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Vale a pena terceirizar o marketing de sua empresa?

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Publicado em 07/05/2021

Quando o Inbound Marketing é utilizado de maneira correta em uma empresa, é possível que se alcance excelentes resultados, que vão do reconhecimento da marca até à elevação do nível de vendas, pensando nisso, torna-se necessário analisar se vale a pena ou não terceirizar o marketing.

No entanto, para que se tome a decisão de contratar ou não uma empresa externa de Marketing Digital, é necessário que sejam analisados alguns aspectos da realidade da sua empresa, pois é por meio destes que será possível saber se é o momento certo para a contratação.

Ainda que se saiba a importância do setor de Marketing de uma empresa, muitas vezes, essa área é vista como algo secundário, sendo parte do setor comercial. Isto pode funcionar, desde que as tarefas sejam delimitadas, visto que são áreas distintas.

Vale a pena terceirizar o marketing de sua empresa: analista criando estratégia de marketing.

Caso contrário, haverá falta de foco e, consequentemente, as estratégias tão importantes para o Inbound Marketing, não serão construídas.

Sabendo da importância do Marketing, neste artigo, trataremos de dicas que podem ajudá-lo a decidir se o que será útil para você será uma equipe interna ou externa, são eles:

  • Equipe interna de marketing: prós e contras;
  • Qual é o momento ideal para contratar uma agência?
  • Quando não contratar agência externa?
  • Agência externa: prós e contras.

Equipe interna de marketing: prós

Os motivos positivos são diversos para se manter uma equipe de marketing interna. Considerando isso, conheça a seguir os prós e os contras da existência de uma equipe interna em sua empresa.

Acessibilidade

O acesso à equipe de marketing, quando ela se encontra em ambiente interno, é muito mais fácil e rápido, podendo, a tomada de decisão, ser mais assertiva.

Nesse sentido, por exemplo, se você tem uma empresa de dedetização, com a equipe interna, será muito mais fácil adequar o conteúdo de Inbound Marketing para a necessidade vigente, como algum tipo de infestação sazonal ou específica da região.

Familiaridade com a marca

Considerando que um dos significados da palavra familiaridade é “excesso de conhecimento sobre alguma coisa e/ou assunto; intimidade”, ter uma equipe que esteja familiarizada com a marca é muito positivo.

Afinal, é por meio dessa intimidade adquirida que se pode perceber os pontos fortes e fracos a serem trabalhados, tornando a marca o resultado de cuidado minucioso.

Então, se a empresa que oferece os serviços for uma clínica de fisioterapia, o trabalho conjunto com os profissionais de saúde possibilitará uma demanda muito mais aprofundada das necessidades dos clientes e/ou pacientes.

Foco e disciplina

Poder acompanhar de perto a equipe de marketing pode ser benéfico, principalmente por ter a possibilidade de os esforços dos times estarem direcionados ao seu negócio.

Além disso, claro, acompanhá-los é de suma importância, sobretudo para se manter atualizado sobre o que está ocorrendo.

Por exemplo, se você possui uma empresa especializada em construção civil, além de acompanhar as obras e os projetos, saber quais são as necessidades das personas é importante para repassá-las às equipes de marketing, principalmente para que elas possam trabalhar com as melhores estratégias.

Entregas ágeis

Como o foco da equipe será sempre sobre o resultado positivo de sua empresa, todas as ferramentas necessárias serão utilizadas para que as entregas de conteúdo para seus clientes sejam feitas rapidamente.

Esse ponto é excelente para empresas de alimentação, pois é uma área que está em constante mudança, seja por conta de dietas restritivas ou outros aspectos da escolha do cliente.

Novos colaboradores

Optando por contratar novos talentos para a sua equipe interna de marketing, a possibilidade de você obter ganhos com ideias inovadoras é muito grande.

Ou seja, contratá-los pode ser benéfico, pois eles irão se dedicar muito para comporem o time, podendo ajudar não só na área de marketing, mas naquela que os líderes acharem melhor.

Inclusive, podendo estar à frente do desenho e melhoria de processos, que são aquelas ferramentas que englobam tanto o atendimento ao cliente quanto a entrega.

Equipe interna de marketing: contras

Os aspectos negativos de se contratar uma equipe interna de marketing envolvem tanto a parte operacional quanto burocrática, são eles:

Recrutamento

Sabe-se que montar uma equipe completa é uma tarefa que não ocorre com rapidez, pois o processo de recrutamento diz respeito ao anúncio da vaga, agendamento e feitura de entrevistas e análise do perfil do candidato.

Processos estes que são demorados e demandam muito, sem citar os gastos advindos não só da contratação, mas também para o mantimento dos funcionários na empresa.

Além disso, se você possui, por exemplo, uma empresa que é distribuidora de muletas, os seus gastos com a parte de logística, sejam os caminhões ou até mesmo a montagem de rotas, será de alto custo.

Ferramentas necessárias

Como dito, a empresa necessita de meios para promover tanto o marketing quanto a venda de seu produto, e para uma equipe de marketing funcionar, é necessário que ferramentas estejam à disposição desde o início.

Caso o contrário, o gasto com manutenção de um computador que é usado para enviar disparos de e-mails ou fazer análise de SEO, pode-se tornar alto.

Tempo para alcançar expertise

Quando se contrata novos colaboradores, muitas vezes, eles não possuem a experiência adequada para o trabalho, demandando, portanto, um tempo para que eles aprendam o trabalho de maneira satisfatória para a empresa.

Qual é o momento ideal para contratar uma agência?

Existem alguns sinais que ditam se sua empresa precisa ou não de uma agência externa. Para facilitar o entendimento, listamos os principais pontos, são eles:

Vale a pena terceirizar o marketing de sua empresa: pessoas apertando as mãos ao fechar uma parceria.

Pouca ou nenhuma estratégia

Como dito anteriormente, a estratégia é de suma importância para um case de sucesso. Então, se sua empresa ainda não a possui, é necessário que uma equipe especializada em marketing ajude-o a conquistar e manter os leads.

Não existe metrificação ou análise dos resultados

Medir e analisar os dados de suas estratégias é muito importante para saber o que está dando certo e o que pode ser modificado. Os principais métodos de análise são:

  • ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Taxa de conversão de Leads em oportunidades;
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
  • Taxa de conversão de visitantes em Leads.

Não há conhecimento do público-alvo

Conhecer suas personas ou público-alvo é a base para a construção de um Marketing de Conteúdo relevante, pois é por meio dele que se conhece quais são as características e interesses principais de seus clientes.

Quando não contratar agência externa?

Os aspectos que podem fazê-lo ficar em dúvida se deve ou não contratar uma agência externa são, por exemplo, considerar o custo de uma agência como um gasto e não um investimento.

Lembre-se que uma agência terá profissionais especializados para fazer um case perfeito para a sua empresa, e pode ser que o preço seja mais alto do que o de outra empresa ou de um freelancer, mas a qualidade não será a mesma.

Além disso, se você já possui uma equipe interna, contratar uma equipe de Marketing Digital externo pode ser um empecilho, principalmente se a união com a outra for vista como uma forma de substituir os seus colaboradores.

Agência externa: prós

Assim como a agência interna, a contratação de uma empresa externa para fazer o seu Marketing de Conteúdo possui benefícios e malefícios. Os principais benefícios, tanto para um escritório de contabilidade quanto para qualquer outra empresa, são:

Redução de gastos

Quando se contrata uma empresa externa, os gastos com despesas trabalhistas são nulos, haja vista que o valor a ser pago será referente ao trabalho prestado, sendo estabelecido, muitas vezes, por meio de contrato de demandas.

Atuar com especialistas

Por ser uma equipe que está imersa no mundo de Inbound Marketing e que não é exclusiva de sua empresa, os custos serão diluídos, portanto, além de você pagar menos por um serviço de extrema qualidade, você terá acesso a um time que entende do assunto.

Ademais, esse mesmo time poderá ajudá-lo em muitos segmentos, sejam eles únicos ou empresas de serviços terceirizados, que, geralmente, possuem diversos serviços.

Aumentar o ROI ou as oportunidades

Tanto o ROI (Retorno sobre investimento) quanto as taxas de oportunidades, para serem medidas, analisadas e se manterem em crescimento, precisam de um olhar especializado de um profissional que possa acompanhar e verificar o processo.

Ferramentas inclusas no serviço

Parte essencial do processo, as ferramentas de trabalho são aquelas que, no começo de uma empresa, demandam maiores gastos.

Nesse sentido, ao contratar uma empresa externa, você terá as ferramentas inclusas na taxa de serviço, o que é um ponto muito positivo, porque além de diminuir os custos, evita-os com manutenção.

Agência externa: contras

Os aspectos negativos de se contratar uma empresa externa envolvem:

Não acompanhamento das equipes

O fato das equipes estarem na agência, impossibilita o contato direto com o líder, o que, dependendo do perfil de liderança que ele exerce, pode ser um ponto negativo.

Menor familiaridade com a marca

O fato de se trabalhar com diversas empresas torna o trabalho da agência muito dinâmico, por conta da enorme demanda.

Então, muitas vezes, o que seria analisado com maior profundidade em uma equipe de marketing interno, na agência, o trabalho pode ser feito de maneira menos categórica.

Nesse sentido, considerando todos os prós e contras, tanto da agência interna quanto a externa, você estará apto para decidir qual será o melhor investimento para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.