HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Razões para diversificar os meios de pagamento em seu negócio

Home  >   Blog  >   Razões para diversificar os meios de pagamento em seu negócio
Publicado em 04/11/2021

As formas nas quais os negócios comerciais se constituem passam por um processo constante de renovação, através da adoção de novas ferramentas, novos públicos, e até mesmo novos mercados. O mesmo ocorre com fatores como os meios de pagamento.

Nesse conjunto de renovações, é importante citar também o mercado econômico. E não apenas por causa das suas variações, que definem todas as decisões que cercam os mais diversos setores comerciais, mas também pela significação sobre o dinheiro em si.

A moeda como um método de transação comercial tem origem nas mais antigas dinastias, estando em circulação na época do Império Romano, e até mesmo pelos reinados clássicos do meio asiático, tanto como moedas como em seu formato de papel.

Razões para diversificar os meios de pagamento em seu negócio: pessoa digitando a senha do seu cartão de crédito.

Essa modernização do dinheiro não acabou por aí, cabendo às empresas de contabilidade em SP estarem sempre atentas a essas modificações, de forma a apresentar as melhores soluções financeiras para os seus clientes.

E se até o dinheiro muda, não é nenhuma novidade para o mercado saber que os hábitos de consumo da sociedade também se modificam com essa mesma frequência, apresentando novas necessidades, sendo necessárias novas soluções.

Ao lado do dinheiro físico, os cheques nominais foram por anos um importante e comum meio de negociação monetária, apesar da maior dificuldade que ele trazia, exigindo para os seus usuários se locomover até um banco específico, para descontar esse valor.

Por mais que ainda se encontrem em circulação, os cheques perderam espaço para pequenos objetos de plástico que cabem na carteira, sim, estamos falando dos cartões de crédito e de débito, que realizam uma transação comercial direta com o valor disponível.

A partir da integração dos sistemas financeiros, diversas soluções passaram a ser apresentadas ao mercado consumidor, assim como na utilização de softwares agora populares, como em um programa de gestão empresarial nfse.

Com essa produção prática de uma nota fiscal digital é possível para os negócios e para os consumidores terem um maior controle sobre as suas atividades comerciais, sendo capazes de acompanhar essas transações direto do celular, através dos aplicativos bancários.

Por isso, todas essas relações só são possíveis graças a mais uma renovação no mercado monetário, que surge com as chamadas moedas digitais, que passam por ativos como as bitcoins, mas também pelos valores atrelados a moedas tradicionais.

A digitalização do dinheiro

De fato, o mercado das moedas digitais, conhecidas como criptomoedas, encontra-se em plena expansão, não só no mercado internacional, mas também no próprio Brasil. E se isso acontece, é por causa da confiança que o público passa a ter nesse tipo de moeda.

Quando se pensa na digitalização do dinheiro, no entanto, é importante alertar que esse é um contexto muito maior, abordando inclusive o dinheiro que você leitor recebe em seu salário, que é depositado diretamente em sua conta.

A partir daí, esse valor passa a ser distribuído por meio de diferentes aplicações, não apenas com o uso de cartões de crédito e de débito, mas também com outras práticas financeiras, como as transferências bancárias ou pagamentos de boletos.

Tudo sendo realizado direto do seu aplicativo bancário. Uma relação que acaba por exigir aos mercados uma adaptação a esse novo tipo de sistema de trocas, tendo que contratar tanto os serviços de um contador como de um escritório de consultoria de informatica SP.

E isso ocorre também pela maneira com que o público vem adotando as soluções digitais, visto o avanço das ferramentas tecnológicas, que vão sendo implementadas aos mais diferentes mercados, com o próprio setor econômico reagindo a tais mudanças.

A maior mudança no mercado brasilerio foi com a criação do Pix, um modelo digital de transferência que diante a sua facilidade e baixo custo para as instituições bancárias, chegam ao público comum com taxas mínimas ou até mesmo inexistentes.

Isso tudo fortalecendo o uso dessas aplicações digitais fazendo com que o dinheiro físico seja cada vez mais restrito em termos de circulação, com o seu papel fiduciário, ou seja, o valor que é concedido a um objeto, sendo direcionado para o ambiente digital.

Uma relação já enxergada com uma maior frequência por profissionais da área, com um escritório de consultoria contábil, que analisa entre os dados comerciais dos seus clientes uma maior entrada e saída de valores por meio de soluções digitais.

E se isso acontece é por causa das opções de pagamento que as empresas passam a oferecer ao público, respondendo às novas reivindicações dessa audiência, no qual o dinheiro físico passa a ser apenas uma entre as diversas opções de pagamento.

Para que o seu negócio tenha sucesso nesse sentido, sendo bem recebido pelos consumidores, é imprescindível então adotar esses novos procedimentos de pagamento, de forma a manter o seu empreendimento como algo a ser considerado pelo público.

Por que diversificar os métodos de pagamento?

A resposta para esse questionamento é até bem simples, que é trazer ao seu público as melhores opções possíveis, sendo essa uma das principais atividades do mercado comercial, que é apresentar ao público alternativas que respondam aos seus desejos.

Dessa forma, quando se pensa em opções financeiras de pagamento, com o mercado digital isso se torna ainda maior, no qual as transações econômicas acontecem naturalmente de forma descentralizada.

Razões para diversificar os meios de pagamento em seu negócio: pessoa digitando o número do seu cartão no celular.

Ao acessar um site de uma empresa de departamento, em busca de comprar um novo tapete para a sua sala de estar, é possível encontrar os seguintes métodos de pagamento:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Boleto;
  • Transferências bancárias;
  • Pagamento via Pix.

Um conjunto de soluções que também podem ser oferecidas dentro de estabelecimentos presenciais, com a adesão do dinheiro físico e dos cheques. Uma série de possibilidades a ser analisadas pela assessoria fiscal de um empreendimento comercial.

Isso por causa das diversas vantagens que podem ser conquistadas.

Conveniência aos clientes

Se um dos principais propósitos de um projeto comercial é se relacionar com o seu público, de forma a conquistar a sua retribuição financeira em cima de um produto consumido ou um serviço contratado, é importante então operar com o intuito de agradar essa audiência.

E essa satisfação muitas vezes vem não apenas dos produtos em si, mas também dos métodos utilizados durante a compra desses objetos, trazendo as maiores facilidades possíveis ao cliente, de acordo com o meio de pagamento preferível ao mesmo.

Diferentes meios de venda

E quando se pensa em uma maior comodidade dos clientes, é possível pensar também em uma maior possibilidade de venda, justamente por trabalhar com variados métodos de pagamento, ampliando a sua receita verificada por uma contabilidade para empresas.

Enquanto existem clientes completamente conectados às novidades tecnológicas, que buscam a facilidade de realizar um pagamento simplesmente com a aproximação do celular, existe também um público que se sente mais confortável com o dinheiro de papel.

Ao apresentar soluções para ambos os públicos, um negócio pode contar com as compras a serem realizadas por esses dois tipos de audiência, contribuindo de forma conjunta aos lucros adquiridos por uma empresa.

Maior confiança em seu negócio

A profissionalização dos pequenos empreendedores é cada vez maior, sendo possível para a senhora que vende bolos na esquina conseguir oferecer aos seus clientes soluções inovadores de pagamento, como no Pix ou aceitação de cartões.

Tudo a ser realizado por pequenas máquinas conectadas à internet, permitindo essas variadas possibilidades de venda. Razões para que um jovem empreendedor, que lida com abertura de CNPJ contabilidade, tenha sucesso com o seu novo investimento.

Melhor organização dos seus negócios

Para que um empreendimento tenha sucesso é importante que os seus gestores tenham uma clara noção sobre todos os tipos de transações comerciais que ocorrem dentro de seu estabelecimento, seja ele de maneira física ou digital.

Ao contar com um sistema integrado, com diversos meios de pagamento, um negócio pode ter uma melhor controle das suas atividades financeiras, com o uso inclusive de softwares especializados, que atuam na coordenação e análise dessas transações econômicas.

Permitindo também uma maior segurança contra possíveis inadimplências, com essas questões financeiras sendo repassadas para instituições especializadas, como as entidades bancárias.

Como se manter protegido com tais pagamentos

A adoção de métodos diferenciados de pagamento permite com que o seu negócio tenha acesso a procedimentos que representam uma maior segurança não só para os clientes, mas também para os administradores de um projeto.

Para isso, no entanto, é preciso estar atento aos valores cobrados nessas transações, se o valor digitado corresponde ao preço correspondente do produto ou serviço, estando adequado também aos impostos praticados, sendo analisado por auditoria fiscal de icms.

Sendo necessário escolher também uma empresa de serviços de crédito que melhor se adeque ao estilo do seu negócio. Uma associação que confirma o sucesso que tais possibilidades de pagamento podem trazer ao seu projeto comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.