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Problemas comuns que podem ocorrer em sua estratégia de marketing

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Publicado em 25/02/2022

Criar uma boa estratégia de marketing é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter em uma posição de destaque no mercado, independentemente de qual seja o ramo, indo desde manutenção elétrica industrial até qualquer outra frente de atuação.

Entretanto, estas estratégias são muitas vezes complexas e dependem de uma série de fatores para serem bem sucedidas, bem como para que a empresa consiga alcançar a meta que foi estipulada.

Isso significa que ainda existem diversos percalços e problemas que surgem no meio do caminho, e precisam ser trabalhados com efetividade para você conseguir aproveitar os benefícios desse tipo de ação.

Como o marketing pode ser um bom aliado?

O mundo está em constante movimento, principalmente depois do processo de transformação digital.

Atualmente, as tecnologias avançam a passos largos, ou seja, estar a par dessas movimentações é muito importante para otimizar suas ações para vender um exaustor industrial centrífugo, bem como qualquer outro item.

Problemas comuns que podem ocorrer em sua estratégia de marketing: homem com aspecto cansado.

Ademais, essas mudanças trouxeram o marketing digital, que apesar de já estar muito bem estabelecido no mercado, ainda engatinha em termos de técnicas e padrões, o que faz com que muitos erros possam acontecer de maneira natural.

A ideia do marketing é conseguir atrair mais clientes e gerar um engajamento adequado para que uma empresa consiga ampliar suas vendas, e isso ainda é muito variável. Não há um consenso entre um ou outro elemento dentro do marketing digital.

Por isso, conhecer alguns dos principais problemas relacionados ao marketing e saber como lidar com eles, de forma que você consiga otimizar seus resultados, é fundamental para garantir sua estrutura de negócios.

Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, e não necessariamente todas as companhias de elevação de carga, por exemplo, se beneficiarão da mesma forma de um determinado caminho. Por isso, é muito importante conhecer estes elementos.

Adaptar as informações referentes ao marketing para sua realidade e saber como lidar em casos onde os benefícios não estão chegando até a companhia é um passo muito importante para você otimizar seu trabalho como um todo.

Além disso, não tenha medo de reavaliar suas estratégias a qualquer momento e mudar os rumos de suas ações de marketing. A tecnologia tem possibilitado análises mais rápidas de resultados que permitem uma recuperação muito melhor para as empresas.

Conheça os principais problemas no marketing

Conhecer alguns dos principais elementos do marketing e como eles podem dar errado é uma excelente maneira de se preparar, evitando qualquer tipo de complicação a longo prazo.

Estas ações permitem que você se programe para resolver situações que podem surgir naturalmente em sua empresa de estação de tratamento de água eta, assim como de qualquer outro ramo.

O objetivo final do marketing é conseguir afetar positivamente o consumidor, o que depende de uma série de variáveis que estão em constante movimentação. Por isso, você deve se atentar a estes elementos para conseguir resultados de qualidade.

1 - Falta de clareza nos estágios iniciais

Para conseguir trabalhar com o marketing, uma boa quantidade de planejamento estratégico é necessária. Isso significa fazer definições e entender o mercado a sua volta, seu segmento e o tipo de público com o qual você deseja interagir.

A criação de personas também é uma parte importante desse processo, ou seja, figuras fictícias criadas com base em informações relevantes de seus consumidores para tirar dúvidas e testar estratégias particulares.

Um grande problema desse tipo de ação é que as informações algumas vezes ficam confusas, ou não alcançam adequadamente todos os colaboradores da empresa. Dessa forma, a comunicação como um todo acaba sendo prejudicada.

Falar com o público da maneira correta sobre bomba de água, por exemplo, é um ponto crucial para garantir um bom trabalho, por isso você deve se atentar a alguns elementos importantes nessa etapa de preparação, que serão fundamentais para otimizar seus resultados:

  • Personas;
  • Jornada de compra;
  • MQL (Marketing Qualified Lead);
  • Formação de leads.

Estes são elementos cruciais para garantir uma boa estrutura de comunicação e deixar as informações mais claras. O MQL, citado anteriormente, representa aqueles leads que estão prontos para receber mais material de marketing, mas ainda não estão prontos para negociar.

2 - Marketing ou vendas

Outro problema muito comum dentro das ações de marketing é a disputa entre as equipes de marketing e de vendas. Esse tipo de rivalidade é um senso comum entre a maioria das equipes, e ele só gera prejuízo a longo prazo.

Normalmente, os setores de marketing e de vendas de uma empresa de alarme de presença para carros, por exemplo, trabalham com o mesmo público. Por conta disso, é comum que se jogue a responsabilidade de ações mal sucedidas nestes dois setores, que por sua vez tentam empurrar a culpa para o outro.

Quando estas duas equipes não estão alinhadas, é comum que as informações se percam no meio do caminho e você acabe tendo um resultado muito abaixo do seu potencial. Isso porque ambas as áreas trabalham de forma muito melhor em conjunto.

Um cliente que foi trabalhado pela equipe de marketing pode chegar ao time de vendas mais aberto à experiência de ampliar seus resultados, garantindo uma estrutura de qualidade autêntica para suas ações.

O potencial que os dois times alcançam juntos é tão grande que algumas empresas estão trabalhando com foco em uni-los, criando o conceito de vendarketing.

Problemas comuns que podem ocorrer em sua estratégia de marketing: equipe motivada trabalhando juntos.

Além de melhorar o clima organizacional e garantir que seus colaboradores trabalharão melhor, os resultados desse tipo de interação podem ser muito benéficos para sua estratégia de marketing digital.

Isso porque, eles acabam ampliando suas possibilidades de engajamento, seja você o dono de uma empresa de tintas e verniz ou de qualquer outro ramo de atuação.

3 - Estabelecimento de metas

As metas são uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing. Elas ajudam a compreender os objetivos que a empresa quer chegar, e podem ser um impulsionador para que a equipe consiga trabalhar adequadamente em suas ações.

Entretanto, em diversos casos as metas são colocadas de forma errada, o que pode gerar frustração e descontentamento para a equipe como um todo. Ao gerar metas irreais, você acaba com um sentimento de fracasso ao não conseguir atingi-la.

Isso pode desmotivar seus colaboradores, que começarão a cair em desempenho e não produzirão seu máximo, prejudicando a empresa em diversos setores diferentes, independentemente de suas ações.

Por isso, é preciso muita atenção aos dados da empresa e a forma como você tem se saído para estabelecer metas corretamente. Esse ainda é um elemento subjetivo, uma vez que não existe uma maneira de estipular metas que certamente serão batidas.

Entretanto, manter-se próximo da realidade da empresa é o melhor caminho a seguir, uma vez que conforme os colaboradores verem a meta sendo preenchida, se empolgam para conseguir completar esse tipo de atividade de maneira mais precisa.

4 - Feedbacks

Os feedbacks são outro elemento essencial para o bom funcionamento de sua estratégia de marketing de uma clinica de acupuntura, por exemplo, mas que podem ser prejudicados profundamente se não forem realizados corretamente.

Um erro comum dos gestores é acreditar que, pelo bem da transparência, os feedbacks devem ser públicos ou com outros colaboradores presentes. Embora isso seja verdade no caso dos feedbacks positivos, que enaltecem um colaborador, a mesma coisa não ocorre com os negativos.

Um feedback negativo em público pode constranger o colaborador que o está recebendo, fazendo-o ficar incomodado com a situação e diminuir sua produtividade. Dependendo do tom que for usado no feedback, isso pode gerar até mesmo o desligamento da empresa.

Ademais, é preciso ter alguns cuidados com relação aos feedbacks positivos. Embora eles sejam benéficos, se um mesmo colaborador recebe-os constantemente e outros não, ele pode ficar com uma imagem de preferido da equipe de gestão.

Além de esse tipo de ação ser desconfortável para o colaborador em questão, isso ainda pode reduzir a produtividade dos outros, que imaginam que os elogios já serão direcionados àquele funcionário em particular.

Ter uma comunicação ampla e aberta é fundamental, mas é preciso ter alguns cuidados para evitar problemas que podem ser muito sérios a longo prazo para sua companhia.

5 - Não produzir conteúdo

Um dos principais pilares do marketing digital é a produção de conteúdo. É o material que os consumidores procurarão, que podem levá-los a sua empresa e transformá-los em oportunidades de negócio.

Muitos gestores ficam tão focados em estratégias de SEO, ferramentas de otimização e ações para garantir um bom resultado para a companhia que esquecem do básico, e acabam apresentando um conteúdo de qualidade baixa.

Esse é um dos erros mais comuns, e dos piores que podem ser realizados em sua companhia. Um material fraco terá pouca a nenhuma relevância no mercado, significando um desperdício de tempo e de recursos para produzi-lo.

Considerações finais

Entender os principais problemas relacionados ao marketing é uma maneira muito importante de garantir resultados mais expressivos para suas ações, tornando sua empresa otimizada com relação a estas estratégias.

Por isso, é importante estar constantemente se reavaliando e identificando se as ações escolhidas são mais adequadas, bem como se a execução das atividades está de acordo com o planejado.

Dessa maneira, você consegue uma estrutura muito mais adequada para o trabalho como um todo, tornando-se uma referência dentro de seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.