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Táticas importantes para mobile marketing

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Publicado em 12/05/2022

O mobile marketing é uma estratégia de marketing essencial que compreende diversas táticas e métodos para publicizar produtos e serviços em aparelhos celulares e outros dispositivos móveis.

Essa forma de marketing distribui anúncios relevantes aos consumidores com base em seu histórico de pesquisa e visualização para aumentar o conhecimento sobre marcas, produtos e serviços.

Com o constante aprimoramento da tecnologia, a implementação de um plano de publicidade móvel é imprescindível para atingir seus mercados-alvo.

Neste artigo definiremos o marketing para celular, explicaremos como ele funciona e daremos dicas para construir sua própria estratégia de mobile marketing para você implementar no seu negócio.

Táticas importantes para mobile marketing: homem sorridente acessando o celular.

O que é mobile marketing?

O mobile marketing é a prática de direcionar os consumidores por meio dos aplicativos que eles usam e dos sites que visitam.

Um aumento no número de usuários digitais e a disponibilidade de telefones celulares e tablets tornaram o início da publicidade móvel essencial e previsível.

Assim, o mobile marketing pode acontecer a qualquer momento, tornando mais fácil do que nunca alcançar os consumidores de uma empresa de capa de chuva, por exemplo.

Personalizar seus anúncios é uma das bases para o sucesso de alcançar consumidores, quaisquer que sejam os meios de comunicação que eles estejam utilizando.

A localização atual, pesquisas no histórico ou interesses são formas que esse tipo de marketing tem para dividir (ou segmentar) seus clientes.

Aplicativos e mensagens de texto são sistemas de entrega típicos de anúncios para celular que aparecem em três formatos principais:

  • Anúncios em vídeo;
  • Exibições do site;
  • Anúncios no aplicativo.

Entenda abaixo como esse tipo de marketing pode funcionar.

Como funciona o mobile marketing?

Ele funciona segmentando os consumidores com anúncios de um produto ou serviço enquanto navegam em um site, realizam uma pesquisa na Web ou usam um aplicativo.

Normalmente, os anúncios para celular são curtos e concisos, com foco em capturar a atenção dos usuários imediatamente.

Para fazer isso, os anunciantes de uma empresa de outsourcing de TI, por exemplo, usam vídeos breves, mas divertidos, descontos ou códigos de oferta ligados a uma foto ou um banner que direciona o consumidor para uma página ou produto específico quando clicado.

Métodos de mobile marketing

Os anunciantes usam vários métodos para alcançar os consumidores. Os custos associados a esse método podem variar entre contabilizar metas, duração do anúncio e metas de marketing.

Por isso, caso algumas empresas de remediação de áreas contaminadas estejam interessadas nesse tipo de publicidade, devem calcular os custos de publicidade em seu orçamento com base no método escolhido e tentar várias estratégias para comparar os resultados.

Eles podem ser em:

  • Custo por clique;
  • Custo por milha;
  • Custo por instalação;
  • Custo por ação.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles.

Custo por clique

Com esse método, cada clique em um anúncio para celular ou site gera uma cobrança para o anunciante, independentemente de o clique resultar em um lead ou uma venda.

Custo por milha

Nessa categoria, o anunciante paga por um determinado número de impressões de seu anúncio de serviços de contabilidade em SP, por exemplo. Uma impressão refere-se a cada instância que o anúncio carrega em um aplicativo ou site.

Custo por instalação

Esse método cobra do anunciante por cada download de um aplicativo que o anunciante promove. Esses anúncios podem incluir recompensas, como descontos, de modo a estimular o usuário a ter prêmios, por exemplo, caso ele faça o download.

Custo por ação

O anunciante é cobrado cada vez que uma ação específica ocorre em um aplicativo ou site. As ações incluem inscrever-se para uma oferta, fazer o download de uma oferta ou concluir uma compra.

Como os anúncios para celular segmentam os usuários?

Os anúncios para celular funcionam de maneira diferente da publicidade na televisão ou impressa, que são os modos que estamos acostumados a ver.

Táticas importantes para mobile marketing: pessoa segurando um celular no applicativo do Google Ads.

Os anunciantes que apresentam informações por meio desses meios acham difícil segmentar um grupo específico e têm uma visão mínima sobre se seus produtos interessam aos clientes.

No entanto, o mobile marketing pode chamar os consumidores por meio diferentes plataformas e dispositivos, como:

  • Sistemas operacionais;
  • Geolocalização;
  • Período específico;
  • Demografia;
  • Operadora de celular.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um desses canais.

Dispositivos

Estamos falando sobre telefones celulares ou tablets com modelos ou versões com determinadas especificações. Os anúncios segmentam as pessoas nesse sentido.

Sistemas operacionais

São anúncios que segmentam usuários com base nos sistemas operacionais (SO) de seus telefones, que variam entre Android e iOS.

Geolocalização

Esses anúncios segmentam usuários com base em sua localização. Por exemplo, você realiza uma pesquisa no mapa para transportadora de São Paulo para Piauí próximos e vê anúncios de transportadoras locais.

Período específico

Alguns anúncios segmentam usuários durante determinadas horas do dia. Você pode ver anúncios de filmes à noite ou bebidas energéticas à tarde.

Demográfico

Segmenta determinados grupos etários, sexos ou outros públicos específicos.

Operadora de celular

Esses anúncios segmentam consumidores com base em seus provedores de serviços, como serviço especializado em segurança do trabalho.

Tipos de mobile marketing

O objetivo do anunciante é quem vai determinar o formato que o mobile marketing irá desempenhar.

Os anúncios podem ser exibidos com base em um sistema de lances no qual os anunciantes especificam seus orçamentos e dados demográficos para o anúncio, como e onde desejam que o anúncio seja exibido e a ação que desejam que o consumidor execute.

Uma empresa de acompanhamento tecnico de segurança do trabalho deve considerar várias maneiras de apresentar seu anúncio a um consumidor para que ela possa acompanhar seu sucesso com base em suas expectativas de desempenho.

Ela pode usar os principais indicadores de desempenho (KPIs) para analisar a eficácia do seu anúncio ou para alterar o anúncio ou seu método de entrega.

Dependendo dos objetivos de marketing e das estratégias de publicidade, ela pode usar as ferramentas abaixo para apresentar um anúncio ao consumidor.

Notificações push

A notificação pode lembrar os consumidores dos próximos episódios de seu programa favorito ou informá-los sobre um novo produto a venda ou evento.

Isso permite que os usuários recebam notificações do aplicativo mesmo quando não o estão usando.

Clique para baixar

Esse tipo de anúncio direciona os usuários às lojas de aplicativos para baixar ou comprar um produto, como quando um comprador digita “comprar projetor”, por exemplo.

Esses anúncios geralmente segmentam determinados dispositivos ou usuários do sistema operacional.

Clique para ligar

Os usuários clicam em um anúncio que permite ligar diretamente para a empresa e, às vezes, a chamada do telefone já está completamente escrita com o número do anunciante.

Clique para enviar uma mensagem

Esses anúncios solicitam que o usuário entre em contato com o anunciante por meio de mensagem de texto.

Códigos QR

Esses quadrados digitais geralmente são em preto e branco e acessados ​​por digitalização com uma câmera de telefone ou aplicativo, que transfere os usuários para uma página ou site designado.

SMS

Use este método para enviar mensagens de texto para promover produtos e serviços vinculando seu site ou ofertas.

Dicas para implementar mobile marketing

A construção de sua própria estratégia começa com premeditação e considerações sobre metas. Por isso, determine como você pode tornar sua mensagem breve, mas eficaz.

Ao definir metas para o marketing, preste atenção às opções de localização e procure segmentar seus compradores locais. Os consumidores podem estar em busca de algo próximo e seu anúncio oportuno pode fornecer orientação.

Como os anúncios são fragmentos de informações, fique atento ao tamanho das fotos e vídeos. Lembre-se de que você deseja que os anúncios sejam carregados rapidamente para que os consumidores os vejam antes de clicar em outra página.

Garanta que o seu aplicativo ou site tenha compatibilidade com os dispositivos móveis, formatando as páginas para que se enquadrem nas telas de modo a melhorar o conteúdo e facilitar o download.

Você pode tentar diferentes métodos e estratégias para segmentar usuários de dispositivos móveis. Considere combinações diferentes e faça o acompanhamento dos resultados ou tente avaliar sua concorrência para ter uma noção de suas estratégias de e-mail marketing.

Maximize seu orçamento usando os métodos que comprovadamente funcionam e identifique métodos desatualizados ou publicidade ineficazes para riscar da sua lista.

Além disso, você pode contratar empresas de publicidade para gerenciar as propagandas, coleta de dados e rastreamento.

Essas empresas são especializadas em publicidade móvel e podem lidar com rotinas como atualização de mensagens enquanto garantem que seus anúncios sejam executados com eficiência em qualquer plataforma.

Garanta que os consumidores possam comprar seus produtos e serviços com confiança. Você pode fazer isso ao ser transparente, fornecendo informações sobre como você faz o controle de dados coletados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.