HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Dicas para explorar o vídeo marketing

Home  >   Blog  >   Dicas para explorar o vídeo marketing
Publicado em 07/10/2023

E aí, pessoal! Estamos todos familiarizados com a frase "uma imagem vale mais que mil palavras", certo?

Bem, se uma imagem vale mil, quanto vale um vídeo? Para nós, aficionados por SEO e blogueiros de plantão, o vídeo marketing tornou-se uma ferramenta poderosíssima.

Dicas para explorar o vídeo marketing: curso de marketing sendo filmado.

E, olha só, trouxe um guia fresquinho pra vocês mergulharem nesse universo. Vamos nessa?

1. Por que o vídeo marketing é tão importante?

Sabe aquela preguiça de ler um texto enorme? Pois é, seus leitores também sentem. Um vídeo é atraente, direto e geralmente mais digerível para muitos consumidores de conteúdo online.

Além disso, a combinação de elementos visuais e sonoros pode criar uma experiência mais envolvente.

A presença nas redes sociais. Se você está em plataformas como Instagram, Facebook ou LinkedIn, já deve ter notado a dominância dos vídeos. Algoritmos amam! E sabe o que isso significa? Mais visibilidade para sua marca ou blog.

SEO adora vídeos

O Google adora conteúdo relevante, e vídeos mantêm os visitantes em sua página por mais tempo, reduzindo a taxa de rejeição. E não vamos esquecer do YouTube, o segundo maior mecanismo de busca do mundo!

2. Comece com um planejamento estratégico

Defina seus objetivos. Antes de ligar aquela câmera, pare e pense: qual é o objetivo desse vídeo? Branding, educação, conversão? Saber o que você quer alcançar é meio caminho andado. É importante planejar o conteúdo para que ele tenha um alcance maior.

Conheça seu público

Seus vídeos devem atender às necessidades e interesses do seu público-alvo. Não adianta fazer um vídeo super técnico para um público leigo, né?

Consistência é a chave

Ter um calendário de publicações ajuda a manter a regularidade e a construir uma audiência fiel. Ah, e mantenha sempre um padrão visual e de edição!

3. Otimização para SEO (porque sim, nós amamos SEO!)

Palavras-chave são rainhas

Assim como no conteúdo escrito, faça uma pesquisa de palavras-chave para seus vídeos. Por exemplo, se o seu vídeo está relacionado com roupas sociais femininas, então essas palavras também devem estar presentes no título, descrição e tags.

Dicas para explorar o vídeo marketing: mulher divulgando roupas femininas.

Transcrições são ouro

Ao incluir uma transcrição do seu vídeo, você não só torna seu conteúdo acessível, mas também oferece conteúdo "rastreável" para os mecanismos de busca.

Backlinks ainda importam

Promova seu vídeo em diferentes plataformas e incentive o compartilhamento. Mais links para seu vídeo = mais amor do Google.

4. Técnicas de gravação e edição

Iluminação faz toda a diferença

Não precisa de um equipamento caro, mas certifique-se de que seu vídeo esteja bem iluminado. Afinal, queremos ver tudo claramente, certo?

Som claro e nítido

Invista em um bom microfone. Vamos supor que você esteja fazendo um vídeo para descrever a nova blusa estampada que acabou de chegar na loja, é importante que as suas clientes consigam entender perfeitamente cada detalhe da peça, áudios ruins podem fazer seu público desistir do vídeo em segundos.

Edição é arte

A edição pode transformar um vídeo ok em algo fantástico. Aprenda o básico ou considere contratar um profissional.

5. Engajamento e análise

Converse com seu público

Incentive comentários, peça opiniões e interaja! O engajamento pode impulsionar ainda mais seu vídeo no algoritmo.

CTA (Call to Action) sempre

Ao final do vídeo, direcione seu público. Seja para se inscrever, ler um post no blog ou conferir um produto.

Analise e ajuste

Use as ferramentas analíticas para ver o que está funcionando e o que não está. E, como sempre, ajuste sua estratégia conforme necessário.

E aí, galera, prontos para dominar o mundo do vídeo marketing? Espero que estas dicas tenham sido úteis.

Lembre-se: o vídeo é uma ferramenta, e como qualquer ferramenta, o sucesso vem de como você a usa. Agora, dê play em suas ideias e comece a gravar!