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Tendências de marketing digital 2021

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Publicado em 08/01/2021

Quais são as principais tendências de marketing digital para 2021 que sua empresa precisa considerar para envolver e fidelizar os clientes atuais e gerar mais tráfego, leads e receita?

Identificamos cinco áreas em que gerentes experientes devem investir seu tempo e recursos no próximo ano. Se você não sabe por onde começar, comece por aqui - essas cinco tendências de marketing digital podem ser o melhor retorno para o investimento de sua empresa.

Tendências de marketing digital 2021: painel escrito branding 2021.

1. Social media para engajar e fidelizar

Você deve estar preparado para dedicar mais recursos ao marketing de social media em 2021. Durante a pandemia de COVID-19, os profissionais de marketing estão cada vez mais tornando a fidelização de clientes uma prioridade. Isso continuará até o próximo ano. A pandemia aumentou drasticamente o tempo que as pessoas passam online, o que inclui a forma como pesquisam produtos, marcas e organizações.

Essa mudança do consumidor cria novas oportunidades para os profissionais de marketing aumentarem seu alcance com novos públicos e se reconectarem com clientes antigos.

Um bom profissional de marketing de social media deve desenvolver um plano de conteúdo, fazer postagens regulares, monitorar e direcionar as respostas dos clientes e atrair novos negócios. Procure trazer conteúdo que solucione problemas reais das pessoas, por exemplo, uma empresa de produtos zem para relaxamento, pode desenvolver um vídeo mostrando os benefícios que um colar de aromaterapia pode trazer para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Se a sua empresa tem adiado a adição de serviços de social media ao seu mix de marketing, agora é a hora, essa é uma das principais tendências de marketing digital.

2. Foco total nas listagens do Google e SEO local

Se você possui uma pequena empresa, a coisa mais importante que você pode fazer é garantir que suas listagens locais sejam verificadas e mantidas atualizadas em várias plataformas de pesquisa.

Isso porque para empresas B2C que atraem clientes principalmente em nível local (para uma loja feminina que vende diversos modelos de blusas é fundamental atrair clientes da região para girar o estoque rapidamente e trazer novidades), a listagem do Google Meu Negócio fornece informações valiosas sobre seus horários (muitos dos quais estão em constante fluxo devido ao COVID-19), serviços, e localização geográfica.

É um dos principais fatores na pesquisa e os empreendedores costumam ficar surpresos ao saber quantos diretórios existem por aí.

3. Melhor comunicação de disponibilidade

A disponibilidade de produtos e serviços é um dos principais motivos pelos quais os clientes estão mudando de fidelidade à marca agora. Os profissionais de marketing podem enfrentar esse desafio de algumas maneiras.

Tendências de marketing digital 2021: cliente comprando na loja online.

A solução mais óbvia (embora mais difícil) é aumentar os dias de estoque disponível de produtos ou a disponibilidade de horários para serviços. Seja criativo. Por exemplo, com mais pessoas trabalhando em casa e muitas crianças aprendendo remotamente, os médicos e consultórios odontológicos podem realocar sua equipe para mais horários diurnos e menos horas noturnas e nos finais de semana.

4. O poder da pesquisa por voz

Atualmente, a pesquisa por voz não faz parte do algoritmo do Google; no entanto, ainda faz efeito nos resultados do marketing digital da sua marca.

As consultas de pesquisa por voz geralmente produzem resultados diferentes do que se o usuário tivesse digitado na barra de texto. Para SEO, é uma boa ideia que as empresas estejam atentas aos componentes de pesquisa por voz para seus consumidores que estão se adaptando e migrando para esse meio. Através da pesquisa por voz o usuário tende a fornecer mais detalhes para pesquisa, por exemplo, ele pode fazer uma pesquisa sobre como utilizar um higienizador nasal, ao invés de simplesmente escrever “lota higienizador nasal” no Google.

De acordo com especialistas em pesquisa por voz, o conteúdo deve ser otimizado especificamente para voz. Ele precisa ser mais direto e comunicativo para que seja sincronizado com precisão com as consultas de pesquisa. Isso ajudará a impulsionar o tráfego, mantendo-se relevante e mais visível para os consumidores.

5. Fidelização aprimorada por meio de segmentação

Como é preciso menos dinheiro para manter seus clientes existentes do que conquistar novos, os especialistas em marketing sempre recomendam um esforço maior nas fases posteriores da jornada de compra.

Clientes satisfeitos tendem a contar a seus amigos e fornecer referências para ajudar a aumentar a receita. Eles também são mais propensos a dar feedback direto e honesto sobre questões que só fortalecerão sua marca. Imagine uma pessoa que comprou um óleo essencial para rinite em uma loja de produtos naturais e posteriormente faz um comentário informando que o produto conseguiu auxiliar no seu tratamento, esses comentários tem um peso enorme na decisão de compra de outros usuários.

Certifique-se de mantê-los informados sobre suas mudanças organizacionais ou processos que afetariam seu relacionamento por meio de e-mail marketing e envolva-se com eles nas redes sociais.

Tendências de Marketing digital - Conclusão

Essas cinco tendências principais podem ajudar a aumentar o tráfego do seu site, gerar mais leads e aumentar suas vendas, ao mesmo tempo em que retêm sua base de clientes conquistada com dificuldade.

Elas também são essenciais para entender as tendências do marketing digital e como elas impactarão o cenário competitivo mais amplo.

Tenha uma abordagem mais detalhada e personalizada para impulsionar seus negócios em 2021!