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Saiba usar o link building em seu negócio

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Publicado em 18/03/2020

O link building é uma estratégia de marketing digital que tem conquistado espaço nos últimos anos, especialmente para blogs e websites que desejam se destacar nos mecanismos de busca, como o Google.

Como parte das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para os Mecanismos de Busca, o link building tem o objetivo de ajudar na classificação da sua página, para que ela se destaque entre os resultados de pesquisa.

No entanto, muitos dizem que a aplicação do link building se assemelha a uma arte, já que ela precisa ser muito bem elaborada.

Para te ajudar nisso, o artigo de hoje trata justamente sobre como usar o link building no seu negócio, seja ele um blog, um e-commerce de tendas 3x3, ou qualquer tipo de página na web. Acompanhe a leitura!

Saiba usar o link building em seu negócio: pessoas unindo peças de quebra-cabeça.

O que é link building?

De maneira resumida, podemos dizer que o link building é uma estratégia que visa conseguir backlinks, isto é, menções em hiperlinks dentro de outros sites, que apontam para a sua página, de maneira natural ou não.

A partir dessa técnica de SEO, é possível construir uma rede de links que redirecionam o tráfego, fortalecendo a autoridade do website diante dos mecanismos de busca.

Na prática, podemos ver um blog que fala sobre tratamentos dermatológicos, com um hiperlink para cirurgia da calvície.

Dessa forma, o site que trata sobre o procedimento cirúrgico é bem visto aos olhos dos buscadores, pois ele tem menções em outras páginas.

Por meio dessas menções, o Google avalia a popularidade de um site, bem como o seu relacionamento com o restante da internet.

Assim, caso o seu endereço seja bastante citado e, com boas referências, é possível alcançar uma boa classificação nos resultados de pesquisa.

Por esse motivo, quanto mais links o seu negócio receber, principalmente de sites confiáveis, mais relevância ele obtêm, dentro da sua área de atuação.

Vale dizer que o algoritmo do Google também analisa o texto-âncora, o conteúdo da menção, a posição na página, entre outros fatores que afetam diretamente a indexação e o rankeamento.

Além disso, como toda a estratégia de SEO, é necessário pensar na experiência do usuário.

Portanto, não basta apenas inserir uma grande quantidade de menções, se elas não proporcionam uma boa navegabilidade e não oferecem conteúdo relevante.

Por isso, se você quer hiperlinkar um texto sobre como montar um jantar a luz de velas, com um e-commerce de presentes românticos, saiba como oferecer isso de modo atrativo aos leitores.

Como construir uma boa estratégia de link building?

Conforme dito anteriormente, o Google considera inúmeros fatores do link building para rankear a sua página. Sendo assim, é preciso ir além da simples quantidade de menções.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a construir uma boa estratégia de link building, levando em consideração os elementos que afetam a classificação do Google. Confira!

Quantidade de backlinks

Esse é o primeiro critério de rankeamento do Google. Nos primórdios do SEO, o algoritmo considerava que quantos mais links o seu site recebia, melhor a classificação dentro do buscador, já que era um demonstrativo de popularidade.

Atualmente, a quantidade de menções ainda continua como um dos fatores de rankeamento.

Portanto, se o seu negócio de locação de videogame, por exemplo, for muito citado por outros sites, o Google avalia como algo positivo.

Entretanto, não é um fator isolado. Por isso, não basta investir apenas na quantidade, mas sim, é preciso ter cuidado com os outros elementos que compõem o link building.

Diversidade de menções

A diversidade refere-se à quantidade de menções do seu negócio em páginas diferentes. Ou seja, além da quantidade, a sua página precisa estar bem relacionada com outros sites, não apenas com um único domínio.

Assim, é interessante que um site especializado em aluguel de globo espelhado, por exemplo, apareça em diversas páginas de festa, entre outros assuntos relacionados.

Sentido e contexto do hiperlink

Visto que a experiência do usuário é um dos fatores mais importantes para o rankeamento, é preciso considerar o contexto em que o backlink é inserido dentro de uma página, para que ele se torne relevante para os leitores e visitantes do site.

Diante disso, é necessário perceber que o Google leva em consideração os seguintes aspectos:

  • Se as páginas são da mesma área de atuação;
  • As palavras que estão próximas ao backlink;
  • Os links que estão próximos do backlink;
  • A relevância do conteúdo do link building.

Outro fator que também contribui para a classificação é a posição do link. Por exemplo, se uma menção de um site para casting para eventos aparece dentro do conteúdo principal, o Google avalia aquele backlink como de maior valor.

No entanto, se aparece no rodapé ou cabeçalho da página, o valor é menor.

Credibilidade dos sites

Para o Google, o seu link building e, consequentemente o seu negócio, é melhor avaliado quando mencionado em páginas credíveis, que possuem a confiança do público.

Ou seja, o backlink deve ser feito em sites confiáveis, que contribuem para uma internet mais segura para o usuário.

Por causa disso, se a intenção é ter o seu preço de book infantil acessível citado em outras páginas web, busque por sites com um certo grau de popularidade, mas que tenham reconhecimento e sejam de confiança.

5 dicas para construir uma estratégia de link building

Como podemos perceber, são vários fatores que influenciam no rankeamento de uma página, relacionados à construção de uma estratégia de link building.

Saiba usar o link building em seu negócio: mulher criando conteúdo.

Por isso, para desenvolver uma boa rede de backlinks, separamos algumas dicas.

1 - Faça guest posts

O guest post, ou guest posting, são artigos de convidados, ou seja, quando alguém é chamado para escrever em um site ou blog, sem ser dono ou responsável por aquela página.

Em geral, o guest post é uma maneira de trazer profissionais especialistas em um determinado assunto e, com isso, o seu conteúdo passa a ter mais relevância e autoridade dentro da web.

No caso do link building, é possível conversar com parceiros do seu negócio para guest posting. Desse modo, tanto a sua página, quanto o site parceiro recebe menções significativas.

2 - Firme parcerias de co-marketing

Além do guest post, as parcerias de co-marketing também podem ajudar na obtenção de backlinks de qualidade.

De forma simples, o co-marketing refere-se à união de empresas para a criação de materiais, como e-books, ferramentas, aplicativos, entre outros elementos, para a promoção de produtos e links dentro das páginas.

Assim, uma empresa de salgados para festa assados pode firmar parceria com um blog de gastronomia, por exemplo, para a oferta de um material rico, com dicas culinárias e receitas.

3 - Rejeite backlinks duvidosos

Anteriormente, vimos a importância da menção em sites confiáveis. Portanto, ao construir uma estratégia de link building, tome muito cuidado com o tipo de parceria que irá firmar.

Afinal de contas, nem todos os backlinks são bons. Os famosos spams, por exemplo, fazem parte de sites duvidosos na internet e isso pode afetar a sua classificação dentro dos mecanismos de busca.

Por isso, às vezes, a melhor tática é rejeitar a menção.

4 - Use palavras-chaves relevantes

Como toda técnica de SEO, é preciso selecionar quais palavras-chaves vão compor o seu link building.

Considera-se como palavras-chaves o conjunto de termos mais pesquisados dentro do Google e que contribuem com a classificação de um site dentro do buscador.

Desse modo, é interessante que a menção para a sua página seja feita por meio de uma palavra-chave, para que o leitor reconheça e identifique o termo, facilitando a pesquisa.

5 - Conserte os links quebrados

Na internet, é normal que algumas URLs parem de funcionar. Isso porque o endereço da página pode ser alterado, bem como um conteúdo pode ser renovado.

No entanto, quando esses links não são corrigidos nas menções, podemos ter um problema com o link building.

Isso porque ao acessar um link quebrado, o usuário se depara com uma página “Error 404”, o que pode prejudicar a experiência de leitura (e, consequemente, a classificação junto ao Google).

Por conta disso, recomenda-se corrigir essas URLs por meio do “Redirect 301”, uma alteração no código da página para redirecionar o visitante até o endereço correto.

Outra alternativa, pode ser entrar em contato com o site parceiro, pedindo a alteração do backlink.

Conclusão

É fundamental tratar o link building como uma parte da estratégia em SEO e do planejamento de marketing digital.

Apesar da relevância para os mecanismos de busca, ter menções em outros sites é apenas um dos fatores de rankeamento.

Sendo assim, recomenda-se que o seu negócio saiba usar o link building, mas não se esqueça de outros elementos, como o uso correto de palavras-chaves, produção de conteúdo relevante e a boa navegabilidade.

Desse modo, é possível alcançar uma posição favorável no ranking e, como resultado, ter maior tráfego orgânico dentro do seu site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.