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SEO para imagens: como ranquear suas imagens no Google

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Publicado em 24/02/2022

Muitas empresas, ao longo de seu planejamento estratégico, acabam deixando de lado o SEO para imagens, entretanto, esse é um erro muito comum e cuja resolução não é nada difícil.

Inclusive, resolvendo essa questão, isso vai acabar fazendo com que você conquiste resultados muito melhores a longo prazo para sua empresa de instalações industriais, bem como para um negócio de qualquer outro ramo de atuação.

Entenda o que é o SEO para imagens

O SEO para imagens é um conceito razoavelmente novo, e lida com técnicas específicas para conteúdos de mídia, possibilitando um ranqueamento muito melhor em buscas online. Essa atividade tem ganhado cada vez mais interesse e reconhecimento do público.

A busca por imagens é um dos conceitos mais populares da atualidade. Os motores de busca criaram este modelo para conseguir lidar com questões tecnológicas, sobretudo com os avanços dos smartphones.

SEO para imagens: como ranquear suas imagens no Google: letras escrevendo a palavra SEO.

Hoje, é muito mais fácil tirar uma foto de um produto que você tem interesse ou encontrar uma imagem dele na internet, e até pouco tempo atrás estes elementos eram puramente estéticos, não possibilitando novas informações.

Com este novo avanço, entretanto, os algoritmos conseguem fazer a varredura nos bancos de dados usando como base de informação a imagem coletada, procurando informações que tenham algum tipo de ligação com a imagem de, por exemplo, um duto flexivel.

Alguns sites já estão preparados para esse tipo de interação, e acabam recebendo um destaque muito maior nesse novo formato de pesquisa, do qual uma a cada três buscas atualmente são realizadas.

Entretanto, mudar a estrutura de seu site para conseguir realizar o SEO de imagens pode demandar tempo e atenção, sobretudo para conteúdos mais antigos que precisam ser integrados à nova tecnologia e possibilitam novas ações a longo prazo.

Atentar-se a todas as regras de SEO é muito importante para conseguir adequar as imagens e garantir um bom resultado com esse tipo de interação, principalmente compreendendo os principais elementos necessários para um bom engajamento.

Por que utilizar esse formato?

Muitos empreendedores ainda têm dúvidas com relação ao SEO de imagens, e procuram a relevância desse tipo de atualização, sobretudo pela quantidade de trabalho que ele pode gerar em um site sobre correia transportadora, por exemplo, ou blog.

Por isso, muitas pessoas ainda se perguntam se é válido fazer todo esse processo, e se os benefícios realmente são interessantes para usar em sua estratégia de marketing como um todo, uma vez que adiciona mais uma característica nesse tipo de ação.

O primeiro ponto a se levar em conta é a questão do tráfego. Quanto mais pessoas visitarem seu site, melhor. Além disso, o ideal é que elas passem mais tempo consumindo seu material depois de descobrirem o local.

As imagens são uma fonte adicional para trazer mais consumidores e, por conta disso, é importante que você consiga utilizar esse tipo de ferramenta com qualidade para atrair clientes interessados no que você tem a oferecer.

Além disso, imagens têm um potencial de viralização muito maior dentro de seu conteúdo sobre, por exemplo, uma estação de tratamento de água e esgoto - assim como de qualquer outro produto ou serviço.

Sejam imagens engraçadas com memes e imagens sérias como infográficos e outros elementos, é muito mais fácil para os usuários compartilhar esse tipo de conteúdo.

Ele acaba diminuindo consideravelmente o tempo de carregamento de seu site, principalmente porque o SEO se preocupa diretamente com este elemento. Uma das principais travas do engajamento é justamente a demora para carregar uma página.

Por isso, o SEO de imagens trabalha com a redução de peso e de tamanho dos arquivos, ajudando a página a carregar mais rápido e oferecendo uma experiência do usuário muito mais satisfatória.

Otimizando suas imagens: veja como

Para conseguir aplicar as técnicas de SEO em imagem, você precisa entender uma série de detalhes importantes que podem fazer a diferença nessa interação. Cada empresa de acoplamento tipo pneuzinho é única no mercado, mas existem pontos em comum.

SEO para imagens: como ranquear suas imagens no Google: webdesigner trabalhando em um projeto.

Por conta disso, entender estas regras é muito importante para você conseguir praticar a utilização de imagens com mais consciência, melhorando não só a performance de seu site mas também o potencial de engajamento que ele pode oferecer.

Nome do arquivo

Um ponto muito importante para conseguir resultados mais adequados é o nome do arquivo que você está carregando. Este é o primeiro passo para um ranqueamento melhor de suas ações.

Normalmente, quando você insere uma imagem sem se preocupar com o nome do arquivo, ele acaba sendo um amontoado de números e letras. Entretanto, esse código não quer dizer nada para os algoritmos dos motores de busca.

Por outro lado, ao colocar um nome de arquivo descritivo você consegue utilizar este mesmo elemento como uma palavra-chave, com um potencial muito maior de ser encontrado pelos sites de pesquisa.

Dessa maneira, você consegue trabalhar com imagens de forma mais assertiva, garantindo uma boa estrutura para aumentar exponencialmente as oportunidades da imagem detalhando o preço de bloqueador automotivo como um todo.

Esse tipo de recurso é muito importante para você otimizar suas oportunidades, garantindo uma estrutura de engajamento mais forte a longo prazo, uma vez que todas as suas imagens geram esse tipo de engajamento.

Por isso, é muito importante que você consiga usar um nome descritivo para o item, aumentando as chances de ele ser encontrado.

Legendas de imagem

Outro ponto muito relevante é a legenda da imagem. Ela é um texto um pouco maior, que detalha o conteúdo apresentado na imagem. Estes pequenos textos são muitas vezes lidos antes de o usuário passar para o conteúdo em si.

Se a legenda não for interessante e não chamar atenção, as chances de que ele abandone o conteúdo são imensas, o que torna este um elemento essencial para conseguir um engajamento maior de seus leitores, e por consequência aumentar seu SEO para vendas de tintas, por exemplo.

Existem alguns pontos importantes para a utilização de qualquer legenda de figura, como por exemplo:

  • Descrição do conteúdo;
  • Palavras-chave;
  • Local e data da imagem;
  • Artista responsável.

Estas informações ajudam o usuário a identificar todos os elementos relevantes referentes à imagem, entendendo seu conceito e como ele pode se aplicar dentro do texto. Esse tipo de interação instiga o usuário a consumir o restante do conteúdo.

Neste caso, é muito importante que você consiga ter uma capacidade de síntese grande. Em uma legenda, o ideal é que você utilize uma frase ou duas, mas não mais do que isso. Encher a legenda de texto pode tirar a atenção do foco que é a imagem.

Tamanho de arquivos

Este é um assunto delicado, pois existem diversas maneiras de aplicar esse tipo de conceito. Em um primeiro momento, você deve ter consciência de que quanto menor for um arquivo, mais rápido ele carrega.

Isso é essencial para seu SEO, uma vez que a velocidade de carregamento do site é fundamental para conseguir um bom ranqueamento. As imagens são muitas vezes a razão para esse tipo de site de uma clinica de fisioterapia demorar mais para carregar.

Entretanto, nem sempre as imagens devem estar completamente reduzidas. Isso porque reduzir o tamanho de um arquivo de imagem pode também prejudicar sua resolução. Embora isso não seja um problema para imagens que fiquem internas em um texto, pode gerar outras complicações.

Alguns sites desejam oferecer para o público imagens de alta qualidade, que possam ser baixadas ou reutilizadas em outras ferramentas, como redes sociais. Neste caso, é importante que você consiga oferecer a imagem em um tamanho razoavelmente grande.

O que pode ser feito em termos de SEO é utilizar uma imagem pequena para o rápido carregamento, com um link para o download da imagem em tamanho real, o que garante uma boa estrutura de qualidade para o site sem prejudicar o download dos usuários.

Responsividade

Outro ponto muito importante para o SEO é a responsividade. Este é um dos elementos que mais tem entrado em pauta com relação a design, sobretudo por conta dos avanços da tecnologia mobile.

Hoje, muitos usuários abandonaram computadores e notebooks e conseguem fazer suas atividades diretamente em smartphones ou tablets, que possuem telas com dimensões muito menores que os monitores.

Para conseguir utilizar corretamente seu site, é importante que ele esteja de acordo com esse tipo de formato, o que é possível com a responsividade. Imagens responsivas se adaptam à resolução do dispositivo que as está observando, tornando a visualização mais confortável.

Considerações finais

O SEO para imagens é um conceito que ainda está engatinhando, mas que tem um forte potencial de crescimento. Muitas empresas acabam não compreendendo a importância desse tipo de interação, e por isso aqueles que tomam a frente acabam em vantagem.

Adaptar seu conteúdo para esse tipo de formato pode ser muito importante para garantir bons resultados, e explorar todo o potencial que as imagens adequadas ao SEO podem gerar para sua empresa.

Com o aumento de visualizações, você tem grandes chances de se tornar uma figura relevante dentro de seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.