarem essa cultura em seu dia a dia e entre as equipes, o ambiente de trabalho se torna um dos principais locais de crescimento e da evolução dos seus colaboradores.

Por isso é cada vez mais necessário atribuir essas características à sua empresa, buscando a inovação e retendo o melhor dos seus funcionários em cada momento, sempre prezando pela transparência e pelo melhor ambiente possível.

Ao conseguir estabelecer essa cultura em sua empresa, o seu papel tem como função uma espécie de orientação a cada colaborador, instruindo os passos e os pontos de melhoria diante de projetos, estratégias e do trabalho que está sendo realizado.

Em suma, essa cultura é importante para trazer resultados constantes para as empresas e gerar sempre a melhor estrutura possível para que as tarefas e estratégias venham ser realizadas com uma eficácia única.

Ao ter em mente o conceito dessa cultura e o quanto esse elemento envolve a organização, crescimento e evolução de cada um na empresa, veja a seguir a importância dessa ação.

Importância da cultura do feedback

A cultura do feedback e a sua importância estão relacionadas justamente ao desenvolvimento das empresas, proporcionando um cenário onde se buscam as melhorias para se alcançar os objetivos e um alinhamento entre cada setor e equipe.

Por exemplo, uma consultoria segurança contra incêndio ao ter em mente a importância de estabelecer essa cultura no dia a dia da empresa, se tem uma espécie de nivelamento e aperfeiçoamento constante através de cada ação a ser realizada.

Com isso, proporcionando um cenário onde se identificam os pontos fortes e fracos de cada colaborador, fazendo com que se tenha esse crescimento e um reparo nos erros que estão sendo cometidos, gerando justamente essa evolução constante.

Assim, demonstrando na prática a evolução e a utilidade dessa cultura, afetando positivamente a produtividade e motivando de uma forma saudável cada colaborador, além de proporcionar uma expertise para as empresas diante das estratégias e ações a serem tomadas.

Por que a cultura de feedbacks é importante: mulher enviando mensagem pelo celular.

Vamos imaginar um serviço de impermeabilização com manta asfáltica que, ao identificar os pontos de melhoria e evolução através desses feedbacks, tem consciência dos treinamentos necessários para cada funcionário e para que se tenha uma eficiência no dia a dia.

Portanto essa cultura movimenta toda a empresa, gerando um crescimento e evolução a todos, tornando os profissionais mais produtivos e fazendo com que a empresa tenha essa organização e eficiência em seu DNA.

Agora que vocês têm em mente a importância da cultura do feedback e o quanto essa ação garante melhorias e um crescimento constante para a sua empresa, acompanhe como implantar esse movimento.

Como implantar a cultura do feedback?

Um dos primeiros passos para estabelecer essa cultura é realizar uma análise diante dos setores e do momento em que a empresa vive, visando justamente ações mais diretas e que sofram um impacto positivo em cada colaborador.

Iniciar esse processo dessa forma é algo essencial desde empresas de remediação de áreas contaminadas até empresas de publicidade, gerando ações mais precisas e que de fato mudem o ambiente e proporcionem um crescimento mútuo em toda a empresa.

Dentre essas formas de implantar essa cultura em sua empresa, acompanhe alguns tópicos e logo em seguida as suas características para entender e de fato implantar essa ação em sua empresa da melhor maneira possível.

  • Desenvolva o ambiente;
  • Feedback e avaliação de ambas as partes;
  • Tenha calma nessa implantação;
  • Faça uma análise individual.

Mas lembre-se que esses são apenas alguns pontos que devem ser levados em conta dentro da sua empresa.

Desenvolva o ambiente

É necessário preparar o ambiente para que essa transformação aconteça. Converse com os seus colaboradores, explique as ideias que serão estabelecidas e principalmente deixe claro as metas e os benefícios para ambos nesse processo.

Após conseguir deixar claro na mente de seus colaboradores, a implantação dessa cultura se mostrará de forma mais prática, contando com a colaboração e com o ânimo de seus funcionários.

Feedback e avaliação de ambas as partes

É importante dar voz para seus colaboradores, entendendo os pontos de melhoria e o quanto a empresa tem proporcionado um bom ambiente para seus funcionários, com isso buscando entender os pontos de insatisfação e reparando os erros de forma mais direta.

Ao realizar essas ações citadas, o funcionário se sente mais importante e demonstra no dia a dia a satisfação de fazer parte da sua empresa, conseguindo realizar de forma mais impactante a cultura do feedback devido ao ânimo e vontade dos seus colaboradores.

Tenha calma

É importante dar um passo de cada vez, não adianta nesse processo apontar uma série de pontos de evolução do funcionário e achar que ele se tornará o melhor funcionário. É importante focar em pontos específicos e que demandam uma mudança rápida, e após esse processo focar em outras circunstâncias.

Por exemplo, ao seguir essa linha de pensamento, uma fábrica de porta de aço de enrolar tem um controle maior sobre as ações a serem tomadas e uma organização diante desses pontos de melhoria dos seus funcionários.

Por isso é essencial ter calma e entender o processo de melhoria e evolução de cada um, respeitando o tempo e entendendo os limites por trás dessa busca.

Faça uma análise individual

Algumas pessoas se sentem oprimidas ao revelar os pontos de melhoria em frente a um grande grupo ou de uma equipe, por isso ter empatia e fazer essa análise de forma individual pode ser um dos pontos-chave nesta estratégia.

Essas dicas são de fato um dos primeiros passos para se iniciar uma trajetória de sucesso em sua empresa, estabelecendo um bom ambiente e retendo sempre o melhor de cada colaborador.

Por isso é essencial ter essa consciência e sempre buscar essa implantação, seja em um fornecedor de piso de borracha aos meios mais diversos, ao estabelecer essa cultura se dá um grande passo para o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.