HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Que profissional precisa do NR9 treinamento

Home  >   Blog  >   Que profissional precisa do NR9 treinamento
Publicado em 12/11/2021

Dentre todas as diferentes normas regulamentadoras, essa é específica para a prevenção de riscos ambientais, infelizmente nem todas as empresas conhecem essas normas, porém ela é fundamental a qualquer empresa que possa colocar em risco o meio ambiente.

A seguir conheça um pouco mais sobre o que significa o NR 9 treinamento, saiba como é feito o treinamento e para quem ele é direcionado, qual a sua importância e atente-se a alguns cuidados essenciais.

O que é o treinamento NR 9?

Essa é a Norma responsável por regulamentar o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) publicada em 1978, passando por 9 alterações, e em agosto de 2021 foram publicados as alterações mais recentes, passando a ser PGR.

Que profissional precisa do NR9 treinamento: equipe discutindo informações.

Foi o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) que desenvolveu a NR( onde seu objetivo seria criar um método eficaz com base em metodologias que fossem capazes de garantir a proteção da saúde do trabalhador contra possíveis riscos que o próprio ambiente de trabalho poderia proporcionar.

Sendo assim a NR 9 realiza a avaliação quantitativa de agentes químicos e físicos, biólogos, entre outros, onde os resultados devem ser constatados nos inventários de riscos para que todos que recebem esse conhecimento possam ter tal conhecimento.

Qual o significado de PGR

Significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, onde é incluído diversas etapas para regularizar uma empresa e informá-la dos possíveis riscos que podem acontecer para que seja possível prevenir, acompanhe a seguir as etapas do PGR.

  • Ter ciência dos riscos e antecipá-los;
  • Estabelecer metas e prioridades de avaliação e de controle;
  • Analisar e avaliar os riscos e exposições dos trabalhadores;
  • Implementar medidas e avaliar medidas de controle;
  • Monitorar as exposições aos riscos;
  • Registrar e divulgar os dados.

A PGR deverá analisar e desenvolver análises de projetos, abordando os métodos preventivos, e quais são todos os passos e processo que cada empresa deverá tomar, além de introduzir as medidas de prevenção.

Qual a sua importância

A importância dessa norma é justamente para garantir a proteção dos trabalhadores que se expõem a áreas de risco, garantindo então a integridade e a segurança de todos, fornecendo equipamentos de proteção.

Essa norma é também importante para manter uma empresa que oferece esses tipos de risco regulamentada, conforme as normas, dessa forma será possível evitar danos, multas e prejuízos que podem ocorrer caso a mesma esteja irregular.

É também de suma importância diretamente ao trabalhador, onde sempre que aplicada de forma correta reduz os riscos de profissionais que podem ser prejudicados pelos danos oferecidos pelas empresas.

Que profissional precisa do treinamento NR 9

Esse treinamento está apto a todos os trabalhadores brasileiros, que de alguma forma se expõem a riscos ambientais que podem causar danos físicos e automaticamente põe em perigo a sua saúde.

O profissional que receber esse treinamento deverá ter noção e conhecimento de quais são esses riscos, sendo assim acompanhe a seguir uma breve lista de conteúdos básicos desse treinamento.

  • Apresentação do significado e objetivo da NR 9;
  • Campo de aplicação dessa norma;
  • Significado e objetivo da antiga PPRA e da atual PGR;
  • Orientações e atributos dos profissionais que aplicam o treinamento;
  • Noção dos objetos e materiais que serão usado para prevenção de riscos.

Essa é uma breve introdução das noções básicas que são ensinadas pelo instrutor especializado que aplica e repassa o conteúdo de forma clara e objetiva a todos os profissionais presentes.

Que profissional precisa do NR9 treinamento: agrônomos aplicando produtos químicos na plantação.

Outros profissionais que precisam desse treinamento são: os que se expõem a esgotos e áreas contaminadas, a produtos químicos e radioativos, profissionais da saúde, agrônomos, metalúrgicos, frigoríficos, biólogos, cientistas, entre outros.

Depois que se aprende todo o treinamento o profissional necessita aplicar algumas etapas que são fundamentais para que seja possível garantir sua proteção e segurança diariamente, a seguir acompanhe cada uma delas.

Prever e antecipar: Como os próprios nomes já dizem, essa etapa é a mais importante para garantir a tomada de decisões e para que seja possível prever tais situações e agir antecipadamente antes do pior acontecer.

Certificar e Identificar: Essa etapa é fundamental, pois é através dela que é possível certificar a situação e identificar as possíveis medidas preventivas e em seguida fazer o planejamento dos meios, garantindo então uma ação segura.

Computar e avaliar: Após realizado a certificação e identificação essa etapa será fundamental para tirar possíveis conclusões onde antes de qualquer ação será preciso avaliar o nível do perigo para que assim seja possível tomar as medidas certas.

Agir e controlar: Essa é a última etapa, porém não menos importante, onde o profissional após a identificação, avaliação já tem condições de agir de forma segura e preventiva, onde sua ação poderá reduzir ou até eliminar completamente o risco, preservando então a sua vida e possivelmente até a dos demais.

Atenção e cuidados

É importante que toda empresa cumpra com seus deveres, para que a mesma possa agir conforme as normas, e tenha a capacidade de garantir uma proteção da vida e da saúde de cada funcionário.

Buscar informações dos profissionais que aplicam o treinamento, pois pode acontecer de uma empresa querer contratar de forma irregular uma pessoa que não seja qualificada, dessa forma o risco de ter prejuízos recairá sobre todos do estabelecimento.

Busque estar sempre atento e informado sobre as condições que o MTE, que é justamente o responsável de ter criado essas normas regulamentadoras e ainda é a mesma que realiza as devidas atualizações e alterações.

Considerações finais

De fato, a NR 9 é de suma importância para regulamentar uma empresa que expõem seus funcionários de possíveis riscos, onde todos devem ter conhecimento dos fatos, e receber o treinamento ideal juntamente com equipamentos preventivos.

Sendo assim, após o treinamento a responsabilidade passa a ser do profissional que já tem ciência dos perigos que corre diariamente, sabendo então quais são os passos e meios para a prevenção dos riscos.

Lembrando que tudo pode ser feito através de Cursos Online.

Deixe nos comentários se ficou alguma dúvida sobre o conteúdo descrito que assim que possível serás respondido. Espero muito que tenham gostado do assunto, um grande abraço e até a próxima.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.