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Por que minha empresa precisa aparecer no Google

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Publicado em 15/12/2022

O Google é hoje uma das plataformas mais populares da internet, sendo o espaço onde o público procura para chegar a qualquer site ou informação que seja da sua atenção. Tudo isso através da simples digitação de termos ou combinação de palavras no navegador.

Por que minha empresa precisa aparecer no Google: pessoa pesquisando na Internet.

O destaque que esse sistema de busca alcança é tão grande que não é incomum que o Google seja escolhido como a página inicial por boa parte dos usuários em relação ao seu navegador de preferência, e isso vale tanto para os computadores como para os celulares.

Na verdade, apesar de ser o carro-chefe da companhia de tecnologia, hoje o Google trabalha com muitas outras ferramentas importantes, ainda mais para quem atua no mercado e busca uma forma de conhecer melhor o seu público, entre outros detalhes.

Muito disso parte da própria preferência que os próprios usuários vem dando à internet, como um canal para solucionar qualquer tipo de problema, o que pode incluir a busca pelo contato de uma empresa de reforma e construção para quem precisa de tal serviço.

E se o próprio público está recorrendo à internet e ao Google, é responsabilidade das empresas saberem como responder a isso, de forma a conquistar uma melhor performance dentro do seu mercado, destacando os canais que são visitados pelos seus clientes.

Esse tipo de preparação, inclusive, é algo que é válido para os mais variados tipos de segmentos, pois seja qual for a sua especificação, a pluralidade do campo digital permite para esse negócio voltado a um nicho encontrar também sua audiência através das redes.

Estamos falando de uma plataforma que permite a um usuário entrar em contato com uma empresa de energia solar, se informar sobre a pontuação do seu time no campeonato, ouvir sua música preferida, tudo isso em diferentes abas abertas do Google.

Já que diversos perfis de público podem ser encontrados navegando não só na internet, mas no Google de forma específica, garantir um destaque dentro desse espaço pode fazer com que os resultados da sua companhia possam crescer exponencialmente.

Esse é apenas um dos diversos motivos que faz com que cada vez mais as empresas estejam se adaptando para o cenário digital, modificando a estrutura dos seus negócios para que qualquer pesquisa no Google leve diretamente ao seu empreendimento.

A questão principal em cima disso é que esse tipo de busca vem apontando também para uma competição entre as empresas dentro dessa plataforma, sendo importante se preparar para tal destaque. E para garantir isso, uma pergunta precisa ser respondida antes.

Por que devo me destacar no Google?

A resposta pode ser bastante comum se levarmos em conta o tamanho que essa plataforma alcançou nos últimos anos, com o público utilizando do Google para chegar a qualquer tipo de objetivo, passando pela busca por conteúdos até a realização de uma possível compra.

Com o público estando tão presente dentro dessa realidade, destacar-se nesse sistema de buscas pode acabar fazendo com que uma companhia aumente os seus resultados, seja em relação ao seu número de vendas ou qualquer outro objetivo no mercado.

Um exemplo claro disso está na forma em que um usuário pode recorrer ao Google para se informar sobre quanto custa um extintor de incêndio, com essa pesquisa podendo levar a compra desse tipo de material, sendo preciso apenas que um site da área se destaque.

Um problema comum em relação a essa plataforma digital de buscas é achar que esse tipo de performance é positiva apenas para negócios que atuam exclusivamente nas redes. Pelo contrário, a internet é capaz de ajudar até mesmo empresas do setor offline.

Isso pode ocorrer quando um possível cliente pesquisa no Google por um estabelecimento específico próximo ao seu endereço, situação essa onde a sua presença na internet pode acabar levando ao encontro até de novos clientes a visitarem suas lojas físicas.

Esse tipo de performance pode ser de bastante valor então para negócios mais voltados a um nicho, como uma empresa que lide com equipamentos como controle de acesso face, com qualquer busca sobre serviços de segurança podendo levar ao nome desta companhia.

A longo prazo é possível dizer então que manter uma boa posição no Google pode refletir também na posição dessa companhia dentro do mercado. E para garantir a melhor performance dentro desse canal, basta buscar um melhor posicionamento na internet.

Como se posicionar melhor no Google?

Tendo em vista o destaque que o Google pode trazer aos seus negócios, garantir uma boa performance lá pode fazer com que a sua empresa conquiste resultados comerciais ainda melhores, indo ao encontro direto de quem busca pelos seus serviços.

Para conquistar essa melhor performance e vendas, que pode estar atrelada à sua posição na citada plataforma de buscas, é necessário seguir algumas estratégias, sendo elas:

Plano de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) trata-se da prática de otimização das suas estratégias de buscas, utilizado de elementos específicos para que uma pesquisa por fornecedor de software ou qualquer outro item leve até um site em particular.

Por que minha empresa precisa aparecer no Google: pessoa pesquisando no celular.

A conquista dessa posição parte do uso de elementos como:

  • Títulos chamativos;
  • Conteúdos de qualidade;
  • Palavras-chave;
  • Link building.

Cada um desses tópicos pode resultar em uma melhor performance de um site no Google, sendo válido olhar de forma mais atenta para cada uma das estratégias:

Títulos chamativos

Da mesma forma que um título de destaque pode aumentar a atenção de um leitor para uma matéria no jornal, o mesmo acontece na internet, com uma chamada bem produzida conseguindo conquistar o interesse do usuário e assim um destaque de ranqueamento.

Conteúdos de qualidade

Não basta um título chamativo se o seu conteúdo não tem a mesma qualidade. Baseado nisso, é importante que uma empresa de manutenção industrial poste sempre boas matérias em seu site para manter uma boa performance nas redes.

Palavras-chave

A escolha de termos específicos podem fazer com que uma página tenha maiores chances de ser encontrada no Google, sempre que um usuário digite por esse termo específico, colocando tal site em um melhor situação de destaque.

Link building

Relacionar-se bem na internet é algo que as plataformas de buscas consideram positivo, com tal destaque levando também a uma melhor performance junto aos programas de busca, principalmente quando um site é citado em outro de grande valor na internet.

Anúncios e links patrocinados

A grande concorrência presente no Google faz com que mesmo o melhor conteúdo tenha dificuldade em se destacar nas redes. Para evitar isso, é importante investir em ações pagas dentro dessas plataformas, recorrendo aos anúncios e aos links patrocinados.

Com a ajuda dessas táticas, um site em particular pode acabar recebendo um destaque maior na internet, tal como uma marca pode ser melhor vista no mercado a partir da colocação de um banner para promoção neste estabelecimento.

Análise da sua plataforma

Além desses detalhes citados, existem muitos componentes que podem fazer com que um site alcance um maior desempenho na internet ou então seja afetado por causa da presença de problemas presentes em sua plataforma pessoal.

Um site muito pesado, por exemplo, pode fazer com que suas páginas demorem a carregar nos aparelhos dos usuários, resultando assim em uma experiência ruim ao público, sendo isso algo de grande preocupação do Google.

Quanto menor for a qualidade de um site, pior será a chance dele se destacar dentro desse sistema de buscas, sendo importante então olhar com mais atenção para o estado do seu endereço digital, recorrendo a programas de análise até sobre o comportamento do público.

Descrição dos recursos visuais

O encontro de um site no Google depende não apenas dos elementos visíveis ao público, como a qualidade de um texto, o design de um site, entre outros. Uma plataforma de busca costuma olhar também para o sistema interno desses endereços digitais.

Em relação a isso, é importante garantir que todos os recursos desses sites estejam bem claros, o que inclui a descrição das imagens utilizadas, utilizando de um sistema conhecido como alt image.

A partir desse recurso, ao pesquisar por mouse pad personalizado, um usuário pode acabar encontrando um site específico de venda, que apresente diretamente no Google por imagens desse produto, de acordo com a descrição alt image feita desta foto.

No geral, trata-se de uma ação que conversa também com outros serviços da empresa de tecnologia, como o Google Shopping, onde uma busca pode levar até o endereço comercial de lojas que estão presentes na internet.

Com a utilização desses recursos é possível garantir uma melhor performance no Google, algo que a longo prazo pode levar também a melhores resultados para o seu negócio, levando em conta a busca cada vez maior do público junto a essa plataforma.

Sendo assim, aparecer no Google pode ser uma forma de aparecer melhor para o seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.